O que fazer em Barcelona: roteiro e dicas para 3 dias!

24
4649

Descubra o que fazer em Barcelona, uma das cidades mais visitadas da Espanha. A capital catalã possui inúmeras atrações, como casas modernistas, praias, comida boa e parques. Barcelona é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros de todas as idades, já que seus pontos turísticos englobam cultura, história e festa! Atualizado em 24 julho 2023

Fiquei vários dias na cidade e fiz uma lista o que fazer em Barcelona em 3 dias para você aproveitar ao máximo a sua viagem à Espanha. Também dou dicas da melhor época, onde ficar em Barcelona e como funciona o transporte de metrô e ônibus. Confira este o que fazer em Barcelona e roteiro de 3 dias!

O que fazer em Barcelona: roteiro e melhores atrações

Quando visitar Barcelona: melhor época para visitar

Barcelona não tem época ruim, graças ao clima mediterrâneo, a cidade é agradável na maior parte do ano. As temperaturas são ok no inverno, porém o verão é bem quente. Durante os meses de junho, julho e agosto há muita gente, já que é férias (algumas coisas fecham) e alta temporada. Então haverá muitas filas e as atrações estarão lotadas, sem falar que as diárias de hotéis estarão mais altas.

A melhor época para visitar Barcelona é na primaveira (março a maio) ou no outono (setembro a novembro), pois são épocas com menos turistas e com clima mais ameno.

O que fazer em Barcelona roteiro e dicas

Onde se hospedar em Barcelona: hotéis legais

Barcelona tem muitos bairros legais e você chega rapidinho com metrô ou busão, no entanto, recomendo se hospedar na área central para facilitar a sua vida. As regiões próximas a Passeig Gracia, Las Ramblas e Plaça Calatunya são ótimas e reúnem boas opções de hotel. Em Montjuic, Plaza Espanya e Saint Marti podem ser mais baratos.

Para quem deseja estar no centro de tudo, recomendo o Bairro Gótico ou Eixample. Veja a lista completa no artigo Onde ficar em Barcelona: hotéis e melhores bairros


Reuni algumas opções boas  para facilitar a sua viagem à Barcelona:

Praktik Bakery ⭐⭐⭐ nota 8,6 Já pensou se hospedar em um hotel que também é uma padaria? Café da manhã já tá garantido! Esse hotel oferece quartos muito convfortáveis e modernos em uma localização perfeita próximo à estação de metrô Diagonal. Muitos hóspedes elogiam a equipe do hotel e a atmosfera acolhedora

One Shot Aragó 257 ⭐⭐⭐ nota 8,7 Este hotel possui quartos muito bem decorados com camas confortáveis e janelas a prova de som, o que facilita para quem acorda com o barulho da rua. A localização é bem central, próxima a Placa de Garcia e da estação do Aerobus (ônibus que vem do aeroporto).

Motel One Barcelona-Ciutadella ⭐⭐⭐ nota 8,9 hotel maravilhoso em uma localização privilegiada. Toda a decoração é bem contemporânea, a equipe do hotel é muito solícita e tudo muito limpinho. Possui um rooftop com vistas incríveis da cidade.

Sixties Ramblas ⭐⭐⭐nota 8,4 um hotel super charmoso com atmosfera divertida e amigável (tem até um carro antigo dentro do lobby). Os hóspedes elogiam os drinks do bar do hotel e a localização, próximo às Ramblas, estação de metrô e parada de taxi. Os quartos são bem organizados, limpos e aconchegantes.

Hotel Rialto ⭐⭐⭐nota 8,5 ocupa um edifício histórico onde nasceu o artista Joan Miró. Os quartos são bem ajeitados e silenciosos. Os hóspedes elogiam o café da manhã e o atendimento dos funcionários.

Praça da Espanha em Barcelona
Praça da Espanha em Barcelona

Como funciona o transporte em Barcelona

Barcelona oferece um sistema de transporte público de alta qualidade, com opções como metrô, ônibus e trem. Recomendamos que você adquira um cartão de transporte para facilitar seus deslocamentos pela cidade, garantindo praticidade e economia durante sua estadia.

