Confira meu roteiro em Londres completinho de 3 dias para aproveitar o máximo da capital britânica. Esta foi uma das cidades que mais me surpreendeu pois é good vibes, tem coisas lindas pra ver, muita gente educada e legal! Neste artigo você encontra as melhores atrações, dicas e pontos turísticos que realmente recomendo para o roteiro em Londres de 3 dias, principalmente se for a sua primeira visita! Aproveita e assista o vídeo com mais dicas! Atualizado 25 de julho de 2023.
Roteiro em Londres 3 dias: as melhores atrações!
Atenção: devido ao Coronavírus na Inglaterra brasileiros precisam fazer quarentena obrigatória em hotel do governo e apenas quem tem residência pode entrar no momento. Turistas ainda não podem visitar. Para quem tem a inteção de morar na Inglaterra, vale a pena ler O que muda para brasileiros com o Brexit.
Quando visitar Londres?
Recomendo visitar na primavera ou verão (de abril a agosto) quando os dias são mais longos, quentes e tudo estará verdinho. Eu já visitei em todas as estações pois moro pertinho (apenas 1h de trem).
Eu já visitei no final do outono em novembro e estava bem frio, peguei bastante chuva e dias nublados. Para quem vai em dezembro já é mais legal, pois as ruas ficam todas decoradas e há várias feirinhas acontecendo, além de um parque temático chamado de Winter Wonderland! Confira mais como é visitar Londres no Natal.
Saiba mais sobre a melhor época para visitar a Inglaterra!
Como chegar em Londres?
Algumas empresas tem voos diretos de São Paulo para Londres como a Latam, British Airlines e Norwegian Airlines. Veja alguns reviews de voos
Você provavelmente chegará no Heathrow, aeroporto principal de Londres, no entanto há mais 4 aeroportos. Veja neste artigo como ir do Aeroporto de Londres ao centro.
Para quem vem de Paris, poderá vir de trem, ônibus ou ferry boat passando pelo Eurotúnel.
Como é o transporte em Londres?
Tudo fica mais fácil quando você adquire o OysterCard: um cartão recarregável usado nos ônibus e metrô. Você paga 5 libras e na hora de ir embora da cidade pode retornar o cartão e receber esse valor mais o que tiver nele.
O metrô é um dos mais antigos do mundo e também um dos maiores, no entanto é bem fácil de chegar a qualquer parte da cidade. O mapa meio que assusta no início, mas depois verá que é bem fácil. Neste artigo eu conto certinho o Metrô de Londres e assista no vídeo abaixo
Não vale a pena alugar um carro para se locomover dentro da cidade, justamente pelo trânsito frenético e algumas taxas e impostos que você precisa pagar se circular pelo centro. Saiba mais sobre 8 Coisas que NÃO são de graça na Inglaterra
Gastos em Londres
Devido à desvalorização do real, a Libra é uma das moedas mais caras. No entanto você consegue economizar ficando em um hotel ou airbnb mais afastado do centro. Aí é só somar o valor das hospedagens no seu orçamento. Você também pode a minha lista de Onde ficar em Londres: hoteis e melhores bairros
Todos os museus estatais são gratuitos, então você consegue escolher a dedo qual atração vale a pena comprar ingresso como a London Eye.
Você pode comprar um sanduíche reforçado + suco + batata por 5 libras no mercado Tesco e Sainsbury’s para a janta (normalmente é a refeição mais cara dos restaurantes). Já para almoço pode experimentar um fish and chips! leia mais sobre as Comidas Típicas da Inglaterra.
Leve em conta os preços diários abaixo para as diferentes zonas da cidade:
Zone 1–3 £9.60
Zone 1–4 £11.70
Zone 1–5 £13.90
Zone 1–6 £14.90
Você pode usar o cartão de débito Internacional da Wise em metrô e ônibus quantas vezes quiser. Lembre-se de sempre bipar o cartão na entrada e também na SAÍDA (ônibus é só na entrada).
Cartão de débito viagem Londres
ATENÇÃO!!! O Reino Unido prefere pagamentos em cartão. Muitas vezes não aceitam dinheiro ou chamam o gerente quando veem notas de 50 libras haha
Uma solução muito interessante para levar dinheiro na sua viagem Inglaterra é utilizar o cartão pré pago da Wise. Você pode receber o seu cartão no endereço do Brasil, enviar dinheiro para a sua própria conta antes da viagem e fazer pagamentos em cartão em qualquer lugar do mundo com a bandeira Mastercard.
