Como funciona o transporte em Berlim: tickets e dicas

14
141

O transporte em Berlim é muito fácil de usar, pontual e eficiente. É possível chegar em qualquer canto da cidade com apenas um ticket, pois metrô, ônibus e tram são interligados. Veja como funciona o transporte em Berlim!

Transporte em Berlim

O tram e metrô em Berlim

mapa transporte publico berlim

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Olhando o mapa você verá que existe uma área delimitada no centro chamada de Ring. Ali é a zona A e fora disso é a zona B, onde fica o aeroporto Berlin Tegel TXL ou a estação de ônibus ZOB (em cinza).  A zona C é a área branca no canto, as bordinhas, somente para as cidades próximas, como Potsdam e o Castelo Sanssouci ou o aeroporto Berlin Schönefeld SFX. Veja o mapa atualizado no site da BVG

Wansee fica no limite da zona B. Aliás, Potsdam e Wansee são duas ótimas opções de  BATE E VOLTA DE BERLIM!

O metrô é chamado de U-bahn e tem um U branco sobre fundo azul bem grande nas entradas. O tram é o S-bahn com um S branco sobre um círculo em verde.

tram transporte publico em berlim

simbolo de metro em berlimVárias estações do metrô são bem diferentes, algumas tem a história nas plaquinhas, como a Klosterstrasse! Ela foi aberta em 1913 e possui alguns modelos de metro antigos nas paredes e um de verdade. Também tem a Mohrenstrasse onde as pedras vermelhas vierem do “palácio de Hitler”. Leia mais aqui METRÔ EM BERLIM: A ESTAÇÃO DE HITLER

estacao de metro em berlim klosterstrasse


O ônibus em Berlim

O ponto de ônibus é identificado com um H verde sobre um círculo amarelo. O H vem de Halstelle que quer dizer parada. Na plaquinha você encontra as próximas paradas e os horários que o busão passa de segunda a sexta, sábados e domingos. É muito bom ver se a sua estação está na plaquinha, pois se não estiver, você deve atravessar a rua e pegar o bus na outra direção.

Você pode fazer as conexões normalmente, as vezes é necessário apresentar o ticket para o motorista na hora que entra. Se você não tiver, fale “Ein AB ticket bitte” e dê o dinheiro que ele imprime o ticket na hora. Esse não é preciso validar na máquina dentro do busão.

Os tipos de ticket em Berlim

O ticket de uso único (Einzelfahrausweis) pode ser do trajeto AB, BC ou ABC (Regeltarif no valor 2,80, 2,80 e 3,10 respectivamente) ou até cinco estações (Kurzstrecke no valor de 1,70). Lembrando que estes tickets valem somente para um sentindo (não é ida e volta).

Como comprar o ticket de transporte em Berlim

As opções para mudar de idioma estão na base da tela, selecione inglês ou espanhol. Ai você seleciona Berlin AB ou ABC se for mais longe.

como comprar ticket transporte em berlim

Vai aparecer a opções Single Ticket, Day Ticket e 4 tickets na coluna da esquerda. Quando está em vermelho é que já está selecionado e o preço aparece no cantinho direito. Algumas máquinas só aceitam moedas e notas e outras cartão, então dê uma olhada antes de comprar. Eu já usei cartão do Brasil para comprar e não tive problemas.

como comprar ticket do metro em berlim

SUPER IMPORTANTE!!!

VALIDE O SEU TICKET NA MÁQUINA ANTES DE ENTRAR NO METRÔ OU TRAM
Não existe catraca nenhuma em Berlim, você pode simplesmente entrar no metrô e não pagar. MAS AI TEM FISCAIS! Muita gente acha que é mito em Berlim, até hoje eu só vi um fiscal na vida, mas já foi suficiente pra me deixar com medo aheuahe Eles andam a paisana, podem entrar no trem ou te esperar na saída.
Se você vai de ônibus valide dentro dele mesmo ou compre com o motorista.