O metrô de Barcelona é muito bom e fácil de usar. Você pode comprar o ticket T10 que serve para 10 viagens de metrô ou busão ou comprar o Hola BCN, um cartão válido para 2, 3, 4 ou 5 dias. Esse cartão te dá um número ilimitado de viagens de metrô e ônibus operados pela Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB), trens operados pela rede urbana Generalitat, bondes e trens regionais da Renfe. Um passe conectando a linha do aeroporto a Barcelona também está incluído. Veja como ir do aeroporto de Barcelona ao centro.

Ticket T-10 usado no metrô e ônibus em Barcelona
Ticket T-10 usado no metrô e ônibus em Barcelona

Outra opção legal é utilizar o Ônibus Hop-On Hop-Off que passa pelas principais atrações da cidade e tem um guia de áudio em português. Assim você pode ir no andar de cima para ter uma vista panorâmica da cidade e escutar a história da cidade. Confira o Bilhete de 24 ou 48 Horas para o Ônibus Hop-On Hop-Off

Idioma em Barcelona

Os idiomas oficiais de Barcelona são o catalão e o espanhol. No entanto, você encontrará muitas pessoas que falam inglês, especialmente nas áreas turísticas. Isso facilitará a comunicação durante sua visita e permitirá que você desfrute plenamente de todas as experiências que a cidade tem a oferecer.

Roteiro em Barcelona 3 dias

Barcelona é uma cidade que respira arquitetura e história. Cada cantinho é surpreendente, mas existem alguns pontos turísticos que não podem faltar no seu itinerário. Se você comprar os ingressos antecipados bem certinho, vai conseguir visitar estas atrações tranquilamente. Estas são as atrações que recomendo visitar:

  • Dia 1  Sagrada Família, Parque Güell, Recint Saint Pau e Carrer Blai
  • Dia 2 Centro Histórico, Bairro Gótico, Casa Mila, Casa Battló, Mercados
  • Dia 3 Barceloneta, Teleférico, Montjuic e castelo

O que fazer em Barcelona: melhores atrações

Como Barcelona é super visitada, as coisas lotam rapidinho, especialmente na alta temporada. Por isso recomendo MUITO comprar os ingressos com antecedência pela internet para garantir a sua visita. Na minha primeira viagem a Barcelona, não comprei ingresso para a Sagrada Familia e não consegui visitar, bateu até aquele desespero aheuahe O segredo é se programar para poder conhecer tudo!

Grande parte da identidade de Barcelona está relacionada às obras-primas do renomado arquiteto Antoni Gaudí. Não deixe de visitar a impressionante Sagrada Família, a Casa Batlló e o Parque Güell, onde você poderá maravilhar-se com as formas e cores únicas dessas construções icônicas.

1 – Basílica Sagrada Família



Como o monumento mais famoso de Barcelona, a Sagrada Família é uma obra-prima arquitetônica e um símbolo emblemático da cidade. Projetada pelo renomado arquiteto Antoni Gaudí, essa igreja impressionante atrai milhares de turistas todos os dias. Embora ainda inacabada, a Sagrada Família apresenta uma arquitetura única, cheia de simbolismo religioso e detalhes intricados. Ela é incrível tanto por fora quanto por dentro, foi uma das coisas mais lindas que já visitei na vida.

Sagrada familia em Barcelona
Sagrada Familia é a atração mais visitada de Barcelona

Como é a atração mais visitada de Barcelona, sugiro fortemente comprar o ingresso para a Sagrada Familia online. Escolha o horário da manhã para pegar menos gente ooooou escolher o meio dia,quando as luzes batem nos vitrais e deixam o interior todo colorido. É absurdo de lindo!

Compre aqui ingresso para a Sagrada Familia

Os detalhes estão por todo lado: desde as cores nos vitrais que iluminam todo o ambiente quando a luz rebate, às esculturas na fachada e até as colunas que imitam árvores. A obra inteira foi inspirada pela natureza, soluções criativas com formatos orgânicos que ajudam na sustentação e estrutura de toda a obra. Confira todas as dicas para visitar a Sagrada Família em Barcelona aqui

Chegar lá é muito fácil, basta pegar o metrô e descer na estação Sagrada Família bem na frente do templo expiatório. Lembre-se de chegar com antecedência e não levar mochilas grandes para facilitar a sua entrada. A visita dura de 2 a 3 horas dependendo do seu ritmo.

