13 Curiosidades sobre o Marrocos que não te contam

0
31

Veja estas curiosidades sobre o Marrocos antes da sua viagem! Você sabia que no Marrocos tem neve, a religião influencia as leis e centros históricos são chamados de Medinas?

Neste artigo vou explorar algumas curiosidades sobre o Marrocos, tradições marroquinas como costumes e arquitetura, além de dicas de viagem! No vídeo eu conto várias coisas sobre o Marrocos!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

13 Curiosidades sobre o Marrocos que não te contam

13 curiosidades sobre o marrocos
13 curiosidades sobre o marrocos

1 – As diferentes paisagens do Marrocos

O Marrocos é um país de contrastes! Você verá o deserto do Sahara com dromedários e dunas e do outro lado cidades muito coloridas como Marrakesh onde a cor oficial é vermelho e Chefchaouen, a famosa cidade azul! Todas as paredes da medina foram pintadas de azul para simbolizar o céu.

Outro constraste que ninguém imagina até visitar o Marrocos é a cordilheira de montanhas gigantes com mais de 3 mil metros de altura! Neva em vários lugares do Marrocos e existe até uma estação de ski com sete teleféricos e mais de 10 quilômetros de pistas de esqui. Com certeza uma das curiosidades sobre o Marrocos que pouca gente sabe!

curiosidades sobre o marrocos cidade azul
Chefchaouen a cidade azul do Marrocos

2 – Riads: casas típicas

Um dos fatos mais interessantes sobre o Marrocos é que muitas pessoas não moram em casas comuns ou complexos de apartamentos. A forma tradicional de casa marroquina é chamada de riad. Os riads costumam ter dois ou mais andares construídos em torno de uma área aberta no centro, que geralmente possui um jardim ou uma fonte para refrescar. As famílias com uma renda mais alta que moram neste tipo de casa.

A maioria dos riads não tem nada de especial do lado de fora, mas quando você entra é lindo demais! Isso é uma parte cultural, eles só mostram essa riqueza para convidados.

Outro tipo de arquitetura marroquina é chamado de Kasbah, antigos fortes que serviam para proteger o bairro antigo da cidade, conhecido como medina. Existem alguns hoteis dentro das kasbah, como esse que eu fiquei.


marrocos curiosidades riad
Restaurante dentro de um Riad em Marrakech

3 – Medinas e Souks

Falando das medinas, você ficará surpreso ao descobrir que muitos marroquinos não vivem em bairros comuns, mas literalmente em labirintos e é muuito fácil de se perder! Dentro da medina você encontrará riads, restaurantes, lojas e os souks que são os tradicionais mercados marroquinos. Vendem lâmpadas decoradas, tecidos, pratos, temperos… tem de tudo!

No vídeo abaixo eu visitei a Medina de Marrakech, clique para assistir:

4 – Religião marroquina

O Islamismo é a principal religião no Marrocos, desempenha um papel enorme na vida marroquina e tem forte influência nas leis do país e no código geral de conduta. No entanto, os marroquinos são mais tolerantes com crenças e estilos de vida dos estrangeiros, é um dos países islâmicos mais “abertos” aos turistas.

5 – Consumo de Alcool

Em muitos lugares não vendem alcool, isso acontece porque existe uma licença especial e dificilmente verá marroquinos bebendo em público pois é algo que vai contra as crenças deles. Não é algo que eles recomendam.

Alguns restaurantes para turistas vendem e permitem o consumo no seu interior, mas normalmente o preço é bem acima da média (um copo de cerveja custará 6 euros). Com certeza uma das curiosidades sobre o Marrocos mais “caras” né kkkkk

6 – O que vestir no Marrocos

Não há uma regra sobre o que devemos vestir, mas existem recomendações como cobrir os ombros e joelhos e evitar decotes na mesquita em Casablanca (um simples lenço resolve!). Tambem não é obrigatório cobrir a cabeça durante a visita.

Em Marrakech existe sim muito assédio, não apenas para tentar vender os produtos… Tentam puxar conversa, falam que é linda, falam pro marido que ele tem sorte com a esposa (isso quando não fazem a piada do camelo…). Em outras cidades não senti tanto isso e é uma situação desconfortável.

Eu já tinha lido sobre isso antes da viagem e por essa razão escolhi algumas saias mais longas e bem levinhas por causa do calor.

o que vestir no marrocos roupa mulher
O que vestir no Marrocos como mulher

7 – Idiomas oficiais do Marrocos

Uma das curiosidades sobre o Marrocos mais interessantes é que as línguas oficiais do Marrocos são o árabe e o berbere, a língua dos povos originais. Muitos falam francês, em torno de 33% da população porque já foi colonia francesa. Também entendem inglês e espanhol.

