O incrível Museu dos Navios Vikings em Oslo na Noruega

5
1203

O Museu dos Navios Vikings (Viking Ship Museum) é um dos pontos turísticos de Oslo que você deve visitar na sua viagem a Noruega. Sua exposição consiste em 3 navios vikings do século 1 super preservados e encontrados enterrados ao redor do fiorde de Oslo. Esse barcos foram utilizados em navegações antes de serem usados como túmulos de donos ricos e importantes.

Como a Noruega tem essa origem viking, acho muito interessante fazer a visita a esse museu para entender mais sobre a parte cultural e histórica do país. Confira todo o meu roteiro em Oslo e saiba mais sobre o Museu dos Navios Vikings!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O museu dos Navios Vikings enterrados em Oslo

O Vikingskipshuset pode ser visitado em 2 horas e fica na península de Bygdøy, onde há outros museus. Então reserve um tempinho na sua viagem em Oslo para visitar pelo menos 2 para valer o custo do bus. Assista o vídeo com mais dicas da cidade e do museu.

Sobre os Vikings na Noruega

Os Vikings eram exímios construtores de navios e ótimos navegadores. Seus barcos eram rápidos e adequados para grandes viagens no oceano. Eles habitavam a Escandinávia e eram fazendeiros, caçadores ou pescadores dependendo da região. Como viajavam bastante, atacavam vilas e cidades de forma bem violenta, queimavam casas e igrejas, saqueavam e estupravam, além de sequestrarem pessoas para escravizá-las. Normalmente eles acabavam habitando lugares que atacavam pois estavam em busca de novas terras para viver.

Museu dos Navios Vikings em oslo
Apaixonada pelo Museu dos Navios Vikings

Os vikings fizeram várias viagens pelo mundo e foram muito mais longe do que a gente imagina. Chegaram até Constantinopla passando pelo Mar Negro e Cáspio. Navegaram até a Islândia, Groenlândia e chegaram na América do Norte.

Os navios enterrados no Viking Museum

O Vikingshiphuset é um dos lugares que sempre me fascinou quando ouvia sobre Oslo, pois trata-se de um museu com barcos vikings do século 1 que foram encontrados enterrados! O navio servia como “sarcófago” para o outro mundo e pessoas importantes falecidas eram colocadas nele juntamente com tecidos, utensílios, jóias… Em seguida os navios eram enterrados e cobertos com turfa e argila, formando um morrinho. Esses navios foram utilizados em viagens nos fiordes e até no mar dependendo o design.

desenho navio enterrado viking noruega
Comparação de tamanho de navio viking enterrado, sre umano e árvores

Como os vikings acreditavam em vida após a morte, havia um arsenal de coisas enterradas junto ao corpo da pessoa dentro do navio. Havia várias peças de roupas, tapeçarias, jóias, armas, utensílios domésticos (panelas, cumbucas), carroças detalhadas, trenós, barcos menores e também animais e bebidas. Tudo o que pudesse garantir o bem estar da pessoa na travessia para o outro mundo. Os cospos eram colocados dentro de uma estrutura em forma de tenda próxima ao mastro do navio e feitas para resistir à pressão do solo.

artefato viking navio enterrado
Poste de animal descoberto no navio

Neste museu existem 2 navios vikings em um estado de conservação absurdo de tão bom! Dá pra ver os entalhes na madeira perfeitamente, os encaixes e até os remos. Há uma área com objetos encontrados nos navios e também uma projeção, tipo um filminho, da vida viking.


filme Museu dos Navios Vikings sobre a vida viking
Um filme mostra a vida viking dentro do museu
objeto viking ship museum
Artefato viking em madeira com detalhes esculpidos

Informações do Viking Ship Museum

Endereço: Huk Aveny 35 na península de Bygdøy. A maneira mais fácil de chegar é pegar o ônibus 30 próximo da estação central ou Teatro Nacional. Também dá pra ir de ferry de Rådhuskaia para Dronningen no verão. Lembre-se comprar o seu bilhete na 7 Eleven para pagar mais barato do que dentro do busão (36 NOK versus 56 no bus).

Horários de funcionamento
1 Outubro a 30 Abril: 10:00 to 16:00
1 Maio to 30 Setembro: 09:00 to 18:00

Compre o seu ingresso para o Museu Navio Viking 

Esse ingresso dá direito a conhecer o Historical Museum dentro de 48 horas da visita do Viking Ship Museum. Esses dois fazem parte da Universidade de Oslo e possuem a maior coleção de objetos históricos da Noruega.

fachada Museu dos Navios Vikings
Fachada do Vikingship Museum

Exposição de navios vikings na Noruega

Cada barco viking tem uma história especial e possuem plaquinhas em inglês ao lado de cada um dentro do museu. Aqui eu vou dar um resumo de cada um e sugiro assistir o vídeo que fiz em Oslo! Mostro mais atrações e super detalhes desse museu!