Além disso, você poderá receber dinheiro de vários países e guardar naquela moeda pois terá códigos bancários de cada país. Dessa forma, se você recebe em dólar americano, você poderá viajar aos EUA e gastar nessa moeda… ou se acabar as outras moedas, usará a conversão do dia para realizar os pagamentos. Eu gosto muito! Faça a sua conta na Wise!
Onde se hospedar em Londres
Há muitos preços diferentes por toda a cidade então você consegue economizar mesmo com orçamento apertado. Claro que precisa ver a distância das atrações, mas acredito irá usar muito o cartão de transporte e o preço sairá o mesmo no fim das contas.
Outra coisa interessante é ver em qual aeroporto você irá descer para saber qual transporte pegar para o centro, pois alguns ônibus passam em certas regiões e outros não.
Algumas sugestões de hotéis em Londres que recomendo (clique no nome para reservar):
Motel One London-Tower Hill (⭐ 8,6) $$$ localizado próximo à Tower Bridge e a estação de metrô
DoubleTree by Hilton Hotel London (⭐ 8,1) $$$$ próximo a Torre de Loondres e Tower Bridge, quartos muito bonitos e tem um rooftop bem maneiro!
The Z Hotel Victoria (⭐ 8,1) $$$ localizado em Westminster, quartos bonitos, mas pequenos. Funcionários simpáticos
Hampton by Hilton London Waterloo (⭐ 8,2) $$$ um hotel lindo e num dos bairros mais agitados de Londres
London Court Hotel (⭐ 7,2) $$ quartos muito bons em Kensington
Hotel 55 (⭐ 8,0): esse hotel fica bem afastado, mas próximo a uma estação de metrô. Achei estilo e com ótimo custo benefício
Leonardo Royal London St Paul’s (⭐ 8,3) Esse aqui é super bem localizado, maravilhoso ideal para lua de mel!
Blue Bells Hotel (⭐ 8,0) $$ muito bem localizado em Kensington, quarto espaçoso e funcionários amigáveis
O que fazer em Londres: roteiro de 3 dias
Este é o roteiro em Londres resumido:
- Dia 1: London Eye, Abadia de Westminster, Big Ben, Palácio de Westminster e Notting Hill
- Dia 2: Palácio de Buckingham, St James Park, Picaddily Circus, Covent Garden, British Museum
- Dia 3: Tower Bridge, Natural History Museum, Little Venice, Camden Town
Caso você tenha mais dicas pode adicionar algumas atrações diferentes como o Sky Garden Londres, um mirante 360º totalmente gratuito, conhecer a Londres de Harry Potter ou até visitar os lugares assombrados como falei neste artigo Tours e História de Terror na Inglaterra
Você também pode contratar um guia local para fazer um tour privado em Londres em português
Se você vai viajar para outras cidades do país, sugiro ler este guia Viagem Inglaterra
Pontos turítiscos em Londres dia 1
O primeiro dia começa cedinho, então se você chega em Londres à tarde escolha uma das atrações e fique mais relax para não sofrer tanto com o jet lag! As atrações ficam bem pertinho uma das outras então dá pra fazer a pé, mas em alguns trechos precisa pegar o metrô.
Assista todos os lugares deste roteiro em Londres no vídeo abaixo, clique em cima para assistir.
1 – London Eye
A roda gigante de Londres é indispensável na sua primeira visita! Foi a primeira coisa que eu queria fazer quando chegasse pra ter uma vista incrível da cidade. Você entra numa “cápsula” com mais umas 15 pessoas e fica nela por meia hora, a duração aproximada de uma volta da roda gigante. Também há um painel com dicas para te mostrar onde fica cada prédio.
O passeio dura em torno de meia hora, basicamente uma volta na roda gigante. A vista lá é incrível e eu sou apaixonada. Aproveite para cruzar a ponte e tirar fotos incríveis com ela do outro lado <3
É uma das atrações mais disputadas e a fila é grandinha, então sugiro comprar o ingresso antecipado para a London Eye pra não perder tempo na fila.
2 – Westminster Abbey
A abadia possui mais de mil anos de história e pode ser considerada a mais importante de Londres, pois aqui foram realizadas as várias coroações, 16 casamentos reais e sepultamentos (17 monarcas estão enterrados aqui). O prédio em si é maravilhoso feito no estilo gótico e com belos vitrais. Vale a pena conferir o Trono da Coroação e os memoriais no Canto dos Poetas com grandes nomes da literatura britânica como Charles Dickens e Tennyson.
