Eu sei o quanto vocês amam o Peru! Então decidi fazer um roteiro no Peru bem detalhado com os principais pontos turísticos de cada cidade e é claro que não poderia deixar de incluir vários vídeos, pois afinal, estão excelentes!
Roteiro no Peru: 20 dias de viagem pelas terras incas!
Como eu fiz esta viagem no início de dezembro, comecei pelo sul do Peru pois era época de chuvas. Para não pegar a época mais tensa, começamos por lá e subimos (normalmente o pessoal faz o contrário, começa em Lima e termina em Machu Picchu). Essa foi uma decisão super esperta, pois alguns amigos meus foram uma semana depois para o MP e pegaram um tempo horrível!!!
Antes de viajar para o Peru
Dicas essenciais para sua primeira viagem ao Peru! Vacinas, gastos, alta temporada…
- Não precisa de passaporte para entrar no Peru, tendo RG em bom estado e dentro da validade de 10 anos pode entrar tranquilo.
- Tome a vacina da febre amarela e leve o certificado internacional de vacinação.
- Faça um seguro viagem! Como é um destino de aventura, comidas diferentes e com altitude elevada, sugiro fazer um para estar mais tranquila, é melhor prevenir do que remediar né! Eu recomendo a Real Seguros!
- Se for em alta temporada, julho e agosto, sugiro reservar os hotéis antecipadamente pelo Booking e comprar o ingresso para o Machu Picchu, especialmente se o seu roteiro não for flexível. Veja como comprar aqui.
- Prepare muito bem a sua mala! Veja o que levar de roupa para o Peru.
- Veja QUANTO GASTEI NESSA VIAGEM e entenda qual melhor moeda levar para o Peru.
- Se você tiver mais dúvidas após ler este roteiro, confira o vídeo com dúvidas mais comuns do Peru.
- Veja o guia de companhias de ônibus no Peru e como pechinchar sua passagem!
Sem mais delongas, vamos ao Roteiro no Peru!
Dia 1 – Saída de Curitiba > Lima > Cusco
Pegamos um voo com escala em Guarulhos e Lima ante de chegar em Cusco. Nosso voo atrasou CWB > GRU, o que deu treta geral!! Saímos correndo pois era pouco tempo de conexão, seguindo um funcionário da TAM pelas passagens secretas do aeroporto e ufa, conseguimos!! Aí esse voo também atrasou, conseguimos fazer a imigração, pegar as malas e despachá-las novamente antes do último voo para Cusco..que atrasou ahueaheuahe
Tempo de voo Guarulhos para Lima: 5h
Tempo de voo Lima para Cusco: 1h
Dia 2: Chegada em Cusco e aclimatação
Cusco é uma cidade incrível, porém o primeiro dia é extremamente cansativo, não somente pelos voos, mas também pela altitude. O mal de altitude, soroche, pega pesado!! Você sente muito sono e fica cansada rapidinho. Por isso sugiro tomar muito chá de coca e começar devagar, descansar bem pra poder fazer os passeios!
Sugestão de hospedagem em Cusco
- Hostel Kokopelli,
- Cuscopackers,
- Hostel Pariwana,
- Antigua Casona San Blas,
- Hotel and Apartments R Cusco,
- El Virrey Boutique Hostel,
- Casa Andina Standard.
Dia 3: Explorar Cusco e comprar passeios
Aproveite para conhecer a capital do império Inca! Não deixe de visitar as catedrais e a Plaza de Armas, dê um rolê ai no centrinho e no Mercado Municipal e pesquise bem as empresas de turismo. Os preços não variam muito e “poucas tem tours exclusivos”, pois as vans recebem turistas de várias empresas. Encontramos várias pessoas que pagaram mais caro pelo mesmo tour que fizemos.
Compre o passeio do Vale Sagrado e Maras e Moray nessa ordem, para aproveitar melhor o bilhete turístico parcial que contém várias atrações. Veja mais detalhes no post específico: Guia Cusco
Dia 4: Vale Sagrado
O passeio Vale Sagrado dos Incas foi fantástico! Um vale cheio de paisagens bonitas e muita história! Começa em Pisaq, Urubamba e termina em Ollantaytambo. Veja o vídeo ou acesse o post com mais informações e fotos do Vale Sagrado.
Dia 5: Maras e Moray
Maras é uma salineira nos morros do Vale Sagrado, um lugar bem diferente de tudo que já vi! Moray é um antigo campo de estudos dos incas, onde faziam círculos gigantes para estudar e criar plantas híbridas! Veja o vídeo ou acesse o post com mais informações e fotos de Maras e Moray.
