Sagrada Família em Barcelona: tudo o que você precisa saber

14
1012

A Sagrada Família em Barcelona é a atração mais visitada na Espanha e começou a ser construída há mais de 100 anos atrás… e ainda não tem uma data de conclusão. Mesmo inacabada, algumas partes já são declaradas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ela é o símbolo da cidade e não pode ficar de fora do seu roteiro em Barcelona!

A beleza da obra é inigualável, provavelmente será diferente de tudo o que você já viu, tenho certeza. A criatividade e genialidade de Gaudí estão em cada cantinho e ele dedicou mais de 40 anos à Sagrada Família em Barcelona.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Confira as dicas, curiosidades e informações para visitar a Sagrada Família em Barcelona!

Dicas para visitar a Sagrada Família em Barcelona

Neste artigo você irá descobrir:

  1. Como chegar na Sagrada Família
  2. Quanto custa e tipos de ingressos
  3. História da construção
  4. Como é a visita
  5. Detalhes das fachadas e interior
  6. Subida à torre
  7. Museu da Sagrada Família em Barcelona
  8. Como participar das missas

Como visitar

A Sagrada Família tem uma estação própria nas linhas de metrô 2 e 5. Saiu da estação já dá de cara pra ela, assim fácil e rápido!

Ela funciona das 9 às 19h, sendo que no inverno vai até as 18h.

Fachada Paixão
Fachada Paixão da Sagrada Família em Barcelona

Quanto Custa

Como é uma das atrações mais procuradas em Barcelona, é melhor garantir o seu ingresso online e com antecedência, principalmente se visitar a cidade na alta temporada (junho, julho e agosto).

Prefira visitar pela manhã quanto tem menos gente ou ao meio dia quando o sol bate nas janelas e ilumina o seu interior com cores lindas. Evite finais de semana, pois sempre é mais lotado.


Há diferentes tipos de ingresso como excursão guiada, subida a torre, guia de áudio e prioridade de entrada. Clique para ver o valor e mais detalhes:

  1. Ingresso Sagrada Família com Acesso Prioritário 
  2. Excursão em Grupos Pequenos à Sagrada Família
  3. Entrada Prioritária e Tour Guiado: Sagrada Família e Torres 

História da Sagrada Família em Barcelona

Início do projeto de Gaudí

O projeto inteiro é do arquiteto catalão e modernista Antoni Gaudí. Ele foi contratado para fazer um projeto inovador e pensou em toda a estrutura, desde colunas, torres, pequenos detalhes e soluções incríveis. Imagina projetar uma obra desse tamanho e complexidade apenas com 31 anos, o cara era um gênio!!

Gaudí faleceu em 1926 e só viu um dos lados finalizados, a fachada Natividade. Acredito que foi a escolha certa para iniciar o projeto já que tem a ver com nascimento. Ele está enterrado na cripta do templo.

Detalhes dos vitrais em cores frias e teto
Detalhes dos vitrais em cores frias e teto

Durante esses anos, vários artistas assumiram a construção da obra, porém não seguem completamente os documentos deixados por Gaudí, já que vários destes foram queimados durante a Guerra Civil Espanhola. Eles trabalham inspirados em sua obra.

No início, a Sagrada Família em Barcelona precisou de investimentos e agora ela é totalmente financiada pelas entradas dos visitantes, além de doações e contribuições privadas. Por esta razão é chamada de Templo Expiatório da Sagrada Família. A previsão de conclusão é 2030, porém acredito que levará mais tempo.

Teto magnífico da Sagrada Família
Teto magnífico da Sagrada Família

Como é a visita

A entrada se dá pela fachada Natividade, aquela de frente para o metrô. Você irá apresentar o seu ticket virtual ou impresso e passará pela segurança. Aí passará as catracas e pegará o guia de áudio em português.

Se tiver visita à Torre, fique atento ao horário pois não há perdão pelo atraso. O limite é de 15 min, fora isso você irá perder o seu direito à visita.

Estrutura da Sagrada Família

A Sagrada Família em Barcelona é considerada a obra-prima de Gaudí e expoente da arquitetura modernista catalã.
Os detalhes estão por todo lado: desde as cores nos vitrais que iluminam todo o ambiente quando a luz bate, às esculturas na fachada e até as colunas que imitam árvores. A obra inteira foi inspirada pela natureza, soluções criativas com formatos orgânicos que ajudam na sustentação e estrutura de toda a obra.

Iluminação colorida próxima ao meio dia
Iluminação colorida próxima ao meio dia
Fachadas

Cada lado da Sagrada Família em Barcelona possui uma explicação e conta a história de Jesus Cristo. É interessante observar que as esculturas estão todas do lado de fora do templo, todas nas fachadas. Lá dentro há apenas 4: Jesus, Maria, José e São Jorge.

As fachadas são cheias de detalhes e cada cantinho relata algum trecho religioso. Dá até vontade de pegar um binóculos para ver bem o que está acontecendo.

Fachada Natividade: dedicada ao nascimento de Jesus. Ela foi a primeira a ser concluída e possui vários detalhes relacionados à natureza como tartarugas do mar e terra sustentando colunas, insetos nas folhas que decoram as portas e a árvore com pombas lá no topo que representam a paz.

Muitos detalhes da fachada Natividade
Muitos detalhes da fachada Natividade

Fachada Paixão: possui uma estrutura mais carnal, já que representa a crucificação de Jesus. As colunas lembram costelas e os detalhes na parede lembram músculos. As esculturas foram feitas pelo escultor Subirach e são minimalistas com design bem diferente da fachada do Nascimento.

