O que fazer em Sevilha, a quarta maior cidade da Espanha? A capital da Andaluzia reúne diversas atrações legais e que podem ser visitas em um roteiro a pé, já que ficam próximas. Ela pode ser combinada com uma visita a Córdoba e Granada.
Neste artigo falo sobre os melhores pontos turísticos de Sevilha, melhor época para visitar, curiosidades e roteiro em Sevilha de 2 e 3 dias. Aproveite e assista o vídeo! Atualizado janeiro 2024.
Roteiro em Sevilha e dicas de viagem
Índice do Artigo
A Andaluzia é uma região especial da Espanha, já que possui arquitetura muito diferente das outras partes chamada de arte Mudéjar (uma mistura de vários estilos e muita influência árabe). Além disso, é uma possibilidade de comer bem e conhecer o flamenco, um estilo de dança e música que remonta às culturas cigana e mourisca com influência árabe e judaica.
Quando visitar Sevilha
O clima de Sevilha é mediterrâneo então você não passar frio mesmo no inverno… mas pode sofrer muito no verão aheuahea Então planeje a sua viagem para Sevilha na primavera ou outono.
Verão (junho a agosto): muito tenso visitar nesta época pois a temperatura fica entre 34 a 40 graus e a sensação térmica passa de 50 graus. Não tem brisa e a maioria dos lugares não tem sombra, eu já passei calor no outono e nunca iria visitar Sevilha no verão hauehae
Outono (setembro a novembro): eu visitei Sevilha no outono e achei muito bom, pois peguei dias ensolarados e quentes. Usei calça, camiseta e uma jaquetinha e não passei frio, mesmo a noite. A temperatura ficou entre 18 a 24 graus. As cores nos parques mudam um pouco, mas percebi que estavam muito verdes se comparar a minha viagem a Barcelona alguns dias antes.
Inverno (dezembro a fevereiro): não faz tanto frio, já que a temperatura fica em torno de 10 graus, mas chove muito! Nessa época alguns estabelecimentos fecham mais cedo.
Primavera (março a maio): acontece o mesmo que o Outono, Sevilha fica mais quente que as outras cidades mais visitadas da Europa. As árvores já vão estar verdinhas e as flores já estão esbanjando cor, um show para quem visita o parque e os jardins do Real Alcázar.
Onde ficar em Sevilha
Há várias opções legais de hospedagem em Sevilha e considero o Centro Histórico a melhor escolha! Aqui estão localizadas principais atrações como a Catedral de Sevilha e a Torre Giralda ao lado do Real Alcázar.
Essas são algumas opções de acomodação que recomendo:
Hotel Doña María Nota: 8,6 ⭐⭐⭐⭐ Situado em um antigo palácio no centro de Sevilha, possui vista privilegiada para a Catedral e a Giralda, sendo um dos hotéis com a melhor localização. Possui uma piscina sazonal e um estacionamento próprio (perfeito para quem viaja de carro, já que é difícil estacionar no centor da cidade). O quarto até com um closet para organizar a bagagem. O chuveiro é muito bom e oferece cafeteira com cápsulas de café e chás além de 2 garrafas de água mineral de cortesia.
Melia Sevilla nota 8,4 ⭐⭐⭐⭐ Hotel com instalações modernas e bem cuidadas, quarto confortável e agradável com espaço suficiente para malas e proporcionando um bom descanso depois de um dia de passeio pela cidade. O atendimento é excelente, com profissionais prestativos e simpáticos, dispostos a ajudar sempre que necessário. Possui uma piscina bem grande e estacionamento coberto.
For You Hostel Nota: 8,3 ⭐⭐quando visitei a cidade sozinha, escolhi ficar neste hostel em um quarto compartilhado com 6 pessoas. Gostei muito porque os quartos são limpos, camas confortáveis, armários são grandes e o lobby é bem decorado
Itaca Sevilla by Soho Boutique Nota 8,0 ⭐⭐⭐ Achei esse hotel incrível e pertinho das Setas! É uma antiga mansão convertida em hotel e com um pátio tipicamente sevilhano e ainda conta com uma pequena piscina exterior. Hospedes elogiaram o atendimento excelente dos funcionários, tanto na recepção quanto no restaurante.
