Dicas de Viena: roteiro com as principais atrações

11
176

Viena possui diversos palácios lindos e inúmeros prédios imponentes construídos durante o Império e conforme você caminha pela cidade se sentirá no passado. A capital da Áustria tem vários opções para todas as idades e estilos. Veja o que fazer e dicas de Viena, assista o vídeo!

Dicas de Viena: roteiro com as principais atrações

fonte palacio belvedere dicas do que fazer em viena austria

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Transporte em Viena

Esse roteiro reúne as atrações mais legais de Viena e estão agrupadas por proximidade. Então, elas podem ser visitadas a pé, do contrário, usar o metrô é super fácil, rápido e seguro. Os tickets são vendidos por unidade ou por dias (lembre-se de validar antes de entrar no veículo). Também há ônibus e trams, porém achei o metrô bem mais prático.

Coisas gratuitas em Viena

Todas as atrações listadas aqui são gratuitas, exceto a entrada dos museus, palácios e brinquedos. Caso você queira visitar, sugiro comprar o Vienna Pass dependendo da quantidade de atrações. Lá no Blog Vida Cigana tem uns cálculos mostrando se vale a pena, uma das principais dicas de Viena! Visitei Viena enquanto a Larissa e o Carlos do blog Vida Cigana estavam lá, então foi super animado e nos divertimos muito!

Dia 1

Museumquartier

Uma região que compreende diversos museus e transpira arte! Mumok (museu da arte moderna), Leopoldmuseum, Kunsthalle e o Architekturzentrum estão localizados lado a lado e um pátio espaçoso ao centro rodeado por bares, restaurantes e cafés. Uma ótima opção para a noite, é o centro de encontro da galera. No verão são realizados eventos artísticos com dança, música, teatro e literatura e no inverno a famosa feirinha de natal.

museumquartier marie theresien platz museus

Mais a frente fica a Maria Theresienplatz, uma praça com jardins, uma estátua gigante ao meio e nas laterais dois museus: um da história da arte e outro de história natural.

estatua museu maria theresien platz viena


Heldenplatz e centro da cidade

o que fazer em viena heldenplatzA praça dos heróis fica logo a frente do Hofburg, o palácio imperial e antiga residência da família Habsburgo. Ele é muito grande e você pode até se perder lá dentro, pois abrange vários edifícios colados um do lado do outro, como o Museu Sisi.
Um dos parques mais procurados pelos locais também fica aí e se chama Burggarten, não tem glamour nenhum, é apenas um gramadão com algumas árvores e bancos, porém muito agradável. Vários tipos de pessoas ficam por ali como hipsters, casais se beijando, turistas perdidos…

roteiro em viena dicas hofburg

Atravessando o Hofburg você chega na Michaelerplatz, onde estão alguns resquícios da fundação da cidade. Continuando pela rua e virando a direta na Graben verpa os monumentos Josefsbrunnen, Leopoldsbrunnen e a Wiener Pestsäule (coluna da Peste) com vários detalhes em dourado.

atrações em viena dicas roteiro 2 diasMais um pouco dá de cara com a Catedral de São Estevão com seu telhado todo colorido (apesar de não dar pra ver na foto), possui catacumbas e um museu de antiguidades. Primeira igreja que eu entro com uma grade gigantesca na entrada impedindo a visita de turistas sem ingresso. Foi nesta igreja que Mozart casou!

igreja sao estevao gotica viena

Nesta região há várias lojas, restaurantes fast food e aqui e ali há artistas de rua.

Prater

parque de diversoes prater em viena

Antigamente um espaço para corrida de cavalos e carros, o Prater reúne vários brinquedos para todas as idades. Tem trenzinho, montanha russa, brinquedos que giram tenebrosamente, torre do terror… A entrada é gratuita e você paga o ingresso diretamente no brinquedo.

parque tematico brinquedo dinossauro viena
Pra quem quer ver Viena do alto, uma das formas mais tradicionais é a Roda Gigante, construída em 1897 nos 50 anos ascensão ao trono do Imperador Franz Joseph. Ela quase foi demolida, o dono moreu em Auschwitz, pegou fogo e foi reconstruída em 1945 juntamente com outros símbolos da cidade (Ópera, Catedral de São Estevão, Burgtheater…)
Também há algumas opções de restaurantes e muita gente recomenda a perna de porco Stelze no Schweizerhaus.
Ali pertinho fica a Universidade de Economia construída por Zaha Hadid, uma arquiteta muito famosa por suas criações malucas e contemporâneas!

viajar com crianca viena brinquedos parque de diversos prater

brinquedo da morte parque diversao prater viena

Olha eu e a Larissa pirando nos brinquedos mortais do Prater ahueaheu só gritoooo

Dia 2

Dia dos palácios!!! Aproveite pra ir cedinho enquanto os outros turistas estão dormindo…

