Montserrat na Espanha: 5 atrações e tour de Barcelona

0
9

Já pensou em visitar Montserrat na Espanha? Este é um dos passeios bate-volta saindo de Barcelona, uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a região da Catalunha.

Montserrat é uma das atrações naturais ao norte da Espanha, famosa por suas montanhas com formações diferentonas e pela presença de uma basílica e um monastério que atraem peregrinos e turistas do mundo todo.

Neste artigo vou te mostrar como é Montserrat na Espanha, explicar a história do monastério e Basílica, como ir a Montserrat e outros locais inclusos nesse tour!

Montserrat na Espanha: 5 atrações e tour de Barcelona

O que é Montserrat na Espanha?

Montserrat é o conjunto de montanhas icônicas na Catalunha, localizadas a 60 km ao norte de Barcelona. Muitos escaladores exploram seus picos como Sant Jeroni, Cavall Bernat e Las Agujas e existem algumas trilhas relativamente mais fáceis.

montserrat na espanha 5 atracoes e tour de barcelona
Montserrat na Espanha: 5 atrações e tour de Barcelona

Mas Montserrat não é apenas um lugar de beleza natural, mas também um centro espiritual e cultural. O monastério de Montserrat foi fundado no século XI e se tornou centro de peregrinação religiosa devido a famosa imagem da Virgem de Montserrat, conhecida como “La Moreneta”. Diz a lenda que essa estátua de madeira escureceu milagrosamente e é reverenciada como a padroeira da Catalunha, atraindo milhares de peregrinos anualmente.

Sugiro dedicar um dia inteiro para conehcer Montserrat durante uma viagem a Barcelona. Veja aqui O que fazer em Barcelona: roteiro e dicas para 3 dias!

basilica de montserrat na espanha moreneta
Interior da Basílica em Montserrat na Espanha

Como chegar em Montserrat na Espanha?

O caminho até lá pode demorar entre 1 a 2 horas, depende muito da época do ano e também do tipo de veículo!


1 – Trem e Cremalheira/Funicular

Pegue o trem da linha R5 da FGC (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya) na Plaça d’Espanya em Barcelona. Os trens partem regularmente, e a viagem até Montserrat-Aeri ou Monistrol de Montserrat dura cerca de uma hora.

Depois é necessário pegar o trem cremalheira que oferece uma vista cênica até a montanha ou pegar o teleférico (Aeri de Montserrat).

como chegar em montserrat trem cremalheira
Trem cremalheira em Montserrat na Espanha

2 – Carro

A viagem de carro atpe Montserrat na Espanha é mais fácil, dura apenas 1 horas e as estradas são sinalizadas, apesar de muitas curvas para subir a montanha. Só seguir as coordenadas do Google Maps. Sugiro alugar o carro na Rentcars

3 – Tour Montserrat e Girona

Como eu estava sozinha e queria explorar mais da Espanha, decidi fazer um tour que combinou Montserrat, Girona e Costa Brava. É um tour de 13 horas que incluiu o almoço e transporte de ida e volta a Barcelona. Pude conhecer mais locais incríveis sem me preocupar com o caminho ou até mesmo pesquisar muito (e dormir no busão kkkkk).

Fiz esse tour em maio e aproveitei demais, foi muito divertido e a guia explicou bastante sobre a história. O tour saiu no horário, foi muito bem organizado.

Reserve aqui 🚌 TOUR 1 DIA MONTSERRAT, GIRONA E COSTA BRAVA

montserrat na espanha como chegar
Montserrat na Espanha: tour por 3 cidades diferentes

Quando visitar Montserrat na Espanha?

Considero a primavera a melhor época para visitar Montserrat, pois as temperaturas são amenas e os preços em Barcelona são mais acessíveis. Outra ideia legal é visitar durante a semana, quando há menos gente, e de preferência pela manhã. Confira os detalhes:

  • Primavera (Março a Maio): clima agradável com temperaturas entre 15°C e 20°C e menos turistas. Pode chover.
  • Verão (Junho a Agosto): sempre ensolarado e quente acima de 30°C , muitas atividades culturais como o dia de Nossa Senhora de Montserrat em 27 de abril. Bastante gente e preços mais altos
  • Outono (Setembro a Novembro): clima ameno com temperaturas entre 10°C e 25°C, paisagens que mudam de cor por causa das folhas. Chuvas em outubro e novembro.
  • Inverno (Dezembro a Fevereiro): clima frio, pode ficar entre 0 a 10ºC nas regiões mais altas. Menos turistas e

leia também: Qual a melhor época para visitar Barcelona

montserrat santuario parque
VIsta para montanhas em Montserrat

O que fazer em Montserrat na Espanha?

1 – Visitar a Basílica

A Basílica pertence a Ordem dos Monges Beneditinos é a principal razão de muitas visitas à Montserrat na Espanha. O mosteiro original foi fundado em 1025. A basílica foi construída depois, sofrendo algumas destruíções devido a guerras e reconstruída nos séculos 19 e 20.

