Catedral de Sevilha: tour imperdível nos telhados!

7
206

A Catedral de Sevilha espanta pelo seu tamanho, detalhes e beleza. Um edifício megalomaníaca que demorou anos para ser contruída e não pode ficar fora do seu roteiro na cidade. Situada no centro histórico da capital da Andaluzia no sul da Espanha, a Catedral de Sevilha é uma das mais importantes igrejas do mundo e a terceira maior em área (11520 m²), perdendo apenas para Basílica de São Pedro no Vaticano (23000m²) e Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida no Brasil (12000m²).

Ela oferece um tour no seu interior e na torre La Giralda diariamente, porém há também um passeio guiado pelos telhados muito legal! Esse tour é mais detalhado pois conta bastante da história da construção, soluções usadas pelos engenheiros da época e sem falar na vista mágica da Catedral. Foi um dos passeios mais diferentes que eu já fiz e que recomendo muito!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Neste artigo vou falar da visita a Catedral de Sevilha nos seus telhados! Leia também o Roteiro em Sevilha de 2 e 3 dias!

Visita à Catedral de Sevilha: tour nos telhados

Como surgiu a Catedral de Sevilha

A ideia de construí-la nesse tamanho gigante surgiu lá no século 15. Sevilha estava muito bem economicamente alguns anos após a Reconquista em 1214, já que havia se tornado um centro comercial, e precisava demonstrar seu poder por meio de algo megalomaníaco.

Catedral de Sevilha no centro histórico
Catedral de Sevilha no centro histórico

“Hagamos una Iglesia tan hermosa y tan grandiosa que los que la vieren labrada nos tengan por locos”  – Façamos uma igreja tão bonita e grandiosa que os que a verem terminada nos chamarão de loucos

O projeto era ambicioso e até considerado louco e o clero da paróquia até renunciou metade do salário para financiar esta construção (afinal tinha que pagar os arquitetos, artistas, escultores, pedreiros, entalhadores…. A construção demorou 82 anos para terminar e houve alguns e imprevistos no futuro que exigiram reformas como um terremoto e colapso de uma parte da catedral.

A Catedral de Sevilha foi construída sobre as ruínas de uma mesquita moura de 1184 e a influência dessa cultura é visível na arquitetura e no resto da cidade. O Patio de los Naranjos, um grande espaço com diversas laranjeiras, servia de pátio de purificação religiosa para os fiéis antes de entrar na sala de oração. A torre Giralda antes era um minarete, uma torre típica de mesquita.

Patio de Los Naranjos
Patio de Los Naranjos

No entanto, apesar dessa mistura, o estilo que prevalece é o gótico, sendo que é a maior catedral gótica do mundo. Cada lado da catedral é diferente e possuem portas enormes!


O interior da Catedral

A Catedral de Sevilha é tão grande que possui 80 capelas onde realizavam missas com frequência! Dentre elas está a Capela Maior com altar gótico de 45 painéis sobre a vida de Cristo, um conjunto que merece ser apreciado com calma.

Interior da Catedral de Sevilha
Interior da Catedral de Sevilha

Também existe uma coleção de obras de arte e jóias, um órgão gigante e o túmulo de Cristóvão Colombo. Este último é um dos grandes atrativos da Catedral e o túmulo é sustentado por 4 estátuas que representam os reinos de Castela, Aragão, Navarra e Leão que mais tarde formariam a Espanha.

Torre la Giralda

A Giralda possui 105 metros e 13 m de comprimento em cada lado e era a torre da mesquita que foi transformada em torre dos sinos, contando 24 no total. Não há degraus para subir, apenas várias rampas (diz a lenda que subiam com um burro durante a oração). De lá você tem uma vista panorâmica da cidade. Ela está inclusa no tour guiado.

Garanta seu ingresso para Catedral de Sevilha e Torre Giralda

Tour nos telhados da Catedral de Sevilha

Este tour guiado demora em torno de 2 horas e há 3 horários diferentes para fazê-lo dependendo da época da sua visita. Por essa razão sugiro comprar antecipadamente pela internet.