Recomendo visitar a Abadia quando o coro está cantando “Evensong” (oração da tarde)! É lindo demais! Acontece nas segundas, terças, quintas, sextas e sábados às 17h e domingos às 15h. A igreja fecha aos domingos.
Para visitar a Abadia de Westminster é necessário comprar ingresso. Como é uma atração bem procurada, vale a pena Comprar seu ingresso pra Abadia com antecedência!
3 – Big Ben e o Palácio de Westminster
Um dos lugares que não pode ficar fora do seu roteiro em Londres já que todo mundo quer foto com o Big Ben né. Aproveita que tem várias cabines telefônicas na rua!
A torre do relógio abriga o sino Big Ben e o segundo maior relógio de quatro faces do mundo. A torre foi finalizada em 1858 e é símbolo de Londres e do Reino Unido. Agora está em reforma até 2022, até lá você só verá andaimes.
O sino é gigantes 2,7m de diâmetro por 2,4m de altura e pesa 13 mil quilos!
Ali do lado, fica o Palácio de Westminster onde esão localizadas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns). O edifício conta com mais de mil salas e 5 km de corredores. Além da Torre do Relógio, há também a da Rainha Vitória, Torre Elizabeth e São Estevão. Você consegue visitar o Parlamento se agendar com antecedência. Os Jardins da Torre Vitória são abertos ao público.
4 – Notting Hill
Um dos bairros mais charmosos de Londres, Notting Hill ficou famoso pelo filme com a Julia Roberts lançado em 1999, e repleto de casinhas típicas no estilo vitoriano, coloridinhas. A rua das lojas e feirinhas de artesanatos e antiguidades é a Portobello Road, onde você encontra desde xícaras antigas, roupas com penas, chapéus até botas de borracha. Vale a pena ir logo depois do almoço.
Vá com a Central Line, District Line ou Circle Line e desça na estação Notting Hill Gate.
Atrações turísticas em Londres dia 2
O segundo dia do roteiro em Londres começa mais cedo, pois você precisa estar no Palácio de Buckingham pelo menos as 10h da manhã para poder ver a troca da guarda, se não deixe para outro dia. Como você já esteve nas proximidades no dia anteior, fica mais fácil de se achar.
5 – Troca da Guarda no Palácio de Buckingham
Muita gente inclui a troca da Guarda no roteiro em Londres, por essa razão é necessário chegar cedo no Palácio de Buckingham para pegar um bom lugar e vou dizer que a coisa não é fácil aheuaheu O mais certo é pegar um lugar próximo ao portão principal, eu fiquei do outro lado na rotatória e vi um pouco do desfile, mas nada da troca. Tem carruagem, cavalos gigantes, bandinha e muitos policiais. Uma vez na vida é suficiente.
O horário oficial é às 10:45 nas quartas, sextas e domingos. Se o tempo estiver ruim ou haver outras atividades, a troca pode ser cancelada. Confira o calendário!
O Palácio de Buckingham é a residência oficial e principal local de trabalho da Rainha Elizabeth II. Durante a Segunda Guerra Mundial foi bombardeado 7 vezes pelos nazistas.
A galeria da Rainha é aberto ao público e possuir diversos objetos e tesouros da família real, desde jóias, vestidos, obras de arte e objetos pessoais. Também é possível ver algumas salas e os estábulos.
6 – Ver os esquilos no lindo St James Park
Ali perto do Palácio de Buckingham fica o St James Park, um parque de 23 hectares com muitoas aves…e esquilos! São tão fofinhos gente! Nós levamos uma misturinha com aveia e nozes pra atrair os bichinhos! MAS TOME MUITO CUIDADO POIS ELES PODEM MORDER! O Jean foi mordido por um esquilo em Cardiff.
Fomos na época das cerejeiras floridas (fim de março a abril). Visitar Londres na primavera tem suas vantagens hein!
7 – Picadilly Circus até Leicester Square
Essa área é super famosa pelo telão gigante e em curva, o qual foi recentemente reformado e se tornou o maior da Europa, e também por ser um centro de compras com as famosas lojas da M&Ms e Lego! Você também passará pela China Town.
