Chamonix pode ser considerado um dos destinos de inverno mais populares da Europa: um lindo vilarejo alpino aos pés do Mont Blanc (4809 m), rodeado por lindas florestas, geleiras e muita neve.
Uma das atrações mais famosas é a ferrovia de Montenvers em Chamonix, um trenzinho cremalheira que conecta o vilarejo ao Mer de Glace, uma geleira a 1913 m de altitude e a maior da França. Veja o roteiro e que fazer em Chamonix aqui
Um passeio muito bonito, mas cansativo e que recomendo para quem está em boas condições físicas! Confira as dicas para visitar Mer de Glace e Montenvers em Chamonix!
Dicas para visitar Mer de Glace e Montenvers em Chamonix
1 – Como é o passeio
O primeiro trajeto é feito de trem que contorna a montanha e oferece vistas incríveis do vale de Chamonix. Essa parte dura em torno de meia hora. Sente do lado esquerdo do trem para ter apreciar tudo em primeira mão.
Mostro tudo sobre esse passeio no vídeo abaixo:
Aí você chega na Estação de Montervers a 1913 m de altitude, um refúgio que abriga um restaurante, um café, uma loja e a Galeria dos Cristais.
Daqui você pega o teleférico e desce até uma estrutura de metal e precisa caminhar por diversas escadas até a caverna de gelo lá no fundo (são mais de 480 degraus). Todo esse trajeto é marcado com plaquinhas que indicam o ano e a altura que a geleira se encontrava. Ela cada vez menor e acredito que em breve não terá mais nada, como vocês podem ver pela foto.
No final fica o túnel de gelo! Essa parte é bem legal e relativamente pequena com algumas salas e móveis de gelo como cadeira, bar de gelo e umas janelinhas. Nas paredes há vários cartazes em inglês e francês explicando curiosidades da geleira. O chão tem esse tecido azul horrível para não deslizar e evitar acidentes hehe.
Esse passeio é muito semelhante ao Gornegrat em Zermatt na Suíça.
2 – Pode comprar o ingresso na hora
Os ingressos são vendidos diretamente na estação de trem “Gare du Montenvers”. Você pode ir caminhando até lá e comprar os ingressos para o próximo trem. O Ingresso custa 34 euros e inclui o passeio ida e volta de trem, teleférico e túnel de gelo.
Abre às 08:30 a 17 horas e as saídas acontecem a cada 30 minutos. É uma atração que vai consumir uma manhã ou tarde inteira do seu dia!
3 – Fique de olho no site oficial
No site Oficial de Chamonix há todas as infomações sobre a abertura das atrações. É muito importante que você o visite antes de seguir para a atração, pois nem sempre ela pode estar aberta, principalmente no inverno que existe a possibilidade de neve, ventos fortes e até avalanches. Pode acontecer que o trem esteja funcionando, mas o teleférico até o túnel de gelo não. As informações são atualizadas a toda hora.
4 – Leve roupa de frio
Esteja preparado com jaqueta corta vento, luva, gorro, óculos escuros e protetor solar. Você irá caminhar uma boa parte ao lado do penhasco, descendo escadarias até chegar no túnel. Tem muito vento e vai ficar muito frio, sem brincadeira. Também leve um lanchinho e água.
5 – Tome um chocolate quente
Provavelmente você deverá esperar pelo próximo trem, então eu recomendo que dê uma passadinha no café que fica ali ao lado e peça um chocolate quente! Custa 3 euros e é super gostoso! Aliás, nós almoçamos aqui pois estávamos com muita fome e a descida é demorada (fica a dica!)
Gostou das dicas de Montenvers em Chamonix! Comente!
Salve no pinterest
Veja também:
Quanto custa viajar para Paris
Disneyland Paris: dicas, valores e atrações!
Boa tarde
Como se sobe do túnel do gelo para cima?
Pelos degraus que se desce?
Obrigada
Amei a dica e o video do trem! Iremos semana que vem com 02 crianças pequenas e ajudou na decisão: vamos tentar levá-las… kkkkkk
Aventura é conosco tb.
Obrigada e Sucesso na sua jornada !!
Bjs, Vanessa/ RJ
oie Vanessa que legal, espero que dê tudo certo!!