Veja dicas de hotéis em Berlim

Eu sempre compro ticket mesmo que seja para poucas estações pois sou uma pessoa super azarada. Se você não apresentar o ticket carimbado vai levar uma bela multa de 60 euros.

como funciona o metro em berlim

Dicas de economia no transporte em Berlim

Você pode comprar 4 tickets de uso único de uma vez no valor de 9 só e economizar (opção 4 Fahrten Karte).

Há também o ticket diário (Tagesticket) no valor de 7 e que vale até as 3 da manhã do dia seguinte. Você pode comprar um suplemento caso visite a zona C ou comprar direto o Tagesticket ABC.

Caso você viaje com mais alguém no FIM DE SEMANA ou fique mais dias em Berlim, sugiro o ticket semanal (7 Tage Ticket) no valor de 30 euros. Com esse tipo de ticket você pode levar mais uma pessoa sem precisar pagar nada a mais no sábado e domingo e a partir das 20h durante a semana.
Então, se você calcular vai sair 14+14=28 + o uso da sexta ou mais dias para uma pessoa.

Também existe o Berlin Welcome Card,um ticket que reune transporte e atrações, como museus. As coisas principais da cidade são grátis, veja a lista 10 LUGARES LEGAIS GRÁTIS EM BERLIM. No entanto se tem alguma coisa que você quer muito visitar, veja quanto custa e depois faça as contas pra ver se vale a pena comprar o Welcome Card.



Aplicativo de todos os tipos de transporte em Berlim

O Google maps dá bem conta do recado, porém alguns trajetos ele fica bem maluco e dá umas opções ruins. Nesse caso, sugiro baixar o app da BVG, a empresa responsável pelo metrô em Berlim.
BVG Android
BVG iOS 

transporte em berlim metro como funciona app

É bem fácil de usar, só colocar o seu endereço atual e o seu destino para ver as possíveis conexões e também quanto irá pagar.

Não fique sem internet durante a sua viagem, conheça o chip internacional de internet!

O legal desse app é que você pode criar uma conta e pagar a sua viagem assim que entrar no busão, tram ou metrô, clicando no botãozinho dentro do app.

No geral o transporte é muito bom, poucos atrasos e alguns estações que estão em reforma. É bem seguro andar qualquer hora do dia, pode ficar no celular à vontade, porém preste atenção na hora do rush quando estiver bem cheio pois sempre tem um furto aqui e outro lá (tanto dentro da estação quanto no metrô) e se alguém sentar do seu lado querendo conversar ou assinar lista fique atento aos seus pertences.

Eu mostro um pouco do transporte público em Berlim neste vídeo abaixo, logo no comecinho!

salve no pinterest

Transporte em Berlim, metro, tram tickets baratos

Leia também

12 DICAS PARA VIAJAR BARATO NA ALEMANHA

25 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A ALEMANHA

GUIA COMPLETO DAS FEIRAS DE NATAL EM BERLIM



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

14 COMENTÁRIOS

  1. Achei o sistema de transporte na Alemanha excelentem me desloquei bastante de metrô e trem, mas realmente não é super simples. Muito útil para explicar pra quem não está acostumado com esses sistemas mais complexos.

  2. Excelente post! É a primeira coisa que pesquiso quando fecho uma viagem! É muito importante saber direitinho como usar o transporte de cada cidade pra poder otimizar seu tempo e aproveitar cada minuto sem perrengue!

  3. Nossa, devia ter lido esse post antes de viajar para Berlim! O transporte é excelente, mas fiquei completamente perdida. Fui salva pelo meu filho mais velho, que fala alemão. Excelente artigo para quem vai viajar para Berlim.

