10 coisas para saber antes da sua viagem ao Marrocos

0
21

Confira as principais dicas para uma viagem ao Marrocos como a melhor época para visitar, temperaturas, transporte, valores, curiosidades, roteiro e atrações!

Eu fiz uma viagem ao Marrocos de 10 dias no mês de novembro e fui em uma excursão. Neste artigo conto a minha experiência como mulher em um país islâmico, além de alguns detalhes que irão te ajudar no seu roteiro no Marrocos passando pelas principais cidades e o deserto do Saara.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

10 coisas para saber antes da sua viagem ao Marrocos

10 coisas para saber antes da sua viagem ao Marrocos
10 coisas para saber antes da sua viagem ao Marrocos

1 – Viajar para Marrocos é seguro?

A primeira coisa que você precisa saber antes de fazer uma viagem ao Marrocos: é um país relativamente seguro para você conhecer. No entanto, eu sugiro que sempre vá com cautela e contrate um guia para as cidades maiores como Fez por exemplo, pois é muito fácil se perder. Outra coisa comum é te enganarem para conhecer tal lugar e cobrarem horrores por isso, ou te levarem ao seu hotel e pedir uma gorjeta. Também cobram se você tirar fotos deles (especialmente se estiver com cobra ou macaco).

Não é um país que eu recomendaria viajar sozinha. Recomendo viajar em grupo no Marrocos, seja de amigos ou em uma excursão (foi o que eu fiz!). Viajei com a empresa Marrocos Expedições durante 10 dias e fiquei muito feliz com o ritmo do roteiro, atrações e hoteis inclusos no tour. Falo bastante deles nos vídeos, mostro o ônibus e também os hotéis. Recomendo demais!

Acho que viajar em excursão é uma boa experiência para conhecer um país sem preocupações e fazer novas amizades.

viagem para marrocos e seguro mulher
Dicas para sua viagem para Marrocos!

2 – Alimentação no Marrocos

A comida marroquina normalmente é feita em tagine, um tipo de panela de barro com uma tampa cônica. Nela cozinham cuscuz, vegetais, carne e também servem nessa panelinha. Também irá encontrar muita batata frita, espetinho, salada, frango com limão e até carne de cabra kkkk

Pode ser que seu estômago não se sinta muito confortável com os temperos utilizados pelos marroquinos, principalmente o cominho. Pessolmente, eu evitei comer salada e coisas com gelo por causa da água (foi uma escolha minha, outras pessoas comeram e estavam ok). Eu sempre me preocupo com a higiene dos lugares porque eu passo mal facilmente (estômago fraco).


>>>> De qualquer forma, sempre recomendo viajar com seguro viagem caso você passe mal, seu voo atrase ou sua mala não apareça no aeroporto. É um investimento para não ter dor de cabeça! Recomendo a Real Seguros para a sua viagem para Marrocos!

3 – Idiomas falados no Marrocos

As línguas oficiais do Marrocos são o árabe e o berbere, a língua dos povos originais. Muitos falam francês na região de Marrakech, fora dela é mais difícil. Recomendo falar inglês ou espanhol.

Falo mais curiosidades de dicas de viagem para Marrocos no vídeo abaixo, clique para assistir:

4 – Moeda do Marrocos

O dinheiro do Marrocos é o Dirham. A cotação normalmente é 10 dirhams = 1 euro. Muitos estabelecimentos não aceitam cartão, então se prepare para levar dinheiro e trocar numa casa de câmbio. Neste caso, recomendo que você leve dólar ou euro na sua viagem ao Marrocos.

5 – O Marrocos é barato?

Apesar do Marrocos ser um considerado um país mais acessível para viajar, eu não achei tão barato, pois muitos lugares foram feitos para turistas europeus.

Ou seja, você pode pagar caro caso o ambiente do lugar seja diferente. Por exemplo, fomos num restaurante em um rooftop no qual o hambuguer custava 18 euros. Isso é um valor que eu não pagaria aqui na Escócia, normalmente custaria 13 euros. Durante a viagem fomos em outros restaurantes que cobravam entre 7 a 14 euros o almoço. Em muitos hotéis você pode jantar.

Além disso, tudo o que você quiser comprar precisa ser negociado. Os vendedores jogam o preço lá em cima e você precisa falar outro preço e ir negociando. É um costume local. Nada vai ter um preço fixo ou etiqueta.

