Parque de tulipas na Holanda: dicas para visitar o Keukenhof

26
519

Mais de 7 milhões de tulipas, narcisos e jacintos dão um show de cores e perfumes em no Keukenhof, o maior parque de tulipas na Holanda. Fica aberto apenas 8 semanas ao ano e atrais milhões de visitantes do mundo todo!

Data de abertura do Keukenhof 2019: 21 de março e vai até 19 de maio. Adquira seu ingresso para o campo de tulipas na Holanda com transporte incluso!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Uma das maiores atrações da Holanda abre apenas na primavera a partir do mês de março. A tulipa é um dos símbolos da Holanda e não é a toa que atrai muitos turistas. Neste Guia Keukenhof vou dar as dicas para visitar os campos de tulipas na Holanda sem problemas, como evitar erros e planejar as suas férias na Europa! Assista o vídeo!

Dicas para visitar Keukenhof: o parque de tulipas na Holanda

campos tulipas coloridas na holanda
Impossível não se apaixonar pelo parque de tulipas na Holanda!

Neste artigo vou cobrir os seguintes temas

  1. O que é o Keukenhof?
  2. Quando visitar o parque de tulipas?
  3. Horário de funcionamento do parque de tulipas
  4. Quanto custa o ingresso para o Keukenhof?
  5. Como chegar no parque de tulipas na Holanda
  6. Tema Keukenhof 2019
  7. O que ver no Keukenhof
  8. O que acontece com as tulipas no fim da temporada
  9. Estrutura do parque das tulipas
  10. Desfile das Flores

Keukenhof: o maior parque de tulipas na Holanda

O Keukenhof é conhecido como Jardim da Europa e o maior jardim de flores do mundo. Tudo começou lá no século 15 com a construção do castelo do Keukenhof e, em 1857, seu jardim foi reformulado no estilo inglês (ainda presente no parque). Transformar o jardim em um parque aberto ao público surgiu lá em 1949 como uma exposição de flores na qual floricultores do mundo todo poderiam mostrar suas plantas e trocar ideias. E deu muito certo! Já no primeiro ano recebeu mais de 236,000 visitantes!

Mas há espaço pra todo mundo, o parque é gigante e tem o tamanho de 32 campos de futebol! o.O

Todo ano várias empresas expõem suas flores no Keukenhof, o que o torna uma plataforma para o setor da floricultura. Até o Papa recebe tulipas do Keukenhof para decorar a praça na Páscoa.

dicas para visitar parque de tulipas na holanda
Tulipas de todos os tipos no Keukenhof

Quando ver tulipas na Holanda?

As tulipas florescem na primavera entre março a maio! A abertura do parque varia todo ano, geralmente na terceira semana de março até metade de maio. Em 2019 o Keukenhof abre 21 de março e vai até 19 de maio.


A melhor época é na metade de abril quando todas as flores já estão abertas, um show de cores! Foi quando eu visitei e vou dizer que tava maravilhoso.

Horário de funcionamento do parque de tulipas

O parque abre às 8h da manhã e é o melhor horário, pois tem pouca gente. Então se programe pra chegar esse horário e não ter que brigar com ninguém no parque (quase tive umas fights com a galera principalmente nas pontes super cheias ahueaheua). A última entrada é as 18h e fecha oficialmente as 19:30.

Se quiser ir mais no fim da tarde também é uma opção, pois costuma ficar mais vazio lá pelas 17h. E procure visitar DURANTE A SEMANA quando está bem mais calmo.

Feriados com o Páscoa, finais de semana e o dia do desfile das flores são os dias mais movimentos e cheio de gente!

A sua visita deve durar entre 2 a 3 horas e mais uma hora de transporte mais ou menos.

tulipa negra gotica suave holanda
Tulipa negra gótica suave

E se eu for antes ou depois da floração?

Eles plantam diversas flores no parque, sempre vai ter um coloridinho aqui ou ali. Só no inverno que não tem jeito né galera aheuahe Se você quer ver o parque, não tem mau tempo! Mas lembre-se que ele fecha porque não há mais flores no último dia em maio.

E se chover?

Sempre é bom dar uma olhada na previsão do tempo e escolher o dia mais ensolarado, já que o parque fica lindo e cheio de cores. De qualquer forma, se nada der certo, leve uma capa de chuva. Nada melhor que tulipas para colorir o dia né!

Quanto custa visitar o Keukenhof?

A entrada para o parque custa 17 euros e pode ser comprada online no site oficial. O ticket não tem data nem horário, é válido para qualquer dia da temporada, então é só imprimir e mostrar na entrada.  E só vale para aquele dia. Get Your Guide!

Há também os tickets combinados com transporte local e que eu recomendo muuuuito comprar! Eu não me organizei direito e gastei muito mais do que devia pagando o transporte por conta pois fui até Lisse de trem (8 euros) e de lá fui de busão para o parque (12 euros ida e volta) que tava uma fila enorme!! Ou seja não compensou não, foi pura burrice querer comprar separado achando que iria economizar.

