Sempre tive vontade de ir até o fim do mundo de carro. Então fiz esse Roteiro pela Patagônia Argentina e Chile de carro com os melhores pontos e aproveitando todos os trechos possíveis, dando uma volta completa na terra dos hermanos e uma passadinha na capital chilena. É um roteiro grande de 35 a 40 dias que você pode adaptar conforme desejar.
Aqui você encontra um roteiro pela Patagônia de carro com distâncias, recomendações de passeios e hospedagens e muitas dicas!!
Roteiro pela Patagônia de Carro
Índice do Artigo
A saída é por Uruguaiana no Rio Grande do Sul. Evitamos passar pelo Uruguai por causa da burocracia e mais um tempo perdido na imigração. Desce pela costa leste e sobe até passar a região dos lagos na Argentina e entra para o Chile em Pucón e Santiago e desce até Mendoza.
Recomendações de viagem pela Patagônia
- Faça seguro viagem! Assim você se protege e fica mais fácil e barato de se tratar! Recomendo a Real Seguros, leitores do blog ganham 10% de desconto já incluso no link!
- Para carros é exigido o documento Carta Verde para transitar no Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). Neste post explico mais detalhes: o que é Carta Verde? Para o Chile é necessário o SOAPEX, tanto carro quanto moto precisam ter a apólice.
- Vale lembrar que não pode entrar com nenhuma coisa perecível na fronteira do Chile (coma frutas, carnes tudo antes).
- Conforme vai chegando no sul do mundo, os preços de tudo vão aumentando então prepare o bolso. Como é uma sugestão de roteiro para viagem de carro, o preço de gasolina é importante item e no sul da Argentina esse combustível é subsidiado e chega a ser 30% mais barato que no norte.
- Sempre abasteça antes de sair da cidade para não correr o risco de ficar na estrada.
- A melhor época para visitar a Patagônia é outubro a março, na teoria é pra ter pouca neve, porém um amigo nosso pegou gelo na estrada em janeiro. Precisa ter muito cuidado pra dirigir.
- A Argentina pede algumas coisas na fronteira como: cambão, kit primeiros socorros e cadenas.
- Se irá fazer trilhas na Patagônia, leve o seu equipamento para não precisar alugar.
- Viaje com GPS e com Chip de Internet 4g
Saída do Brasil e Argentina até Buenos Aires: Dias 1- 5
Dia 1 – Fronteira Brasil – Argentina
Nossa saída foi de União da Vitória no Paraná e decidimos entrar pela Argentina para economizar tempo sem passar pelo Uruguai. O Roteiro pela Patagônia de carro começa mesmo em Uruguaiana. Dormimos aqui pois o trecho é longo, 878 km, quase uma infinidade.
Recomendação de hospedagem: Camping do Cantão, Hotel da Fronteira
Dia 2 -Uruguaiana > Buenos Aires
Outro dia só dirigindo 677 km até a capital da Argentina.
Recomendação de hospedagem: Tribeca Apart
Dia 3 e 4 – Buenos Aires
Aproveite para conhecer as principais atrações turísticas da cidade, como o Caminito e a Feira de San Telmo, o Jardim Botânico, o Centro e a Recoleta. Veja várias dicas de Buenos Aires (no blog Volto Logo) e também no Uma turista nas Nuvens
Dia 5 – Buenos Aires > Bahía Blanca
Bahía Blanca não é uma cidade tão turística e sim mais estratégica, pois possui vários complexos portuários além de Universidades e centros de pesquisa. Dá pra conhecer o Mayo Park, Parque Independencia e alguns museus como o Museu de aviação Naval e de Ciência e Técnica. Distância de 636km.