Este hotel da foto abaixo se chama La Trattoria, é um restaurante italiano dentro de um riad (uma casa tradicional marroquina). Você paga mais caro pelo ambiente e nesse caso achei que valeu a pena.

dicas marrocos o que comer preco
Muitos restaurantes chiques em Marrakech

6 – Melhor época para visitar o Marrocos

O Marrocos tem muitos contrastes como as dunas do deserto, montanhas com neve e praias!

Provavelmente a melhor época para viajar ao Marrocos é o Outono em Setembro a Novembro ou início da Primavera de Março a segunda semana de Abril. O tempo vai estar quente, mas não encontrará aquelas temperaturas absurdas do verão. Da mesma forma que as noites do deserto não serão tão frias (mesmo assim, leve roupa para friozinho tipo 5 graus de manhã cedo). Estas são consideradas as épocas de alta temporada.

Eu fui em novembro e peguei bastante calor, estava sempre 30 graus. Usei um moletom somente no deserto à noite e pela manhã. Depois era vestido ou saia. Veja aqui como foi a minha estadia em Marrakech, clique para assistir.

Durante o mês de abril pode acontecer algumas tempestades de areia no deserto! Também pode acontecer o Ramadan em Abril ou maio, quando os muçulmanos celebram uma época de rejuvenescimento espiritual. Muitas lojas e hoteis podem alterar os horários de funcionamento.

Durante os meses de Junho a setembro, as temperaturas são muito altas, então recomendo aproveitar as praias como Tanger, Essaouira e Taghazout quando a água do mar é perfeita para surf! Veja aqui Excursão de 1 Dia a Essaouira

A baixa temporada acontece nos meses de novembro a janeiro e maio a julho. Agosto pode ser um dos piores meses para viajar pois as temperaturas sobem demais, chegando a 50 graus no deserto.



7 – Visto para o Marrocos

Brasileiros não precisam de visto para viajar ao Marrocos, basta completar um formulário de turista (ficha sanitária) e receber o carimbo do visto válido por 90 dias na chegada no aeroporto. O mesmo vale para europeus.

Até o momento não é necessário apresentar certificado de vacinação COVID ou realizar teste para viajar ao Marrocos.

Na hora da imigração, saiba o endereço e nome do hotel que você irá se hospedar.

8 – Viagem ao Marrocos: Aeroportos

Com certeza os aeroportos mais conhecidos do Marrocos estão localizados em Casablanca e Marrakech.

O aeroporto Menara Marrakech é bem moderno, no entanto a imigração e o procedimento de segurança é muito lento. A fila estava enorme na entrada e na saída, sem falar que conferiram meu passaporte 3 vezes e passei pelo raio-x 3 vezes antes de embarcar para ir embora. Eu acredito que esses procedimentos estejam relacionados a acordos com a Europa, porque nunca vi tanta segurança.

Recomendo fortemente agendar o seu transfer do aeroporto, agende os seus aqui:

✈️ Transfer privado de ou para o Aeroporto RAK

✈️ Transfer do Aeroporto Mohammed V para Casablanca

Um fato importante é que não é permitido drone no Marrocos! Eles não deixam voar em nenhum lugar do país, principalmente na fronteira com a Argélia. Não leve para não ter problema ou risco de perder o seu drone.

aeroporto de menara marrakech
Aeroporto de Menara em Marrakech

9 – Internet no Marrocos

Durante a minha viagem ao Marrocos em novembro de 2022, utilizei o eSIM da Holafly durante 10 dias. O eSIM é um chip virtual que você instala no seu celular para ter dados móveis para viajar para o exterior.

Eu tive conexão nas principais cidades do Marrocos como Marrakech, Rabat, Casablanca, Fez e em algumas cidades menores como Chefchaouen. Apenas em 2 hotéis não tive conexão (sem sinal ou com velocidade limitada) porque eram lugares mais remotos no deserto do Saara. Provavelmente isso aconteceu pela falta de cobertura local do que pelo serviço da Holafly.
Por incrível que pareça, tive internet durante o passeio de dromedário nas duas do Saara haha

>>>> Confira os planos e países disponíveis no site Oficial da Holafly com meu CUPOM APUREGURIA você tem 5% de desconto!

viajar para marrocos dicas melhor epoca
Todas as Dicas Viajar para o Marrocos

10 – Lugares mais visitados no Marrocos

Marrakech

Considerada a cidade vermelha do Marrocos, Marrakech é um dos principais destinos, tanto pelas atrações quanto pelos preços acessíveis dos voos vindos da Europa. Eu paguei apenas 25 libras num voo direto de Edimburgo a Marrakech! Com certeza é um excelente ponto de partida para a sua viagem ao Marrocos.

