O que fazer em Ottawa: roteiro 2 dias e melhores atrações

0
19

O que fazer em Ottawa? Tem muita coisa legal para visitar em Ottawa, a capital do Canadá! Uma cidade rica em história e cultura que você consegue explorar em 1 ou 2 dias com o meu roteiro O que fazer em Ottawa!

Apesar de ser a capital, senti uma atmosfera acolhedora em Ottawa e também um quê vibrante de tradição e modernidade! Era uma das cidades que mais desejava visitar no Canadá, justamente porque pesquisei bastante e senti que tinha uma afinidade comigo.

Neste guia vou te contar o que fazer em Ottawa, as 10 melhroes atrações, informações sobre a melhor época para visitar, como chegar a Ottawa, onde ficar e muito mais! Ah, não esquece de assistir ao vídeo também hein!

O que fazer em Ottawa: roteiro 2 dias e melhores atrações

Antes de visitar Ottawa, é importante conhecer um pouquinho da história da cidade.

A história de Ottawa é rica e reflete diversas mudanças sociais, políticas e culturais do Canadá ao longo dos séculos. A região era antigamente habitada por povos indígenas conhecidos com o Algonquis. No século 17 chegaram os primeiros europeus, franceses liderados por Samuel de Champlain.

o que fazer em ottawa roteiro melhores atracoes
O que fazer em Ottawa: roteiro 2 dias

Devido à sua posição estratégica às margens do rio Ottawa, formou-se um comércio de peles e foi disputada entre britânicos e franceses. Ottawa só se tornou capital em 1857 quando a Rainha Vitória a escolheu porque ficava mais distante da fronteira dos Estados Unidos.

Mas é importante lembrar que o Canadá só se formou uma década depois e a cidade começou a crescer com a construção do Parlamento e do Canal Rideau. Uma curiosidade é que em Ottawa vive mais pessoas com diploma per capita do que qualquer outra cidade do país.


Agora vamos às dicas de O que fazer em Ottawa!

A Melhor Época para Visitar Ottawa

O clima em Ottawa varia significativamente ao longo do ano, assim como as paisagens! Assim, as atrações de O que fazer em Ottawa vão mudar um pouco conforme a época.

Eu a visitei na metade de outubro durante o outono (setembro a novembro) e vi tudo muito colorido, as árvores com folhas vermelhas e amarelas em alguns parques! Não estava tão frio, os dias estavam ensolarados e me agasalhei bem. Assista ao vídeo com mais dicas de O que fazer em Ottawa no outono.

O inverno (dezembro a fevereiro) é beem frio e até o Canal Rideau congela, possibilitando patinar no gelo! Além disso, acontece o Festival das Luzes e a cidade fica decorada durante o Natal.

A primavera (abril a junho) é ideal para apreciar os jardins floridos e bem verdinhos, enquanto o verão (junho a agosto) oferece temperaturas agradáveis para explorar ao ar livre, fazer picnics ou passeios de barco no rio e aproveitar para fazer trilhas na região.

canada em outubro outono
Ottawa em Outubro (outono)

Como Chegar em Ottawa

O método mais fácil para chegar em Ottawa é de avião no Aeroporto Internacional de Ottawa, no entanto, eu decidi ir de trem.

Comprei a passagem do VIA Rail Canada por apenas 61 CAD e me surpreendi negativamente com o trem. Não sei se é porque peguei uma promoção, mas o interior do trem era muito antigo, parecia da década de 70, tinha até algumas tomadas mais antigas e o tecido do banco estava gasto. Sem falar que por fora parecia um ônibus da empresa Cometa de São Paulo kkkk Com certeza a classe executiva é outro nível! Já esteja preparado para gastar mais se deseja mais conforto.

viagem de trem no canada ottawa
Viagem de trem no Canadá não foi como esperava

A viagem foi tranquila, durou um pouco mais de 5h saindo de Toronto, localizada a 465km de distância. É gente, o Canadá é muito grande! Esse foi o trajeto mais longo que fiz via terrestre na minha viagem ao Canadá, já que a próxima cidade foi Montréal a apenas 2h de distância. Se quiser ir de carro, se prepare, a estrada é longa, mas é fácil e você pode fazer uma paradinha em Kingston.