Recomendação de hospedagem: Camping Municipal Balneário Maldonado,Bahia Belgrano Suites
Região Chubut: Dias 5 a 8
Dia 6 – Bahía Blanca > Puerto Madryn
A grande atração da região, chamada de Península Valdés, são as baleias! Então se for época de visitação das baleias (julho a dezembro com maior concentração em agosto a outubro), recomendo ficar na cidade e fazer um tour que dura em torno de 2h e é relativamente caro R$300, porém vale a pena. Todo caso, se não for época, aproveite para dar aquelas paradinhas na estrada pois de Bahía Blanca a Puerto Madryn são 664 km.
Recomendação de hospedagem: Camping Punta Cuevas, Hi Patagonia
Dia 7 – Puerto Madryn > Comodoro Ridavia
No caminho até Comodoro (440km), dê uma paradinha em Trelew, uma cidade com muuuitos imigrantes do País de Gales (pertencente ao Reino Unido) e fósseis no Museu Paleontológico Egidio Feruglio! Vale a pena tomar um chá galês na cidadezinha Gaiman, alguns km mais para frente. A Camila do blog O Melhor Mês do Ano recomenda e encheu o bucho mo Plas y Coed, a Casa de Té mais antiga e tradicional. Na parede tem uma coleção de colheres lindas entalhadas! Como falei no post Dia dos namorados ao redor do mundo presentear a amada com colheres assim é uma tradição galesa.
Recomendação de hospedagem: Comodoro Hotel
Dia 8 – Comodoro Ridavia – Rio Gallegos
Trecho de 779 km. Assim que chegar na cidade vá até o centro de informações para saber as condições das estradas, horários das fronteiras e das balsas, além dos preços e se precisa por corrente nos pneus ou não.
Rio Gallegos foi fundada em 1885 para povoar a região sul da argentina, então tem muuuita influência de diversos povos europeus.
Recomendação de hospedagem: Camping Club Pescazaike, Hotel Comercio
Região Tierra del Fuego: Dias 9 a 14
Dia – 9 Rio Gallegos > Rio Grande
Aqui começa algumas complicações do Roteiro pela Patagônia de carro! Então no dia seguinte: fazer a imigração chilena, entrar no Chile até Punta Delgada, pegar a balsa que cruza o estreito de Magalhães, sair do Chile, entrar na Argentina por San Sebastian e ir até Rio Grande. Um trajeto de 580 km. A ruta 257 é excelente e pavimentada com concreto.
A partir de San Sebastian acaba a estrada boa e entra no temível rípio, uma estrada feita basicamente de cascalho, pedras soltas na qual você dirige muuuuito devagar durante uns 40 km. Aí vem o asfalto novamente…por uns 30 km e depois mais 40 de rípio FUUUU e assim vai a vida até chegar na ruta nacional 3. Faça os trâmites da fronteira. Depois disso você ainda passa pelo Paso Garibaldi, um trajeto perigoso e de curvas.
Se você quer saber mais sobre as condições de estrada ou vai de moto, sugiro ler o blog Viagem de moto (a foto é de lá). É melhor dormir em Rio Grande para descansar desses trâmites todos e sair cedinho para o Ushuaia no dia seguinte.
Recomendação de hospedagem: Select Inn
Dia 10 – Rio Grande > Ushuaia
Aproveite o dia para conhecer o centro da cidade, fazer as compras no mercado e pesquisar os preços dos passeios nas agências turísticas.
Recomendação de hospedagem: Hostel La Posta, Hostel Yakush
Dia 11,12,13 – Ushuaia
Neste post exclusivo sobre o Ushuaia, tem várias dicas do que visitar e de economia! Sugiro fazer o passeio da Pinguinera, que passa pelo canal do Beagle, subir alguns morros que tem em torno da cidade, como o Cerro Martial e explorar o Parque Nacional.
Entrada no Chile: Dias 15 a 20
Dia 14 Ushuaia > Punta Arenas ou Puerto Natales
Dia de fazer todo o trajeto, a tragédia do rípio e atravessar de balsa o Estreito de Magalhães novamente e chegar em Punta Arenas. Aqui tem o problema de chegar a tempo para cruzar o Estreito e fazer a imigração.