Eu fiz a visita com a torre da Paixão inclusa para ter uma vista incrível da cidade e ver a construção por cima (ela vai demorar muito tempo para ficar pronta!) esse ingresso é vendido como um adicional e você pode reservar aqui Ingresso Sagrada Família com subida às Torres

No vídeo abaixo relato toda a minha experiência, inclusive o próximo lugar desta lista O que fazer em Barcelona! Clique para assistir

2 – Parque Güell

Da Basílica é muito fácil chegar no Parque Güell, outra obra de Gaudí! Siga em direção ao metrô até a estação Vallarca ou bus 24 e 92.

Localizado em uma colina com vistas panorâmicas da cidade, o Parque Güell é um dos parques mais famosos de Barcelona. Projetado por Gaudí, ele apresenta um jardim encantador, repleto de elementos arquitetônicos, como mosaicos coloridos, colunas inclinadas e esculturas curvilíneas. É um lugar perfeito para passear, relaxar e apreciar a visão criativa de Gaudí.

Este parque fica no topo de um morro e foi um projeto fracassado de um condomínio burguês. Gaudí usava muitas formas da natureza em suas obras, além de diversas técnicas em cerâmica, vitral e ferro forjado e tudo isso dá pra ver no Parque Güell. A entrada é paga e há muitas filas, então sugiro comprar o ingresso para o Parque Güell online.

Vista superior do Parque Güell

leia mais dicas no Guia completo Parque Güell 

3 – Recinte Modernista de Sant Pau

Este lugar normalmente não está na lista comum de O que fazer em Barcelona, porém eu recomendo muito!

Trata-se de um hospital modernista que oferece visitas guiadas aos jardins repletos de pavilhões coloridos de estilo mourisco.  O complexo é riquíssimo em detalhes e conta também como se praticava a medicina no início do século XX. Foi projetado por Lluís Domenech i Montaner, um dos principais representantes do modernismo catalão.

Recint Saint Pau

O hospital possui uma série de edifícios interligados, cada um com seu próprio propósito. Há belos jardins e pátios espalhados pelo complexo, que foram projetados para criar um ambiente acolhedor e curativo. Ao longo dos anos, o hospital passou por modernizações e adaptações para atender aos padrões médicos atuais. No entanto, sempre foi um objetivo preservar o esplendor arquitetônico e histórico do local.

Recomendo adicionar este lugar no seu roteiro em Barcelona! Garanta o seu ingresso Recinto Modernista de Sant Pau

4 – Carrer Blai

Finalize o dia provando pintxos! Barcelona possui vários lugares legais para provar tapas e pitxos, pequenas porções de comida como sanduíches por exemplo no valor de um euro ou dois enquanto toma uma cerveja. Alguns deles são bem elaborados e muito gostosos como croquete, mini hamburguer, sobremesas e opções vegetarianas. Você paga só no final, mostrando a quantidade de palitinhos que vieram fincados nos aperitivos.

Na rua Blai há vários bares nesse estilo, lugares bem acolhedores e modernos para passar algumas horinhas.

Pintxos: aperitivos com palitinho espetado
Pintxos: aperitivos com palitinho espetado

5 – Bairro Gótico

O centro histórico compreende o Bairro Gótico e Raval, a catedral de Barcelona e vários mercados para comer bem como San Antoní e La Boqueria pertinho das Ramblas, sem falar  em uma variedade de opções para se divertir até altas horas da noite. Acho muito válido colocar uma experiência gastronômica nesta lista de o que fazer em Barcelona!

As ruas são bem estreitas, os prédios mais antigos e você verá ruínas da antiga muralha de Barcelona, assim como as colunas do templo de Augusto lá do século 2 construído pelos romanos.

