O que fazer em Toronto? Uma das principais cidades do Canadá é repleta de atrações interessantes para o ano todo. Também é porta de chegada para quem vem do Brasil, já que há voos diretos de São Paulo Guarulhos para Toronto.
Neste artigo vou te contar o que fazer em Toronto, as melhores atrações, roteiro de 3 dias, temperaturas, lista de hoteis legais, excursões e muitas dicas de viagem no Canadá!
O que fazer em Toronto: roteiro 2, 3 e 4 dias
Índice do Artigo
Melhor Época para Visitar Toronto
A melhor época para visitar Toronto é entre maio e setembro, quando o clima é mais quente e há muitos eventos ao ar livre. Durante esses meses, as temperaturas variam de 15°C a 25°C, proporcionando um clima agradável para explorar a cidade.
Eu visitei o Canadá na metade de outubro e peguei dias lindos com muito sol, sem falar nas cores das folhas das árvores nos parques. Estava friozinho já, mas consegui aproveitar para conhecer as ilhas e fazer um tour até as Cataratas do Niágara.
Também visitei Toronto final de novembro e confesso que o clima já era muito mais gelado e os dias mais curtos e cinzas. É uma época mais barata e existem algumas feirinhas de Natal acontecendo.
Primavera (Março a Maio): temperaturas entre 5°C a 15°C e com muita chuva.
Em março acontece a Toronto Comicon (evento sobre quadrinhos, filmes e cultura geek) e em maio o Doors Open Toronto (muitos edifícios históricos abrem suas portas ao público).
Verão (Junho a Agosto): temperaturas variam de 20°C a 30°C com algumas chuvas rápidas
Em junho acontece o Pride Toronto (festival de orgulho LGBTQ+) e em agosto o Toronto International Film Festival (TIFF)
Outono (Setembro a Novembro): temperaturas entre 10°C a 20°C em setembro e caem para 0°C a 10°C em novembro. Chuvas moderadas!
Principais Festivais: em outubro a Nuit Blanche (arte contemporânea em toda a cidade) e a Toronto Oktoberfest
Inverno (Dezembro a Fevereiro): temperaturas entre -5°C a 5°C, mas podem cair abaixo de -10°C durante os períodos mais frios. É a estação mais seca mas com neve frequente!
Principais Festivais: em novembro e dezembro acontece o Cavalcade of Lights (festas de fim de ano com iluminação de árvores, fogos de artifício e shows) e os mercadinhos de Natal no Distillery District. Já em janeiro acontece o Winterlicious, um festival gastronômico com promoções em restaurantes locais.
Como Chegar em Toronto
Como Toronto é uma das maiores cidades do Canadá, há muitos voos internacionais e nacionais para o Aeroporto Internacional Pearson (YYZ), fica muito fácil chegar de avião. Do aeroporto, você pode pegar um Trem expresso que te deixa no centro em 25 minutos. Reserve aqui Trem Expresso de/para o Aeroporto Pearson
Eu fiz um review do voo com a Air Canada, clique para assistir:
Também é possível chegar de trem pela VIA Rail. Se comprar a passagem de trem com antecedência é mais barato, mas também não escolha a MAIS barata de todas porque os vagões tem níveis de conforto diferente. Eu fui até Ottawa num trem que parecia da década de 70. A estação principal de Toronto se chama Union e tem trens para o aeroporto também.
Você também pode alugar um carro e viajar pela Highway 401 ou optar para viajar de ônibus com as empresas como Greyhound e Megabus.
Onde ficar em Toronto
Toronto é gigantesca, então eu sugiro ficar ao sul e próxmo ao lago e estação Union para fazer as coisas com mais facilidade. Estas são as melhores opções de hotel em Toronto que encontrei com ótimo custo benefício (clique no nome para mais detalhes):
SoHo Hotel Toronto (nota 8,9) ⭐⭐⭐⭐ esse hotel é perfeito para quem vai de lua de mel e busca conforto e luxo! Achei valores excelentes fora do verão!
Sutton Place Hotel Toronto (nota 8,9) ⭐⭐⭐Esse hotel fica muito bem localizado, tudo é bem novinho, limpo e confortável! Fica na King street.
GLOBALSTAY Maple Leaf Square (nota 7,1) ⭐⭐ localizado próximo ao Hockey Hall of Fame e da arena, oferece apartamentos limpos e aconchegantes.
Sonder The Slate (nota 8,0) ⭐⭐⭐⭐ sitaudo no Fashion District e pertinho da estação de trem, oferece quartos espaçosos com camas confortáveis com varanda.