Recomendo 2 dias completos em Marrakech para visitar o Jardim Majorelle e Museu Yves Saint Laurent, visitar a praça principal, se perder nas ruelas da Medina e visitar a Madrassa (instituição de ensino). Agende aqui a Excursão Turística Particular de 1 Dia em Marrakech

Em Marrakech também recomendo fazer o hamman, o tradicional banho turco com massagem

No vídeo abaixo eu mostro a principais atrações, clique para assistir!

Ouarzazate

A região de Ouarzazate é a porta de entrada para o deserto do Saara. A maioria dos tours irão passar por aqui e param em Aït-Ben-Haddou, uma vila fortificada muito bonita que serviu de cenário para vários filmes e séries como Gladiador, Game of Thrones, A múmia… Essa região é considerada a Hollywood da África, já que muitos estúdios vem fazer gravações aqui pelo preço mais acessível.

🐪 Agende aqui a sua Excursão de 1 Dia a Ouarzazate e Ait Benhaddou

No vídeo abaixo eu conto todos os detalhes e por quê vale a pena visitar Aït-Ben-Haddou

Deserto do Saara

Muita gente vai até o Marrocos só para conhecer o deserto do Saara! Mas se prepare: ele não fica perto de Marrakech! A viagem até lá é longa e muita gente faz excursões de 2 a 3 dias para aproveitar bem.

deserto do saara viagem marrocos dromedario
o Deserto do Saara é impoerdível no Marrocos

Normalmente você pode fazer um passeio de dromedário, dormir em um acampamento no meio do deserto e fazer um passeio de buggy no dia seguinte.

Eu recomendo estes tours no deserto do Saara:

🐪 Safári 3 Dias no Deserto até Merzouga com Comida

🐪 1 Dia no Deserto e Montanha c/ Passeio de Camelo

Fez

Consideram Fez uma das cidades mais religiosas do Marrocos e sua Medina é muito antiga, cheia de ruelas e lojas interessantes. Eu achei Fez um pouco caótica e me pareceu muito fácil de se perder. Recomendo fortemente contratar um guia, veja aqui Excursão Guiada pela Medina de Fez

Em Fez fica o famoso curtume que apareceu na novela O Clone (esse lugar é muito fedido!!) e a universidades mais antiga do mundo. Considero 1 dia suficiente para conhecer.

Chefchaouen

Chefchaouen é conhecida mundialmente como a cidade azul do Marrocos. Situada nas montanhas, Chefchaouen encanta por suas ruelas pintadas em azul por toda a medina. Os degraus, paredes e até alguns vendedores estão de azul haha Diz a lenda que foi pintada de azul para representar o céu. Considero 1 dia suficiente para conhecer, pois é bem pequenininha.

curiosidades sobre o marrocos cidade azul
Chefchaouen a cidade azul do Marrocos

Como fica mais próxima de Fez, existem excursões de bate e volta: Excursão de 1 Dia à Cidade Azul de Chefchaouen Essa foi uma das cidades que mais gostei, não deixe de fora do seu roteiro de viagem ao Marrocos!

Rabat

Rabat é a capital do Marrocos, uma cidade mais moderna que celebra a sua história. As atrações principais são: Mesquita Hassan, Kasbah des Oudayas e Necrópole Chellah. Considero 1 dia suficiente para conhecer.

Você pode conhecer Rabat e Casablanca em um dia com esta excursão!

Casablanca

Famosa por causa do filme, Casablanca é o centro econômico do Marrocos com diversos prédios e edifícios art-deco. A atraçõa mais visitada é a Mesquita Hassan II, a única mesquita que estrangeiros podem visitar! Realmente um dos lugares mais bonitos do país, vale a pena visitar com um guia! Confira aqui > Casablanca: excursão pelos destaques da cidade

Casablanca é uma boa opção para fazer seu voo de retorno por causa do aeroporto.

Gostou destas dicas para sua viagem para Marrocos? Aproveite e leia também 13 Curiosidades sobre o Marrocos que não te contam!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here