Fachada Paixão
Fachada Paixão

Fachada Glória: ainda não está pronta, representará o Juízo Final, a morte e o inferno.

O interior da Sagrada Família em Barcelona

O interior é de “cair os butiá do bolso”. Sem dúvida alguma é uma das coisas mais lindas que já visitei na minha vida. Eu andava de queixo caído ao caminhar por dentro.



Confesso que fiquei impressionada com a altura das colunas que imitam árvores e as cores.. ah, as cores dos vitrais. Tanta simplicidade no interior que é apaixonante.

Colunas que imitam ávores e galhos
Colunas que imitam ávores e galhos
Vitrais nas cores quentes e teto iluminado
Vitrais nas cores quentes e teto iluminado

Aí você olha para o teto e se surpreende ainda mais. Eu não sabia o que dizer, apenas sentir.

Vitrais coloridos na Sagrada Família
Vitrais coloridos na Sagrada Família

Confira no vídeo abaixo todos os detalhes da Sagrada Família em Barcelona!

Vale a pena subir na torre?

São 18 torres projetadas por Gaudí: 12 Apóstolos, 4 Evangelistas, Virgem Maria e Jesus. Cada uma tem altura diferente para respeitar a hierarquia religiosa. A mais alta terá 172 metros de altura, um pouquinho menor do que o Montjuic, um dos morros de Barcelona. Gaudí acreditava que o homem não pode ser maior que a natureza. De qualquer maneira, será a Igreja mais alta do mundo quando estiver finalizada.

Rua que passa em frente à fachada da Paixão
Rua que passa em frente à fachada da Paixão

Eu subi na torre da Paixão, do lado da saída do templo. Você pode escolher subir na torre Natividade também.
O horário da torre é fixo e você não pode levar mochila lá para cima, deixa tudo num armário. Aí sobe de elevador até a primeira parte, onde fica uma plataforma meio varanda de frente para a rua. É possível observar a construção mais de perto, mas como tudo está em andamento, há vários andaimes e panos cobrindo algumas partes.

Vista de Barcelona e detalhe da mão dourada de Cristo
Vista de Barcelona e detalhe da mão dourada de Cristo
Vista da Torre da Paixão para o templo
Vista da Torre da Paixão para o templo

Depois de uns 15 a 20 minutos não tem mais o que ver. Você desce tudo em degraus bem curtinhos, sendo que uma das escadas não tem corrimão de um lado e é bem estreita, dá até uma confusão na cabeça hahah

Escada da torre Paixão
Escada da torre Paixão

O ingresso é mais caro para fazer essa visita, eu não achei que vale totalmente a pena, apenas se você quer ver como é Barcelona de cima e obra! Acredito que será bem mais interessante quando começarem a construir a Torre Principal.

Museu Sagrada Família

Muita gente acaba visitando apenas o templo e esquece do Museu que fica logo abaixo dele. Aqui estão as maquetes, os desenhos, projetos e várias ferramentas usadas durante todo esse tempo! Tem muita coisa interessante para ver.

Maquete e desenhos do projeto do templo expiatório
Maquete e desenhos do projeto do templo expiatório
Museu da Sagrada Família em Barcelona

Como participar da Missa

As missas na Sagrada Família são realizadas aos domingos às 9h e não é necessário ingresso, porém há número limitado de participantes, então chegue cedo! São realizadas em vários idiomas e são chamadas de missas internacionais. Além destas, são realizadas missas extraordinárias que necessitam de convites. Veja o calendário das Missas na Sagrada Família em Barcelona

Na cripta também são realizadas missas regulares em espanhol e catalão.

Missa sendo realizada no subsolo na sagrada familia
Missa sendo realizada no subsolo

Compre os ingressos para a Sagrada Família em Barcelona aqui:

Salve no seu Pinterest!

Dicas para visitar a Sagrada Família em Barcelona

Leia mais sobre a Espanha:

Dicas para visitar o Parque Güell

Como ir do aeroporto ao centro de Barcelona

Top 5 Hostels em Barcelona

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

14 COMENTÁRIOS

  1. Sempre me impressiono com a sagrada família e com as demais obras de Gaudí. Vale demais visitar Barcelona só por isso, sem falar em tudo mais que a cidade tem de incrível.

  2. Parabéns pelo lindo post! Sem dúvida um lugar imperdível em Barcelona. A dica de visita na hora do almoço é ótima, a iluminação do sol nos vitrais faz um efeito fantástico.

  3. O post ta super completo e cheio de detalhes, adorei tudo. O vide o também está perfeito. Estive na sagrada familia tem mais de 10 anos, acho que essa obra será eterna.

  4. Ai, a Sagrada Família… que lugar lindo!
    A luz entrando pelos vitrais coloridos é uma coisa que eu jamais vou esquecer.
    Gostei da dica da visita ao museu, quando estive lá acabei “pulando” essa parte… agora já tenho desculpa para ir de novo. 😀

  5. Sem dúvida é uma das obras mais incríveis de Gaudí! Post maravilhoso e super completo! Espero que todos os viajantes possam um dia conhecer essa maravilha!

  6. Quando estive em Barcelona visitei a Sagrada Família, mas como tem muito tempo, tenho muita vontade de voltar para visitar de novo. É muito impressionante, né?

  7. Um destino que estou planejando e amei o texto desse verdadeira obra de arte! Amei o texto e as fotos! O interior é tão lindo quando o exterior, doida para ver tudo de pertinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here