Moeda na Argentina: dinheiro, dólar blue ou cartão?

0
44

Como levar dinheiro para Buenos Aires? Muitas pessoas tem dúvidas em relação à Moeda na Argentina: dinheiro, dólar blue ou cartão?

Viajar para a Argentina pode ser uma experiência enriquecedora em vários aspectos, incluindo cultural, gastronômico e, claro, financeiro. Durante a minha estadia, pude perceber como a questão cambial impacta diretamente o bolso dos turistas. A primeira constatação é que “fica realmente rico na Argentina!”

Neste artigo vou te explicar os principais detalhes sobre Moeda na Argentina: o que é o câmbio blue, qual moeda levar para Buenos Aires, qual cartão levar e muito mais!

Moeda na Argentina: dinheiro, dólar blue ou cartão?

Como funciona o Câmbio na Argentina

O dólar desempenha um papel crucial na economia argentina, sendo utilizado pelos argentinos para poupança, transações imobiliárias e até mesmo para preservar o poder de compra de seus salários ao longo do mês. No entanto, devido às restrições legais, o cidadão comum não pode adquirir dólares pelo câmbio oficial, resultando em uma demanda significativa por dólares no câmbio paralelo, conhecido como câmbio blue.

Moeda na Argentina dinheiro, dolar blue ou cartao
Moeda na Argentina: dinheiro, dolar blue ou cartão

O que é o câmbio blue na Argentina?

Esse é o câmbio paralelo que acabou se “tornando oficial” da Moeda na Argentina e é utilizado pelos turistas. É chamado de dólar blue ou real blue e normalmente paga o dobro do câmbio oficial. Quando visitei Buenos Aires a cotação estava 150 pesos para 1 real. Se fosse o “real oficial” seria 75 pesos. Olha a diferença!

Durante minha estadia, percebi variações nos câmbios em diferentes regiões. Enquanto em Buenos Aires o câmbio estava cotado em 150 pesos para 1 real, em Puerto Iguazu e Posadas, por exemplo, o valor era de 190 pesos. Esses são valores de novembro de 2023 e podem flutuar bastante por causa da economia da Argentina. Provalmente na Patagônia Argentina e Ushuaia serão outros valores.

Algumas lojas até podem fazer câmbio na hora, aceitando outras moedas, no entanto você nem sempre sai na vantagem. Olha os preços praticados da Moeda na Argentina pelas lojas dentro do Parque das Cataratas em Puerto Iguazu:


cotacao parque cataratas iguazu
Câmbio oficial nas lojas dentro do parque das Cataratas na Argentina

Tipos de câmbio na Argentina

Além do câmbio blue, existem outras modalidades cambiais criadas pelo governo para atender setores específicos, como o financeiro, agronegócio, exportadores e turismo. A Argentina apresenta diferentes tipos de câmbio, veja o resuminho de cada um:

  1. Câmbio Oficial: A cotação é estabelecida pelo governo, artificialmente valorizando o peso. Esse aparece quando você faz a conversão utilizando o Google, por exemplo.
  2. Câmbio Blue: esse é o câmbio paralelo que acabou se “tornando oficial”. Esse é utilizado pelos turistas e praticado nas casas de câmbio no país chamado de dólar blue ou real blue. Normalmente paga o dobro do câmbio oficial.
  3. Câmbio MEP (Mercado Electrónico de Pagos): Estabelecido pelo governo para o mercado financeiro, o câmbio MEP tende a seguir a variação do câmbio blue.
  4. Câmbio Tarjeta: câmbio diferenciado para transações com cartões de crédito e débito emitidos fora da Argentina. As cotações são ligeiramente inferiores ao dólar MEP. Os cartões VISA fazem a transação utilizando este câmbio, enquanto o Mastercard faz a cotação e demora alguns dias pra devolver o restante (aí você precisa de um limite maior no cartão).

Moeda na Argentina: tipos de notas

Quando você pega as notas de peso argentino, notará que a maioria delas são notas de 1000 pesos. É raro encontrar a de 2000. Durante a minha viagem, encontrei vários designs diferentes das notas da moeda na Argentina, veja na foto abaixo.

moeda na argentina notas pesos argentinos
Notas disponíveis na Argentina

Como trocar real por peso argentino

A principal dica é: não troque real por peso argentino nas casas de câmbio do Brasil porque você consegue cotação melhor assim que chegar na Argentina. As primeiras despesas como hotel, jantar etc podem ser pagas utilizando o cartão mesmo.

Para você ter uma ideia da cotação atual da Moeda na Argentina, pode visualizar o real blue no site CUEX.

Existem algumas formas de trocar real pela Moeda na Argentina, além das diferenças entre os cartões de débito e de crédito internacioanais. Confira as vantagens e desvantagens abaixo!

Western Union na Argentina: como funciona

A forma mais comum de trocar moeda na Argentina é pelo Western Union, no qual você transfere em pix em reais e pode retirar o valor em pesos argentinas nas agências credenciadas pelo país. O site é muito fácil de utilizar, mas o problema é retirar o dinheiro lá.

Eu tive problemas com essa opção porque as agências estavam sem dinheiro no sábado e sistema não funciona aos domingos. Segunda também era feriado. Essa alternativa é mais viável para quem pretende permanecer por um período mais longo ou chega durante a semana.

Eu fiz duas transferências de R$400 e só conseguir retirar no final da tarde da segunda, sendo que ia embora quarta de manhã.