> > > Veja mais opções e detalhes de cada bairro de Sevilha na minha lista Onde ficar em Sevilha: hotéis e Melhores Bairros
Como chegar em Sevilha
Sevilha possui um aeroporto servido por companhias low cost europeias como a RyanAir. Eu paguei 20 euros de Barcelona a Sevilha, o que bus seria impossível já que custaria uns 90 euros e 17h de viagem. De trem sai 11h e custa em torno de 50 euros. De Madrid também fica longe.
A opção mais fácil de ir do aeroporto de Sevilha ao centro é ônibusda Línea EA! Demora em torno de meia hora e custa 4 euros (6 euros se for ida e volta). A parada dele é logo na saída do terminal e pode comprar a passagem direto com o motorista.
Os horários de funcionamento desse bus são:
- Aeroporto centro: das 4:30 até as 1:15 da madrugada
- Centro aeroporto: 4:30 até 00:30.
Pontos turísticos em Sevilha
Sevilha pode ser feita em 2 dias, porém acho muito corrido. Eu recomendo este roteiro em Sevilha de 3 dias completos pelo menos para aproveitar bem, pois algumas atrações você caminha demais.
Roteiro em Sevilha resumido
Neste roteiro em Sevilha eu inclui 2 atrações pagas: o Real Alcázar e a Catedral de Sevilha. Você pode reservar ingresso com antecedência e fazer os dois no mesmo dia, porém acho muito cansativo já que caminha bastante em ambos. Em cada um levei mais de 2 horas para visitar quase tudo.
Resumo do que fazer em Sevilha em 3 dias:
- Dia 1: Catedral, Rio Guadalquivir, Torre del Oro, Plaza de España, Parque Maria Luisa
- Dia 2: Real Alcázar, Arquivo Geral das Índias, Metropol Parasol
- Dia 3: Triana, show de flamenco, museus
As outras atrações em Sevilha mostradas aqui são gratuitas! Assista o vídeo abaixo para ter uma ideia melhor:
Sevilha Dia 1: Centro histórico
1 – Catedral de Sevilha
A Catedral de Sevilha é a terceira maior Catedral do mundo! Ela foi construída pra impressionar mesmo e possui área de 11520 m²! Só perde para a Basílica de São Pedro no Vaticano (23000m²) e Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida no Brasil (12000m²).
Ela foi construída em várias épocas diferentes, começou como mesquita e, após a Reconquista, adquiriu os “estilos cristãos”. O que prevalece é o gótico, sendo que é a maior catedral gótica do mundo.
No seu interior estão: Capilla Mayor com altar gótico de 45 painéis sobre a vida de Cristo, túmulo de Cristóvão Colombo, uma coleção gigante de obras de arte e jóias e um órgão gigante e muito bonito.
Garanta seu ingresso para Catedral de Sevilha e a Torre Giralda
A visita demora em torno de 2 horas, mas eu recomendo explorar os telhados da Catedral de Sevilha. É um tour especial que acontece poucas vezes ao dia e é guiado. Por essa razão sugiro comprar antecipadamente pela internet. O tour começa dentro da catedral rapidinho e sobe para os três níveis de telhados, conta a história da construção, reaproveitamento de materiais, escoamento da água, iluminação e diversos fatores que nem imaginamos. A vista é uma beleza só ainda mais no fim do dia.
Se você não quiser fazer o tour, pode entrar de graça na Catedral durante o horário da missa usando as portas do lado esquerdo e nas segundas feiras entre as 14h e 18:30. Eu fiz isso rapidinho sem querer pela manhã.
2 – Torre la Giralda
Para quem faz o tour normal da Catedral, poderá visitar também La Giralda, a torre dos 24 sinos. Não há degraus para subir, apenas várias rampas (diz a lenda que subiam com um burro durante a oração). De lá você tem uma vista panorâmica da cidade.
