Chegou a vacina na Inglaterra para combater o coronavírus! Apelidado de V-Day (Vaccine Day), 8 de dezembro é um marco na história do NHS e o início da maior vacinação em massa do Reino Unido.
Entenda como funcionará a vacina na Inglaterra contra o coronavírus e assista o vídeo!
Vacina na Inglaterra
Índice do Artigo
A Vacina na Inglaterra aplicada durante a primeira fase é a Pfizer BioNtech, a qual passou por diversos testes e estudos no Reino Unido. Mais de 43500 pessoas foram testadas e houve poucos efeitos colaterais como dores de cabeça e dores musculares. Foi considerada segura para adultos acima de 16 anos e com eficácia de 94%.
A vacina Pfizer BioNtech funciona com duas doses, a segunda é aplicada 21 dias depois. Comprovaram imunização após 15 dias da segunda dose. Saiba mais clicando no vídeo abaixo:
Ordem da vacina na Inglaterra
O Reino Unido foi uma das nações mais afetadas pelo coronavírus na Europa, confira todo o artigo aqui: Coronavírus na Inglaterra: atualizações e informações no UK
Há uma ordem de idade para a vacina na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte como afirma o site oficial do NHS:
- residentes de asilos e cuidadores
- + 80 anos, funcionários do NHS e bem estar social
- +75 anos
- +70 anos e pessoas vulneráveis
- +65 anos
- 16 a 64 anos com condições de saúde sérias
- + 60 anos
- + 55 anos
- + 50 anos
São mais de 50 hospitais que armazenam a vacina em freezers especiais, já que ela precisa ser guardada a uma temperatura de -70ºC.
A vacina vai demorar para ser entregue à população de 50 milhões de pessoas entre 16 a 50 anos, acredito que serei vacinada lá por março ou abril. É provável que criem centros de vacinação em outros hospitais, GPs (General Practice) e estádios.
355 milhões de doses no UK
Pretendem vacinar até 2 milhões de pessoas até o fim deste ano e ao todo foram pedidas 40 milhões de doses da Pfizer. O Reino Unido encomendou vacinas de outras empresas, somando 355 milhões de doses no total:
- Oxford / Astra Zeneca: 100 milhões
- Valneva: 60 milhões
- Novavax: 60 milhões
- Glaxo Smith Kline: 60 milhões
- Janssen: 30 milhões
- Moderna: 5 milhões
A vacina mais barata para produzir é a de Oxford (3 libras), seguida pela Pfizer (15 libras) e a Moderna é a mais cara (25 libras).
Primeiros vacinados na Inglaterra
A primeira pessoa a ser vacinada foi Margareth Keenan de 91 anos da Irlanda do Norte. Ela ficou muito feliz porque deseja rever seus familiares em breve. Em seguida foi William Shakespeare de 81 anos (sim, isso mesmo que você leu hahaa).
Mais detalhes da vacina na Inglaterra
É importante salientar que mesmo tomando a vacina contra o coronavírus é necessário manter o distanciamento, usar máscaras, lavar bem as mãos e usar álcool em gel até quase toda a população estar vacinada. Caso apresente febre, tosse ou perda do paladar e olfato, pode fazer o teste do coronavírus gratuitamente pelo NHS.
- Não é obrigatório tomar a vacina, é recomendado.
- Não tem como pagar para ser vacinado antes.
- Não vacinam grávidas nem quem deseja ficar grávida em até 3 meses depois da vacina.
- Não vacinam crianças pois quando elas contraem o vírus apresentam sintomas leves.
- Pessoas com alergias gravesnão devem tomar como ressalta a BBC
O governo está fazendo um combate à desinformação da vacina e algumas mídias estão tomando ações mais sérias sobre o que os seus usuários postam. Não há grandes movimentos anti vax.
Os acordos do Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido podem afetar a distribuição das vacinas se forem transportadas pelo Canal da Mancha. É provável que cheguem de avião. Veja O que muda para brasileiros com o Brexit
Gostou deste artigo sobre a vacina na Inglaterra?
Leia também Primeiras viagens após a quarentena na Inglaterra
Salve no pinterest