  4. É fácil sim, mas tem que ficar de olho e conferir antes nos aplicativos, já que os celulares costumam perder a conexão nas estações subterrâneas. Eu passei um aperto indo para o aeroporto, mas foi porque, por algum motivo naquele dia os trens direto não estavam funcionando e eu tive que fazer duas baldeações. Foi duro entender o inglês dos funcionários do metrô e o aplicativo estava mandando fazer conexões errados, pois ele não sabia das estações que não estavam funcionando. Mas no fim deu tudo certo. Ufa!

    • sem falar que nunca tem sinal em Berlim (em Budapeste q é mais fundo o negócio funcionou muito bizaaarro ahueahue)o app da BVG é mais garantido pelo horário msm pois o google loqueia e manda umas conexoes bizarras

  5. oi Angie… massa! Tipo de texto que ajuda e muito, principalmente a pessoas desorientadas como eu. rsrsrs Sempre à primeira vista um sistema de transporte público parece difícil, mas depois vamos acostumando né?! Já chegando com macetes assim, melhor ainda! rsrs bj

  6. Ótimas dicas, parabéns pelo site!! Tenho uma dúvida… Vamos pra Berlim (1 casal + 1 adolescente de 14 anos) por 6 dias e pensamos em comprar esse ticket de transporte de 7 dias. Tínhamos pensado em comprar apenas 2 pois tínhamos lido em algum lugar que nossa filha pode viajar conosco de graça. Mas, no site, informam que adolescente até 14 anos só viaja de graça com um adulto, usando esse ticket de 7 dias, após as 20h! É isso mesmo?! Obrigada.

    • oi Leo, é isso mesmo. Compra 3 tickets semanais pra vcs poderem usar durante o dia também! Esse depois das 20h e no fds é tipo um brinde pra pessoa levar mais alguém pois são os horários com menos gente no transporte.

      • Super obrigada pelo esclarecimento!
        Tínhamos pensado em comprar 2 cartões de transporte de 7 dias e 3 museum pass (sendo 1 de tarifa reduzida) de 3 dias. Mas se teremos que comprar 3 de transporte, isso encarece bastante!
        Estou achando que vai ser mais vantajoso comprar 2 Welcome cards com Ilha de museus por 3 dias e 2 welcome cards de 48h (assim, viajamos 2 adultos pagando e 1 adolescente de cortesia, né?!)… Aí, no dia em que chegamos, compramos apenas 3 bilhetes simples, pq só vamos ficar perto do hotel mesmo.
        A questão nem é economizar, mas ser prático, sabe?! Estou raciocinando certo?! 😀
        Obrigada.

        • nussinhora eu me perdi aheuaheua assim, eu prefiro fazer as coisas gratuitas de Berlim, tem muita coisa legal, tem coisa triste da guerra também e que são gratuitos (com razão) e não esqueça de incluir a visita ao domo do Reichstag!
          Já os museus….recomendo o Neues Museum (Egípcio), talvez o Pergamonmuseum e subir na Torre da TV. Recomendo explorar Potsdam e Wannsee acessíveis pelo transporte público. 7 dias em Berlim eu acho demais, acredito que 3 são suficientes. Vc viu o roteiro de 2 dias?

          • Oi, vi o roteiro sim. Estou anotando tudo!!rsrs
            Não vamos ficar 7 dias em Berlim: chegamos 2a de tadinha e saímos sábado após o almoço, então ficaremos realmente 4 dias cheios. Vi que há muitas atrações gratuitas, mas há outras, pagas, incríveis pra ir com adolescente, como o zoo, museu de tecnologia e o museu de espionagem (só em Berlim mesmo pra ter um museu assim!!rsrs).
            Então, temos que fazer uma viagem que agrade 2 adultos e 1 adolescente, com direito a pegar transporte quando mudar o tempo ou der vontade de alterar o roteiro, ou quando o cansaço bater mesmo…
            Super obrigada pelas dicas. Seus roteiros são bem interessantes!
            Quando voltarmos, posto aqui o que achamos. 😉
            Bjs.

Curtiu? Comentaí!