3 – Plaza de Toros
Essa é uma visita bem controversa, pois ainda existem touradas na Espanha, especialmente na Andaluzia, onde a tradição é muito forte. Construída no século XVIII, é a praça de touros mais antiga e apelidada de Catedral do Toureio. Você pode conhecer o museu e a arena apenas com visita guida.
No mês de abril acontece a Feria de Sevilla, um festival de 6 dias que celebra a primavera e início das touradas. As pessoas se vestem com trajes tradicionais, há muita música, flamenco, desfiles de cavalos e comida nas barracas (chamadas de casetas e algumas são reservadas apenas para sevilhanos com convite). Surgiu como uma feira de gado no século 19.
4 – Rio Guadalquivir
Caminhar ao longo do Rio Guadalquivir é um passeio inesquecível em tardes ensolaradas. Apesar do nome difícil, o trajeto ao longo dele é tranquilo e você pode fazer Cruzeiro de 1 Hora com guia.
5 – Torre del Oro
Essa seria a “Torre de Bélem” de Sevilha: foi construída como torre de defesa e vigia contra eventuais invasões do ladinho do Rio Guadalquivir. Os mouros usavam uma corrente enorme para bloquear o tráfego no rio e que era conectada entre essa e outra torre do outro lado do rio.
Mais tarde foi a Torre foi usada para guardar as riquezas das colônias espanholas (provavelmente dai que veio o nome Torre del Oro). Hoje ela abriga o museu naval e também um terraço. A entrada é grátis nas segundas.
Universidade de Sevilha
Essa Universidade foi construída em 1505, possui mais de 80 mil alunos e funcionários e é a terceira maior universidade da Espanha! O prédio é muito bonito e fica pertinho de um dos pontos mais importantes da cidade: a Plaza España!
6 – Plaza de España
Uma praça ampla com um edíficio em formato semi oval com um rio, fontes e pontes. Essa é a Praça de Espanha, uma das mais famosas e bonitas da Europa. Tem até passeio de barco pelos canais gente, meio clichezão né mas fazer o que se o povo gosta!
Cada ponte simboliza os 4 reinos antigos da Espanha e existem 48 bancos de azulejos para cada província do país.
Você pode subir no terraço do lado direito da praça para uma vista legal. Exatamente nesse lugar foram gravadas algumas cenas de Star Wars: o ataque dos clones.
7 – Parque Maria Luisa
Na frente da Plaza de España fica o Parque Maria Luisa, um ótimo lugar para relaxar nos banquinhos embaixo das árvores. Eu dei uma fugidinha do ~calor do outono~ huaehaue O lugar é enorme e fácil de se perder. Tem várias coisas interessantes como a Plaza América, Museu Arqueológico de Sevilha e o Museu de Artes e Tradições Populares (mais pro finzinho do parque).
O que fazer em Sevilha dia 2
8 – Real Alcázar
O palácio Real Alcázar é gigante e maravilhoso, uma daquelas atrações que vale muito a pena visitar e está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Ele é o palácio real mais antigo da Europa e ainda serve de residência real (quem diria que a Espanha ainda tem rei, não é mesmo).
⚠️ ATENÇÃO ⚠️ Como é a atração mais visitada de Sevilha, sugiro comprar os ingressos pela internet com antecedência! Adquira os ingressos para o Real Alcazar de Sevilha aqui
Aqui foram gravadas as cenas do Game of Thrones e representou o Palácio Martell chamado Water Gardens de Dorne. Impossível não esquecer dos jardins cheio de laranjas e as tretas que rolaram neles haueahe. Infelizmente não é possível subir naquela varanda onde Ellaria do Oberyn tem uma discussão com o príncipe de Dorne para vingança da Cersei e que aparece os jardins de fundo.
Sua construção começou no século 12 como uma fortaleza árabe e foi sendo expandida durante os próximos anos. Esta fortificação evitou algumas invasões da cidade como os vikings lá em 884.
É um passeio inesquecível pois cada sala tem uma decoração única, o pátio e os jardins são maravilhosos com diversos padrões geométricos e e azulejos. Esse é um dos melhores exemplos da arte Mudéjar (fenómeno exclusivamente ibérico que combina e reinterpreta estilos artísticos cristãos como românico, gótico e renascentista com a arte islâmica.)
