O que fazer em Granada e Alhambra: roteiro e 12 atrações legais para visitar

2
144

Aos pés da Sierra Nevada fica Granada e Alhambra, uma das últimas fortalezas dos mouros antes da Reconquista. Nela está localizada Alhambra, um complexo murado de palácio, forte e jardins, considerada uma das atrações mais visitadas da Espanha e atrai em torno de 6 mil visitantes diariamente.

Granada também conta com o bairro Albaícin, onde é possível degustar chá em uma tetería (casa de chá) enquanto admira uma vista incrível para a fortaleza. Já no centro da cidade você encontra diversas lojas de temperos, bares servindo deliciosas tapas e igrejas enormes.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Neste artigo falo o que fazer em Granada e Alhambra, melhores atrações, melhor época para visitar Granada, Como chegar e mais dicas! Faça um passeio virtual em neste vídeo sobre Granada e Alhambra!

O que fazer em Granada e Alhambra!

Quando visitar Granada e Alhambra

Eu visitei Granada e Alhambra em novembro durante o outono e confesso que as cores das folhas fizeram toda a difereça. Tons de amarelo e laranja davam um contraste legal com os ciprestes e fortaleza vermelha. Já estava bem frio, minhas mãos congelavam se não ficasse no sol ahuahe É uma época mais tranquila para visitar, assim como a primavera (março a maio).

Vista do Generalife para os Palacios Nazaries e Alcazaba
Vista do Generalife para os Palacios Nazaries e Alcazaba

Durante o verão (junho a agosto) é bem mais quente e mais visitado, os ingressos esgotam rapidamente! Em Junho acontece o Feria del Corpus Christi e o Festival Internacional de Música e Dança.

O inverno (dezembro a fevereiro) vai ser beeem gelado, mas ai você pode selecionar uns dias para esquiar na Sierra Nevada.

Como chegar em Granada

Em Granada fica o Aeroporto Federico García Lorca Granada-Jaén, mas confesso que os voos são caros. Eu viajei para Sevilha, um destino da Low cost Ryanair e paguei 25 euros a passagem com a mala saindo de Barcelona. De lá peguei um ônibus até Granada, a viagem não foi muito confortável, confesso, e paguei 23 euros, bem mais barato do que o trem.

Outra opção é viajar até Malága, outro destino RyanAir e viajar de bus até Granada. A viagem dura em torno de 2h e custa 12 euros. Saiba mais como encontrar voo barato na Europa


Chegando na rodoviária de Granada, peguei um bus até o centro por 1,40 euros.

Centro Histórico de Granada
Centro Histórico de Granada

Onde ficar em Granada e Alhambra

O melhor bairro com certeza é no centro histórico, justamente pela facilidade de chegar a todo canto. Quase todos os hotéis e hostels estão localizados nessa região.

Eu fiquei hospedada 2 noites no Oh! My Hostel e confesso que não gostei muito. Eu estava com uma mala grande e me deram o quarto no terceiro andar, a recepcionista não me ajudou a levar até lá em cima. O banheiro não parecia muito limpo, porém a cama era confortável e tinha uma gaveta enorme para por as coisas embaixo. O preço era bem barato, podia usar a cozinha e tinha café da manhã. Wifi não funcionava no quarto.

Outras opções que achei bem legais com ótimo custo benefício:

  1. Alhambra Zoom
  2. Granada Inn Backpackers
  3. Hotel Granada Center
  4. Hotel Carlos V 
  5. Hostal Veronica Centro 
  6. Hostal Sonia 

Roteiro em Granada e Alhambra

Dia 1: conhecer o centro histórico, Catedral de Granada, Capela Real,  Alcaiceria, Carrera del Darro e Albaícin no por do sol

Dia 2: Alhambra, Bairro Realejo e show de flamenco em Sacromonte

Atenção: você consegue fazer Alhambra e o bairro Albaícin no mesmo dia, porém eu achei muuuito cansativo, caminha demais e dependendo a temperatura, vai querer ir embora mais cedo.

Pontos turísticos em Granada e Alhambra

Todos os pontos que falo neste artigo sobre Granada e Alhambra, falo no vídeo abaixo:

Alhambra

A origem do nome Alhambra remete a cor da fortaleza já que em árabe al-qala’a al-hamra quer dizer castelo vermelho. Claro que há outras vertentes de pensamentos.