Até Punta Arenas fica 630 km e até Puerto Natales 940km. Dependendo de como vai estar com o tempo, e COM A GASOLINA principalmente, vale a pena ir direto. Lembre-se que não tem muita coisa na rodovia, não passam muitos carros então esteja ciente que tem combustível suficiente.
Recomendação de hospedagem em Punta Arenas: Hostel entre vientos
Dia 15 Punta Arenas > Puerto Natales
Se você não veio direito, da Argentina, dá 250 km de Punta Arenas a Puerto Natales. Assim que chegar, procure por agências e pesquise os passeios para reservar os próximos dias ou se prepare para as trilhas!
Recomendação de hospedagem: Kau Lodge
CASO VOCÊ NÃO VÁ FAZER AS TRILHAS
Dia 16 – Glaciar Grey
O Glaciar Grey é gigantesco! Tem 6km de comprimento e 30 m de altura. Olha o tamanho desse negócio visto do espaço o.o Foto: Nasa
No tour você também passa pela Cueva del Milodon, uma preguiça gigante de 2,6 m que viveu há 13 mil anos atrás! Fica a 25 km da cidade.
Dia 17 – Parque Nacional Torres del Paine
Uma das principais atrações da região, o Parque Nacional Torres del Paine é gigantesco, por isso é dividido em setores. Vale a pena passear pelo parque de carro, são 97km de estradas e se quiser existem trilhas mais curtas e fácies para mirantes. Existe uma taxa de entrada no parque dependendo do setor que irá visitar, mas por exemplo, visitar a Laguna Azul é grátis.
O Roteiro pela Patagônia de carro tem os dias contados com as trilhas, então se não for fazer, diminua os dias. No blog Vou na Janela tem vários detalhes e dicas de Torres del Paine.
SE VAI FAZER AS TRILHAS
Dia 16 ao 20 – Circuito W em Torres del Paine
Esse circuito precisa de um certo preparo físico, se programar para andar vários km por dia e dormir e comer nos refúgios (alguns são baratos, outros não). Lembrando que VOCÊ TEM QUE RESERVAR TUDO ANTES PRA PODER FAZER A TRILHA, você não entra no parque sem as reservas. No total são 62km de trekking com trechos médios a fdp de difíceis. Ainda tem o circuito O que é mais completo. O Carro ficará na portaria do parque.
Entrada na Argentina Região Santa Cruz: Dias 21 a 27
Dia 21 – Torres del Paine > El Calafate
Se você sobreviveu as Torres del Paine, faça a imigração e dirija até Calafate em torno de 211 km de distância. Tenha um dia tranquilo para poder relaxar e descansar.
Recomendação de hospedagem: Hostel Calafate Viejo
Dia 22 – Glaciar Perito Moreno
O Glaciar Perito Moreno fica a 70km de Calafate. Você pode ver o glaciar das passarelas ou fazer o Mini Trekking ou o Big Ice, nos quais você caminha no gelo do glaciar. O valor varia entre os dois, é caro e você pode optar com ou sem translado. No blog Viciada em Viajar você encontra mais informações sobre o Glaciar Perito Moreno (a foto acima é deles).
- Mini trekking: 2400 / 1800 sem translados e pesos argentinos
- Big Ice: 4000 / 3300 sem translados e pesos argentinos
Vá bem agasalhado, pois é muito gelo!! O glaciar tem 30m de altura e tem uma extensão de 250 km quadrados!
Dia 23 – El Calafate – El Chaltén
225 km de distância. Em El Chalten existem muitos tipos de trilhas, sem falar que é a capital de trekking da Argentina. Não poderia faltar no Roteiro pela Patagônia de carro!