Residence & Conference Centre – Toronto Downtown (nota 7,7) ⭐⭐⭐ Pertinho do destillery District, oferece apartamentos de dois quartos e lavanderia.
Samesun Toronto (nota 7,5) ⭐ este hostel oferece quartos compartilhados a preço acessível, além de oferecer secador de cabelo. Fica um pouquinho mais afastado no Kensigton Market.
Transporte em Toronto
A cidade é gigantesca, tudo fica afastado. Eu fiz este roteiro O que fazer em Toronto bem enxuto para você aproveitar ao máximo.
Você pode se locomover pela cidade usando o Transporte Público. A Toronto Transit Commission (TTC) opera metrôs, bondes e ônibus e pode comprar um passe diário com viagens ilimitadas.
Também é possível chamar Uber e Lyft. Em dias quentes, pode alugar uma bicicleta pelo Bike Share Toronto.
Uma opção bem legal é fazer um tour ônibus hop-on hop-off que passa pelas principais atrações, você não se preocupa com nada e ainda vai escutando a história pelo caminho. Esse ônibus passa nas principais atrações como Yonge-Dundas Square, Museu Real de Ontário, Casa Loma, Galeria de Arte de Ontário , CN Tower, Destillery Disctrict… Vale muito a pena, porque Toronto é muuuito grande!
Reserve o seu Tour de ônibus hop-on hop-off em Toronto!
O que fazer em Toronto: melhores atrações
Há muitas atrações legais neste roteiro O que fazer em Toronto! Eu aproveitei 2 dias inteiros em outubro e 1 em novembro, além de 1 dia dedicado a um passeio de ida de volta às Cataratas do Niágara.
Algumas atrações é necessário reservar ingresso com antecedência, pois esgotam rapidamente! Eu fiz as reservas online usando o meu cartão da Wise! Veja mais no artigo: Wise no Canadá funciona?
Fiz bastante coisa a pé porque o dia estava bem ensolarado e contei as minhas aventuras neste vídeo abaixo, clique para assistir:
1 – CN Tower
Essa é o símbolo da cidade, vista de longe, e também o cartão postal! A CN Tower não pode ficar de fora da sua lista de O que fazer em Toronto. Ela tem 553 m de altura e é a terceira maior torre do mundo e oferece uma vista panorâmica da cidade aos seus visitantes. Lá de cima é possível enxergar muuuito longe inclusive até a o estado de NY nos Estados Unidos
CN significa a companhia ferroviária que construiu a torre, mas atualmente ela é administrada pelo governo.
Além disso, os mais corajogos podem tentar a EdgeWal: uma caminhada na borda da torre com uma corda de segurança.
2 – Ripley’s Aquarium of Canada
Do ladinho da CN Tower, está Ripley’s Aquarium of Canada, uma atração perfeita para dias muito frios ou para viagem com crianças! Aqui você poderá ver vários ambientes com animais dss águas geladas do Ártico até os Grandes Lagos, além de corais, peixes tropicais, arraias, tubarões e tartarugas.
Um dos destaques é o túnel subáquatico!
3 – The REC Room
Localizada ao lado oposto da CN Tower, a Rec Room é um ambiente repleto de videogames e jogos de fliperama, um lugar super legal para amigos e famílias! Aqui também há uma área dedicada a restaurante e bar com telões.
Eu almocei um hamburguer aqui e ganhei uma pipoca, adorei!
4 – Harbourfront Centre
Se você caminhar em direção ao lago, chegará em um área muito bem cuidada com parque, um deque, bares e vistas lindas para as ilhas de Toronto. Daqui também saem alguns barcos que fazem passeios no lago e táxi barcos no Queen’s Quay Terminal l que te levam até as ilhas.
Em um dia ensolarado, recomendo fazer a reserva com antecedência pois os barcos lotam rapidinho! Veja este Passeio de Barco Porto e Ilhas com duração de 1 hora
Outra opção legal é este Cruzeiro Premium Harbor com almoço, brunch ou jantar! O passeio tem duração de 2h30min
5 – Hockey Hall of Fame
Se você quer saber mais sobre um dos principais esportes do Canadá, precisa visitar este museu! Aqui há uma vasta coleção de exposições, artefatos históricos desde as origens do esporte com equipamentos antigos e experiências interativas.
Aqui você verá os troféus mais prestigiados do hóquei, como a Stanley Cup, exposição sobre jogadores locais e internacionais, momentos dos Jgos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e também testar suas habilidades em simuladores e como é ser um locutor de hockey!
