Burano é uma ilha a 7km de Veneza e mundialmente famosa por suas inúmeras casinhas coloridas! É possível visitá-la em um dia e ainda dar um pulinho em Torcello e Murano. Esse passeio dura o dia todo, então sugiro adicionar um dia extra na sua viagem a Veneza porque vale a pena!
Veja o que fazer em Burano e Torcello em Veneza e também assista o vídeo para mais detalhes! Artigo atualizado em Outubro 2022
O que fazer em Burano e Torcello em Veneza
Índice do Artigo
Burano é um daqueles lugares que não pode ficar de fora do seu roteiro em Veneza. Existem diversos tours que você pode conhecer Burano, Torcello e Murano (a ilha dos vidros) num só dia. Então se prepare para sair cedinho de Veneza e voltar lá pelas 18h da tarde.
>>> Eu recomendo que você reserve o seu passeio com antecedência, justamente porque Veneza é uma das cidades mais visitadas da Itália e tudo esgota rapidamente. Clique aqui para reservar Passeio de Barco: Ilhas de Murano, Burano e Torcello <<<
Se você não sabe como montar o seu roteiro de viagem, confira as DICAS DE VENEZA: O QUE FAZER E ROTEIRO 2 OU 3 DIAS
No vídeo abaixo eu mostro como foi a minha viagem a Burano, Torcello e Murano. Clique para assistir!
Como chegar em Burano
A forma mais cômoda é fazendo uma excursão que irá te levar para conhecer as 3 ilhas próximas de Veneza, como falei acima. A viagem dura em torno de 40min a 1h dependendo do “trânsito”
Se preferir pegar o transporte público, recomendo que compre o passe diário do Vaporetto, assim você economiza e não perde tempo nas filas para comprar o bilhete toda vez. Confira aqui Bilhete Vaporetto e Ônibus Terrestre.
Com o vaporetto, poderá pegar a linha 12 sai da estação Fondamente Nove. É bem possível que seu barco pare em Murano (outra ilha, não se confunda) antes de seguir viagem para Torcello e Burano. Esse vaporetto é maior que os outros.
Confira Curiosidades sobre Veneza que você nunca ouviu falar!
Arte em renda merletto
Na saída do terminal do vaporetto de Burano você vê vários vendedores de roupas com rendas belíssimas, outra coisa que atrai muita gente para a ilha. Essa arte é chamada de merletto e vários reis e rainhas já utilizaram peças feitas aqui..então chegou a sua vez!! ahuhaue Tem várias muito bonitas e muuuito caras, então dê uma pesquisada nas lojas. São toalhas de mesa, toalhas, lenços, vestidos, marcador de página… Tem até o Museu de Renda Merletto na ilha na praça Galuppi.
Também leve em consideração que as artesãs levam muuuito tempo para fazer certas peças e trabalho manual sempre é bem valorizado na Europa ($$$$). Eu achei os da barraquinha bem mais baratos, mas é possível que tenham sido feitos em máquina, vai saber.
Você também irá encontrar tapeçarias, capas de almofadas e outras coisas maravilhosas!
Por que as casas de Burano são coloridas?
Caminhando mais um poquinho da estação você chega no canal principal e avista a ponte do amor, muito disputada para fotos! Aqui o ritmo é bem mais lento, dá pra ver as velhinhas estendendo as roupas no varal (botam calcinha lá foram sem problema), sentadas na praça conversando…não tem gritaria e nem correria.
As casas de Burano são assim beeem coloridas para facilitar que os moradores encontrassem a suas casas na neblina após um dia de pesca e evitar que batessem na costa da ilha.
A tradição das casas coloridas de Burano se mantêm há décadas, cada uma é diferente da outra (seguindo um sistema de cores controlado da ilha) e as casas são repintadas a cada dois anos. Se você quer mudar a cor da casa, precisa enviar um pedido ao governo que responde em quais cores poderá pintar naquela determinada quadra de casas! Em torno de 4 mil pessoas moram na ilha.
Também há uma pequena igrejinha a Parrocchia San Martino Vescovo, você avista a Torre de Longe! O campanário é bem inclinado e ficou super famoso porque ainda está de pé, assim como a Torre de Pisa.
O que comer em Burano
Há diversas lanchonetes e restaurantes em Burano e até um estrela Michelin chamado Trattoria al Gatto Nero. O prato típico da ilha é o Risotto di Go´ (risoto de peixe), mas tem pizza também pros menos “aventureiros”.
Você também irá encontrar vários bolachas (ou biscoitos) de farinha e manteiga chamados Essi Buranei e o pacotinho varia de 3 a 5 euros nas 3 padarias da ilha.
O que fazer em Torcello Veneza
Torcello é uma ilha menor que Burano e bem mais roots, quase vazia e com muito natureza. Também é bem antiga, foi habitada antes que Veneza e produzia muito sal e lã, sendo importante por vários anos. Teve um queda economica e surto de doenças, ambos fizeram que muitos habitantes abandonassem a ilha.
Hoje ela é praticamente um espaço rural com alguns restaurantes, lojinhas, algumas ruínas do antigo Batistério e a Catedral Santa Maria Assunta, o edifício mais antigo da ilha. Do outro lado há a igreja de Santa Fosca do século XI com um teto redondo e em madeira. Esta tem entrada gratuita.
Também há um Museu Arqueológico! Caso queira vir de Burano a Torcello em estar em uma excursão, poderá pegar a linha 9.
Gostou destas dicas de O que fazer em Burano? Salve no Pinterest
eita cidade linda demais!! Adorei Veneza quando fui! Adorei seu post, agora preciso voltar para explorar mais!!
Veneza me enfeitiça e não consigo sair de lá! E quando programei para ir a Burano caiu uma chuva daquelas e desisti. É uma gracinha de lugar, né?
ahh nao acredito! q pena…agora precisa ir de novo aheuae
Que lindo guria, adorei conhecer Burano com você! Eu juro que não sabia que tinha tanta coisa legal em/perto de veneza, cada vez mais com vontade de ir lá visitar!
Italia e encantadora, mas Veneza e todas as suas ilhas, são lugares únicos no mundo..Eu amo, parabens pelo artigo
A minha Veneza favorita é precisamente aquela onde conseguimos escapar a um feroz turismo que nem nos permite usufruir em condições da incomparável beleza da cidade… Bela experiência, esta.
Ainda não tinha ouvido falar de Burano, só de Murano. Mas gostei muito desta ilhazita colorida. É possível visitar essas duas ilhas e ainda Murano num dia apenas?
sim, só sair cedinho
Já ouvi falar da região, mas seu post me mostrou um guia por lá, me senti como se tivesse visitado! Abs
vale a pena conhecer!!
Que ilha maravilhosa! Com certeza vou incluir no meu roteiro quando visitar Veneza!
As duas são legais para visitar e dá pra fazer numa tarde
Interessante, nunca ouvi falar. As casinhas lembram aquelas de Buenos Aires no Caminito! Obrigada pelas dicas, é sempre bom encontrar lugares diferentes para visitar!
Que cores, hein Guria! Passeio lindo, adorei o relato e fotos.