Acho que na próxima vez, iria de ônibus mesmo, porque parece mais confortável do que trem (claro, comparando o preço mais barato). Greyhound e Flixbus fazem esse trajeto.

Veja também: O que fazer em Montreal

Onde ficar em Ottawa

Como a cidade é pequena, você consegue fazer tudo a pé deste roteiro O que fazer em Ottawa se estiver em um hotel bem localizado. Aqui vão algumas opções bem interessantes com ótimo custo benefício:

Saintlo Ottawa Jail Hostel ⭐⭐ nota 8,5: como eu estava viajando sozinha e amo história, decidi ficar nessa acomodação que fica dentro de uma prisão antiga! Sim, coisa de maluco né, mas confesso que adorei! Você pode ficar em quartos compartilhados ou em celas apenas pra você e parceiro.

O atendimento foi muito bom, todos muito solícitos e o café da manhã é incluso e gostosinho. Tinha bagel, frutas, ovo, café, sucos… achei excelente!

hotel diferente prisao ottawa
Quarto casal dentro de uma cela de prisão em Ottawa

Sonder Arlo ⭐⭐⭐ nota 8,9: esse local é maravilhoso! A decoração é de cair o queixo e tem muito conforto, além de outras fiaclidades como máquina de lavar roupa grátis! Tudo muito limpo e tem até academia.



ByWard Blue Inn ⭐⭐⭐ nota 8,7: este hotel está na área do Mercado Byward, super bem localizado. As instalações são simples, porém o café da manhã é excelente, assim como o atendimento.

LIV Extended Stay ⭐⭐⭐⭐ nota 8,4: achei esta acomodação incrível, tudo bem equipado e colorido. Tem restaurante, cobertura com churrasqueira, academia e sala de jogos. Os quartos são espaçosos e silenciosos. O atendimento é muito bom de acordo como as avaliações dos hóspedes.

O que fazer em Ottawa: 10 melhores atrações

Neste roteiro O que fazer em Ottawa, listei vários pontos turísticos que você consegue explorar em 1 ou 2 dias na cidade. Você pode fazer tudo a pé, a menos esteja muito frio né kkkkk

Como eu fui durante o outono, consegui fazer quase tudo e mostrei várias dicas e mais curiosidades no vídeo abaixo sobre atrações e o que fazer em Ottawa, clique para assistir!

1 – Parlamento do Canadá

Já comece a lista de O que fazer em Ottawa com o Parlamento Canadense! Sua arquitetura gótica imponente ganha destaque em cima da colina. Sua construção começou em 1859, mas foi só após a sua finalização em 1876 que funciona como sede do parlamento Canadense.

É possível fazer visitas no interior do Parlamento para conhecer melhor a história política do país. Recomendo reservar online no site do Parlamento porque esgota rapidinho. Aliás, o site é bem legal e educativo, ensina como as leis são aprovados, como funciona o governo e muito mais!

O interior é todo decorado, especialmente a Casa dos Comuns e o Senado que fica em outro prédio. O Bloco central (onde fica a torre do relógio) está em reforma no momento e abriga a Biblioteca do Parlamento. Em frente a este prédio existe a Centennial Flame, uma chama que nunca se apaga.

Ah para quem não sabe, o monarca do Canadá é o Rei Charles III da Inglaterra.

Quando eu visitei o Parlamento estava em reformas e o horário não batia com o meu roteiro. De qualquer forma, recomendo dar uma passadinha para desfrutar de vistas deslumbrantes do Rio Ottawa.

parlamento do canada capital ottawa
Parlamento do Canadá em Ottawa

2 – The National War Memorial

Pertinho do Parlamento existe este memorial dedicado aos soldados da Primeira Guerra Mundial. No dia 11 de Novembro acontece uma cerimônia para o Remembrance Day. Existem 2 guardas durante o dia que se revezam (poderá ver a troca da guarda) e é possível apreciar um soldado tocando gaita de foles.