Se você tem muito interesse em lojas, vale a pena conferir o meu guia de Compras em Londres
Veja mais sobre as lojas de Londres no vídeo abaixo
8 – Covent Garden
Pertinho da Leicester Square está localizado Covent Garden, uma área com várias lojas, artesanato no Apple Market e algumas opções para comer e beber. Ali perto fica o St. Paul’s Church, uma construção do século 17 e também o London Transport Museum.
O Covent Garden é um dos mercados mais antigos da cidade e está entre os meus favoritos da lista 5 melhores mercados em Londres para visitar
9 – British Museum
Se você pulou a parte de compras, pode ir direto para o British Museum, um dos mais importantes do Reino Unido. Ele foi fundado em 7 de junho de 1753 e sua coleção permanente inclui peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas, além de vários itens do Egito e to mundo todo. A entrada é gratuita e você precisa escolher bem o que quer ver, pois o museu é gigante!!
Roteiro em Londres dia 3
O terceiro dia dste roteiro em Londres é mais light e com visitação a 2 bairros bem alternativos!
10 – Tower Bridge
A ponte mais famosa de Londres é maravilhosa de pertinho! Nós passamos de ônibus por ela e voltamos caminhando. É um pouco barulhento demais, o tráfego é intenso, mas dá pra curtir bem! É possível subir e explorar a sala histórica da torre, além de caminhar nas passarelas. A exposição fica aberta das 10 às 17h.
Nesta área também fazem algumas feirinhas de rua, teve uma vez que encontrei até pastel!
Do outro lado da ponte fica a Torre de Londres, Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco com joias da coroa britânica e também considerado o castelo de Londres! Você pode visitar toda a estrutura, ver as jóias e ainda aprender mais sobre a história! Compre o ingresso para a Torre de Londres sem fila
Se você tiver sorte, pode ver daqui a abertura da Tower Bridge subindo para que os barcos maiores passem embaixo. Essa área é bem bonitinha com diversas árvores e bancos.
Aí você pode pegar o metrô Circle Line na estação Tower Hill até Embankment e trocar para a Norther line até a estação Camden Town, a próxima parada. Outra opção é o Natural History Museum pela District Line direto até a Kensington Station.
12 – Natural History Museum
Esta é uma atração bem legal, especialmente para crianças! Vale a pena ir de manhã ou no comecinho da tarde e a arquitetura é simplesmente linda!!! A entrada é gratuita, contém mais de 80 milhões de espécies e várias delas foram coletadas por Charles Darwin. Foi fundado em 1881 e começou com o acervo comprado de Sir Hans Sloane, um viajante colecionador irlandês. Minha área preferida é a dos Dinossauros!
Fiz um artigo completo sobre o Museu de Hstória Natural em Londres, leia!
13 – Camden Town
14 – Little Venice
Esta é uma atração bem diferente, pois é um bairro cheio de canais e muito pituresco (que lembra mais Amsterdam do que Veneza, mas tudo bem)! Muita gente mora nos barcos atracados ali, você consegue ver a decoração no interior de alguns, botijões de gás, vasos de flores e uma torre para “carregar” o imóvel móvel! É um passeio mais calmo.
É possível fazer um passeio pelo canal até Camden Town (em torno de 45 minutos), ver shows de marionetes do Puppet Theatre Barge ou assistir uma peça no famosos Canal Café Theatre. Há várias opções de cafés e restaurantes ao redor do canal.
Roteiro em Londres com mais dias?
Que tal fazer o roteiro do Harry Potter em Londres a pé? Eu visitei várias atrações legais e até um bar de magia chamado The Cauldron! Também dá visitar os estúdios da Warner onde gravaram os filmes do HP.
Você pode conhecer mais museus, fazer um dia só de compras e também visitar o Meridiano de Greenwich.
Para quem deseja explorar mais da Inglaterra, vale a pena conhecer as famosas pedras de 4 mil anos de Stonehenge ou visitar Bath e os banhos romanos de 75 d.C e suas lindas ruas georgianas. Cambridge fica mais pertinho de Londres e é famosa pela Universidade.
Para quem visita Londres durante os meses de junho a agosto, vale a pena dar uma passadinha em Surrey, ao sul da cidade, para visitar os campos de lavanda em Mayfield Farm! É um encanto só! Veja todas as dicas dos campos de lavanda na Inglaterra.
Também veja mais atrações neste vídeo aqui
É isso ai galera, espero que tenham gostado desse roteiro em Londres de 3 dias!
Salve no seu pinterest