Alhambra possui tantos lugares bonitos!
Alhambra possui tantos lugares bonitos!

Diz a lenda que a fortaleza já existia da época dos romanos e que os sultões só fizeram modificações e melhoras no século 13 e 14. Depois vieram os cristãos em 1492 com a Reconquista e substituíram a Mesquita por uma Igreja (Iglesia de Santa María de la Alhambra) e construíram um outro palácio (o do Carlos V de Habsburgo) no meio do complexo. aí depois vieram as tropas napoleônicas que quase destruíram tudo.

Divisões de Alhambra

Alhambra pode ser dividida em 3 partes: Palácios Nazaríes, a fortaleza Alcazaba e jardins Generalife.

Os Palácios Nazaríes formam um dos melhores exemplos de prédios islâmicos na Europa e da arte Mudéjar (fenómeno exclusivamente ibérico que combina e reinterpreta estilos artísticos cristãos como românico, gótico e renascentista com a arte islâmica). Ele está dividido em 3 partes:

  1. Mexuas: a câmara administrativa e pública
  2. Palacio Comares: residência oficial do emir
  3. Palacio de los Leones: area privada da família real e harém.
Dentro do Palácio Nazaries na Sala dos Leões
Dentro do Palácio Nazaries na Sala dos Leões

A Alcazaba é a parte mais antiga e militar de Alhambra, onde as tropas ficavam. As torres de vigia oferecem uma vista privilegiada da cidade e do bairro branco Albaícin.



O Generalife fazia parte da área de recreação da família real e conta com diversos jardins, piscinas, fontes, árvores, flores… Seria o “palácio de verão”

Em Alhambra também fica um Museu com artefatos islâmicos e o Museu de Belas Artes com obras dos séculos 15 a 20.

vista alcazaba em granada
Alcazaba é a parte militar e mais antiga de Alhambra

É interessante observar que as proporções da lei áurea e vários designs supers complexos árabes foram usadas em todo lugar dentro de Alhambra, seja na própria estrutura arquitetônica quanto em pequenos detalhes. A simetria é impressionante!

Como comprar ingresso para Alhambra

O ingresso inclui a visita aos Palácios Nazaríes, a fortaleza Alcazaba e jardins Generalife. Custa 14 euros e deve ser comprado online. Na hora da compra voê escolhe o horário da visita dos Palácios Nazaríes e SÓ PODERÁ VISITÁ-LOS NO HORÁRIO MARCADO. Não pode se atrasar hein!

Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

 

Os ingressos esgotam muito rápido, é sério! Você precisa comprar com meses de antecedência se irá visitar nos meses de alta temporada (junho, julho, agosto). Se não conseguiu comprar pelo site oficial, sugiro pegar uma excursão guiada que inclui o ingresso. Você irá pagar a mais, vai aprender mais porém vai visitar o lugar e não perde a viagem né! Confira estes que selecionei com carinho:

Eu fiz todo caminho a pé até o topo do morro onde está Alhambra, é mais puxadinho, mas fiquei com medo de o busão atrasar e eu perder a entrada pro Palácio. Se você tiver tempo pode pegar a linha C3 na Calle Padre Suárez ao lado da Plaza Isabel la Católica.

Jardins Machuca em Alhambra
Jardins Machuca em Alhambra

Bairro Albaícin

Esse é o famoso bairro branco de Granada, cheio de ruazinhas estreitas e casinhas bem peculiares. É uma subidona bem cansativa. Eu andei por ali no final da tarde e estava sempre sozinha, o que eu achei meio estranho, mas enfim.

Vista de Alhambra do bairro Albaícin
Vista de Alhambra do bairro Albaícin

Um dos pontos principais é o Mirador San Nicolás na rua Callejón de San Cecilio, a galera se reúne para ver o por do sol . É bem comum pequenos furtos, então fique atenta! No topo do morro fica a Plaza de San Nicolás e a igreja homônima.