Um fato interessante é que 14% da população do Canadá possui origens escocesas e até existe uma província chamada Nova Scotia na qual falam gaélico! Fiquei feliz de ouvir a gaita de foles fora da Escócia!

ottawa gaita de foles troca da guarda
Troca da guarda com Gaita de Foles

3 – Sparks St

Situada em paralelo ao Parlamento, a Sparks St fica cheia feirinhas durante alguns eventos especiais como Natal e Verão. Também fazem alguns eventos como Pop-up Cinema, Festival de Jazz e outros.

Infelizmente quando fiz a minha viagem ao Canadá, não havia nenhum evento.

4 – Canal Rideau

Este canal de 202km de comprimento conecta o Rio Ottawa ao rio St Lawrence e foi aberto em 1832. No verão, o Canal Rideau oferece passeios de barco pitorescos, enquanto no inverno, transforma-se na maior pista de patinação no gelo do mundo! Com certeza você precisa patinar se visitar Ottawa nesta época!

>> Reserve aqui o Cruzeiro no Canal Rideau <<

canal rideau congelado ottawa no inverno
O que fazer em Ottawa no inverno: patinar no Canal Rideau Congelado

Outra opção legal para qualquer época do ano é o City Tour Guiado Bilíngue em Ônibus Anfíbio, um ônibus que faz passeio nas estradas e dentro do rio!

5 – Byward Market

Essa área da cidade possui algumas atrações interessantes como o Letreiro Ottawa e o Mercado Byward. Não encontrei nada muito empolgante dentro do mercado, acho que você não precisa necessariamente entrar nele. Me interessei mais pelos edifícios e restaurantes, bares ao redor.

letreiro ottawa roteiro 2 dias
Letreiro Ottawa

6 – National Gallery

Para os amantes da arte, esta galeria é um tesouro e pode ser adicionado no segundo dia deste roteiro O que fazer em Ottawa. Abriga uma coleção impressionante e bem organizada de obras canadenses e internacionais, incluindo pinturas, esculturas e fotografia. A estrutura é muito diferente, feita em granito e em vidro e foi inaugurada em 1988.

Na praça em frente à galeria, está a escultura gigante de um Aranha chamada Maman! Foi criada pela famosa artista Louise Bourgeois e inspirada na própria mãe. A mão dela lidava com tapeçaria e restauração têxtil. A artista viu na aranha um ser que tece as teias e fez essa conexão com a mãe. A escultura também contém alguns ovos em seu abdômen e já apareceu em outros lugares do mundo, como São Paulo.

Ah, do outro lado está situada a Catedral Notre Dame no estilo gótico com vitrais deslumbrantes!

escultura aranha ottawa maman
Escultura Maman em frente a Galeria Nacional

7 – Museu Canadense de História

Agora você irá atravessar a ponte Alexandra, passando por cima do rio Ottawa para chegar na cidade Gatineau na província de Quebec! Sim, a divisa é o próprio rio, muito legal né!

Aqui você encontra o Museu Canadense de História, uma celebração da rica herança do Canadá! Este museu precisa estar no seu roteiro O que fazer em Ottawa mesmo se ficar apenas um dia, eu achei sensacional!

ottawa roteiro 2 dias pontos turisticos museu da historia canadense
Totens dentro do Museu de História Canadense

Foi um dos museus mais interessantes que já visitei, porque contou com detalhes a história dos povos indígenas com totens, maquetes, bonecos e muitas peças originais.

Algumas exibições são interativas e bem informativas e falam bastante das heranças culturais, diferenças e também a colonização europeia. Aproveite para conhecer o exterior do museu, há um pequeno parque e vistas incríveis para o rio e Parlamento.

>> Recomendo comprar o ingresso com antecedência porque é um dos museus mais visitados da cidade: Ingresso para o Museu Canadense de História

melhor epoca para visitar ottawa
Vista do Museu para o Parlamento do Canadá

8 – Museu da Guerra

Para quem gosta da história militar, precisa colocar o Museu da Guerra no roteiro O que fazer em Ottawa! Este museu possui uma exposição interativa sobre as tropas do Canadá, desde o início do país até os tempos atuais. Você verá canhões navais, tanques, aviões a jato, maquetes, armas…

A exposição tem ênfase na experiência humana da guerra e como a guerra foi afetada pela participação dos canadenses.