Os berberes são um grupo étnico nativo do norte da África. Eles vivem no Marrocos Argélia, Tunísia, Líbia e são frequentemente caracterizados como nômades, e algumas tribos ainda habitam e vivem de forma nômade no deserto do Saara. Quando o Marrocos ganhou o último jogo, um dos jogadores estendeu a bandeira berbere.

8 – A bandeira de Marrocos

A bandeira do Marrocos é formada por um fundo vermelho com uma estrela verde no centro. O pentagrama representa o selo de Salomão, as 5 pontas representam os pilares do Islã e a cor verde simbola paz e esperança, além de ser a cor do Islã.

Já cor vermelha simboliza bravura e a força dos marroquinos para se tornar um país independente.

Veja mais curiosidades sobre o Marrocos no vídeo abaixo, clique para assistir

9 – O deserto do Saara

O deserto do Saara é uma das principais atrações e muita gente faz o passeio de dromedário e dorme em um dos acampamentos no deserto. Apesar de pensarmos que o deserto é formado apenas de areia, isso não é verdade, várias partes são rochas e ele se estende por 11 países no norte da África com 9 milhões de quilômetros quadrados, bem maior que o Brasil e a Europa.



A palavra Sahara quer dizer deserto no idioma berbere tuaregue, então quando fala deserto do Sahara está repetindo deserto deserto. Atualmente vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na região do Saara.

deserto do saara viagem marrocos dromedario
o Deserto do Saara é impoerdível no Marrocos

Muitas empresas fazem essa viagem saindo de Marrakech até o deserto do Saara com passeio de dromedário e hospedagem em tendas ou acampamento no deserto. Selecionei estes tours para conhecer o deserto do Saara:

🐪 Safári 3 Dias no Deserto até Merzouga com Comida

🐪 1 Dia no Deserto e Montanha com Passeio de Camelo

10 – Hollywood da África

O Marrocos é um dos lugares mais populares para produção de filmes, seria a Hollywood da África. Sempre que você ver um filme ambientado no deserto, possivelmente foi filmado no Marrocos… até a novela o Clone foi filmada aqui!

Muitos filmes e séries foram filmados no Marrocos Game of Thrones, A Múmia e Gladiador. É um lugar realmente muuuito bonito, eu visitei e contei tudo para vocês neste vídeo aqui embaixo, clica depois para assistir!

Você pode visitar este lugar com este tour Excursão de 1 Dia a Ouarzazate e Ait Benhaddou

11 – O óleo de argan do Marrocos

Um óleo de argan encontrado em cosméticos de luxo e produtos para o cabelo, é uma exportação do Marrocos. Ele é produzido das sementes da frutinha do argan que cresce em uma árvore e as cabras adoram, o famoso pé de cabra. Neste vídeo acima eu contei como é a produção!

12 – O país dos gatos

Em praticamente todas as cidades você encontrará gatos por todo lado e raramente verpa cachorros. Muitos deles são cuidados pelos donos das lojas e se você mexer em uma sacola pode chamar vários gatos sem querer.

Eles acreditam que os gatos são muito úteis pois comem os ratos e também são animais limpos. Além disso,o profeta Maomé adorava gatos e, quando fazia sermões, tinha uma gatinha chamada Muezza no seu colo.

gato no marrocos tradicoes marroquinas
Gatinhos no Marrocos

13 – Universidade mais antiga do mundo

A Universidade de Al Quaraouiyine está localizada na cidade de Fez e foi fundada em 859 por Fatima al-Fihri, a filha educada de um rico comerciante. Ela é considerada a universidade mais antiga do mundo ainda em funcionamento! Por um longo período de tempo, a universidade serviu como o principal centro educacional e espiritual do mundo árabe muçulmano. Hoje a universidade faz parte do sistema universitário estadual do país e foca em Estudos jurídicos e religiosos. Com certeza, uma das curiosidades sobre o Marrocos que você não esperava!

Quando você visitar as medinas, irá se deparar com as madrassas, instituições educacionais que muitas vezes abrigava os alunos. Em Marrakesh existe uma muito bonita e toda decorada, veja no vídeo abaixo:

Gostou destas curiosidades sobre o Marrocos? Leia também 10 coisas para saber antes da sua viagem ao Marrocos

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here