São tantos detalhes importantes e incríveis nessa área de Barcelona que vale muito a pena contratar um guia para contar fatos e curiosidades. Veja mais informações sobre o Tour Privado em Barcelona em Português

Bairro Gótico em Barcelona

Não deixe de visitar a catedral de Barcelona e de Santa Eulalia. O lugar é muito bonito, ao contrário da história da santa que dá ao nome a ela. Diz a lenda que Eulalia foi torturada pelos romanos por não renunciar ao cristianismo. Colocaram ela num barril com facas, rolaram num barranco, cortaram seus seios, crucificaram numa cruz em forma de x e a decapitaram. No pátio há 13 gansos brancos que simbolizam as torturas que ela passou.

Também dê visite a Plaza Reial, onde a corte espanhola passava algum tempo e se der tempo, o Museu de Barcelona.

catedral de barcelona santa eulalia
Catedral de Barcelona e Santa Eulalia

6 – Las Ramblas

Essa avenida é muito arborizada e facialmente reconhecida! Ela liga o Port Veil até a Plaza Calatunya e há várias lojas, cafés… É bem gostosinho caminhar por ela e não deixe de visitar o Mercado La Boquería para ver alguns ingredientes diferentes da Espanha e comidas típicas.

Mercado La Boqueria
Mercado La Boqueria

7 – Passeig Gràcia

Uma das avenidas mais badaladas de Barcelona, Passeig Gràcia possui muitos edifícios phynesse e com lojas de grife, além de hotéis de luxo. Aqui você encontrará áreas cheias de glamour e grandes marcas com lojas icônicas em edifícios emblemáticos e duas obras importantes de Gaudí: La Pedrera e Casa Batlló, ambas consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Barcelona é uma vitrine de moda e você descobre um mundo de possibilidades para uma jornada de compras. Nas ruas paralelas, você encontra comércios tradicionais, proporcionando a oportunidade de visitar lojas centenárias e ateliês que surpreendem pelos detalhes.

No vídeo abaixo eu mostro um pouco do bairro gótico e o que comer em Barcelona (clique para assistir).

8 – Casal Batlló

A Casa Batlló (pronuncia-se baió) é um dos principais pontos turísticos de Barcelona (como vocês bem podem notar a gentarada na minha foto da esquerda haueaheua).

Ela apresenta fachadas decoradas com azulejos policromáticos, ferros retorcidos e formas orgânicas que parecem sair de um sonho. A casa é inspirada no ambiente marinho, há vários tons de azul e ocre das rochas. O azul marinho está presente na decoração das cerâmicas, na fachada e nos pátios interiores.

casa battlo e casa mila em barcelona obras de gaudi
Casa Batlló (esquerda) e Casa Milá La Pedrera (direita)

Cada andar também é diferente: o teto lembra as escamas de um dragão com as telhas de cerâmica, os balcões do segundo andar são ondulados parecendo conchas e o primeiro andar possui colunas que lembram ossos. Lá dentro é ainda mais interessante com escadas que lembram espihas dorsais, lareira em forma de cogumelo e tetos em espiral.

É possível fazer um tour com áudio-guia em português para explorar o interior dessa residência extraordinária. Reserve o seu ingresso da Casa Battló aqui

9 – Casa Milla

Também conhecida como La Pedrera, essa construção  também é assinada por Gaudí. As três fachadas do edifício são onduladas e parecem moldadas pelas ondas do mar. Detalhes da natureza, como sacadas simulando algas marinhas e elementos ocultos, como máscaras de teatro e flores, adicionam um toque mágico a essa obra-prima arquitetônica.

Não foi um projeto que agradou a galera, rolou alguns processinhos e foi apelidada La Pedrera por causa da sua cor e estrutura.

Eu recomendo visitar a Casa Milla no final do dia pois fazem um show audiovisual exclusivo no terraço com projeções de luzes e sons nas escadarias! Achei essa ideia incrível e ainda você ganha uma taça de vinho e pode apreciar as vistas panorâmicas do L’Eixample de Barcelona. Clique aqui para reservar La Pedrera Night Experience

La Pedrera Night Experience

10 – Barceloneta

Barcelona possui várias praias para se refrescar no verão e orlas para caminhar e apreciar a paisagem. Barceloneta é uma das mais procuradas e com vários restaurantes. Ao lado dela fica a Sant Sebastià com o famoso hotel W.

