Edam e Volendam na Holanda: o que fazer, dicas e muito queijo!

0
251

Edam e Volendam na Holanda são destinos imperdíveis para os amantes dos queijos! Essas duas vilas estão localizadas próximas a Amsterdam e podem ser visitadas em um dia com o mesmo tour, o qual inclusive passa em Zaanse Schans depois.

Edam e Volendam pararam no tempo e estão muito ligadas a construção de diques e canais, os quais influenciaram a economia de cada uma.

Confira as dicas de Edam e Volendam na Holanda e assista ao vídeo!

Edam e Volendam na Holanda: o que fazer, dicas e muito queijo!

Como chegar em Edam e Volendam

As duas vilas estão localizadas ao norte de Amsterdam, aproximadamente 25 km. Você pode visitá-las em um único tour que também inclui Zaanse Schans, a vila dos moinhos de vento!

É uma ótima opção de passeio de 1 dia, fazendo um bate e volta da capital da Holanda. Eu recomendo muito colocar esse tour na sua viagem, veja o meu roteiro em Amsterdam. Principalmente se você for em outros meses além de abril e maio, já que a temporada de tulipas já terá passado e o parque de tulipas Keukenhof estará fechado.

o que fazer em edam holanda queijo
Os canais de Edam são muito charmosos

Aí eu escolhi esta aqui Amsterdã: Viagem de 1 Dia a Volendam, Edam e Zaanse Schans por causa das avaliações e que inclui muitas coisas como visita ao moinho e degustação de queijo. Existem sim tours mais baratos, mas aí você tem que pagar essas experiências separadamente e acaba saindo mais caro. Achei o custo benefício muito bom e fiquei muito satisfeita e contente no final do tour.

Esse tour inclui o passeio às vilas de Edam e Volendam, famosas pelos queijos e com uma arquitetura incrível. Ambas possuem canais e ficam próximas a um lago que antes era mar, e finaliza nos moinhos de vento em Zaanse Schans.


Atenção: a saída do tour é do outro lado do rio na estação central. Não se preocupe pois existem balsas que fazem esse trajeto a cada 5 min ou menos e é grátis. Basta chegar na estação, caminhar até o outro lado próximo ao rio e virar à esquerda para ver os barcos. É só entrar, fazer a travessia e caminhar em direção à empresa virando à esquerda. Se tiver dificuldades, utilize o Google Maps.

como cruzar rio amsterdam norte
Como cruzar para Amsterdam Norte de balsa

Sobre Edam e Volendam

No vídeo abaixo eu mostro como foi o tour em Edam e Volendam e tenho um vídeo dedicado apenas ao Zaanse Schans.

Clique no vídeo abaixo para assistir!

A história de Edam

Edam é uma vila muito pequenininha e bem charmosa com uma população de um pouco mais de 7 mil habitantes. A origem do seu nome vem da palava “dam” que significa represa do pequeno rio E ou Ije. Edam é muito famosa por seu queijo de mesmo nome.

Antigamente a cidade era muito próspera por causa de um canal que ajudava a ter um fluxo maior de barcos na área indos de outras cidades da Holanda. Isso impulsionou o comércio e venda de queijos, peixes e outros produtos. No século 16 havia mais de 33 cais em Edam e permitiram a vila a realizar um mercado a céu aberto 3 vezes ao ano para ajudar na economia (muitos séculos depois virou semanal).

O grande problema é que o mar aberto acabou causando inundações, fazendo com que o canal enchesse rapidamente. Com isso, fecharam o canal, o que acabou com o comércio e a cidade parou no tempo. A principal fonte econômica era o queijo.

edam e volendam cidades para visitar na holanda
Edam é uma vila muito simpática!
tour edam volendam saindo de amsterdam
Ponte de pedestres em Edam

O que fazer em Edam

Em Edam você verá a Igreja St. Nicolas (Grote Kerk) uma catedral gigantesca uma das poucas igrejas neste estilo e com um belo jardim.

A praça principal é muito antiga e é onde ocorre o tradicional mercado de queijo. Durante os meses de julho e agosto, nas quartas-feiras, você verá algumas pessoas com roupas típicas e também um instrumento que carrega vários queijos ao mesmo tempo para representar como era a venda de queijo naquela época. Os compradores verificavam a qualidade do queijo, negociavam o valor e o queijo era levado para os barracões até ficar no “ponto ideal”.

