Edam e Volendam na Holanda: o que fazer, dicas e muito queijo!

0
13

Edam e Volendam na Holanda são destinos imperdíveis para os amantes dos queijos! Essas duas vilas estão localizadas próximas a Amsterdam e podem ser visitadas em um dia com o mesmo tour, o qual inclusive passa em Zaanse Schans depois.

Edam e Volendam pararam no tempo e estão muito ligadas a construção de diques e canais, os quais influenciaram a economia de cada uma.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Confira as dicas de Edam e Volendam na Holanda e assista ao vídeo!

Edam e Volendam na Holanda: o que fazer, dicas e muito queijo!

Como chegar em Edam e Volendam

As duas vilas estão localizadas ao norte de Amsterdam, aproximadamente 25 km. Você pode visitá-las em um único tour que também inclui Zaanse Schans, a vila dos moinhos de vento!

É uma ótima opção de passeio de 1 dia, fazendo um bate e volta da capital da Holanda. Eu recomendo muito colocar esse tour na sua viagem, veja o meu roteiro em Amsterdam. Principalmente se você for em outros meses além de abril e maio, já que a temporada de tulipas já terá passado e o parque de tulipas Keukenhof estará fechado.

o que fazer em edam holanda queijo
Os canais de Edam são muito charmosos

Aí eu escolhi esta aqui Amsterdã: Viagem de 1 Dia a Volendam, Edam e Zaanse Schans por causa das avaliações e que inclui muitas coisas como visita ao moinho e degustação de queijo. Existem sim tours mais baratos, mas aí você tem que pagar essas experiências separadamente e acaba saindo mais caro. Achei o custo benefício muito bom e fiquei muito satisfeita e contente no final do tour.

Esse tour inclui o passeio às vilas de Edam e Volendam, famosas pelos queijos e com uma arquitetura incrível. Ambas possuem canais e ficam próximas a um lago que antes era mar, e finaliza nos moinhos de vento em Zaanse Schans.


Atenção: a saída do tour é do outro lado do rio na estação central. Não se preocupe pois existem balsas que fazem esse trajeto a cada 5 min ou menos e é grátis. Basta chegar na estação, caminhar até o outro lado próximo ao rio e virar à esquerda para ver os barcos. É só entrar, fazer a travessia e caminhar em direção à empresa virando à esquerda. Se tiver dificuldades, utilize o Google Maps.

como cruzar rio amsterdam norte
Como cruzar para Amsterdam Norte de balsa

Sobre Edam e Volendam

No vídeo abaixo eu mostro como foi o tour em Edam e Volendam e tenho um vídeo dedicado apenas ao Zaanse Schans.

Clique no vídeo abaixo para assistir!

A história de Edam

Edam é uma vila muito pequenininha e bem charmosa com uma população de um pouco mais de 7 mil habitantes. A origem do seu nome vem da palava “dam” que significa represa do pequeno rio E ou Ije. Edam é muito famosa por seu queijo de mesmo nome.

Antigamente a cidade era muito próspera por causa de um canal que ajudava a ter um fluxo maior de barcos na área indos de outras cidades da Holanda. Isso impulsionou o comércio e venda de queijos, peixes e outros produtos. No século 16 havia mais de 33 cais em Edam e permitiram a vila a realizar um mercado a céu aberto 3 vezes ao ano para ajudar na economia (muitos séculos depois virou semanal).

O grande problema é que o mar aberto acabou causando inundações, fazendo com que o canal enchesse rapidamente. Com isso, fecharam o canal, o que acabou com o comércio e a cidade parou no tempo. A principal fonte econômica era o queijo.

edam e volendam cidades para visitar na holanda
Edam é uma vila muito simpática!
tour edam volendam saindo de amsterdam
Ponte de pedestres em Edam

O que fazer em Edam

Em Edam você verá a Igreja St. Nicolas (Grote Kerk) uma catedral gigantesca uma das poucas igrejas neste estilo e com um belo jardim.

A praça principal é muito antiga e é onde ocorre o tradicional mercado de queijo. Durante os meses de julho e agosto, nas quartas-feiras, você verá algumas pessoas com roupas típicas e também um instrumento que carrega vários queijos ao mesmo tempo para representar como era a venda de queijo naquela época. Os compradores verificavam a qualidade do queijo, negociavam o valor e o queijo era levado para os barracões até ficar no “ponto ideal”.