Recomendação de hospedagem: Lo de Trivi
Dia 24 – Fitz Roy
Um trekking mais curto é de 3h e meia de caminhada, nível de dificuldade fácil a moderada em certos trechos. As trilhas são bem marcadas. Vale a pena voltar pela Laguna Capri para ver uma paisagem incrível! Dá pra deixar o carro em Piedras Blancas para facilitar .
Neste relato da Trilha do Fitz Roy dos meus amigos Isa e André, recomendam pegar uma trilhazinha curta ao lado da Laguna de Los Tres para outra laguna beeem azul!
Dia 25 – El Chaltén > Perito Moreno ou Los Antiguos
Sair cedinho para chegar na cidade de Perito Moreno a 586 km de distância. Aqui você pode pesquisar se há empresas que fazem o tour para as Catedrais de Mármore no Chile. se não, dirija até Los Antiguos a 60 km de distância para fazer o tour já cedo, pois os ônibus saem as 8 da manhã para cruzar a fronteira.
Recomendação de hospedagem: Camping Municipal, Hostel Kelmann e Antigua Patagonia Hosteria
Mais dicas dessa região no blog Nas Estradas do Planeta
Dia 26 – Capillas de Marmol
O tour de um dia normalmente te pega e te devolve na Argentina, acho que é uma ótima opção, pois aí você não precisa dirigir e ficar na expectativa de alguém te levar até as catedrais e se vai ter lugar. Foto de Dan Lundberg
Absurdo de lindo né! Adaptamos o Roteiro pela Patagônia de carro só pra ver esses azuis!
Dia 27 – Perito Moreno > Esquel
Esquel é uma cidadezinha bem charmosa, uma parada pra descansar dos 538km até aqui.
Recomendação de hospedagem: Casa del Pueblo
Região Rio Negro: Dias 28 a 33
Dia 28 – Esquel > El Bolsón
Vale a pena explorar a região, pois tem várias trilhas no Parque Nacional Los Alerces, e se for no inverno, a estação de esqui La Hoya. O lago é cercado por várias montanhas e tem um trem chamado La Tronchita que é considerada a única locomotiva de bitola estreita de longa distância em operação e a ferrovia mais austral do mundo. Veja no site oficial da cidade mais fotos lindas e dicas (a foto acima é de lá).
Recomendação de hospedagem: Hostel El Mirador
Dia 29 – El Bolsón
Vai dizer que não pensou no Senhor dos Anéis por causa do nome? A 163km de Esquel, essa cidade charmosa é rodeada por muuuita natureza e atrai muitos turistas para fazer cavalgadas, trekking e rafting. Aproveite para tomar muita cerveja artesanal e comer truta, pois a região é produtora de lúpulo e peixes! Veja também El Cajón del Azul, Cerro Amigo e Lago Puelo. Mais no site oficial. Uma das regiões mais bonitas para dirigir neste Roteiro pela Patagônia de carro!
Dia 30 – El Bolson > Bariloche
Sair bem cedo de El Bolsón para aproveitar bem o dia em Bariloche, a 160km de distância! Aproveite para tomar cerveja artesanal e sorvete, comer muito chocolate..e pra queimar tantas calorias bora explorar! Conheça os Cerro Otto e Catedral, passeie pelas margens do lago ou faça até kayak! No blog Atravessar Fronteiras tem um guia completo sobre Bariloche.
Recomendação de hospedagem: Hostería del Cerro
Dia 31 Bariloche > Villa La Angostura
Essa cidade é tipo uma extensão de Bariloche pois também fica as margens do lago Nahuel Huapi e sobre a margem direita o lago Correntoso, porém não tem tanto turista quanto a famosa vizinha. Conheça a zona de Puertos, Laguna Verde, o bosque de arrayanes e os miradores e coma muuito peixe pois a região é produtora de salmão.
Daqui até San Martin de los Andes tem a famosa Rota dos 7 lagos (que na verdade são 8), só pegar a rota 40! Os lagos que você verá são: Nahuel Huapi, Espejo. Correntoso, Escondido, Villarino, Falkner, Machónico e Lácar. E como é um Roteiro pela Patagônia de carro não poderia faltar!