Caminho de Alhambra até o bairro Albaícin
Caminho de Alhambra até o bairro Albaícin

Ao lado fica o bairro Sacromonte onde estão as Cuevas de Sacromonte: casas dentro do morro feitas de pedra, literalmente uma caverna. Aqui moravam os negros e ciganos após a Reconquista e diz a lenda que escavaram na pedra para encontrar tesouros que os árabes nobres haviam escondidos antes de fugirem para o Norte da África. É possível visitar as cavernas e algumas estão com móveis e tudo!
Nessa região há vários shows de flamenco no qual você paga 10 euros para entrar e te dá direito a um drink.

Carrera del Darro

Esse passeio é super romântico nos pés do bairro Albaícin! É uma ruazinha ao lado do rio Darro: de um lado fica o morro com vegetação e árvores e do outro as casinhas bem charmosas e chamosas da cidade antiga. Uma caminhada bem tranquila até a Puente del Cadi, uma ponte moura que conectava a cidade e a floresta.

A romântica Carrera del Darro
A romântica Carrera del Darro

Banhos de Granada: Bañuelo

Esse é um ponto turístico pouco conhecido e remete aos tempos dos romanos! O Bañuelo fica na Carrera del Darro e ficavam escondidos dentro de uma casa privada. Por causa disso, ele sobreviveu, ja que após a reconquista esse tipo de coisa era considerada um bordel praticamente. Todas as câmaras possuem um teto aberto em forma de estrela.

Catedral de Granada e centro

Essa suntuosa construção do século 16 fica bem no centro da cidade, é até meio bizarro você dar de cara com ela do nada hauehae A Catedral de Granada tem fundações góticas, porém seu interior é todo renascentista com colunas gigantes e muito branco com destaque para o altar em dourado. Lá dentro tem um museu com alguns artefatos da família real, além de estátuas do século 16 e uma obra de Botticelli.

Fachada da Catedral de Granada
Fachada da Catedral de Granada

A entrada custa 5 euros e inclui guia de áudio. Aberta de segunda a sábado das 10:15 às 18:30. Aos domingos É GRÁTIS das 15 às 17h45min e precisa reservar sua entrada com antecedência no site da Arquidiocese.

Capela Real

Ao lado da Catedral fica o mausoléu da Isabela e Ferdinando II e suas duas tumbas feitas em mármore com os “corpos decansando” sobre elas. Esse edifício do século 16 é muito bonito com detalhes feito por Domenico Fancelli, um escultor italiano.

A Capela Real de Granada é aberta de segunda a sábado das 10:15 às 18:30 e aos domingos das 11 às 18h. Não é permitido fazer fotografias ou vídeos. Custa 5 euros para entrar.

Fachada da Capela Real em Granada
Fachada da Capela Real em Granada

Ao redor dela da Catedral há vários restaurantes bonitinhos e acolhedores, especialmente na rua Almiceros, e cafeterias charmosas. Além disso, há algumas casas de chá (teterías) e lojas vendendo peças de roupa e temperos.

Adorei rondar por ali, conhecer as pequenas praças. Note que o piso é de pedra super liso, então tome cuidado após a chuva!

Para quem gosta de Jardim Botânico, vale a pena conferir e fica do lado da Universidade de Granada.

Alcaiceria

Essa ruazinha é super charmosa e remete aos tempos do Grande Bazar de Granada, quando os mercantes vinham trocar especiarias e seda! Os detalhes são bem bonitinhos com várias colunas e lojas de lembranças, como peças de cerâmica pintadas a mão. Também verá alguns móveis e peças decorativas.

Durante a noite, os mercantes dormiam e guardavam seus produtos no Corral del Cabrón, um prédio antigo com pátio onde ocasionalmente fazem shows de flameco. Ambos os edíficios são gratuitos para visita.

Bairro Realejo

Esse bairro é mais trendy com vários grafittis coloridos em prédios antigos e uma mistura árabe e espanhola em cada cantinho. Aqui há vários bares de tapas perfeitos para comer enquanto toma um vinho e opções para provar a gastronomia da Andaluzia.

Gostou dessas dicas de Granada e Alhambra? Salve no seu pinterest!

O que fazer em Granada e Alhambra na Espanha
O que fazer em Granada e Alhambra na Espanha

Leia mais sobre a Espanha:

Roteiro em Sevilha de 2 a 3 dias

O que fazer em Barcelona: roteiro e dicas para 3 dias!

Top 5 hostels em Barcelona

Praias azuis no sul de Mallorca!

Como é voar Alitalia para Espanha

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here