As praias da cidade são banhadas pelo Mar Mediterrâneo, por isso reserve um tempo para conhecê-las e se apaixonar pelas areias douradas e águas refrescantes. Se não quiser tomar banho de sol, recomendo fazer um Passeio de Catamarã no Pôr do Sol!

Aqui também está localizado o Aquário de Barcelona, uma atração perfeita para quem viaja com crianças. O aquiário possui vários tanques tropicais e mediterrâneos,que abrigam 450 espécies diferentes. Também há um túnel super comprido com tubarões!

Outra opção é fazerum passeio de bicicleta! Aproveite as ciclovias e o clima amigável da cidade para explorar os lugares de maneira única, percorrendo parques, a orla marítima e bairros encantadores de bicicleta.

Barceloneta

11 – Teleférico

Uma das formas de ver Barcelona de cima, é com o teleférico que sai de Barceloneta em direção a Montjuic! Eles foram recentemente reformados, são confortáveis e seguros. Você sobe cerca de 85 metros em um trajeto com aproximadamente 750 metros de extensão, proporcionando estonteantes vistas da região, desde Mar Mediterrâneo até a Serra de Collserola.

São três estações de teleférico no caminho: Parc de Montjuïc, Miramar e Castell de Montjuïc. Para retornar, evite a caminhada usando o bilhete de volta.

Adquira aqui o Bilhete de Ida e Volta Teleférico de Montjuïc

Teleferico Barcelona Bondinho

12 – Montjuïc

Montjuïc é uma colina que oferece uma variedade de atrações culturais, históricas e recreativas para os visitantes. Pra chegar aqui saindo de Barceloneta, basta pegar o teleférico

Montjuïc tem sido um local importante na cidade, pois era utilizado como um ponto de vigilância estratégico desde a era romana e usado em eventos mais recentes, como a Exposição Internacional de 1929 e os Jogos Olímpicos de Verão de 1992 (construção de um estádio e piscinas olímpicas).

Aqui está localizado o MNAC, o Museu Nacional d’Art de Catalunya, um lindo palácio de 1929 que possui uma coleção de obras barrocas e românticas, além da melhor coleção de afrescos românicos do mundo! É possível ver muitos trabalhos dos mestres do Modernismo Catalão, da Renascença Europeia e do Barroco, obras de Gaudí, Casas, Ticiano, Velásquez, além da espetacular coleção de fotografias.

MNAC em Montjuic
MNAC em Montjuic

Esse é um dos lugares que não pode ficar de fora do seu roteiro em Barcelona, pois ainda tem todo o Parque de Montjuïc, um espaço amplo e bonito, com jardins, trilhas para caminhadas, áreas de piquenique e pontos de observação.

A Fonte Mágica de Montjuïc é outra atração imperdível, trata-se de uma grande fonte ornamental que oferece espetáculos de água, luzes e música em horários específicos durante a noite. É uma atração muito popular e encantadora para visitantes de todas as idades!

Fonte Mágica de Montjuic
Fonte Mágica de Montjuic

13 –  Castelo de Montjuïc

O Castelo de Montjuïc foi construído no século XVII durante o governo do rei Filipe IV de Espanha. Foi originalmente concebido como uma fortaleza militar para proteger Barcelona contra invasões e ataques marítimos. Ao longo dos séculos, o castelo teve diversos usos, incluindo função como prisão militar durante a Guerra Civil Espanhola e revoluções da Catalunha.

Atualmente, o castelo abriga o Museu Militar de Barcelona com uma coleção de artefatos militares e históricos relacionados à história da Espanha.

O castelo oferece uma vista panorâmica  para a cidade e o mar e de lá é possível ver a Sagrada Família, o Porto de Barcelona e a praia. Aqui vale a pena fazer uma Visita guiada por Barcelona e castelo de Montjuïc

Castelo de Montjuic em Barcelona
Castelo de Montjuic em Barcelona

Roteiro em Barcelona com excursões

Caso fique mais dias em Barcelona recomendo fazer alguns passeios de bate e volta para cidades próximas ou atrações históricos.