Compre o seu ingresso para o Museu de Guerra Canadense

Museu da Guerra ottawa
O que fazer em Ottawa: Museu da Guerra

9 – Museu de História Natural

Esta atração é ideal para famílias, pois oferece uma jornada educativa através da fauna e flora do Canadá, além das ciências naturais. São 4 andares de coleções permanentes que mostram a geologia, a ecologia e a paleontologia do país.

Ursos polares, renas, focas e até fósseis de dinossauro, como o Tiranossauro Rex, estão em exposição. Acho que vale a pena se você estiver com mais dias na cidade, visitar durante o inverno ou viajando com crianças. Aí sim vale a pena colocar no seu roteiro O que fazer em Ottawa.

Compre aqui o ingresso para o Museu Canadense da Natureza

Museu de Historia Natural ottawa
O que fazer em Ottawa: Museu de História Natural

10 – Saintlo Prison

Em Ottawa você pode ir para a prisão sem cometer nenhum crime! Esse é o hostel Saintlo, um local onde realmente foi uma prisão até a década de 70 e até executaram prisioneiros. Existem quartos compartilhados ou privados dentro das celas e as paredes de pedra e portas de metal possuem mais de 150 anos!

Sim, é uma atração bem diferente, mas acho que vale a pena colocar no seu roteiro O que fazer em Ottawa!

O hostel também oferece um tour grátis de 90 min pelas instalações. Eu achei o tour fantástico, repleto de curiosidades e fatos históricos muito interessantes!

ottawa hostel prisao saintlo
Quarto do hostel e Entrada da antiga Prisão

Esta era a principal prisão de Ottawa, foi construída em 1862 e utilizada com esse propósito até 1972. Neste lugar, mais de 150 pessoas, entre adultos e crianças, viviam e dividiam celas minúsculas. Os detentos cometeram vários tipos de crimes como assassinatos, roubos ou pequenos delitos, até estar bêbado, xingar alguém na rua, causar confusão ou caminhar com um peixe de forma suspeita…. pois é, antigamente tinha cada lei estranha! E algumas continuam valendo, leia aqui 15 coisas que você NÃO deve fazer na Inglaterra e leis esquisitas

Além disso, os detentos eram torturados pelos guardas de forma sádica. Não havia cama, nem vidros nas janelas, então o frio durante o inverno era insuportável. Foi um tour interessante para entender melhor a história da cidade e do Canadá, além da colonização britânica.

Diz a lenda que o hostel é assombrado, eu não vi nada mas fiquei num quarto compartilhado porque não ia passar por isso sozinha não kkkkk

prisao em ottawa hostel
Celas da antiga prisão transformada em hostel

Onde comer em Ottawa?

Existem vários restaurante e cafés interessantes na cidade, porém o que eu realmente indico é o restaurante Joey Rideau. O local é bem bonito, ótimo atendimento e a comida estava excelente! Acho que foi um dos melhores bifes que já comi, veio no ponto correto e fiquei muito feliz porque estava cansada da viagem kkkk

Lembre-se que você sempre paga imposto e gorjeta além do preço mostrado no cardápio. No meu caso, o valor era JOEY Classic Steak C$40 e Créme Brûlée Cheesecake C$13.

Todos os ingressos, hotéis, transporte e alimentação da minha viagem ao Canadá foram pagos com o meu cartão de débito internacional da Wise. Veja mais informações e meu guia aqui Wise no Canadá funciona?

onde comer em ottawa restaurante
Prato delícia no Joey Rideau

Roteiro em Ottawa 2 dias

Confira as atrações O que fazer em Ottawa organizadas por proximidade:

Dia 1: Parlamento do Canadá, Sparks St, The National War Memorial, Canal Rideau (passeio de barco no verão), Museu Canadense de História

Dia 2: Tour Saintlo Prison, Byward Market, National Gallery, Museu da Guerra ou Museu de História Natural

O que achou deste roteiro O que fazer em Ottawa? Comente aqui! Leia também as dicas para visitar as Cataratas do Niágara

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here