Há mais formas para conseguir a Cidadania Europeia do que você imagina. Um passaporte europeu facilita muito a entrada em outros países, a não necessidade de vistos e também menores filas.
Neste artigo vou explicar 5 formas para conseguir a Cidadania Europeia, assista o vídeo
5 formas para conseguir a Cidadania Europeia
Confira também os passaportes mais poderosos do mundo
1 – Nascimento
Infelizmente isso a gente não consegue mudar né hahah Vários países dão a cidadania a quem nasce no país, como é o caso do Brasil por exemplo. Outros lugares, como a França, exige que a pessoa nasça e more no mínimo 2 anos para conseguir a cidadania. Outros já não dão nem nascendo para estrangeiros, como é o caso do Japão.
2 – Direito de sangue
Esse é a forma mais comum para conseguir a cidadania europeia que é pesquisar e coletar todos os documentos de avós e bisavós imigrantes. No entanto há algumas regras para ter esse direito, como por exemplo, os filhos de mulheres nascidas no país antes de tal data não tem direito a cidadania. Já no caso dos homens sim (olha o machismo ai gente!).
Para cada cidadania europeia, o processo é diferente e demora muito tempo. A fila para conseguir a cidadania italiana é mais de 10 anos, enquanto se você for direto para a Itália pode se transformar em 6 a 18 meses. O valor também não é baixo: pode custar de 4 a 20 mil reais com ou sem assessoria. Sem falar nos custos com emissão, tradução e apostilamento de documentos.
Demora, mas se você em esse direito e quer morar na Europa, recomendo correr atrás.
Neste vídeo explico certinho
3 – Casamento
Esse é o meu caso! Sou casada com um cidadão italiano e após 3 anos de casamento posso dar entrada no processo da minha cidadania, mas não ganho assim de supetão não! Ainda preciso fazer um teste de proficiência no idioma (comprovar que falo italiano no nível B1) e comprovar a minha relação com ele todo esse tempo, além de mostrar vários documentos atualizados. O prazo para aprovação é de 1 a 2 anos.
A cidadania via casamento pode ter o tempo reduzido pela metade se tiver filhos.
4 – Residência
Se nenhuma das formas para conseguir a Cidadania Europeia citadas acima te ajudou, esta é a mais fácil. Normalmente os países exigem que você more no mínimo 5 anos legamente para te dar a cidadania. Precisa comprovar que pagou todos os impostos, que fala a língua local e por aí vai.
Vários amigos já conseguiram a cidadania europeia dessa forma sendo brasileiros (e alguns em outros países como a Nova Zelândia). Recomendo ler este artigo sobre 5 PAÍSES FÁCEIS para brasileiro morar e trabalhar para te ajudar nessa mudança de país
5 – Investimentos
Esse é o processo mais fácil SE VOCÊ FOR RICO! Muitos países dão residência para quem investe muito dinheiro neles, como é o caso dos Estados Unidos por exemplo. Os países europeus mais “fortes” economicamente exigem muito mais dinheiro e é quase impossível: o Reino Unido exige no mínimo 2,5 milhões de libras o que daria quase 13 milhões de reais. Depois de algum tempo morando lá você consegue a cidadania.
Alguns países europeus são mais baratinhos:
- Malta: 350 mil euros em imóveis e 150 mil euros em investimentos financeiros
- Bulgária 512 mil euros
- Chipre 2,5 milhões
Atenção: esse tipo de visto de residência com cidadania facilitada está sendo um tema debatido dentro da União Europeia. É basicamente uma venda de cidadania e quem ganha pode comprar as coisas no país mas morar em outro da UE.
Confira os Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa
Gostou dessas dicas para conseguir a Cidadania Europeia?
salve no pinterest
leia também
6 Trabalhos que te pagam para viajar
10 Destinos incríveis para sua primeira viagem internacional
8 dicas para aprender idioma mais rápido
Olá Angie! Sobre o item “Residência”, como morar por 5 anos, sem ter visto? Não é ilegal?
Oi Franciele, o visto é a residência, vc ganha um cartãozinho que indica q mora nesse país e tem permissão de ficar durante 5 anos ou o tempo escrito no documento.
Obrigada pelo post. Amo seu blog !
oi Emma, obrigada pela visita!!
Vou até deixar essa pagina salva nos meu favoritos, informações esclarecedoras
!
Como ganhar o cartãozinho da permissão pra morar??
Bom dia
Se um casal foi para Irlanda e a esposa ficou grávida para qual país podem se tornar cidadão Europeu digo conseguir passaporte Europeu?
olá, o bebê será brasileiro e se a mãe ou pai tiver passaporte europeu, o bebê terá essa cidadania também.
poucos (ou quase nenhum) país da Europa dá a cidadania a menos ao bebe que os país a tenham conseguido antes