Chefchaouen: o que fazer na cidade azul do Marrocos

0
191

Chefchaouen, conhecida como a cidade azul do Marrocos, é um destino colorido escondido entre as montanhas no norte do país. O centro histórico é repleto de casinhas azuis de todos os tons, vasos de flores e azulejos por todas as vielas que atraem fotógrafos e criadores de conteúdo (como eu) de todo o mundo!

Você consegue explorar o básico da cidade em uma manhã beeem caminhada! Veja as dicas de Chefchaouen no Marrocos, aproveite e assista ao vídeo!

O que fazer em Chefchaouen no Marrocos

Por que Chefchaouen é azul?

Existem muitas teorias a respeito da cidade azul do Marrocos. Muitos acreditam que é para repelir insetos ou para lembrar o mar. Até pode ter gente que acredite que os mosquitos não gostem da cor azul justamente por lembrar a água haha

Chefchaouen cidade azul marrocos
A famosa Chefchaouen , a cidade azul do Marrocos

No entanto, a explicação mais plausível seja devido à religião.

Chefchaouen foi fundada em 1471, mas foi só após a Segunda Guerra que ela se tornou azul. Os judeus que fugiram da guerra na Europa migraram para esta vila e pintaram as casas de azul. Para eles, o azul representa o céu e também a cor do judaísmo. ✡️

Como chegar em Chefchaouen?

Devido à sua localização nas montanhas, é um pouco complicado chegar lá dirigindo, por isso recomendo um tour que sai das cidades maiores ali perto.

Selecionei estes tours de bate e volta das principais cidades:


🚐 De Fez: Excursão de 1 Dia à Cidade Azul de Chefchaouen (duração de 12 horas, guia espanhol ou inglês, 4 a 5 horas na vila)

🚐 De Tânger: Viagem de um dia a Chefchaouen e Panorâmica de Tânger (duração de 10 horas, guia em inglês ou espanhol, 5 horas explorando a cidade)

🚄 Caso você tenha mais tempo, recomendo esta opção de trem que reúne cavernas, tour na cidade e na vila azul: Tânger e Chefchaouen: excursão de 2 dias saindo de Casablanca de trem

Alguns tours de 7 ou mais dias pelo Marrocos incluem essa cidade, mas verifique o roteiro pois a distância é muito grande!

Outra opção é pegar um ônibus local, a maior empresa se chama CTM.

pontos turisticos Chefchaouen
Não é photoshop, é tudo azul mesmo!

Onde ficar em Chefchaouen?

Muitos hotéis dentro da medina são antigos e você precisa caminhar até ele por causa das ruas estreitas. Então já veja bem a localização para encontrar o hotel (não esqueça de viajar com internet no celular, veja como foi a minha experiência com ESIM da Holafly). Pode ser que no caminho apareça algum local para te ajudar, preste bem a atenção pois alguns podem te querer levar para outro hotel para ganhar comissão ou te levar para o seu hotel e pedir dinheiro em troca desta ajuda.

Eu fiquei hospedada no hotel Parador, um hotel grande e ao mesmo tempo simples bem de frente a uma praça e à entrada da vila. O café da manhã era bem sortido e a janta foi gostosa.

Outros hotéis que recomendo são:

Puerta Azul ⭐️9,4, quartos bem espaçosos

Riad La Santa ⭐️8,8 quartos únicos e com vista bem lega para a fila

Dar Echchaouen Maison d’Hôtes & Riad ⭐️9,1 um hotel com piscina e um jardim incrível!

Viagem ao Marrocos e Chefchaouen
Viagem ao Marrocos e Chefchaouen

Pontos turísticos em Chefchaouen

Achei Chefchaouen uma vila bem tranquila e sem tanto assédio dos vendedores se comparada a outras cidades do Marrocos. Aqui não te perseguem para vender coisas ou ficam gritando no seu ouvido hehe.

No vídeo abaixo eu mostro as principais atrações e curiosidades sobre Chefchaouen, clique para assistir:

1 – Praça Uta El-Hamman

É na praça que tudo se inicia! Esse espaço é bem amplo, arborizado e repleto de restaurantes (um pouco diferente das ruazinhas). Você pode marcar esse ponto no mapa para retornar depois.