Dia 6: Ida para Aguas Calientes
Decidimos ir pela trilha da hidrelétrica para chegar em Aguas Calientes, a cidade base do Machu Picchu. O trajeto de van é feito por estradas estreitas, algumas de terra e beirando precipícios durante 7 h até chegar na estação de trem. Lá descemos da van e caminhamos por 2h junto aos trilhos para chegar em Aguas Calientes e dormir para visitar o Machu Picchu no dia seguinte. É a opção mais barata. Veja como é o trajeto da hidrelétrica para o Machu Picchu.
Também existe a opção de ir caminhando durante 3/4 dias ou ir de trem desce Cusco, Ollantaytambo ou da Hidrelétrica, porém os valores são mais salgados. Tudo depende de como será seu tempo e seu orçamento de viagem!
Sugestão de hospedagem em Aguas Calientes/Machu Picchu
- Ecopackers Machu Picchu Hostel
- The Tayta Hostel
- El Quetzal
- Panorama B&B
- Flowers House
- Casa Andina Standard
Dia 7: Machu Picchu > Cusco > Puno
O momento mais esperado de toda a viagem e deste roteiro no Peru! Alimentar a lhamas no Machu Picchu ahueaheuae no vídeo eu conto como atrair elas pra tirar aquela foto mara!!!! Sério gente, o lugar é incrível!! Aproveite muitooo! Se você está viajando sozinha, confira estas dicas para tirar fotos incríveis! Veja como subir ao Machu Picchu e outras informações específicas no post: tudo sobre Machu Picchu!
Retorne para Cusco (a pé/van ou de trem) para pegar o primeiro ônibus noturno no Peru para Puno! Veja o guia de companhias de ônibus no Peru e como pechinchar sua passagem!
Veja alguns ingressos que podem te ajudar nessa viagem e compre antecipadamente
Dia 8: Puno
Em Puno fica o lago Titicaca, o lago mais alto navegável do mundo! Uma paisagem surreal! Faça o tour das Ilhas flutuantes de Uros e visite a Ilha Taquile, já na rodoviária tem várias pessoas que vendem. Se comprar assim que chegar, faz o tour no mesmo dia lá pelas 8h da manhã. Você também pode ficar mais tempo para visitar a ilha Amantani ou seguir viagem para a Bolívia e visitar Copacabana.
Veja o vídeo ou acesse o post com mais informações e fotos de Puno e Lago Titicaca
Puno não é uma cidade muito bonita e não tem muita coisa pra fazer, então durma para descansar e seguir viagem para Arequipa!
Sugestão de hospedagem em Puno
- Taysa Hostel
- Utasa Inn
- Quechuas Inka palace
- Hotel Hacienda Puno
- Casona Hotel Centro
- Mirador del Titikaka
- Hotel numa ilha Flutuante: Uros Waliski Lodge
Dia 9: Arequipa
A viagem de ônibus até Arequipa foi meio sofrida por causa do calor ou do frio, dependendo de onde você sentou no ônibus hauehae Claro que isso varia de companhia para companhia e da sua sorte. Arequipa é uma cidade linda, maravilhosa! Eu simplesmente amei! Explore a Plaza de Armas e a catedral e não deixe de comprar o passeio do Canion del Colca para o dia seguinte.
Sugestão de hospedagem em Arequipa
- Hostel Wild Rover
- Hostel Flying Dog
- Los Tambos
- Posada Nueva España
- La Hosteria
- La Plaza Arequipa Hotel Boutique
Dia 10: Canion del Colca > Ica
A van para fazer o tour do Canion del Colca começa super cedo as 3h da madrugada! Passa por uma vila menor até chegar na borda do segundo canion mais profundo do mundo! O lugar impressiona pelo tamanho e pelos condores sobrevoando a área! Veja mais fotos aqui e aqui ou assista o vídeo.
Dia 11: Huacachina
As dunas de Huacachina são demais e não devem ser ignoradas no seu roteiro no Peru! Aproveite para fazer um sandboard, digo, descida na prancha nas dunas gigantes e passear de bug! Mas faça no final da tarde para não morrer de calor. Veja o vídeo ou acesse o post com mais informações e fotos de Huacachina.
Sugestão de hospedagem em Huacachina
- Upcycled Hostel
- Wild Olive Guesthouse
- Ica Adventures
- Dulce Estancia
- Hotel las Flores
- Banana´s adventure
Dia 12: Huacachina > Paracas
Paracas é uma praia tranquila (mas que não vale o mergulho) e cidade base para explorar as Ilhas Ballestas, um lugar cheio de pássaros e leões marinhos. Aproveite para relaxar mas não esqueça de comprar o seu tour para o dia seguinte (se conseguir chegar cedo, pode fazer o tour no mesmo dia e ir embora).