A prefeitura construída em 1737 é bem imponente para o tamanho da vila e atualmente é usada em cerimônias de casamento. Do outro lado da prefeitura está localizada a casa de tijolo mais antiga da área, datada de 1530 e hoje transformada em museu. Ela mostra como era uma construção típica holandesa desse período.

edam excursao amsterdam mercado de queijo
O mercado de queijo acontece nesta praça em Edam

Visitação a loja de queijo

Na saída de Edam passamos em uma loja de queijo da marca Henri Willig, uma das mais conhecidas da Holanda. A guia nos contou em inglês todo o processo de fabricação do queijo, ingredientes, tempo e ferramentas. Ela estava vestida com roupas tradicionais holandesas e era bem divertida (mostro isso no vídeo!).

visita a fabrica de queijo edam
Loja de queijo em Edam, queria levar todos!

Depois provamos vários tipos de queijos bem diferentes feitos com leite de vaca ou cabra e misturados com lavanda, aspargo, ervas, pimenta, pesto… Muitos sabores!

Os preços começavam a partir de 7 euros e nós compramos esse queijo não pausteurizado por 13 euros.



ATENÇÃO: é proibido levar queijo não pausteurizado para o Brasil! Então coma tudo ou escolha um queijo pausteurizado para levar.
Apenas um local no Brasil todo pode produzir queijo não pausteurizado e fica na Serra da Canastra

degustacao queijo edam holanda
Degustração de queijo Edam

A história de Volendam

Antigamente o local de Volendam era o porto de Edam e em 1357, os habitantes de Edam fizeram um pequeno canal para o mar Zuider com um porto próprio. Isso fez com que não houvesse mais a necessidade do porto original, aí represaram e “reclamaram a terra” do mar. Muitos fazendeiros e pescadores se restabeleceram nesta área e a chamada de Vollendam, o que significa “represa completa”.

Aí por causa disso, o mar virou um lago e a água deixou de ser salgada, sendo considerado um dos maiores lagos da Europa. Em frente a ele há muitas casas grandes e bonitas e você verá da rua que as casas vão para baixo, elas são construídas abaixo do nível do mar. Cerca de 40% da Holanda está baixo do nível do mar, por esta razão, a chamam de Países Baixos.

o que fazer em volendam edam
Volendam é uma vila com muitas casinhas coloridas e lojas

O que fazer em Volendam

A partir do século 20, vários pintores foram atraídos por Volendam, como Picasso e Renoir, e hoje atrai turistas do mundo todo.

As casinhas parecem que foram construídas para os turistas, todas muito bem cuidadas e coloridas. Alguns funcionários dos estabelecimentos (e moradores mais idosos) usam a roupa tradicional holandesa. Há alguns restaurantes com mesas e outras que fazem takeaway vendendo peixes, camarão, mexilhão e lula fritinhos. Todos pescados diretamente no mar.

o que comer em volendam frutos do mar
Um takeaway com vários frutos do mar!

Também é possível comprar várias lembrancinhas como cartão postal, pantufas com formato de tamanco de madeira, flores de madeira, camisetas, ímãs, blusas… e você até pode tirar foto com roupas típicas!

Volendam tem duas curiosidades interessantes: daqui saíram muitos artistas holandeses, grupos musicais e jogadores de futebol. Também existe um concurso entre os moradores de quem tem as janelas mais limpas kkkkk E olha que as janelas são enormes!

volendam tour holanda dicas de viagem
Volendam tem restaurantes e lojas de lembrancinhas

Conclusão

Eu gostei muito de visitar Edam e Volendam, achei que o tour foi bem completo e deu tempo de tirar foto (claro que ficamos para trás em alguns momentos haha). Provamos muitos queijos, a loja tinha preço mais acessível do que as lojas na cidade e curtimos passear em Volendam para almoçar. E a cereja do bolo foi em Zaanse Schans!

Gostou de Edam e Volendam na Holanda? Veja como é o passeio em Zaanse Schans e conheça Haarlem: vizinha de Amsterdam!

Edam Volendam Holanda tour saindo de Amsterdam
Edam Volendam Holanda tour saindo de Amsterdam
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here