Sabe quando você ganha uma caixa de chocolate e um bombom possui um sabor especial e inesperado? É mais ou menos a sensação que tive quando visitei em Pisa na Itália, essa linda cidade pertinho de Florença na Toscana. Visitamos durante o nosso roteiro de carro na Toscana.
Você consegue visitar a Pisa em um dia claro, já que o ponto turístico principal é a Torre Inclinada de Pisa. No entanto, há alguns lugares charmosinhos e atividades legais na cidade. Confira as dicas para conhecer Pisa na Itália e assista o vídeo!
O que fazer em Pisa na Itália: dicas e atrações
Como chegar em Pisa na Itália
Pisa fica pertinho de Florença e a viagem de trem dura em torno de uma hora. A estação é a Pisa Centrale, daí é só caminhar em direção ao norte para chegar na Torre Inclinada. Você consegue fazer tranquilamente um bate e volta e cada trajeto sai em torno de 8 euros.
Se estiver de carro, pode vir de Florença e aproveitar para conhecer Pistoia e Lucca que ficam no caminho. São duas cidades charmosas e que vale sim uma paradinha. Confira o guia completo para dirigir na Itália!
Veja mais sobre Pisa, Lucca e Pistoia no vídeo abaixo:
Onde se hospedar em Pisa
Pisa é uma cidade bem mais acessível e baratinha do que Florença por exemplo, então é uma ótima opção para descansar no seu roteiro pela Toscana.
Há dois hotéis bem modestos com diárias por menos de 55 euros para casal em Pisa: o Hotel Cecile e o Hotel Moderno. Para quem viaja sozinha recomendo o Hostel Pisa Tower
Agora quem já quer um poquinho mais de conforto sem gastar muito, pode verificar as datas de viagem no Pisa City Lodge e Helvetia Pisa Tower.
Pontos turísticos em Pisa na Itália
Pisa é uma cidade relativamente pequena para explorar a pé já estando no centro. De um lado do rio, na parte norte, ficam os edifícios mais antigos e a universidade. Do outro a estação de trem, mais restaurantes e o lado mais “barato”. É possível atravessar de um lado a outro sem problemas pelas pontes.
Como a cidade é cheia de ruazinhas, recomendo baixar o mapa de Pisa no seu celular ou pegar um chip de internet para o seu celular. Veja Internet na Europa: como funciona chip de celular internacional 4g
Confira o que fazer em Pisa e as principais atrações:
Piazza dei Miracoli
A Torre de Pisa fica na praça dos Milagres, um espaço que abrange a Catedral de Pisa, o Campanário (que seria a Torre) e o Batistério. Esta catedral é uma das mais imporantes do país, aqui fica a É a sede da Arquidiocese de Pisa e é o maior exemplo do estilo Românico toscano. Todo esse complexo foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A Torre de Pisa possui oito andares diferentes com colunas de mármore e granito decoradas com capiteis coríntios. Você pode fazer uma visita à Torre e também adentrar a Catedral, no entanto recomendo comprar seu ingresso antecipadamente para evitar as filas.
Há dois tipos de ingressos para quem deseja subir na torre:
- Entrada c/ Hora Reservada Catedral e Torre de Pisa
- Excursão Catedral e Ingresso Opcional Torre Inclinada
Toda a área ao redor da Catedral é aberta e gratuita.
Jardim Botânico
Para quem quer um pouco de natureza, recomendo visitar o Orto Botanico dell’Università di Pisa. Foi fundado em 1544 por Cosimo I de MEdici como a primeira universidade botânica em um jardim na Europa. O ingresso custa € 2,00.
Piazza dei Cavalieri
Uma das praças mais visitadas da cidade, a Praça dos Caleiros é sede de vários edifícios importantes como a Università Normale di Pisa, O Palazzo dell’Orologio e o Palazzo dei Cavalieri (que abriga a Scuola Normale Superiore).
O nome da praça é originado da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estefano, criada para defender a cidade das invasões turcas. No centro da praça está a estátua de Cosimo I, o grão mestre da ordem dos cavaleiros.
Aqui também fica a Igreja de San Stefano, um projeto de Vasari em mármore branco de Carrara.
Caminhar ao longo do rio Arno
Um passeio gostoso que todo mundo deveria fazer em Pisa é caminhar da ponte di Mezzo até a Igreja Santa Maria della Spina, o único edifício construído literalmente na margem do rio. Ela tem esse nome por possuir um dos “epinhos da coroa de Jesus”, foi construída no século 11 no estilo gótico e é bem pequenininha. O ingresso para visitá-la custa 2 euros.
Visitar o Corso Italia
A rua mais movimentada de Pisa na Itália é a Corso Italia, ela fica no caminho para a Estação de trem Pisa Centrale, e está repleta de lojinhas e restaurantes. Aqui é uma boa opção para quem quer levar alguma lembrancinha de viagem.
Onde comer em Pisa: La Taverna di Pulcinella
Esse lugar foi um achado total em Pisa na Itália! Uma pizza super gostosa e muito barata. A marguerita custada 3,50 euros gente! Também não cobra coperto, uma taxa de serviço normal da Itália. A Taverna di Pulcinella fica na Via Garofani, 10.
Ali pertinho há algumas confeitarias que parecem maravilhosas!
Continuando sua viagem pela Itália
Pisa fica bem no canto esquerdo da bota e eu recomendaria você:
- subir e visitar Cinque Terre, cidades coloridas nos penhascos da Itália
- Visitar Florença, minha cidade favorita
- Dar um pulinho em San Gimignano, uma das cidades medievais mais bem conservadas da Itália
Gostou dessas dicas de Pisa na Itália? Assista o vídeo abaixo
Salve no pinterest para conferir depois!
Mais dicas de viagem na Itália
Viajar para Roma sozinha: guia completo!
Dicas de Veneza: o que fazer e roteiro
Como viajar barato pela Itália: dicas essenciais!
ahhhh vc acredita que eu ainda não conheço a Italia : (
Fiquei com mais vontade ainda depois de ler o seu roteiro….adorei!
Muito boas as informações do seu texto. Quando estive em Pisa fiquei somente algumas horas. Agora descobri muito mais coisas para fazer, preciso voltar.
Adorei essas dicas que vão além da Torre de Pisa! Eu não conheço ainda e já deixei anotado, principalmente por saber que é mais acessível, um luxo na Itália…rsrsr
Adorei suas fotos hsauhasuha Eu passei por Pisa quando fui de Florença para La Spezia, mas não desci na cidade… uma pena, pq pelo seus post vi que tem coisas legais para fazer lá! Fica para uma próxima 😉
na primeira vez que fui a essa região fiz a mesma coisa, dessa vez eu planejei certinho pra passar em pisa!
Pisa é uma prova de que tamanho não é documento, rs…. Que cidadezinha mais deliciosa! Louca para explocar a Itália! Amei as dicas!