A história da Basílica de Montserrat está ligada à lenda da descoberta da imagem da Virgem de Montserrat, conhecida como “La Moreneta”. A estátua foi encontrada por pastores em uma caverna em 880 d.C. Ela se tornou símbolo sagrado e padroeira da Catalunha.

la moreneta montserrat excursao
Estátua da Moreneta na Basílica de Montserrat na Espanha

Ao longo dos anos, a cor da madeira da estátua escureceu e muitas pessoas acreditam em milagres ou mensagens. Algumas das explicações mais plausíveis são:

  • pigmentos que oxidaram a madeira conforme os anos
  • fumaça das velas queimadas pelos peregrinos
  • vernizes ouy substâncias protetoras que mudaram a cor
basilica de montserrat interior
Fachada e interior da Basílica de Montserrat na Espanha

O interior da Basílica é impressionante e cheio de detalhes com estátuas, imagens e ouro por todo lugar que você olha. É interessante que antes de entrar nela há um átrio com um piso todo decorado. Também é possível participar da missa que acontece as 11h durante a semana, as 12h aos domingos e as 13h aos sábados.

Também é possível ouvir ao coral de meninos Escolania de Montserrat, um dos mais antigos da Europa.

No vídeo abaixo mostro como foi a visita a Montserrat na Espanha, clique para assistir:



2 – Visitar o Museu de Montserrat

O Museu de Montserrat fica em frente a Basilica e próximo a estação. Ele possui uma coleção impressionante de arte sacra, arqueologia e obras de artistas renomados como El Greco, Dalí, Miró, Caravaggio e Picasso. É uma parada obrigatória para os amantes da arte e da história. Até inclui alguns artefatos egípcios.
A entrada é paga e custa 7 euros.

3 – Andar de funicular ou cremalheira

Esses dois veículos proporcionam vistas diferentes de Montserrat. Há dois funiculares em Montserrat:

  • Funicular de Sant Joan: te leva até o ponto mais, de onde se pode fazer trilhas até o pico de Sant Jeroni. De lá é possível ver a ilha de Mallorca em um dia bem claro!
  • Funicular de Santa Cova: te leva até a Santa Cova, onde a estátua da Virgem foi encontrada.
montserrat na espanha barcelona tour
Hospedagem em Montserrat na Espanha ao fundo

4 – Participar de eventos

Como Montserrat na Espanha é um centro espiritual, os visitantes podem participar de retiros, meditações e outras atividades religiosas oferecidas pelos monges beneditinos.

É possível ficar hospedados no local e apreciar as vistas panorâmicas ou até observar as estrelas à noite.

Estes são os hotéis em Montserrat:

Veja também > > onde ficar em Barcelona: hotéis e melhores bairros

5 – Compras de Souvenirs e Produtos Locais

Pertinho da estação há muitas lojinhas vendendo souvenirs (alguns religiosos) e artesanato local, além de produtos típicos da região como licores e muitas comidas gostosas.

Ao lado do café havia uma feirinha que vendia geléias, pãesm queijo e mel feito por agricultores da região, parecia muito gostoso!

montserrat na espanha produtos locais
Produtos regionais vendidos pelos agricultores na feirinha

Tour a Montserrat na Espanha, Girona e Costa Brava

Depois da visita a Montserrat, o tour seguiu para para Girona, uma cidade que respira história e fundada pelos romanos! Aqui você encontra ruas estreitas, muralhas antigas e edifícios históricos bem preservados. Caminhar aqui é como fazer uma viagem no tempo e não foi a toa que foi escolhida como cenário para o Game of Thrones!

Em Girona pudemos conhecer bastante sobre a história romana e medieval e também visitamos os banhos árabes, inspirados nos banhos romanos. Foram restaurados no século 11 com o desenvolvimento das áreas urbanas e a necessidade de melhorar a higiene. Aliás, todo mundo que queria visitar Girona nesta época precisava tomar um banho antes e entrar limpinho na cidade!

Essa atração custa apenas 1 euro e é dividida em várias salas que começam com água fria e que vai esquentando conforme caminha. A principal delas é esta sala onde as pessoas tiravam e guardavam a roupa antes de irem aos banhos. Até o seculo 14, esta estrutura serviu para banhos públicos.

tour montserrat na espanha girona
Banhos árabes em Girona

Depois passamos na Catedral de Girona, a qual demorou 2 séculos para ser construída e o seu interior da inclui a nave gótica, considerada a segunda mais larga do mundo, só perdendo para a Basílica de São Pedro no Vaticano e Catedral de Sevilha!

Fizemos a parada para o almoço! Eu fiquei muito surpresa com a seleção do menu, a comida estava muito boa e até me deram um pão sem gluten super quentinho e gostoso pra acompanahr a salada e esse bifão que veio no ponto certo! de sobremesa comi abacaxi docinho!

A parada final deste tour é Tossa de Mar, localizada na famosa Costa Brava. Tossa de Mar é uma praia deslumbrante e um destino de verão muito popular, conhecida por suas águas cristalinas e uma área fortificada com muralhas medievais que oferecem vistas espetaculares do mar e da costa.

>> Reserve aqui 🚌 TOUR 1 DIA MONTSERRAT, GIRONA E COSTA BRAVA <<

excursao montserrat costa brava tossa de mar
Tossa de Mar no tour de Montserrat na Espanha

Este tour oferece uma oportunidade única de conhecer três destinos incríveis em um único dia, cada um com seu próprio charme e atrações distintas.

Gostou desse tour em Montserrat na Espanha? Veja mais dicas Sagrada Família em Barcelona: tudo o que você precisa saber

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here