2 – Kasbah Museum

Aqui pertinho está localizado o Kasbah Museum, o antigo palácio do sultão e fundador da cidade. A palabra kasbah quer dizer fortaleza com uma torre e é um estilo típico do marrocos, normalmente feito de barro com vista panorâmica para um vale. Muitos kasbahs viraram pousadas hoje.

No museu você encontra vários objetos bem antigos datados durante a pré história ou durante a ocupação romana.

Praça Uta El-Hamman
Praça Uta El-Hamman

3 – Grande Mesquita

Também localizada na praça, a mesquita foi construída no século XV e possui um minarete octogonal. Apenas muçulmanos podem entrar na mesquita. Caso você deseje conhecer uma por dentro e não é seguidor desta religião, terá que viajar até Casablanca para visitar a Mesquita Hassan II, a única mesquita do Marrocos aberta a estrangeiros. Eu mostro neste vídeo.

Como meu hotel era de frente para o centro histórico, eu acordei com primeira reza do dia. Os muçulmanos rezam 5 vezes ao dia e você escuta a mesquita chamando para a reza e o horário varia, não é sempre fixo, pois segue o nascer e por do sol.

4 – Medina

A maior dica que eu posso dar é acordar cedo e sair para conhecer a medina (centro histórico). Quanto mais tempo você demorar, mais turistas vão chegando na vila. Na verdade os 3 pontos turísticos acima também ficam na Medina, mas como podem ver não é a parte azul e famosa da cidade.

Quando você entra nas vielas, vai percebendo o por quê tanta gente vem para esta vila. Todo cantinho é especial na cidade azul e muitos moradores decoraram as casas justamente para tirar fotos… e ganhar dinheiro com isso. Eu paguei 1 euro para poder tirar várias fotos nesta casa aqui e valeu totalmente a apena, achei linda!

o que fazer em Chefchaouen
A mulherada adora foto né!

Como a medina foi fundada no século 15, você verá alguns resquícios arquitetônicos desta época e poderá observar o dia a dia dos moradores. Existem diversas lojinhas para comprar jóias, tecidos, ímãs, vasinhos… É muito fácil se perder, então fique atento ao mapa caso tenha um horário marcado como excursão.

Uma ideia bem legal para quem tem mais tempo é fazer um tour gastronômico guiado! 🍲 A comida marroquina é bem diferente e usa temperos que não estamos acostumados. Tem alguns pratos bem típicos que utilizam cominho por exemplo. Vale a pena explorar esse lado gastronômico!

cidade azul marrocos Chefchaouen
Várias lojinhas em Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos

Vi muitos gatinhos de rua perambulando pela vila em busca de comida. Muitos lojistas os alimentam e os gatos ficam de olho nos turistas, se você mexe numa sacola já aparecem vários!

Outras atrações

Próximo a Chefchaouen existem as cascatas d’Akchour, um lugar muito bonito rodeado de floresta. Não tem um transporte direto para lá, é necessário achar um motorista ou táxi.

Se você quiser, também pode fazer o tour bate e incluir as cachoeiras neste tour 🚐 De Tânger: excursão privada às cachoeiras de Chefchaouen e Akchour (duração de 8 horas, guia espanhol ou inglês, 2 a 3 horas na idade + excursão nas cachoeiras).

Também existem várias plantações de Maconha ao redor da cidade e existem tours próprios para isso. Chefchaouen virou a capital da maconha no país e produz 40% da produção mundial. A plantação, venda e consumo é muito comum.

lugares para visitar no marrocos montanhas vila
Algumas casas são feitas de barro e não são azuis

É seguro viajar sozinha para Chefchaouen?

Olha, eu não recomendo ir totalmente sozinha para o Marrocos no geral. Essa vila é bem calma, mas evite perambular pelas ruelas à noite. Eu recomendo viajar com um grupo, como eu fiz com a empresa Marrocos Expedições e gostei muito!

Explico mais detalhes de viagem no Marrocos neste artigo 10 coisas para saber antes da sua viagem ao Marrocos

Leia também: 13 curiosidades sobre o Marrocos que não te contam

Salve no pinterest

Chefchaouen dicas marrocos

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here