Uma sugestão é visitar Montserrat, uma montanha pertinho e com uma vista incrível! Recomendo fazer a Excursão a Montserrat com trem cremalheira para chegar ao santuário de Montserrat, conhecido pelo rochoso entorno que o rodeia e por ser um lugar de culto devido à milagrosa aparição da Virgem em uma das grutas da montanha. Com 1.236 metros de altura e um perfil de serra dentada, Montserrat é um parque natural único no mundo e um dos lugares mais visitados da Espanha.

Montserrat

Você até pode fazer um passeio até outro país! Nesta excursão para Andorra, você verá belas paisagens de montanha dos Pireneus e também atravessa para a França para visitar Aux Les Thermes e depois Andorra la Vella, para fazer uma visita guiada pela capital deste pequeno país.

Visitar algumas cidades próximas como Sitges e Girona, famosa pela arquitetura medieval.

Gostou das dicas de o que fazer em Barcelona? Salve no Pinterest!

O que fazer em Barcelona em 3 dias, dicas e roteiro com melhores atrações

Leia mais dicas sobre a Espanha:

Como é voar com Air China para Espanha
A tenebrosa imigração no aeroporto Madrid Barajas
Praias azuis de Mallorca
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

24 COMENTÁRIOS

  1. Perfeito seu texto, Angie! Já estive em Barcelona e e uma delícia relembrar de lá 🙂 Você também deu várias dicas que vou usar na próxima viagem, obrigada!

  2. Gente que delícia! Quanta coisa boa, nunca pensei que tinha tanto o que fazer em Barcelona. Esse roteiro de três dias está perfeito Guria

  3. Barcelona é uma cidade que está nos meus planos para voltar, ficamos 2 dias e foi pouco. Dessa lista não fomos à Catedral nem ao Correr Blai mas conhecemos os outros lugares. Nos hospedamos no Bairro Gótico e isso facilitou muito nossos passeios. Quero voltar e ficar mais uns 3 a 4 dias.

  4. Barcelona é minha cidade favorita da Espanha, já fui duas vezes e quero voltar! Saudades da época que não precisava pagar para entrar no Parc Guell rs

  5. Tantas coisas maravilhosas para fazer em Barcelona que a vontade é sempre esticar um pouquinho mais! Adorei as sugestões e a dica de comprar o ingresso da Sagrada Família on line! Valeu!

  6. Aiiii estou para realizar o sonho de conhecer a Espanha e tinha separado 5 dias para Barcelona. O que vocês colocariam em mais 2 dias na cidade?

    • oi Aninha, você pode por Montserrat, uma montanha maravilhosa e fazer um bate e volta de um dia. Também pode visitar o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, uma obra modernista incrível q eu amei conhecer (ainda vou escrever post sobre ele) e complementar com as praias.

  7. Oi Angie! Barcelona é uma cidade especial! Fiquei 5 dias lá e suas dicas foram ótimas mesmo! 🙂 Dá para visitar mt coisa em 3 dias! Legal mesmo é que algumas atrações são de graça domingo, como o Castelo de Montjuïc e Museu Nacional de Arte da Catalunha…dei a maior sorte e ainda economizei alguns euros! kkkk

  8. Belo roteiro de 3 dias em Barcelona. Já vou anotar essas dicas, porque esse destino tá na minha lista para voltar e conhecer mais há anos desde que eu corri um dia de um lado para o outro tentando ver tudo em uma parada de cruzeiro.

  9. Caramba, que roteirão pra 3 dias em Barcelona! Também acho a Casa Batlló mais interessante que La Pedrera – e dei uma sorte danada, consegui pegar a casa VAZIA. Sim, não tem NINGUÉM nas minhas fotos!!!

  10. Adorei suas dicas Angie.. foi uma coincidência que te achei, ano passado fui pra o Peru e segui muitas dicas suas… to indo pra Lisboa, Barcelona, Paris e Roma agora em outubro.. vou olhar tudooo no seu blog.. obrigada por compartilhar suas viagens e dicas ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here