Então para evitar dor de cabeça, sugiro comprar online o ingresso junto com o transporte. Confira aqui mais detalhes sobre esse ingresso para tulipas combo!

o que fazer no parque de tulipas keukenhof holanda
Faceira no meio de tantas cores..só faltou tulipa azul para combinar com o cabelo!

Como chegar no parque de tulipas na Holanda?

O caminho até o Keukenhof é lotado de parques de tulipas na Holanda e há muitos entre  Haarlem-Lisse-Leiden (onde fica o parque) e você avista da estrada. É lindo e um show de cores!

Com ingresso combinado tipo excursão

Para quem não quer se incomodar e está em Amsterdam, sugiro duas opções uma de bus e outra de barco! Duas bem diferentes, clique no link para ver as informações

  1. ingresso com transporte de bus de Amsterdam ao Keukenhof 
  2.  ingresso com transporte de barco até o parque

De carro

Bote no seu Google Maps o nome do parque e siga as rotas. As estradas são ótimas e as paisagens incríveis com tantos parques coloridos. Dá vontade de parar toda hora para tirar foto. Além disso, existe a rota das tulipas com mais de 100km contínuos de flores!

O estacionamento do parque é muito grande e você paga 6 euros pela diária.



passear campos de tulipas na holanda amsterdam keukenhof
Campos de tulipas na Holanda vistos da estrada

De transporte público

Se você não comprou o ingresso com transporte incluso, você consegue ir de transporte público, só precisa prestar muita atenção para não pegar o errado!

Para chegar no Keukenhof é necessário um ônibus especial que sai de Leiden chamado Arriva. Porém, dependendo da cidade em que você está, pode chegar lá com ônibus público.

No caso de Haarlem seria o busão 50 e caminhar alguns metros até o parque.

Outra opção é sair do aeroporto Schiphol (chegue lá com o trem ou o ônibus 197) e procurar pelo ônibus 858 até o Keukenhof no Arrivals 4 pertinho do Starbucks.

CONFIRA O QUE FAZER EM AMSTERDAM

Se você for pra Leiden (o que eu recomendo muito pois a cidade é um charme só) o ponto de ônibus fica logo na saída da estação de trem e você reconhecerá pela fila enoooorme que faz logo de manhã. Apesar de grande, a fila anda rapidinho e os ônibus passam a cada 10min mais ou menos. Aí é só mostrar o papel com sua entrada e pronto! Caso não tenha comprado o ticket combinado, pode comprar o ticket de ida de volta dentro do ônibus pagando com CARTÃO (não aceitam dinheiro em vários meios de transporte na Holanda).

como chegar no keukenhof
Ponto de ônibus em Leiden

Tema Keukenhof 2019

Todo ano há um mosaico formado com tulipas em uma área do parque. Ele é grandão e precisa subir numa plataforma para avistar o desenho. Em 2019 escolheram os anos 60 e slogan FLOWER POWER, o poder das flores e muita paz!

O tema aparece no mosaico e também os carros alegórios no Desfile das Flores.

O que ver no Keukenhof?

Tulipas é claro, mais de 800 tipos…hahaha e muita gente, moinhos, campos, lago e pavilhões!

Pavilhões de flores

Os pavilhões são gigantescos, tipo uma estufa, e possuem diversos tipos de flores diferentes, alguns meio raros até…. Dentro deles que você encontrará as tulipas mais bonitas! Em todos os pavilhões há restaurantes e banheiros.

  • Oranje Nassau Pavillion: o maior e que você vê logo na entrada com várias flores diferentes toda semana, diversos arranjos florais
  • Willem Alexander Pavilion: Vários tipos diferentes de tulipas, lírios e outras flores
  • Beatriz Pavilion: Orquídeas e Antúrios
  • Juliana Pavillion: Exibição Tulpomania que conta a história da tulipa desde o século 17, tulipas que valem ouro, informações sobre cultivo etc.

Essas duas tulipas abaixo foram as minhas favoritas! As plaquinhas possuem o nome da tulipa, distribuidor e o site.

tulipas estufa parque keukenhof placa de identificacao
Tulipas dentro dos pavilhões do Keukenhof

Região do lago

Para todo lugar que você olha é um show de cores e beleza. Eu gostei muito da região próxima ao lago, um ótimo lugar para fazer um picnic… No lago há umas estruturas de madeiras que “imitam vitórias régias”e que você pode pisar.

caminhar sobre o lago keukenhoflago keukenhof pato fonte

Algumas esculturas estão espalhadas pelo parque, como esses dois bulbos gigantes que mais parecem a bundinha do pato Donald aheuahe

escultura bulbo tulipa keukenhof ficas

dicas visitar parque tulipas amsterdam holanda

Moinho e pontes no parque

Uma das áreas mais disputadas é o moinho construído no século 19, no qual é possível subir para ter uma vista legalzinha do parque e dos campos de tulipas do outro lado, e também onde saem os passeios de barco que dura 45min. Os tickets são vendidos no próprio moinho.

