Vinho na Bratislava: show de sabores!

12
100

Um destino para provar novos tipos de vinho: a região da Bratislava! Localizada na parte interior da Eslováquia, é considerada a região mais antiga produtora de uvas e vinho na Europa central. O clima favorável com muitos dias de sol e o terreno produzem uvas gordinhas e suculentas! Veja dicas de cidades para provar vinho na Bratislava!

Leia aqui o roteiro 2 dias na Bratislava!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Vinho na Bratislava: show de sabores!

A história da produção de vinho na Eslováquia provém dos celtas e romanos, os quais trouxeram as uvas e também as técnicas de produção. Somente vários séculos depois fundaram a primeira escola de produção de vinho em 1884.

O consumo anual de vinho per capita na Eslováquia em 1911 era 6,02 litros enquanto na República Tcheca e Moravia era apenas 3,05 liros. Aí já percebemos o quanto o vinho faz parte da cultura! O vinho da Eslováquia custava normalmente o dobro dos vinhos provenientes da Moravia por exemplo.

Outra curiosidade é que os espumantes feitos em Palygyay na Bratislava foram levados a bordo do Titanic!

modragne espumante de modra eslovaquia

As variedades de uva mais comuns são Grüner Veltliner, Welschriesling e Blaufränkisch mas claro que você também encontra tipos conhecidos como Chardonnay, Syrah, Merlot, Müller-Thurgau, Cabernet Sauvignon e Riesling. Também desenvolveram algumas variedades locais como o Modragne, o espumante do distrito de Modra, e Devín em homenagem ao castelo Devín. Esta última foi criada no Instituto de Pesquisa e Viticultura e Enologia de Bratislava em 1958 no cruzamento entre Gewürztraminer e Veltviner.

restaurante modra o que beber na eslovenia bratislava


Durante o regime socialista todo o vinho na Bratislava era produzido para a comunidade, porém os melhores tipos e safras eram servidos somente aos oficiais. Pequenos produtores escondiam a sua produção de vinho, corriam grandes riscos para tomar vinho de qualidade feito por eles mesmos. Até vendiam uma garrafa aqui ou ali mas sempre por baixo do pano e entre amigos e conhecidos.
Devido ao sistema, a tecnologia da produção de vinho na Eslováquia está atrasada em torno de 40 anos. Apenas os oficiais e produtores com bons relacionamentos comunistas na Rússia tinham acesso a novas tecnologias vindas da Europa Ocidental. Os pequenos países partes da grande União Soviética quase não recebiam novas tecnologias, técninas e não buscavam inovações, justamente pela filosofia de “produzir para a comunidade” sem procurar melhorias devido à ausência de concorrência.

vinhos na bratislava eslovaquia

Cidades legais para provar vinho na região da Bratislava

No fim de semana que estava lá, acontecia um evento anual onde se comprava uma taça de vinho para provar todo tipo de vinho possível provenientes de várias cidades na região da Bratislava.

Pezinok

pezinok museu do vinho bratislava

Cidade real e depois livre (1647) era a segunda maior produtora de vinho depois de Bratislava. No século 19 produziam sementes de variedades nobres resistentes à praga de filoxera (a qual destruiu inúmeros vinhedos na França e extinção de alguns tipos de uvas). Também é famosa pela produção de barris.
Durante a época socialista expandiram a área de produção de vinhedos e concentração a produção de vinho, brandy e sucos. Após a extinção da URSS, as propriedades foram retornadas aos pequenos produtores.

Degustação de vinho no escuro!

o que fazer em bratislava degustacao vinho pezinok

Em Pezinok fizemos uma degustação de vinho muito diferente no Museu do Vinho! Provamos vinho no escuro para sentir melhor o sabor e aroma e também com diferentes luzes e música.

É surpreendente como o sabor do MESMO VINHO muda conforme a experiência!

Luzes azuis e música clássica davam um sabor mais ácido enquanto luzes douradas (tipo no fim da tarde) com música pop davam um gosto mais agradável. No museu também está em exposição a maior coleção de prensas de uva para produção de vinho da Europa. Esta aqui da foto é de 1898!

prensa antiga de uva bratislavamuseu do vinho bratislava pezinok

degustacao de vinho na bratislava no escuro sensacoes cores

Modra

vinho na eslovaquia vinhedos em modra

Esta pequena cidade medieval é puro charme e rodeada por vinhedos! Modra era cidade livre em 1607 e sua localização facilitava a venda de vinhos na época medieval. Uma cooperativa foi criada em 1936 com mais de 400 membros para ajudar a crise e que depois se tornou uma das principais produtoras durante o regime socialista. Agora os produtores estão procurando novos sabores para vinhos locais, técnicas e tecnologias já que a região parou no tempo até a extinção da União Soviética.

producao de vinho enologo eslovaco



Aqui visitamos a produção de Fedor Malík, considerado o melhor enólogo da Eslováquia e também professor na Univerdade de Vinhos. Ele é juíz em diversos competições e compartilhou sua experiência de vida, desde como começou a produzir, a vida durante o socialismo e agora com a empresa e seus filhos. Depois de uns vinhos até as fotos saíram embaçadas!

No geral eu gostei muito desse evento, provei vários vinhos diferentes muitos bons e outros beeem ruins meodeos hauehaeu O que eu mais gostei foi este Rose, se encontrarem BEBAM que é delicioso!vinho rose bratislava eslovaquia premio

Bora provar vinho na Bratislava! Veja mais sobre a Bratislava no vídeo abaixo

Participamos da degustação de vinhos a convite do Bratislava Tourism Region durante a press trip em maio de 2018. Todas as opiniões aqui são livres e próprias, pode confiar no Apure Guria!

Degustação de vinhos na Europa, Bratislava na Eslováquia! Tipos de uvas, vinhos e história durante o regime socialista

Leia também

10 COISAS PARA FAZER NA ESLOVÁQUIA
SKYWALK BRATISLAVA: ANDANDO DO LADO DE FORA DA UFO TOWER
28 DICAS PARA MOCHILAR NA EUROPA!
CHIP INTERNACIONAL 4G: SAIA DO BRASIL COM INTERNET!
VIAJAR EM CASAL: DICAS DE ECONOMIA PARA MOCHILÃO!

 



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

12 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, esse post me deixou muito saudosa! *-*
    Bratislava é perfeita para beber e comer hsauhsauas!
    No meu caso eu ataquei as cervejas de trigo que são mega baratas, mas lendo esse post deu uma dorzinha no coração de não ter aproveitado também para conhecer os vinhos. Nem cheguei a experimentar! :'(
    Mas de boa, porque curti tanto lá e fiquei tão pouco que já ta na lista de lugar para voltar! haha! E agora ainda tenho mais uma desculpa, a de aproveitar os vinhos! rss
    Anyway, adorei saber um pouquinho sobre a história do vinho de lá! Não fazia ideia que antigamente os tchecos bebiam mais que os eslovacos! haha! Isso porque nessa época eles ainda estavam juntos né =O

  2. Nunca imaginei que a Bratislava fosse um grande produtor de vinhos, deve ser uma experiência incrível poder experimentar os vários sabores produzidos nas regiões vinícolas.
    Muito interessante também conhecer no museu os processos tão antigos e que fazem parte da tradição destas pequenas cidades.
    Adorei!

Curtiu? Comentaí!