 

Navio Oseberg

O Oseberg é o primeiro navio que você vê assim que entra no museu. Ele é o que está mais conservado quase completamente inteiro (90% é madeira original) e é incrível a quantidade de detalhes. Eu fiquei babando nos detalhes da madeira, simplesmente incrível.

navio oseberg Museu dos Navios Vikings oslo
O navio Oseberg é o mais detalhado e incrível dos 3 no Museu dos Navios Vikings

Esse navio foi construído em 820 d.C e usado como túmulo para 2 mulheres importantes 14 anos depois. Seus esqueletos estão dentro de uma caixa ao lado de outro navio.
Elas foram enterradas com camas, trenós, carroças, 15 cavalos, 6 cachorros e 2 vacas. Os 15 pares de remos ainda estão ali, assim como quase todos os outros utensílios.

O navio foi construído em carvalho, mede 22 m de comprimento por 5 de largura e poderia chegar a 10 nós de velocidade.

Navio Gokstad

Construído em torno do ano 890 para viagens no oceano e de longas distâncias, poderia ter chegado até a Islândia. Foi usado como túmulo para um homem importante mas não foram encontradas armas nem jóias, pois a sepultura foi pilhada durante a Era Viking. Havia utensílios de cozinha, 6 camas, 3 barcos menores, um jogo de peças e arreios de ferro, cobre e bronze dourado. 12 cavalos, 8 cachorros, 2 pavões e 2 aves de rapina.

navio gokstad Museu dos Navios Vikings
O Gokstad é o maior navio do museu

Este navio foi construído de carvalho e mede 24 m de comprimento e 5 de largura. É o maior barco do museu com capacidade para 32 remadores, possui quilha e mastro mais robustos e os buracos dos remos poderiam ser cobertos quando estivesse navegando a uma velocidade de 12 nós. Vários escudos pintados nas cores amarela e preta foram encontrados, provavelmente presos do lado de fora do navio nas navegações.

Os trenós também possuem detalhes incríveis na madeira adornados com rebites e anéis de prata e os olhos dos animais são de âmbar.

navio e carroca de madeira oseberg ship
Carroça de madeira detalhada no museu

Navio Tune

Esse foi o primeiro navio viking a ser excavado e preservado na Era Moderna. Foi provavelmente um navio bem rápido usado nos oceanos construído nos anos 900. Em seu interior forma encontrados armaduras, armas, partes de um ski, esqueleto de um cavalo.



Esse navio media aproximadamene 18m de comprimento e 4 metros de largura e possuía uma construção mais robusta, perfeita para navegação em mar aberto. Ao contrário dos outros dois navios, o Tune nunca foi desmanchado depois de ter sido encontrado. Entre as tábuas de madeira é possível ver um composto feito com lã para evitar a entrada de água no navio.

navio tune e barquinhos
Navio Tune e descoberta Borre

Descoberta Borre

Vários artefatos de um túmulo do século 10 saqueado e destruído pelo tempo. O navio em si não existe mais, apenas os pregos de ferro utilizados na sua construção.

Vale a pena visitar o Museu dos Navios Vikings?

Eu amei! Gastei 1h30min tranquilamente vendo todos os detalhes e lendo as plaquinhas. É uma atração que recomendo demais visitar em Oslo e pode ser combinada com outro museu como o Museu Norueguês da História Cultural para compensar a viagem e o preço do bus.

Também dá pra comprar algumas coisinhas legais na loja, eu peguei uma promoção de 3 ímãs po 10 euros.

produtos loja museu vikingship
Na lojinha tem vários produtos interessantes

Gostou do Museu dos Navios Vikings? Comente e salve no pinterest

museu dos navios vikings em oslo noruega

Leia mais sobre a Noruega

Como é voar Norwegian Air

Roupa de inverno na Europa

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

5 COMENTÁRIOS

  1. Nossa que bacana este post do Museu Viking de Oslo. Eu visitei ele em 2001 e adorei. Além das belezas internas o entorno dele é lindo, cheio de natureza é perto da “praia” né?!

  2. Muito interessante este museu dos navios vikings. Achei demais os detalhes na madeira do navio, nem imaginaria que foram enterreados. Valeu a dica, vou visitar quando viajar para Oslo

  3. Que máximo voltar ao passado Viking através deste museu! Com certeza eu vou adorar se um dia tiver a oportunidade de visitar Oslo. Muito impressionante navios tão antigos em tão bom estado de conservação. Acho sensacional revisitar a história local por objetos antigos resgatados. Além do mais os Vikings ocuparam o imaginário de muita gente deste nossos tempos mais modernos. Durante minha juventude, sempre escutava/lia as mais diversas histórias. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here