Adquira o Ingresso para o Hockey Hall of Fame
6 – Gooderham Buiding
Este é um dos prédios mais icônicos de Toronto, devido ao seu formato estreito. É muito semelhante ao Flatiron Building de Nova York. Esse prédio serviu como escritório da destilaria Gooderham and Worts até 1952.
Do outro lado da rua você consegue tirar uma foto bem legal enquadrando este prédio, vários outros do Financial District e a CN Tower de fundo! Vale a pena por no seu roteiro O que fazer em Toronto
7 – St Lawrence Market
Este é um dos mercados mais famosos de Toronto, onde você poderá ver vários ingredientes como vegetais, frutas, carnes, queijos e produtos locais, além de uma área com sanduíches, pizza, sushi e cafés.
Recomendo vir pela manhã e se possível no sábdo quando há o mercado de agricultores. Eu fui no fim da tarde e estava meio fechado, mas vi muitas lojinhas de souvernirs abertas com produtos lindos!
Aqui você pode fazer uma Excursão Gastronômica de 3 Horas experimentando vários sabores e pratos típicos locais e indo para próxima atração no distrito das destilarias!
8 – Distillery District
A Distillery District é uma área com cafés, restaurantes e lojas no local de uma antiga destilaria, uma das maiores do Canadá. Aqui existem 40 prédios históricos com a maior coleção de edifícios no estilo vitoriano industrial, a maior da América do Norte!
É um local muito legal para conhecer, especialmente durante a feirinha de natal conhecida como Winter Village. Conheci alguns seguidores nesse dia e foi uma experiência muito divertida! Não pode ficar de fora do roteiro O que fazer em Toronto!
Vale a pena fazer uma Visita à destilaria Gooderham & Worts para entender melhor essa época da lei seca no país e fazer uma degustação!
Também é possível fazer uma Excursão a Pé pelo Distillery District para saber mais detalhes da história e curiosidades (sabia que pegou fogo e todo mundo veio assistir a desgraça?).
9 – Royal Ontario Museum (ROM)
Este é um dos maiores museus da América do Norte e possui exposições sobre história natural e culturas do mundo. Sua arquiterura é muito diferentona: um prédio de tijolinhos ao lado de um negócio todo futurístico com vidro conhecido como The Crystal.
Aqui você poderá ver desde fósseis de dinossauros até exposições dedicadas às culturas indígenas do Canadá, da China, Roma Antiga, Egito. É uma ótima opção de passeio para dias chuvosos ou mais frios.
Compre o ingresso aqui Ticket expecial Royal Ontario Museum
10 – Art Gallery of Ontario (AGO)
Esta galeria de arte foi fundada em 1900 e possui uma extensa coleção de obras canadenses do início do século XX e uma parte dedicada aos povos originais do Canadá com artefatos históricos até peças contemporâneas.
Além disso há várias pinturtas e esculturas europeias, onde poderá ver obras dos pintores Rembrandt, Rubens, e Van Gogh. Também há arte moderna e contemporâneas
Reserve seu ingresso para a Art Gallery of Ontario
11 – Dundas Square e Eaton Centre
Seguindo a rua da galeria, você conhecerá a rua Dundas e a Praça Dundas, um local bem movimentado, cheio de lojas e painéis, lembrando um pouco a Times Square. Muitos eventos e protestos são realizados aqui.
Ao lado fica da praça fica o Toronto Eaton Center, um shopping gigante com mais de 200 lojas que existe desde a década de 70. É um dos principais pontos de compra da cidade e um local para se aquecer durante o inverno.
12 – Nathan Philips Square e letreiro
Se você vai a Toronto no inverno, precisa colocar esta praça no seu roteiro O que fazer em Toronto! Aqui há uma pista de patinação no gelo aberta ao público!
Também é um ponto legal para conhecer indenpendente da época do ano, devido a um letreiro colorido com a palavra Toronto. Ela fica em frente ao prédio novo da prefeitura e ao lado da fonte (que fica congelada no inverno).
Ao lado fica o Old Toronto City Hall, a prefeitura antiga da cidade construída em 1899 no estilo Richardsonian com uma torre de relógio e gárgulas! Um prédio que contrasta bastante com os mais atuais dessa rua.
13 – Casa Loma
Esta é uma das atrações que mais gostei do meu roteiro O que fazer em Toronto! Veja o review completo aqui: Casa Loma em Toronto: vale a pena visitar?