Dá pra ver esses campos de tulipas de bicicleta, as quais podem ser alugadas na entrada do parque ou em outras cidades.

moinho keukenhof parque de tulipas holandas
Moinho de vento no Keukenhof é super disputado

Além das tulipas há alguns espaços com outras flores, também muito bem cuidadas e lindinhas.

flores holanda dicas abril
Outros tipos de flores plantados no parque das tulipas na Holanda

parque de tulipas na holanda keukenhof dicas

Estrutura do Parque das Tulipas

Não esqueça de pegar seu mapa logo na entrada do parque!

Você pode subir todas as fotos na hora pois o parque tem wi-fi grátis! Também é possível deixar suas coisas nos armários na entrada principal.

Há banheiros espalhados por todo o parque com acessibilidade. Também é possível alugar cadeiras de rodas gratuitamente, só precisar reservar pelo site oficial um dia antes.

Existe algumas áreas para crianças com bichinhos e casa de bonecas.

Há muitos restaurantes, no entanto as opções não são muito boas. Eu sugiro levar um lanche e fazer um picnic, como vi muitos europeus fazendo!

Para quem quer se refrescar, é só encontrar um dos carrinhos de sorvete espalhados no parque e fora dele tem umas barraquinhas de batata frita muito gostosas e que recomendo!

o que comer no keukenhof parque tulipas holanda

O que acontece com as tulipas no fim da temporada?

Depois que acaba a temporada de tulipas, todas as flores são coletadas e queimadas! Como muita gente do mundo todo visita o parque, pode ser que algum vírus seja transmitido e que pode contaminar as plantações nas estufas causando um prejuízo lazarento.

xablau on fire

A beleza é temporária então tem que aproveitar 🙂

fonte parque de tulipas keukenhof
Lago e fonte com tulipas vermelhas

Desfile das flores

O desfile das Flores é formado por carros alegóricos decorados por…flores obviamente! É um desfile bem devagar que começa no parque e passa por diversas cidades: se inicia em Noordwijk às 9:30 e termina em Haarlem as 21:30.  Provavelmente o Desfile das Flores passará no Keukenhof às 15h.

O lugar menos esperto para ver o desfile é nas proximidades do Keukenhof. Justamente porque TODO MUNDO TEM A MESMA IDEIA. Aí você não tem lugar pra sentar, não dá pra ver e os carros passam muito devagar. Demora uma eternidade haueahe Mas é muito bonito.

No vídeo eu mostro como arranjei um lugarzinho num muro e briguei com uns alemães pra poder ver os carros hahaha

Veja o vídeo

Onde se hospedar para ver o parque

As cidades mais próximas são Leiden e Haarlem, eu conheci as duas e gostei muito da vibe. Tem várias coisas legais para fazer e aquela atmosférica típica da Holanda sabe:

Em Leiden sai o bus direto pro Keukenhof e o desfile das flores termina em Haarlem (confira o artigo Haarlem: vizinha imperdível de Amsterdam!).

Se você já reservou Amsterdam, não tem problema, há vários transportes para chegar lá e você pode fazer um bate e volta. São apenas 30 km até o parque.

Confira aqui uma lista de onde se hospedar

tulipas cor de rosa amarela holanda keukenhof

Quem ai quer ver as tulipas na Holanda de pertinho comenta! Salve a imagem abaixo no seu pinterest

Guia Parque das Tulipas na Holanda, como visitar, ingressos e muito mais!

mais ficas sobre a Holanda

Como é viajar de trem na Holanda

O QUE FAZER EM AMSTERDAM
VIAJAR DE ÔNIBUS PELA EUROPA: PREÇOS BARATOS E EMPRESAS


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

26 COMENTÁRIOS

  1. Socorro, gente! Eu não sabia que queimavam as tulipas assim. Que triste!
    Mesmo assim, gostaria muito de conhecer, São as minhas flores favoritas!
    As fotos estão lindas

  2. É lindo demais!! Eu queria tanto conseguir ver esse ano, mas não vai dar. Espero poder no próximo. Adorei as dicas e as fotos!

  3. Oi Angiiieee !! Q lindo esse parque , maravilhoso , mto fofo . E as tulipas q coisa mais linda ! Peninha acabar c/ elas depois , enfim tem mauuss necessários . Adoro moinhos , adorei ver um . Parabéns e grata mais uma vez pela sua boa vontade e talento em passar as dicas pra gente ! Bjusss e ansiosa por mais viagens e claro vc tb haha bj

  4. Deve ser uma explosão de cores e aromas este lugar. Um despertar variado de sentidos. Impressionante a quantidade de cores e formatos expostos no parque. 🙂

  5. Eu estive em Amsterdam em maio do ano passado e tinha “acabado de acabar” a temporada dessa lindeza… Tristeza sem fim…de qualquer forma, mais um motivo para voltar em breve né?!

  6. Quando cheguei em Amsterdã pela primeira estava crente que ia ver Tulipas. Mas não hahahaha ai quando fui perguntar me falaram desse parque. Aiiiii caiu a ficha mas já não dava tempo de ir. Fiquei na vontade hahaha

Curtiu? Comentaí!