Recomendação de hospedagem: Hosteria Maiten Escondido
Dia 32 – Villa La Angostura > San Martin de los Andes
Outra vila pequenininha as margens de um lago. Aqui pode conhecer o a praia Quila Quina e Cerro Chapelco (estação de ski). Veja mais no site oficial
Recomendação de hospedagem: El Refugio Casa de Montaña
Entrada no Chile ou retorno ao Brasil
Dia 33 – San Martin de los Andes > Neuquén > Bahia Blanca
Você pode encerrar o roteiro por aqui e voltar para o Brasil. De San Martin até Neuquén dá 435 km e até Bahia Blanca> 534 km. Ai volta pelo mesmo caminho.
Região de Pucon: Dias 33 a 36
Dia 33 – San Martin de los Andes > Pucón
Outra vez entramos no Chile, mais carimbos eeee Pucón é uma cidade linda a 184km de San Martin. O Vulcão Villarica ostenta por toda a cidade hauehae Aproveite para conhecer o centro da cidade e os passeios disponíveis, como Parque nacional Huerquehue, Cañi,Ojos del Caburgua muita natureza, cachoeiras…
Recomendação de hospedagem: Lounge Brasil, Hostal Graciela
Dia 34 e 35 – Pucón
Se você quer subir no Villarica hoje é o dia! Isso se ele não ficou nervoso e explodiu lava pra todo lado recentemente né. Também dá pra subir no Quetrupillán. É muita aventura pra esse Roteiro pela Patagônia de carro né?
Dia 36 – Pucón > Santiago
Outro dia de muita estrada! 787 km até a capital Chilena. Recomendo muito ficar no bairro Providencia! Fiquei no Hostal Providencia e adorei!
Região de Santiago: Dias 37 a 40
Dia 37 e 38 – Santiago
Aproveite para ver Santiago do alto no Sky Costanera, fazer um tour de Bicicleta e Vinho, conhecer os mercados de bike ou explorar o centro da cidade ou vínicolas!
Dia 39 – Santiago > Valparaíso
Valparaíso é uma cidade bem diferente com várias atrações como: Museu La Sebastiana, Museo Naval y Marítimo, Ascensor Artilleria para ver a cidade do alto, Mercado Cardonal. Você também pode conhecer Viña del Mar. No blog Estrangeira tem mais informações e um vídeo!
Recomendação de hospedagem: Ibis Valparaiso
Caso fique mais um dia, vale a pena conhecer o Cajón del Maipo, um lago rodeado por montanhas. Veja as dicas no Blog Foco no Mundo
Dia 40 – Valparaiso > Mendoza
Aqui vai ser um dia puxado, pois terá que fazer a imigração para voltar para a Argentina e atravessar a Cordilheira dos Andes! Vai descer pela famosa Caracoles até chegar em Mendoza a 470km, um dos pontos mais esperados do Roteiro pela Patagônia de carro!! E tem mais dicas no blog Fui ser Viajante
Recomendação de hospedagem: Hostel Suites Mendoza
Entrada na Argentina Região Mendoza: Dias 41 a 45
Dia 41 e 42 – Mendoza
Mendoza é um lugar fantástico e uma das regiões mais bonitas da Argentina! A região é produtora de vinho e pertinho dos Andes. Visite a Plaza Independencia, o Parque San Martín e o Carro de La Gloria. Você pode sentir um gostinho de como é subir a Cordilheiras dos Andes no Parque Provincial do Aconcágua! Esta é a última cidade turística meeesmo deste Roteiro pela Patagônia.
Dia 43 – Mendoza > Córdoba
E começa o retorno ao Brasil, o primeiro trajeto até Córdova dá 684 km.
Dia 45 – Córdoba > Uruguaiana
815 km até a fronteira com o Brasil, haja asfalto galera!! Provavelmente uns 10 mi km feitos nesta viagem ! Fim do Roteiro pela Patagônia de carro!! irruuu
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest e confira meus painéis de viagem!