A tradução de Casa Loma seria casa na colina, um lugar incrível para conhecer em um dia mais friozinho ou chuvoso. Essa casa pertencia ao Sir Henry Mill, um cara que conseguiu uma fortuna através de investimentos hidrelétricas e em linhas ferroviárias do Canadá.
Ele construiu essa mansão mas não imaginava quão cara seria a sua manutenção! Teve problemas por causa primeira Guerra Mundial, depressão pós guerra, o banco quebrou e teve seus bens confiscados e foi a falência.
Essa casa é muito luxuosa, tem diversos cômodos escondidos e foi utilizados em vários cenários de filmes como X Men! Ainda tem um túnel que conecta a outra casa do Sir Henry Mill (pois é, ele construiu DUAS CASAS AO MESMO TEMPO)! Esse túnel estava repleto de coisas natalinas e o tema muda conforme o ano.
No final você chega em uma garagem e uma sala com estátuas de cera dos atores que gravaram filmes dentro da Casa Lom como Hugh Jackman, Halle Berry e Patrick Stewart.
Sugiro comprar o ingresso com antecedência porque a casa fica longe, imagina chegar lá e não ter mais?
Reserve aqui: Ingresso para a Casa Loma
14- Toronto Islands
Este é um passeio perfeito para dias quentes e não pode ficar de fora do sue roteiro O que fazer em Toronto! Você pode chegar nas ilhas de barco táxi Queen’s Quay Terminal ou balsa a partir do Jack Layton Ferry Terminal.
AS ilhas não ficam distantes da cidade, são bem tranquilas e perfeitas para caminhadas e piqueniques, pode alugar kayak, stand up paddle e bicicletas. Nos meses de verão (junho a agosto) ficam muito lotadas, devido às férias das crianças e ao parque de diversões dentro da ilha que atrai muita gente! As filas ficam enormes!
Eu visitei em outubro e tive a sabedoria de ter ido de táxi barco (water taxi) até a ilha central no Centre Island Ferry Dock. Quem vai de balsa (muito mais barato) acaba parando apenas numa pontinha da ilha mais afastada (Ward’s Island Ferry Waiting Shed) e precisa voltar para esse mesmo porto para retornar à cidade.
Como eu cheguei na ilha do meio, pude caminhar até a pontinha e aproveitar bem, porque a ILHA É MUITO GRANDE. Muito maior do que eu imaginava, foi bem cansativo no final porque caminhei umas 3 horas parando no parque, indo a praia e dando os contornos para atravessar pelas pontes. Fiz o percurso mais simples e tem muita coisa pra ver, inclusive um AEROPORTO!
Na Centre Island você pode ver o Centreville Amusement Park (parque de diversões aberto de maio a setembro), uma fazendinha para crianças e algumas praias. Na Ward’s Island há mais verde, uma comunidade de residentes e a balsa.
Do outro lado fica a Hanlan’s Point, onde fica a praia de nudismo e um estádio.
15 – Excursão Cataratas do Niágara
Eu dediquei um dia inteiro as Cataratas, um dos maiores símbolos do Canadá e dos Estados Unidos. Não pode ficar de fora da lista O que fazer em Toronto, hein!
Eu gostei muito deste tour porque inclui uma paradinha na Niagara-on-the-Lake, uma cidadezinha muito charmosa e rica, repleta de prédios antigos. Mostrei todos os detalhes no artigo Tour Cataratas do Niágara: 7 atrações para visitar
Depois fizemos uma parada de 10 minutos para ver a Sir Adam Beck Hydroelectric Station Reservoir e Niagara Whirlpool.
Nas Cataratas em si tivemos 1 hora, onde eu fiz um passseio de barco, e depois almocei no Clifton Hill.
Reserve aqui Excursão de 1 Dia às Cataratas com Passeio de Barco e Niagara on the Lake
O que fazer em Toronto: roteiro 4 dias
Confira as atrações deste artigo O que fazer em Toronto separados dia a dia!
- Dia 1: CN Tower, Ripley’s Aquarium, Rec Room, Harbourfront centre, Hockey Hall of fame
- Dia 2: Toronto Islands, Gooderham Building, St Lawrence Market, Distillery District
- Dia 3: Dundas Square, Eaton Centre, Nathan Philips Square e letreiro, Art Gallery of Ontario ou Royal Ontario Museum e Casa Loma
- Dia 4: Excursão Cataratas do Niágara
Gostou destas dicas de O que fazer em Toronto? Veja também: O que fazer em Montreal