Veja mais detalhes sobre o tour no meu artigo Real Alcázar de Sevilha: Guia Completo!
O que eu mais gostei foi o Salão dos Embaixadores com o teto em forma de esfera dourada que representa o universo e detalhes de estrelas.
Recomendo ir cedo pela manhã para não pegar tanto movimento. Eu cheguei lá antes da abertura e já tinha uma fila enorme para comprar ingresso, por isso recomendo comprar online para fugir desta. Com o ingresso digital você pega uma fila menor, apenas para passar pela segurança e raio x. Recomendo muito fazer uma Excursão Guiada no Alcázar de Sevilha.
Você irá passar no mínimo 2 horas no Real Alcázar!
> > > Ingressos Real Alcazar de Sevilha
9 – Arquivo Geral das Índias
Essa é uma atração menos visitada, mas muito legal pois a entrada é gratuita e possui uma arquitetura muito bonita. Deveria ser uma biblioteca, mas os livros são todos falsos e os principais arquivos estão escondidos.
Aliás, toda essa região é muito bonitinha e é chamada de Distrito Santa Cruz. Logo que você termina a visita no Alcazár, você passa pelo Patio de Banderas, uma praça simples mas com uma vista legal da Catedral.
10 – Metropol Parasol
Também conhecida como “Las Setas” (cogumelos), essa estrutura maravilhosa em madeira oferece uma vista panorâmica incrível da cidade e foi construída em 2011.
O ingresso usta apenas 3 euros e você ainda ganha 1 euro de desconto ao comprar alguma coisa no café lá no topo. Eu usei para experimentar o tinto de verano, um drink bem tradicional da cidade que mistura vinho tinto e refrigerante de limão. Recomendo ir ao por do sol para ver a mudança das cores! Também havia sanduíches e salgadinhos baratinhos para comer.
Na base do Metropol fica o Antiquarium, uma atração arqueológica de restos de uma cidade romana e mosaicos.
Dicas de Sevilha: Dia 3
11 – Distrito de Triana
Os dois lados da cidade são bem diferentes. O destrito de Triana fica do outro lado da Ponte Isabel II, também conhecida como Ponte de Triana. Aqui vivia o povo animado como artistas de flamenco (dançarinos, cantores guitarristas), marinheiros, toureiros, artistas de cerâmica… O principal ponto turístico de Triana é o Mercado, onde você encontra vários produtos frescos e locais como queijos, embutidos, olivas e por aí vai. A Igreja Santa Ana é outro ponto interessante e aproveite para conhecer as casas de cerâmicas, uma tradição desde os tempos romanos!
Dê uma passadinha para conhecer a Calle Betis, cheia de restaurantes, bares e clubes. Pesquise bem antes de entrar, pois normalmente as comidas são bem mais caras nessa rua.
Aqui existia a Escola de Navegação (Escuela de Mareantes) que instruiu muitos marinheiros que tomaram parte nas viagem como a de Cristóvão Colombo à América. E PASMEM: havia também uma fábrica de aeroespacial chamada Hispano Aviación na rua San Jacinto e que construiu o primeiro avião a jato da Espanha chamado de Saeta.
Como Triana parece ter uma identidade única, os moradores “Trianeros” falam “estou indo para Sevilha” quando atravessam a ponte ahueahe
12 – Flamenco
E não pode faltar no seu Roteiro em Sevilha: Show de Flamenco!!
Uma das atrações mais famosas da cidade, o flamenco é um estilo de dança e música que surgiu de uma fusão das várias culturas que habitavam Sevilha no século 18. Você pode ver algumas performances na rua, mas acredito que um show é incomparável! Existem vários lugares que oferecem jantar com o show ou sem o jantar. Recomendo este aqui Show de Flamenco com Bebida em Tablao de Triana
13 – Visitar Museus
Se você gosta de museus, há muitos para visitar em Sevilha, mas aí você precisa de mais dias né! Os mais famosos são:
- Museo de Bellas Artes
- Museo del Baile Flamenco
- Centro Andaluz de Arte Contemporânea
- Museo arqueológico de Sevilla
Se você tem mais dias no seu roteiro em Sevilha, recomendo fazer um bate e volta em Ronda, uma cidade histórica e muito bonita. De Sevilha você pode continuar a viagem para Granada e Alhambra ou Córdoba ou até para o Marrocos!