✅ Vantagens:
Utiliza dólar blue
Transfere online pagando em pix
Pode comprar peso no local

❌Desvantagens:
Filas para retirar dinheiro
Funciona somente durante a semana após às 10h
Pode faltar dinheiro em épocas de férias e fim de ano
Maço gigante de notas na carteira

como funciona western union na argentina
Fila para retirar dinheiro na Western Union

Cartão Wise na Argentina: como funciona

Minha chegada à Argentina foi marcada pela noite e por ser um sábado, o que limitou as opções convencionais de câmbio. Diante dessa situação, optei por utilizar o cartão de débito internacional da Wise, uma escolha que se revelou bastante positiva. Para quem não está familiarizado, o Wise oferece uma conta multimoeda com um cartão internacional que funciona em diversos países. Eu uso direto na Europa!

No vídeo abaixo explico várias dúvidas comuns da conta Wise e cartão de débito internacional

Como eu já tinha euro e libras esterlinas na minha conta por morar na Europa, a Wise faz a conversão automaticamente, eliminando a necessidade de adquirir pesos através do aplicativo. A conta multimoeda proporcionou flexibilidade e praticidade, atendendo às necessidades nas situações cotidianas e oferecendo uma alternativa eficiente nos locais que aceitam apenas pagamento com cartão.

O meu cartão da Wise funcionou em todos os lugares como restaurantes, lojas e atrações online como o Teatro Colon. Inclusive, foi uma solução conveniente no Cemitério da Recoleta, onde o pagamento só é aceito por meio de cartão. Todas às vezes utilizou o câmbio tarjeta (cobrou metade do valor do câmbio oficial).



como pedir Cartao Wise funciona
Cartão Wise funciona muito bem!

Entretanto, é importante ressaltar que houve algumas limitações, como a não aceitação nos pagamentos do Uber para corridas mais distantes, acima de 2 mil pesos. Apesar desse pequeno contratempo, no geral, considero que a escolha pelo Wise valeu muito a pena.

✅ Vantagens:
Pagamento utilizando o câmbio tarjeta
Conversão automática de peso para dólar
Não leva maço de dinheiro na carteira
Não precisa comprar peso argentino (só ter dólar ou euro na conta)

❌Desvantagens:
Não foi aceito no app do Uber para corridas mais longas
Alguns cartões emitidos no Brasil podem não funcionar em todos os lugares

Lembre-se de sempre pedir para pagar em peso argentino na maquininha, não aceite em dólar!

Com a conta Wise você poderá receber dinheiro de vários países e utilizar o cartão para viajar na Europa toda! O cartão de débito internacional da Wise é gratuito e funciona em mais de 160 países!

Crie a sua conta Wise agora

Cartão de crédito na Argentina

Como mencionei anteriormente, o governo argentino implementou o câmbio tarjeta, que é um pouco abaixo do MEP e segue mais ou menos a flutuação do dólar blue. Porém a compra da Moeda Argentina no cartão sai em desvantagem, às vezes chegando a 20% abaixo do blue.

No entanto, é bom levar um cartão de crédito internacional para a Argentina caso tenha problema com as outras formas de pagamento. Pode pagar a reserva do hotel com cartão internacional porque a maioria dos hotéis descontam o IVA de 21% e o preço sai quase o mesmo do que utilizando o Blue.

Também pode fazer compra dos ingressos e tours como o Teatro Colón. Lembre-se que além do câmbio tarjeta, ainda há o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Você também consegue ver a taxa de câmbio no site da Visa.

✅ Vantagens:
Pagar as primeiras despesas
Acumula pontos/milhas
Segurança se tiver problemas
Cartão Visa cobra o câmbio tarjeta na hora

❌ Desvantagens:
Paga um pouco mais do que o dólar blue
IOF maior do que o cartão de débito internacional
Cartão Mastercard pode cobrar o valor total e depois fazer o estorno de 50%, você precisa de um limite maior
Às vezes precisa ligar no banco pra cobrar o câmbio certo

Câmbio de real para peso nas Cuevas

As cuevas são casas de câmbio paralelo, aquelas meio escondidas nas ruas, principalmente na Calle Florida. Nesses lugares você consegue até negociar a cotação, porém precisa cuidar com notas falsas de Moeda na Argentina.

cuevas casa de cambio argentina florida
Cuevas na Calle Florida

A seguidora Florencia morou na Argentina e recomenda estes lugares no centro em Buenos Aires: Avenida Corrientes 3887 Agencia de turismo e as cuevas da Galeria a 200m da Lavalle. Na Recoleta é o Cambio La Plata e Vicente López, 1825.

✅ Vantagens:
Pode negociar e conseguir cotações melhores da Moeda na Argentina

❌ Desvantagens:
Não sabe exatamente onde trocar
Pode ser enganado na quantidade de notas ou receber notas falsas

Como conseguir o melhor câmbio na Argentina

Em resumo, ao planejar uma viagem para a Argentina, é crucial considerar as opções de câmbio disponíveis e escolher métodos de pagamento que se adequem ao seu perfil e ao tempo da sua estadia. A Moeda na Argentina flutua bastante, já que a economia não anda muito bem.

Confira a cotação e faça remessas menores tipo R$400 pela WU (eu levei 800 acho que dá pra comer uns 3 dias sem a hospedagem, comprei algumas roupas também). Prefira chegar durante os dias da semana para conseguir retirar seu dinheiro tranquilamente.

Evita contratempos utilizando um cartão de débito internacional como o cartão da Wise. Você não precisa comprar a moeda Argentina no aplicativo, pode ter uma moeda mais forte com o dólar ou euro. Se tiver dificuldades para utilizá-lo, poderá sacar pesos argentinos em qualquer máquina ATM.

Utilize o cartão de crédito só no início da viagem e como reserva.

No vídeo abaixo explico mais detalhes da Moeda na Argentina e mais dicas de viagem, clique para assistir:

Gostou destas informações sobre Moeda na Argentina e câmbio? Confira o meu artigo completo O que fazer em Buenos Aires: Roteiro 4 dias

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here