12 DICAS PARA VIAJAR DE GRAÇA PELO MUNDO!
TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE MOCHILA!
COMO PLANEJAR UM MOCHILÃO: DICAS BÁSICAS!
ENTENDA OS CUSTOS DE UM DESTINO
Esse roteiro é DEMAIS <3
Mas pra quem vem de carro pra essa PQP do sul do mundo, tem que incluir Chiloé e a Carretera Austral 🙂
ahh simm com ctz!!da pra fazer um adendo ali ahueaheuaheua
Uauu Uauuu quanto lugar maravilhoso. Arrasou demais neste roteiro dos sonhos, só paisagem fantástica. Meu sonho de consumo, uma viagem de carro pela América do Sul, passando pela Patagônia <3 (um dia ele vai ser tornar realidade hehehe).
Obrigada pela indicação 😉
Beijoss
Vou agosto pro Ushuaia de carro sozinho mais
Boa noite Roberto. Deu certo sua viagem? Conta sua experiência. Pretendo fazer esse roteiro, Chile e Argentina até o Ushuaia.
Que roteiro maravilhoso! Só lugares lindos. Arrasou na viagem! Amei. =)
Angela! Este post ficou show! Quanto lugar lindo reunido em um roteiro! Conheci alguns deles e quero voltar muitas vezes!
Belo roteiro! Também é viagem dos nossos sonhos. Espero que essa viagem role logo, porque será fenomenal. E valeu a citação e o link! 😀
Que roteiro incrível Angie! Só lugar lindo. Uma road trip dessa deve ser fantástico.
Caramba guria, uma amiga minha está planejando a viagem pro Chile de carro! Vou obviamente enviar seu roteiro pra ela. E ve se aparece na próxima WTM, o clã se reuniu, faltou você lá pra eu conhecer!
Coisa mais linda esta viagem! Nós um dia faremos. Meu esposo queria muito, mas, na época, a minha caçula tinha 4 anos e achei pesado ir de carro. Fomos de avião para Ushuaia e El Calafate. Mas a vontade de ir de carro desde Criciúma, nossa casa, ainda não passou, heheheh.
opaa tenho alguns amigos de criciúma!
Que roteiro incrível!!! Mas assumo que não teria coragem de fazer… Precisaria de umas 3 ou 4 viagens para fazer tudo isso…
Estou sem fôlego! Fiquei louca pra fazer esse roteiro. Obrigada pelas dicas. Agora estou sem parceiro…(meu companheiro de 25 anos atravessou para o outro lado..). Mas quero muito fazer todo esse caminho e sei que vou arrumar novos amigos e vou seguir com o pé na estrada. Valeu guria pelas dicas. Amei chegar até aqui.
oi Ana!! nem sempre a gente consegue levar os amigos do dia a dia pra viajar, o jeito é fazer amigos na estrada né! obrigada pela visita!
Já te disse que esse post tá show hein???? Fico grata e orgulhosa por você ter me citado na minha queridinha Bariloche!
Achei esse viagem irada! As fotos entao sao lindas demais! Me convenceu a fazer essa viagem. Já coloquei na minha wishlist! Cada vista mais linda que a outra.
Que roteiro incrível! Puxa adoro road trips, Chile e Argentina, mas não sei se teria fôlego para girar isso tudo. Parabéns pelo post, muito detalhado
PArabéns pelo post super detalhado. Está aí uma viagem que super tenho viagem de fazer. Estou apenas adiando um pouco meus planos pois tenho uma filha de 2 anos e acho que essa viagem seria bem puxada com uma criança nessa idade. Mas no futuro quem sabe! 🙂
espera ela crescer um pouco mais para aproveitar melhor!!
Muito bom o texto e fotos.