Sugestão de hospedagem em Paracas
Dia 13: Islas Ballestas > Lima > Huaraz
As Ilhas Ballestas é um passeio a parte e bem bonito, diferente. Porém o barco chacoalhava demais e eu passei mal e não pude aproveitar direito! Veja o post completo sobre as Ilhas Ballestas,
Pegue o ônibus em direção a Lima a tarde e de lá compre outro ônibus para Huaraz, não existe ônibus direto!
Dia 14: Huaraz
Provavelmente você irá sofrer no início com a altitude, pois estava na praia a 0 m e depois sobe até 3052m. Eita sofrência! Mas é isso né galera, tem que aproveitar as cidades no caminho deste roteiro no Peru! Não deixe de comer no restaurante 13 Buhos.
Aproveite para descansar, aclimatar e dar um rolezinho pela cidade. Compre seu passeio para as lagunas e Glaciar!
Sugestão de hospedagem em Huaraz
- Hostal Universal Huaraz
- La Aurora
- Jacal Classic
- Huascaran Peru
- Hotel & Bungalows Villa Valencia
- San Sebastian Hotel Boutique
Dia 15: Alguma Laguna ou Chavin
Reserve este dia para começar passeios leves em Huaraz. Nós fizemos a laguna Wilcacocha e SOFREMOS HORRORES FOI TENEBROSO!!! Por isso eu não recomendo e se você quer rir da minha cara, dá uma lista neste post: o Pesadelo da Laguna Wilcacocha
Dia 16: Glaciar Pastoruri
Dependendo da sua situação, o Glaciar Pastoruri pode ser difícil pois chega a 5 mil m de altitude. Se agasalhe bem! No caminho você passa por um parque fantástico e vê algumas paisagens bem diferentes. Veja o vídeo ou acesse o post com mais informações e fotos do Pastoruri e outros passeios em Huaraz.
Dia 17: Laguna 69
Eu fui a Huaraz justamente por causa dessa laguna. E adivinhe??? Fiquei DOENTE NEM RESPIRAVA DIREITO e tive que ficar no hostel descansando, um dia de recuperação. Infelizmente. Sugiro fazer a laguna e dormir em Huaraz antes de partir para Lima novamente e a última parada do roteiro no Peru.
Dia 18: Huaraz > Lima
Aproveite o dia para descansar e conhecer um pouco da cidade. Eu fiquei no bairro Miraflores e não me arrependi pois tem muita coisa legal por ali. Veja o que fazer em Miraflores.
Sugestão de hospedagem em Lima
Dia 19: Lima
Demos mais uma volta por Miraflores. Você também pode ir até o centro histórico ou visitar as ruínas de Huaca Pucllana. Aproveite para visitar o bairro Barranco!
Aproveite para comer super bem, Lima é uma das capitais gastronômicas mais importantes do mundo! Eu recomendo o Edo Sushi que mistura comida japonesa e peruana!
Dia 20: Lima > Brasil
Hora de voltar pra casa! 🙁 Fim do roteiro no Peru!
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para acessar depois e conheça meus painéis de viagem!
Leia também:
Ahhhhh, que saudade da minha viagem pro Peru! Morro de vontade de voltar, mas sempre penso que o mundo é tão grande e existem tantos outros milhares de lugares para ver… 🙂
Essa terra tem uma energia especial, fala verdade?! Adorei o post. Bj.
Roteiro muito show! Vontade de voltar pro Peru! O terra linda!
Que demais esse roteiro! Excelente viu? Você arrasa! Peru já está na minha lista de viagens. Abraço!
Peru será minha próxima viagem de “longa duração” mas ficarei por lá só 10 dias. Mas suas dicas com certeza estão bem anotadas aqui. Alguns locais vamos passar mais rapidamente, claro, mas nosso principal destino é o Vale Sagrado e Machu Picchu.
eu não vejo a h de voltar!!!
Quando vi o título do post pensei ‘poxa, 20 dias no Peru não é muito tempo?’ mas quando fui lendo me apaixonei pelos lugares que vocês foram Ângela. Linda viagem e lindas fotos.
ahh se pudesse ficava uns 3 meses pra aproveitar bem de norte a sul! e ainda tem a parte da floresta amazonica pra explorar!
mais um roteiro incrível Angie, 20 dias nessa região de Cusco e arredores é suficiente, mas claro que gostaria de passar mais tempo, e essa passadinha em Lima fechou com chave de ouro!
Que saudade que bateu da minha viagem ao Peru. Seu roteiro foi bem completo e tem locais que não consegui conhecer porque tive apenas 7 dias. Já anotei as dicas para quando voltar com mais tempo.