O que comer em Sevilha
E claro que não podia faltar boa comida neste roteiro em Sevilha! No centro histórico há diversos restaurantes, mas recomendo procurar aqueles mais escondidinhos. Os preços são mais amigáveis e a comida mais gostosa.
As tapas são os mais famosos pratos da Espanha, e que na realidade são porções pequenas de várias coisinhas.
Em Sevilha servem várias porções com frutos do mar, o que nos lembra de um dos mais famosos pratos da culinária espanhola: a PAELLA! Os restaurantes mais recomendados são:
- Gusto (Calle Alemanes 23)
- El Gallinero de Sandra (Calle Esperanza Elena Caro 2)
- Catalina Casa de Comidas y Más (Plaza Padre Jerónimo de Córdoba 12)
- La Azotea (Calle Conde de Barajas, 13)
- Baco Cuna2 (Calle Cuna 2)
Para lanche recomendo comer os churros espanhóis: eles são bem compridos e não são recheados. Na real eles mergulham o churros no chocolate e são bem baratos.
O famoso drink tinto de verano de Sevilha, uma mistura de vinho tinto com refrigerante de limão, é oferecido em toda parte. Alguns possuem pedaços de fruta dentro! É um pouco semelhante à Sangria, porém está tem mais especiarias como canela, açúcar, suco de laranja e por aí vai.
Gostou destas dicas de o que fazer e roteiro em Sevilha?
Leia mais dicas da Espanha:
Como é voar Alitalia São Paulo, Roma e Barcelona
O que fazer em Barcelona em 3 dias
Gostou desse roteiro em Sevilha? Salve no seu pinterest!
Sevilha é uma cidade simpática mas não dá mesmo para visitar no Verão. Dá até para passar mal com o calor. Boas dicas
Eu amooo Sevilha guria, pra mim é uma das cidades mais charmosas da Espanha. Quero voltar e ficar mais dias, tipo um mês inteiro huehuehuehueheu
Sevilha é a próxima cidade que quero conhecer quando retornar a Espanha. Acho ela muito encantadora. Adorei as dicas, vão auxiliar no meu planejamento.
Guria, fui a Espanha e não conheci Sevilha. To louca pra voltar. Adorei tuas dicas, vão me ajudar a planejar está próxima trip!
Oi guria, quase fui para a Espanha este ano, mas minha viagem bugou! Acabou indo só meu filho e eu fiquei extremamente frustrada aqui no Brasil! ? Tenho muita vontade de conhecer essa região de Sevilha, seu post tem dicas incríveis que facilitarão muito a organização de uma viagem. Vou salvá-lo em meus favoritos.
Abraços,
Gracias , estoy en Sevilla , seguiré tus consejos.
Ótimas dicas do que fazer em Servilha, uma das cidades que ainda não visitamos e temos muita curiosidade!
Esse roteiro de Sevilha de 2 e 3 dias está maravilhosoo, vai me ajudar demais no planejamento. Obrigadaa amo seu blog
Fico feliz que gostou Michele! De Sevilha você pode viajar até Córdoba, Granada e Málaga!
Quero muito conhecer o Metropol Parosol, na faculdade falamos muito dele. Dever ser incrível. Alias todos os pontos de Sevilha parecem ser bem interessantes, adorei saber que Star Wars foi filmado por ali.
Nós adoramos a cidade de Sevilha e realmente um roteiro de 3 dias é bem legal para conhecer seus pontos turísticos.
Ótimo roteiro, com os principais pontos para visitar. Mas deixo a dica de ficar mais dias, que cidade maravilhosa! energia incrível, noite gostosa, cheia de bares gostosinhos e tapas deliciosas. Até entrei numa ruma contramão e a galera dos bares me salvou de tomar uma multa…hahahah
com certeza, gostaria de ter ficado mais dias para aproveitar os bares, quero levar meu marido na próxima!!