Nossa, sensacional! também sou do Paraná e estou planejando ir até torres del paine de carro com meu marido em janeiro! Mas estou com uma insegurança, pois só tenho 20 dias de férias e tenho medo de muito caro! Minha intenção é economizar na estadia, ficando em Campings ou até mesmo durmir no carro haha os Campings são de boas por lá? Parabéns pelo post, inspirador 🙂
minha amiga recomenda os campings, tem uns que sao phynesse ahueahu talvez fique bem apertado para 20 dias, depende de quantos km vcs vao conseguir fazer por dia..dependendo pode ser mais vantajoso ir de aviao
Visitar a Patagônia deve ser tudo de bom, né? Lendo seu roteiro minha vontade só aumentou! Que fotos lindas, adorei!
Bom dia Angie, parabens pela Trip, pode me enviar um email com os gastos? Valeu
oie, não tem os gastos!
Quero muito fazer uma viagem pela América do Sul, agora com essa publicação e essas dicas vou começar a planejar. Parabéns, tudo perfeito.
Oi Angie, tudo bem?
Sensacional demais esse roteiro. Você pode compartilhar quanto ficou em média o valor dessa viagem completa?
E parabéns pelo blog, muita coisa esclarece um milhão de dúvidas e dá um milhão de ideias de viagens 😀
Custou em média quanto essa viagem?
um dia quem sabe
Amei, vai me ajudar muito a planejar meu roteiro 🙂
bom guria!! fico feliz!
Gostei muito mesmo de tudo! Suas dicas são pra lá de valiosas para quem pretende pretende viajar pelos lugares que você já visitou. No meu caso por exemplo, rsrsrs pesquisando sobre viajar a patagônia de carro, acabei descobrindo seu site. Maravilhoso!!! Abraços, Moisés Coelho – Mampituba/RS
que legal!! fico super feliz que encontrou e espero que te ajuuude!! depois mande as fotinhos hein! boa viagem!!!
Sensacional! Parabéns!!! Só dica boa!! Ajudou demais na minha viagem. Fiz Curitiba> Uruguaiana> Bariloche>Puerto Varas> Santiago >Mendoza> Assuncion> Foz do Iguaçu> Curitiba sendo eu, esposa e filha de 3 anos! Foi Mágico!
Peço permissão para anunciar minhas cadenas para neve novinhas. Troquei o carro e já não me serve mais. Desapegando: http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/veiculos-e-pecas/pecas-e-acessorios/carros/correntes-para-neve-ou-lama-aro-15-cadenas-458795408
Vai com fé nas dicas daqui que não tem erro! Abraços!!
Alexandre
boa noite meu nome é Flora, linda a viagem, gostaria de saber mais ou menos quantos que gastou na viagem? to querendo ir esse ano mais no caso sairia de cuiaba para a bolivia (santa cruz,la paz) peru( cusco, lima) Chile( santiago e bariloche) Argentina( mendoza, cordova e buenos aires) gostaria de saber quantos dias em cada pais eu deveria ficar? e quantos mais ou menos eu gataria no total da viagem? Obrigada
Maravilha to indo em agosto de carro Porto Alegre husuaia sozinho
opa, ve se alguem ai n quer ir junto
Olá, gratidão por compartilhar suas viagens e dicas. Guria vc é dez!!!
Viajo de carro em Dezembro pro Ushuia e suas dicas estão me ajudando a definir o itinerário.
Grande abraço…
Costumo viajar de moto,mas desta vez vou de carro a Ushuaia,provavelmente,em outubro.Nunca publiquei minhas viagens,por preguiça mesmo,mas aplaudo que faça.Entretanto,tenho uma critica a todos que publicam suas aventuras porque nunca informam como e onde se faz o cambio do real pra moeda local,o valor total da viagem,qual o cartão de credito aceito nesses lugares e documentos exigidos,por exemplo pra entrar no Chile,que não é um país membro pleno do Mercosul.No mais adorei o teu relato e as fotos da viagem.Obrigado.