Parabéns por este roteiro que acabas de publicar. Quem quiser fazer uma viagem tão grande pelo Peru, está aqui um guia muito bom para seguir.Parabéns, gostei muito!
Adorei seu roteiro!! Já na minha lista de viagens! Quero muito conhecer o Peru!
O roteiro ficou super completo! Da para conhecer as principais atrações do país!
Pretendo voltar ao Peru para conhecer Huaraz, Puno e Arequipa. Meus 7 dias foram muito pouco para tanta coisa legal.
eu voltaria pra ficar meeeses! amo esse pais!!
Oi muito bom o seu relato. Sobre Huaraz, pegou mal tempo enquanto esteve lá.
Adoramos todas as dicas aqui, foram muito úteis.
Teus posts me ajudaram muito quando fui ao Peru. Lembro que eu tive dificuldades de montar todo o roteiro, eu estava achando bem confuso e muita coisa não entrava na minha cabeça. Inclusive entrei em contato com vc e vc me explicou tudo bem certinho (fora os teus vídeos que eu assisti). Parabéns pela tua dedicação. Bjssss
Muito inspirador. Aquele suhi meio japonês, meio peruano. Que delícia!
O Peru deve ser um país incrível!! Tenho muita vontade de conhecer.. Até porque cresci ouvindo as histórias que os meus pais contam dos dois anos que viveram em Lima antes de eu nascer.. Naquela época viajar pelo país era bem mais difícil e complicado por conta do Sendero Luminoso, mas as poucas fotos que vi daquela época dá para sentir o espirito da aventura que eles viveram no país.
Por sinal por muito pouco eu não fui encomendado no Peru 😛
Caramba, que roteirão! Um dos meus destinos dos sonhos é o Peru. Eu pensava em fazer uma viagem para lá de uns 10 dias achando que seria suficiente. Mas já vi que não! Amei seu roteiro e já vou salvar aqui pra quando eu for!
Excelente roteiro! Quando fui tive poucos dias, mas tendo o mesmo tempo que você, certamente se torna um roteiro bem completo pelo melhor do Peru.
Adorei este roteiro, até porque queremos em breve ir ao Peru. Que delícia de passeios, lugares lindos demais. Vou guardar as dicas…
Uau, roteiro completão mesmo. Dá vontade de fazer tudo. Nossos 7 dias lá no Peru deixaram muito a desejar mesmo, vontade de voltar logo para esse país incrível.
Olá, Angie, muito interessante sua viagem ao Peru e, se me permite, gostaria de passar uma dica aos amigos viajantes. Uma boa alternativa para desfrutar a natureza é a Montanha de 7 Cores. Obrigado, Angie e um abraço.
Fiz uma viagem parecida com carro alugado no Peru, foram 8 dias onde visitamos os mesmos destinos que vocês exceto Paracas, Huacachina e Lima. O Peru é show!
que legal! por esses lados a estrada é boa
Aeee Guaria, que baita roteiro hein!!! E veio em boa hora…
Apesar de já conhecer alguns destes lugares, ano que vem quero fazer outra trip pelo Peru.
Esse foi o destino da minha primeira trip na vida…. Maaaas, na época eu não viajava e fui de gaiato com um amigo. Ele que cuidou de todo o planejamento! hahahaha
Shooow!
Abraço
aehaueha agora precisa voltar com olhar de blogueiro!!
Que lindas essas dunas de Huacachina! Peru merece o turismo que tem – e o governo trabalha para divulgar.
amo tanto esse país!
Depois desse roteiro master completo, dessas fotos incríveis e todas essas dicas dá vontade de entrar no site e comprar a passagem já! hahahaha. Conseguiu fazer despertar meu interesse pelo Peru! Saludos!
Amei essa roteiro no Peru, super completo! Ficaria fácil também 20 dias (até pra mais)! Parece que vocês conseguiram realmente aproveitar bem o melhor de lá.
Acho super incrível o Peru e a atmosfera desse lugar, sou doida pra conhecer!
Curti muito as dicas… acho que o que mais me preocupa é a altitude, mas faz parte, né? Acredito que isso é até uma das coisas que torna o Paru interessante!
Nossa, adorei essa roteiro no Perú! Parabéns pelo post, ajuda especialmente para pessoas que não sabem que lugares do Peru visitar. Tive a oportunidade de conhecer Machu Picchu e a verdade foi uma das grandes experiências da minha vida, conhecer a cidade perdida dos Incas. Espero voltar novamente.
eu tb quero voltar para o Peru, mas dessa vez explorar a parte norte e leste!!
Neste roteiro não inclui machupichio?
Amei o roteiro.
inclui sim, fica em aguas calientes
Como saiu do Canyon para Ica?
era tour saindo de Arequipa e depois busão normal