Uma das principais dificuldades que eu tinha ao viajar sozinha era como tirar fotos legais sem ser selfie. Sofri bastante (e borrei muuuitas fotos) e levei muito tempo até aprender alguns truques que mudaram a minha vida! Aí juntei tudo neste guia de como tirar fotos incríveis viajando sozinha! Só ler as dicas e praticar hein galera! Vamos fotografar o muuundo! Assista o vídeo com mais dicas!
Como tirar fotos incríveis viajando sozinha
Inspiração
O passo inicial deste guia como tirar fotos incríveis viajando sozinha é procurar BONS EXEMPLOS! Pesquise no Instagram e Pinterest para achar fotos que você ama e até faça uma pasta com imagens para inspiração! Tem muitas fotos fantásticas por aí! Clique para assistir o vídeo
Morro do Careca em Balneário Camboriú tirada com celular (expliquei para a pessoa como queria a posição da foto).
Treine o seu olho
Sabe aquelas fotos que você bate o olho e se apaixona? Pois bem, estude essas fotos para saber o tipo de foto que você quer ter no seu álbum e Instagram! Veja o ângulo, a posição da pessoa, a sensação, estilo…tente associar todas as ideias para tirar a foto perfeita de viagem! Aos poucos você vai treinando o olho para enxergar uma composição legal da foto. Composição é o segredo número 1 de como tirar fotos incríveis de viagem! Pau de selfie + intervalo 2 seg, gira pra pegar o ângulo certo dentro do arco íris e ainda cospe na lente pra evitar as marcas de pingos na câmera (velho truque). Que trabalhão!
Se você quer se aprofundar mais em fotografia e DSLR, tem este canal no Youtube com várias dicas. Leia também 21 GAMBIARRAS, DIGO, DICAS PARA FOTOGRAFAR MELHOR PELO MUNDO!
Capriche no seu equipamento
Claro que várias fotos lindas de viagem são tiradas com equipamento bem comum e até celular. Muitos falam que a peça mais importante está por trás da câmera ~o fotógrafo! Porém, alguns equipamentos ajudam a garantir uma qualidade melhor nas suas fotografias e filmes. Estas são as câmeras que eu uso nas minhas viagens e cada uma tem a sua vantagem e desvantagem.
Câmera Canon Ti3 – fotos em RAW, várias oportunidade de ângulos e cores, porém pesada
Lente Canon 18 -135mm- zoom supremo que faz a diferença + peso
GoPro 4 Hero Black – minha queridinha, tira foto e filma tudo o que eu faço em qualquer lugar, porém as cores ficam meio bagunçadas às vezes e o som é relativamente ruim.
Celular Motorola X Play – fotos do dia a dia, indoor e noturnas, qualidade excelente mas às vezes falha o som nos vídeos (atrasa o som) e algumas fotos não pegam todas as cores.
Drone DJI Phantom 3 Standard – incrível para filmagens aéreas, porém é um trambolho para viagem e precisa perder o medo de pilotar (tá tenso depois que caiu aheuahea)
Claro que sempre existe equipamento melhor e mais leve como as câmeras DSLR mirrorless e drones menores como o DJI Mavic (veja o review) . Leia também REVIEW DRONE DJI PHANTOM 3 STANDARD: AMEI!
Atualização 2020
Troquei tudo por apenas dois equipamentos:
- Celular Samsung S9+: estabilizador interno, ótima qualidade e cores. Comecei a usar na viagem dos Estados Unidos
- Drone DJI Mavic Air: o drone mais leve e com qualidade incríveil que encontrei! Fiz o review dele aqui:
- GoPro 8: a câmera mais nova da GOPRO!
Leia também COMO ESCOLHER A CÂMERA PARA VIAGEM
Use pau de selfie
Apesar de se tornar meio banal e ser ridicularizado em muitas situações, o pau de selfie é demais! Claro que te dedura como viajante, mas fazer o que..tem que aproveitar a vida! Não tenha medo de ~estender o seu pau de selfie~ na frente da galera, tire muuuitas fotos! Alguns lugares baniram o uso deles, mas se não for o caso, USE!
Eu recomendo o 3 way mount para gopro, pois ele dobra e não aparece na foto, tem alturas reguláveis e ainda vira um tripezinho (que fica embutido no pau de selfie).
Leve um tripé
Nem sempre aquelas fotos que a pessoa aparece sem o braço esticado de selfie foram tiradas por outras pessoas. Um dos maiores segredos deste guia de como tirar fotos incríveis viajando sozinha é levar um tripé! Existem vários no mercado e alguns bem pequenos e maleáveis que grudam em qualquer parte!
Aqui eu fiz um buraco e coloquei o tripé e GoPro nas dunas de Florianópolis e programei para tirar foto a cada 0,5 segundos para pegar todo mundo no ar durante o pulo.
Conferindo o Intervalo das fotos no Uruguai.
Procure por um tripé leve e adequado para a sua câmera. Eu gosto de usar o 3 Way Mount da GoPro e um menor maleável feito com bolinhas que posso prender em qualquer lugar. Aí ajusto a composição da foto, nivelamento e minha posição com o aplicativo da GoPro no celular (com o tempo você aprende a ver o que a câmera vê).