Olá! Parabéns pela viagem! Qtos km rodados? Qual o gasto médio para uma viagem dessas? Obrigadão
ola, mais de 9 mil km
agora não sei por causa do preço da gasolina
Um dia eu quero viajar para lá!
Gostei dos roteiros .
Lindas fotos! Parabéns pelo blog!
Obrigado por compartilhar, dicas bem valiosas. Poderia me ajudar com as dúvidas abaixo:
1) Com qual carro vocês fizeram a viagem?
2) É possível fazer a rota que fizeram de Motorhome? Ou seja, em alguns trechos teríamos que deixar o motorhome e alugar um carro para os passeios?
3) Sobre as moedas locais, vocês fizeram o câmbio antes da viagem? Ou saíram com cartão de crédito e uma quantidade em “dólares” e foram trocando durante a viagem?
4) Tem uma ideia de quanto gastaram?
5) Quais gastos devem ser considerados nesta viagem?
– Aluguel de carro
– Hospedagem
– Combustível
– Alimentação
– Ingressos para os parques, trekking?
– Locação de equipamentos / roupas específicas para alguns passeios
– Chip 4g
– Documentação
– Outros (o que seriam?)
Muito bom o roteiro. Tenho uma sugestão para diminuir esses trechos gigantes de quase 1000 km que tem no seu roteiro. Costumo dividir esses trechos fazendo a primeira metade no final da tarde/noite, fazendo uma parada para dormir, e a outra metade na parte da manhã. Funciona bem para mim. O único problema é conseguir um lugar para dormir na estrada. Mas ruim de tudo dorme no carro, afinal de contas quem está na chuva….
otima dica! alguns trechos sao complicados, principalmente nessa parte do mundo quando a gente n sabe se realmente vai ter lugar ne hahaha tem q pesquisar antes de pegar a estrada
Adorei este roteiro!!!!
fico feliz que gostou, já conhece a Patagonia?
Conheco sim! Un pouco, moro no Buenos Aires, fui pra Bariloche 2 vezes, Villa la Angostura, San Martin de los Andes, El Bolsón y Calfate!!!
Sempre é bom voltar! Voce quando vem pra Buenos AIres??
que massa!! Olha, quem sabe ano que vem! agora estou no Reino Unido e so volto pro Brasil em dezembro
Boa Tarde. Vocês foram com carro a Gasolina? Caso positivo, o veiculo adaptou bem com o combustivel deles? alguma dica? quero ir Dezembro agora. e quanto ao consumo o veiculo consumiu mais ou menos ?
gasolina, não tem diferença
Oi Angie adorei esse roteiro e se permitir vou usá-lo ..kkkkk
A primeira vez que vou de carro para o exterior , estou bastante ansioso .
Essas acomodações em camping …eu preciso de barraca ou são hotéis?
Consigo o seguro do carro pro Chile na fronteira?
Obrigado e Deus abençoe.
oie! quando é camping precisa levar barraca sim, é melhor fazer antecipado!
Excelente roteiro! Parabéns! Vocês foram com que carro?
Quanto custa em reais para fazer esse roteiro?
Perfeito! Obrigada por compartilhar!
Vc teria dica para quem pretende viajar no inverno. Sobre roupas. Se deve levar ou alugar?
Amei tudo. Qtos quilômetros no total?
tá na imagem do roteiro
Oiii bela aventura, se ficar pensando agente não faz, por favor vc poderia dizer que documentos foram exigidos pra viagem, tanto de voces como do veículo, e se sabe me dizer como faço pra poder levar meu cão de estimação, valeu e Deus abençoe a todos
Olá, tudo bem?
Roteiro maravilhoso! Faremos algo parecido de Motorhome, ja anotamos todas as suas dicas! Só fiqueim com uma dúvida, acho que não vi essa informaçõ. Esse roteiro você fez em qual époda do ano, mês?