A prefeitura construída em 1737 é bem imponente para o tamanho da vila e atualmente é usada em cerimônias de casamento. Do outro lado da prefeitura está localizada a casa de tijolo mais antiga da área, datada de 1530 e hoje transformada em museu. Ela mostra como era uma construção típica holandesa desse período.

edam excursao amsterdam mercado de queijo
O mercado de queijo acontece nesta praça em Edam

Visitação a loja de queijo

Na saída de Edam passamos em uma loja de queijo da marca Henri Willig, uma das mais conhecidas da Holanda. A guia nos contou em inglês todo o processo de fabricação do queijo, ingredientes, tempo e ferramentas. Ela estava vestida com roupas tradicionais holandesas e era bem divertida (mostro isso no vídeo!).

visita a fabrica de queijo edam
Loja de queijo em Edam, queria levar todos!

Depois provamos vários tipos de queijos bem diferentes feitos com leite de vaca ou cabra e misturados com lavanda, aspargo, ervas, pimenta, pesto… Muitos sabores!

Os preços começavam a partir de 7 euros e nós compramos esse queijo não pausteurizado por 13 euros.



ATENÇÃO: é proibido levar queijo não pausteurizado para o Brasil! Então coma tudo ou escolha um queijo pausteurizado para levar.
Apenas um local no Brasil todo pode produzir queijo não pausteurizado e fica na Serra da Canastra

degustacao queijo edam holanda
Degustração de queijo Edam

A história de Volendam

Antigamente o local de Volendam era o porto de Edam e em 1357, os habitantes de Edam fizeram um pequeno canal para o mar Zuider com um porto próprio. Isso fez com que não houvesse mais a necessidade do porto original, aí represaram e “reclamaram a terra” do mar. Muitos fazendeiros e pescadores se restabeleceram nesta área e a chamada de Vollendam, o que significa “represa completa”.

Aí por causa disso, o mar virou um lago e a água deixou de ser salgada, sendo considerado um dos maiores lagos da Europa. Em frente a ele há muitas casas grandes e bonitas e você verá da rua que as casas vão para baixo, elas são construídas abaixo do nível do mar. Cerca de 40% da Holanda está baixo do nível do mar, por esta razão, a chamam de Países Baixos.

o que fazer em volendam edam
Volendam é uma vila com muitas casinhas coloridas e lojas

O que fazer em Volendam

A partir do século 20, vários pintores foram atraídos por Volendam, como Picasso e Renoir, e hoje atrai turistas do mundo todo.

As casinhas parecem que foram construídas para os turistas, todas muito bem cuidadas e coloridas. Alguns funcionários dos estabelecimentos (e moradores mais idosos) usam a roupa tradicional holandesa. Há alguns restaurantes com mesas e outras que fazem takeaway vendendo peixes, camarão, mexilhão e lula fritinhos. Todos pescados diretamente no mar.

o que comer em volendam frutos do mar
Um takeaway com vários frutos do mar!

Também é possível comprar várias lembrancinhas como cartão postal, pantufas com formato de tamanco de madeira, flores de madeira, camisetas, ímãs, blusas… e você até pode tirar foto com roupas típicas!

Volendam tem duas curiosidades interessantes: daqui saíram muitos artistas holandeses, grupos musicais e jogadores de futebol. Também existe um concurso entre os moradores de quem tem as janelas mais limpas kkkkk E olha que as janelas são enormes!

volendam tour holanda dicas de viagem
Volendam tem restaurantes e lojas de lembrancinhas

Conclusão

Eu gostei muito de visitar Edam e Volendam, achei que o tour foi bem completo e deu tempo de tirar foto (claro que ficamos para trás em alguns momentos haha). Provamos muitos queijos, a loja tinha preço mais acessível do que as lojas na cidade e curtimos passear em Volendam para almoçar. E a cereja do bolo foi em Zaanse Schans!

Gostou de Edam e Volendam na Holanda? Veja como é o passeio em Zaanse Schans e conheça Haarlem: vizinha de Amsterdam!

Edam Volendam Holanda tour saindo de Amsterdam
Edam Volendam Holanda tour saindo de Amsterdam
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here