Existe tripé de bolinhas para celulares e câmeras DSLR existe também, mas fique atento ao peso que cada um aguenta. Um dos mais recomendados é o GorillaPod da marca Joby.
Peça ajuda
Se o tripé não resolver, peça para um estranho bater a foto! Coloque tudo no automático e manda bala! Mas somente entregue a câmera para alguém que pareça confiável e, se possível, que esteja carregando uma câmera DSLR também (ai fica mas difícil pra ele correr) aheuahea
Foto tirada com uma Sony point and shoot simplezinha lá no Camboja.
Uma das formas fazer o pedido e que funciona é se oferecer para tirar a foto e depois pedir a sua foto para quem foi fotografado, normalmente o pessoal bate sem problema! A maioria dos turistas ficam felizes em te ajudar e até as vezes tiram outras se a sua foto não ficou boa. Busque pelos asiáticos, eles manjam bastante!
Tenha paciência para tirar as fotos com menos pessoas, confira no post DICAS PARA TIRAR FOTOS SEM PESSOAS ALEATÓRIAS
Leve uma GoPro
A minha Gopro foi uma das melhores compras da minha vida, pois é prática, pequena e a prova d’água. Eu uso a Hero4 Black + o 3 Way mount para tirar minhas selfies e gravar vídeos. Sempre que possível uso as peças extras para aproveitar mais ainda, como a peça com adesivo que grudei na prancha na minha primeira aula de surf em Barbados!
Mas qual GoPro comprar? Eu fiz uma comparação da Hero 4 Black e Silver, pois elas possuem pequenas diferenças. Veja no post: GOPRO 4 PARA VIAGEM: DICAS E REVIEW
Use o modo multiple shots/timelapse
Um dos maiores erros é usar o modo single shot. Se você não conferir se a foto ficou boa e ainda esquecer de dar zoom, pode correr o risco de que a foto esteja borrada ou ainda você esteja de olho fechado aheuahe..ai já era, perdeu o momento, não tem como voltar atrás.
O modo de várias fotos é excelente para fotos tiradas por estranhos ou por um tripé, pois assim você pode escolher 1 foto excelente entre 10 meia boca! Ahhh a facilidade da tecnologia! As chances de conseguir uma foto boa aumentam! Esqueça o modo de uma única foto especialmente se você tem uma GoPro, compre um cartão de memória maior (recomendo 64gb e classe 10) e faça a festa! Mais vale 10 fotos diferentes do que uma única borrada haueahe
Isso vale principalmente se você estiver na água, é muuito difícil conseguir fotos legais pois entra cabelo no olho, os peixes passam rápido, tem bolhas…
Confira o intervalo entre as fotos
Fique atenta a quantidade de fotos que a sua câmera pode tirar por segundo. A GoPro tem o modo Burst que tira até 32 fotos num segundo só e o TimeLapse que varia de 0,5 a 60 segundos (uma foto a cada 0,5 segundos ou uma a cada 60 segundos)
Eu recomendo usar o intervalo de 2 e 5 segundos e mudar de posição entre cada clique, assim as fotos saem com ângulos diferentes.
Para fotos nascer ou por do sol pode ser a cada 5-30 segundos, depende do efeito que você quer dar (lembre-se que se escolher um intervalo maior de tempo precisará deixar mais tempo para pegar todo o evento). Esse gif foi feito no Uyuni com fotos tiradas a cada 2 segundos, pois queria que ficasse um vídeo comprido para por no Youtube.
Estes são algumas sugestões de timelapse para cada intervalo, os números estão em segundos.
- 0.5 – Dirigindo, fotos de coisas pequenas e muio próximas (como insetos, peixes)
- 1.0 – Ruas movimentadas com gente ou carros,
- 2.0 – Nuvens se movendo rapidamente, áreas turísticas
- 5.0 – Nascer ou por do sol, nuvens se movendo pouco
- 10 – Nuvens se movendo muito pouco, áreas de construção
- 30 – Fotos de natureza, sombras, tempestades, algo secando
- 60 – Plantas crescendo, tirar foto o dia inteiro ou a noite inteira, processos muito longos
Utilize programas de edição
Eu gosto de fotos mais naturais então mexo no Photoshop ou Adobre Lightroom no contraste, exposição, cor e saturação. Muita gente gosta de fotos com efeito e um dos aplicativos mais recomendados é o Snapseed. Conforme você vai mexendo, suas fotos mudam muito!!!
Distribua suas fotos!
Claro que não pode faltar internet durante a sua viagem e ninguém merece ficar dependendo de wifi!
Eu recomendo e uso o chip com internet ilimitada da empresa Holafly. O chip é vendido online e é só baixar no seu celular. Assim que sair do avião é só usar! Veja aqui Veja como funciona eSIM da Holafly
Gostou das dicas de como tirar fotos incríveis de viagem? Agora é só sair pro mundo e fotografar!
Assine o canal no Youtube para mais dicas de viagem!
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para acessar este post no futuro e conheça meus painéis de viagem com várias dicas!