Schönbrunn

palacio schonbrunn em viena dicas



É a pequena Versailles de Viena: a antiga residência de verão da Sisi (apelido da imperatriz Elisabeth) e um dos palácios mais bonitos da Europa! Fica um pouco afastado do centro, mas é fácil chegar de metrô parando na estação Schönbrunn.A visita aos jardins é gratuita e vale uma manhã ou tarde inteira devido ao seu tamanho e atrações: tem labirinto pra se perder, o zoológico mais antigo da cidade, uma fonte incrível e um morro bem cansativo pra subir, mas que compensa a vista incrível.

palacio schonbrunn gloriette refletindo no lagoLá no topo fica a Gloriette, um edífcio bem bonito… se não me engano dá pra chegar lá de trenzinho caso seja sedentário hauehaue Um lugar excelente para tomar uma cervejinha no fim da tarde.

Fotos abaixo tirados por Vida Cigana.

labirinto palacio schonbrunn viena

palacios da austria schonbrunn vida ciganaroteiro em viena 3 dias dicas
O ingresso para visitar o Museu é carinho, então sugiro adquirir o Viena Card para sair mas barato e aproveitar outras atrações no mesmo valor. Aí vai mais umas 2 a 3 h lá dentro.

Belvedere

palacio belvedere o que visitar em viena

O palácio Belvedere é o meu favorito de Viena, pois possui um jardim gigante e muito bem cuidado. O prédio barroco amareladinho foi a última residência de Franz Ferdinand I, aquele cara que assassinaram e foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial (uma desculpa bem esfarrapada pra começar uma guerra né). Hoje abriga a maior coleção de pinturas de Gustav Klimt.
Daqui você pode caminhar até a Karlskirche.

 

Karlsplatz

igreja barroca karlsplatz viena

Esta praça fica na frente da igreja barroca São Carlos (Karlskirche), uma imponente construção com diversos detalhes e dois obeliscos decorados. Durante o verão instalam um cinema ao ar livre de graça para a galera e no inverno a famosa feira de natal.

Dia 3

Naschmarkt

Um grande mercado público com opções em ingredientes frescos, frutas secas, pratos prontos de outros países, queijos, doces, salames, temperos e até roupas… É um conjunto de diversas barraquinhas lado a lado.

naschmarkt mercado municipal viena cerejasbrecho mercado municipal viena

Passear pelo canal do Danúbio

caminhar canal rio danubio vienaUma opção para os dias ensolarados é caminhar pelos canais do rio Danúbio e observar como é diferente do centro da cidade. Não possui nenhum glamour, pichações por todo lado, alguns grafittis legais, gente estranha..claro que isso depende da região. Próximo a parada de metrô Rossauer Lände há uma atmosfera mais mediterrânea. É uma opção legal para pedalar ou correr.

dicas em viena austria o que fazer

Veja algum concerto ou visite o Mozarthaus

Além de muita história, muita música clássica está presente na capital da Áustria, já que Haydn, Mozart, Schubert, Strauss, Beethoven, Brahms, Lizt, Chopin viveram alguns anos aqui. Esse foi um dos motivos que eu queria conhecer Viena e descobrir por quê atraiu tantos compositores. Há alguns museus, como Mozarthaus, que tentam mostrar como era a casa dos compositores. Você também verá muitos estudantes tocando violino na rua em troca de moedas.

O Festival de Viena acontece em maio e é um dos eventos mais importantes da música clássica mundial.

vista incrivel de viena schonbrunn vida cigana

obrigada pela companhia seus lindos!

Gostaram das dicas de Viena?? Assistam o vídeo!

Salve no pinterest

Viena roteiro com atrações, o que fazer, dicas da Austria

Veja também:

INNSBRUCK: UMA PARADA OBRIGATÓRIA NA ÁUSTRIA!
ROUPA DE INVERNO NA EUROPA: ONDE COMPRAR E DICAS


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

11 COMENTÁRIOS

  1. Ai minha nossa, que desespero, hehehehe. Lendo aqui, parece que nunca estive em Viena, porque não lembro da maioria destas atrações. Mas que barbaridade, vou ter que voltar. Mas de um lugar me lembro muito bem e amei demais conhecer: o Museu Sisi, lindo! Adorei as dicas para quando voltar em Viena, porque lembro que amei Viena.

  2. Post providencial! Tô pensando em passar uns dias em Viena pra ver uma retrospectiva dos modernistas (mto Klimt, meldeeeels) e o roteiro tá redondinho pra eu me jogar lá. Obrigada!

  3. Viena é linda! Quanto lugar bacana para conhecer. Os brinquedos do Prater parecem ser muito divertidos, bem old school rsrs Os palácios são um luxo só. Sonhando em ir para lá.

Curtiu? Comentaí!