Vista incrível dos telhados da Catedral de Sevilha
Vista incrível dos telhados da Catedral de Sevilha

O tour começa dentro da catedral rapidinho e sobe para os três níveis de telhados, conta a história da construção, reaproveitamento de materiais, escoamento da água, iluminação e diversos fatores que nem imaginamos. Eu fiz o tour em espanhol, mas também há em inglês.

Tour Guiado pelos Telhados da Catedral de Sevilha
Tour Guiado pelos Telhados da Catedral de Sevilha
Grupo pequeno com fones de ouvido para ouvir melhor a guia
Grupo pequeno com fones de ouvido para ouvir melhor a guia

No telhado há caminhos já definidos, grades de proteção para caminhar e algumas passagens bem estreitas. Também há portas de segurança que fecham sozinhas após todo mundo passar.

A guia sabia muito de toda a história, era divertida e respondeu diversas perguntas, além de contar muitas curiosidades interessantes. Caminhamos muito e paramos em diversos lados da Catedral, subimos vários andares para depois caminhar por dentro dela, passando atrás das esculturas dos anjos e acima das janelas com vitrais. Foi uma experiência única.

Órgão da Catedral de Sevilha
Órgão da Catedral de Sevilha
Vista única do interior da Catedral de Sevilha
Vista única do interior da Catedral de Sevilha

Aproveitamos muito esse lado de fora e não tive tempo de visitar a Giralda e nem o interior da Catedral com calma, pois estava tudo fechando. Foi nos dito que poderíamos visitar ambos no dia seguinte pela manhã, porém não consegui pois já iria continuar viagem para Granada.

Assista o vídeo abaixo para ter uma ideia melhor do tour guiado na Catedral de Sevilha:

Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

Valor do tour nos telhados

Esse tour especial custa 15.00 € , porém deve ser reservado com antecedência pois esgota rapidamente e inclui visita à Catedral, à Giralda e à Igreja de El Salvador. O tour normal também é bem legal, confira aqui :

Garanta seu ingresso para Catedral de Sevilha e Torre Giralda

Se você não quiser fazer o tour, pode entrar de graça na Catedral durante o horário da missa usando as portas do lado esquerdo e nas segundas feiras entre às 14h e 18:30. Eu fiz isso rapidinho sem querer pela manhã.



Vista de Sevilha do Metrosol Parasol
Vista de Sevilha da Catedral de Sevilha

Horário de funcionamento da Catedral de Sevilha

De terça a sábado: 11 às 17h
Domingos: 14:30 às 18h
Segundas: 11 às 15:30

Horário gratuito: segunda 16:30 às 18h e a visita com guia de áudio precisa ser reservada online aqui.

Gostou deste artigo sobre a Catedral de Sevilha e o tour nos telhados?

Catedral de Sevilha: tour imperdível nos telhados!

Confira mais dicas da Espanha

O que fazer em Barcelona: roteiro e dicas para 3 dias!

Praias azuis no sul de Mallorca!

A tenebrosa imigração no aeroporto Madrid Barajas

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

7 COMENTÁRIOS

  1. Que bacana esse tour pelos telhados da Catedral de Sevilha!!! Um jeito muito interessante de conhecer a sua história. Legal que é feito com segurança, como você destacou. Nada de alguém cair de lá de cima! rsrs

  2. Essa catedral (e Sevilha) é demais mesmo! Mas acho q nem existia esse tour qnd eu fui (em 2006 kkkk). Estudava em outra cidade no sul da Espanha e acabei passando só um dia em Sevilha, mas quem sabe não volto já q mta coisa ficou de fora?

  3. Show de bola esse tour pelos telhados na Catedral de Sevilha, hein?!
    Além do tour em si que parece ser demais, a vista de lá ajuda a deixar ainda melhor, não?! hehehe

    Adorei as dicas!

    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here