Como usar notas antigas de dólar para compras nos Estados Unidos

0
48

Notas antigas de dólar são quase impossíveis de trocar nas casas de câmbio no Brasil. Várias cédulas de 100 dólares foram falsificadas, então o governo dos Estados Unidos remodelou as notas em 2013 para evitar prejuízos e aumentar a segurança.

Se você tem uma viagem aos Estados Unidos, pode ser uma boa levar as notas antigas de dólar que ficaram guardadas no armário. As notas não perderam o valor, porém recomendo trocar o quanto antes. Fique atento que as lojas não são obrigadas a aceitar essas notas antigas de dólar.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Confira as dicas para reconhecer notas antigas de dólar, como evitar falsificações e como usá-las em suas compras nos Estados Unidos.

O que fazer com notas antigas de dólar

Como reconhecer as notas antigas de dólar

Aquelas notas com as “caras pequenas” datadas até 1996 são do modelo antigo e aceitas apenas nos Estados Unidos. Se você conseguiu trocar em outro lugar, é porque deu sorte. Algumas casas de câmbio até podem trocar, mas aí você perde até 20% nessa troca.

Eu já tentei usar uma nota antiga de dólar para pagar o tour de Uyuni na Bolívia e não foi aceita de jeito algum por causa do número de série que inicia com B (essa série foi largamente falsificada). Também tentei trocar na República Tcheca e foi recusada.

Trocar as notas antigas de dólar é uma ótima estratégia para quando o real desvaloriza demais. Aí não precisa comprar novos!  Esta é uma das dicas do artigo 6 dicas para economizar com dólar alto.

O primeiro passo é saber quais cédulas você tem para trocar.

Cédulas antigas de 100 dólares

Há basicamente dois modelos:  o “carinha” que são as mas antigas e o “carão” mais recentes. Esta última é até mais fácil que trocar do que a primeira.


notas antigas de dólar Cédulas de 100 dólares lançadas década de 50
Cédulas de 100 dólares “carinha”
Cédulas antigas de dólar"carão"
Cédulas antigas de dólar”carão”: mais facilmente aceitas

Cédula de 100 dólares atuais

Notas de 100 dólares atuais

As notas atuais de 100 dólares foram lançadas em 2013 e o modelo possui o retrato de Benjamim Franklin bem grande, descentralizado e bem definido. Há uma fita azul não impressa ao lado dele, detalhes em verde e dourado em relevo e números bem grandes. Repare também que a cor altera um pouco quando você inclina a nota.

Cuidado com notas falsificadas

Normalmente as notas antigas de dólar são trocadas apenas no país de origem pois não perdem o seu valor, afinal, dinheiro é dinheiro, desde que estejam em boas condições. No entanto descobri que nem sempre é assim.

Alguns estabelecimentos em Miami e Nova York não aceitaram as minhas notas antigas de dólar datadas da década de 50 que eram do meu avô. Outra loja passou a canetinha para ver se era verdadeira. A ação resultou em duas cores diferentes: a amarela que diz ser real e a preta falsificada.

Comparação de canetinha para reconhecer notas de dólar falsificadas
Comparação de canetinha para reconhecer notas de dólar falsificadas

Olhando com atenção as duas parecem idênticas, possuem a marca d’água quando viradas contra a luz, os mesmos desenhos e cores. Maaas a canetinha disse o contrário né. Como é crime usar notas falsificadas, resolvi guardar e levar num banco americano para ver se realmente é falsificada.  Tentei em duas agências mas só aceitavam trocar se eu tivesse conta lá.

Eu tinha algumas notas de 50 e de 10 dólares antigas e essas foram aceitas com facilidade.

Caso esteja comprando dólares, não aceite as notas antigas, peça apenas os modelos novos e compre apenas em casas de câmbio confiáveis. Confira alguns passos para reconhecer notas falsificadas de dólar.

  1. Veja contra a luz se há a marca d’água,
  2. Confira a mudança de cor no número 100
  3. Passe a mão para ver o relevo no ombro do Benjamin Franklin e no brasão atrás do 100
  4. Confira a espessura da nota e material.
  5. Se desconfiar de qualquer coisa, peça outra.

Não fique sem internet durante a sua viagem! Conheça o Chip de internet ilimitada nos Estados Unidos

Como usar as suas notas antigas de dólar para compras

Não precisa ter medo de usar as notas guardadas, o valor não perde, porém irá perder se for falsificada. Aí não tem jeito. É bom prestar atenção ao ano, algumas cédulas do início do século 20 podem ser bem raras e itens de colecionador.

Eu usei essa tática para usar as notas antigas de dólar nas lojas dos Estados Unidos:

1 – Separe todas as suas notas antigas de dólar
2 – Pergunte a um funcionário se pode comprar usando essas notas, aí mostre!
3 – Provavelmente ele usará a canetinha. Se der preta, precisa ir ao banco.
4 – Se a loja não aceitar, tente trocar num banco ou tente em outra loja.

Notei que vários funcionários ficaram surpresos ao ver as notas antigas de dólar e perguntavam como eu as tinha. Estavam bem curiosos!

As notas antigas de dólar precisam ser trocadas até 2020?

Também há um rumor circulando na internet que as notas antigas de dólar devem ser trocadas até 2020. Não é verdade, segundo o Federal Reserve Bank, elas continuarão valendo após isso. De qualquer forma, sugiro trocar o quanto antes.

Gostou das dicas? Comente!



Leia mais dicas para viagem aos Estados Unidos

Como transferir dinheiro para o exterior: barato e fácil!

12 Dicas para viajar de graça pelo mundo!

10 lugares que você precisa tirar foto em Nova York

Como usar Amazon Locker nos Estados Unidos

Roteiro em Miami 3 dias



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Curtiu? Comentaí!