Leia mais:
7 DICAS PARA VIAJAR MAIS EM 2017
30 JEITOS CRIATIVOS DE ECONOMIZAR DINHEIRO PARA VIAJAR
12 MACETES E DICAS PARA VIAJAR DE AVIÃO
Este post veio na hora certa! Já faz tempo que tenho vontade de comprar uma GoPro, mas me sentia insegura. Tenho uma nikon semiprofissional, e com ela tiro fotos legais. Mas é pesadona e não dá para usar em todas as situações. Pelo que você explicou, a GoPro é super versátil. Então as duas câmeras vão se complementar. Adorei as dicas!!! ???
eu comprei a GoPro antes da Canon e fiz bem! os videos da gopro são mais pesados para editar (capta mais imagens por segundo) e as cores não ficam 100%! as duas são ótimas, não viajo pro exterior sem nenhuma delas!
Arrasou nas dicas! Vou atrás desses tripés que indicou 😉 e dicas pra fotos com a Gopro em baixo da água? Tmb quero 🙂
bahh boa ideia, vou fazer uma lista dos truques embaixo d’água heauhea
Uma dica para quem quer uma excelente câmera (tão boa ou até melhor que a gopro) por um preço bem menor, existe a Xiaomi Yi 2. É excelente!!
Muito bom o post, os vídeos estão maravilhosos como sempre e as dicas super úteis.
Adorei as dicas!!! Eu também tava pensando em uma Xiaomi Yi 2, você já usou?
não usei, mas tem muita gente recomendando!!
Adorei as dicas! 🙂
Adorei as dicas, muito boas mesmo!!! Preciso dar uma mudada nos equipamentos e essas dicas vieram em boa hora! Abraços!
Adorei o seu post e anotei várias dicas.
Estamos pesquisando alguns equipamentos e vc nos ajudou bastante.
Beijos.
Makenna
realmente tirar uma boa foto exige muito cuidado e preparação, às vezes sai na sorte, mas na maioria das vezes tenho que estudar muito pra que a foto saia boa! ótimas dicas!
Adorei as dicas! Já anotei algumas delas, inclusive! 🙂 O 3 way mount para gopro é maraaa! Adoroooo!
Nossa, dicas excelentes! Vira e mexe eu tô sozinha e ou tiro uma foto bonita da paisagem, ou uma selfie bem óbvia. Comprei uma câmera alternativa à gopro, mas que até agora não me decepcionou, e vou colocar tudo isso em prática! Salvei aqui o post haha
opa, é a xiaiomi oi algo assim??? haeuaheua
Haha não! Até pensei em comprar a Xiaomi, mas fui para o Paraguai e a JSCAM 4000 estava com um preço muito muito bom. Ouvi coisas boas dela e decidi comprar. Há modelos mais robustos também, mas como eu não sou muito aventureira, só para me acompanhar em viagens a mais básica é perfeita. 🙂
ahhh sim! sei qual é! espero ver as fotos em breve então para comparar!!
Já tinha lido esse post no Twitter. Achei as dicas ótimas. Com um pouco de paciência e tecnologia dá para conseguir ótimas fotos.
Muito massa suas dicas, Angie!
Também sou apaixonado por fotografia e possuo um equipamento bem semelhante ao seu (T3i+GoPro+MotoX). Agora dei um up e comprei uma Fullframe também, que ainda nem chegou (torço para que os correios agilizem a entrega! #ansiedademodeon).
Abç!
Ahhhh Guriaaaaa que massa!!
Eu sempre pego inspiração no Instagram haha dou vários prints…
Mas nem sempre me dou bem com pessoas que peço para tirar fotos.. sempre sai uma merda.. isso quando não fica suuper tremida, um saco!hahaha
Agora a gopro tem sido minha queridinha do momento tb! Até pq, pedir para alguém bater foto com a câmera profi ai que fica um desastre mesmo rs
ahhh sei muito bem de foto tremida, minha mãe é expert nisso haeuhaeu
Ai quanto amor por esse post, só dica boa, eu sou péssimo com as selfies kkkk. Não me dou bem com as action cams mas preciso melhorar isso, ler seu texto foi um bom incentivo.
Vou ter que começar a empregar essas dicas, pq embora eu não viaje mais sozinha, o Adriano tem uma preguiça infinita de tirar fotos. Hauhauhau
conheço o tipo aheuwhueaw
Oi angie! Muito show. Gostei muitos das dicas. Estou pensando em comprar uma camera tipo GoPro, mas ela é meio salgada pra mim no momento. Eu vi a Eken h9r, parece ser bem bacana também. O que você acha? Será que vale a pena? Tenho medo que as qualidades das fotos não fiquem tão boas quanto a gopro, tipo fotos em baixo d’agua e tal.
bahh essa eu não conheço! precisa ver os videos de reviews comparando e as funções que tem a mais ou não! pelo preço tá boa, mas precisa analisar bem o resultado! como eu faço muito video, não desgrudo da minha gopro, gosto bastante!
não sou profissional, mas amo foto…
Vc indica uma máquina semi-profissional legal, estou querendo fazer um investimento e gostaria de uma dica…abraços
Muito legal, valeu pelas dicas!!