Como organizar a mala para 15 dias na Europa?

0
80

Está prestes a embarcar rumo a tão sonhada viagem internacional mas está cheia de dúvidas sobre como montar a sua mala para 15 dias na Europa? 

Hoje eu vim aqui com a missão de acabar com todas as suas dúvidas. E o melhor, várias delas eu recebi de vocês lá no meu Instagram. Mas se algo ficou para trás, fique à vontade para colocar sua dúvida aqui nos comentários. Eu vou responder e atualizar o artigo especialmente para você. Combinado? 

Confira as dicas como organizar a mala para 15 dias na Europa!

Como fazer mala para 15 dias na Europa

O que você precisa saber antes de viajar para a Europa

Além de levar os documentos certos para imigração na Europa, estudar as perguntas mais comuns em inglês no aeroporto e reservar atrações e hotéis, é importantíssimo decidir quais peças colocar na mala para 15 dias na Europa.

Depois de muitas viagens e vários perrengues, eu finalmente aceitei que pensar e montar looks para as minhas viagens não era perda de tempo ou futilidade. E se você pensa assim, abra o olho. Pois essa resistência pode significar perda de tempo e dinheiro durante a sua tão sonhada aventura! Justamente porque você precisa escolher as roupas certas para não passar frio, roupas que sejam confortáveis e que também contribuam para boas fotos!

Qual o básico que não pode faltar na sua mala?

Mas não se preocupe, você não está sozinha. Preparar uma mala para 15 dias para uma viagem internacional pode ser desafiador, tanto para turistas veteranos quanto para novatos. Afinal, cada destino tem suas peculiaridades e a Europa não é uma coisa só, tem lugares que são mais chuvosos, mais quentes, mais frios durante certas épocas do ano. Já peguei 2 graus durante o verão na Suíça!

E eu sei que quando você terminar de ler esse artigo, sua visão e confiança vão mudar completamente. E o resultado será: economia, ganho de tempo e uma mala bem mais leve e fácil de carregar por aí!


Arrumar a mala para 15 dias de viagem: regra dos 6

Antes de por a mão na massa, digo bagagem, você precisa fazer uma organização prévia aliada à uma boa pesquisa para auxiliar na sua decisão de artigos na mala.

A regra dos 6 é fácil de decorar e seguir, já que são dicas muito boas de fácil aplicação.

1 – Analise a sua viagem

Considere o destino e as atividades planejadas. Uma praia pede itens diferentes dos que você usará no “agito da cidade”, por exemplo. Se você visitar um destino com montanhas durante o verão, é bem provável que pegue temperaturas abaixo de 10 graus. O mesmo vale para visitar Portugal, Espanha, Itália e outros países do Mediterrâneo durante o verão: vai ser muuuito quente! Não estou exagerando.

Então, combine as cidades que vai visitar juntamente com atrações. Uma dica legal é fazer um esquema com a quantidade de dias e peças que vai precisar para organizar sua mala para 15 dias na Europa! Por exemplo:

Dia 1: Chegada, caminhada pela cidade Roma  – Look Confortável

Dia 2: Rolê cultural: visita a museus – Look ajeitadinho mas com tênis (vai caminhar bastante)

Dia 3 e 4: Passar o dia na cidade litorânea de Nápoles  – Look praia (biquíni, canga, shorts, chapéu)

Dia 5: Viagem a Treviso no norte da Itália – look confortável aeroporto

Dia 6: Ida as montanhas Dolomitas – bota, calça, moletom e jaqueta

Conforme você for criando e completando sua lista de dias versus atrações, será capaz de identificar os looks para cada dia da sua viagem e abastecendo sua mala para 15 dias com itens úteis. Essa organização vai facilitar e agilizar o seu dia a dia, além de garantir fotos com as roupas que você se sente mais bonita e confortável. 

DICA: Aqui no blog você encontra várias dicas para montar seu roteiro pela Europa: 10 cidades baratas na Europa para conhecer

lago congelado italia lago di braies dolomitas
Dolomitas no final de abril

2 – O básico é o primeiro a entrar no país, ops, na mala!

Muitas vezes, quando estamos empolgadas em conhecer um lugar novo, acabamos exagerando na quantidade de peças de roupas ou nos “looks icônicos”. Aquela roupa cheia de paetês, bordados, mais “tchan”, sabe?

Mas a verdade é que no dia a dia da viagem, as peças mais básicas (como jeans, camisetas branca e preta, e outras peças com estampas lisas) costumam ser mais práticas e rápidas de escolher no dia a dia.  

Por isso, inclua peças versáteis ou aquelas que sejam básicas para seu estilo em sua mala para 15 dias pela Europa.



3 – Checklist para o seu kit de higiene pessoal

Quando estiver viajando, não se esqueça daquela regrinha de ouro: higiene em primeiro lugar! Mesmo que você esteja pensando em renovar seu kit de higiene no destino, não dá pra arriscar, né? 

Por isso, a dica é fazer uma listinha com tudo o que você usa no dia a dia e não pode faltar. Aqui estão alguns itens básicos para você começar a completar:

☐ Escova de dentes e creme dental
☐ Fio dental
☐ Desodorante
☐ Demaquilante
☐ Cotonete
☐ Shampoo
☐ Creme para cabelo
☐ Creme de rosto
☐ Protetor solar
☐ ….

Lembre-se: todos os líquidos na mala de mão devem estar em frascos de até 100 ml. Pode ser no recipiente original ou não. Assim, você estará preparada para sua viagem internacional com uma mala para 15 dias na Europa que seja eficiente (tanto a despachada, quanto a de mão).

Em alguns aeroportos até oferecem esse plastiquinho de graça, porém não perca tempo na fila da segurança separando tudo! Já deixe organizado pra você passar tranquilamente e não atrapalhar as outras pessoas na fila.

mala de viagem 15 dias saco plastico
Saquinhos plásticos para itens líquidos na mala de viagem

4 – Itens importantes na bolsa

O que levar na mala de mão? O essencial e mais importante. Sempre! Porém tem um cuidado: NUNCA COLOQUE passaporte, dinheiro, joias e documentos na bagagem de mão. Muitas vezes, não há espaço no compartimento superior do avião e a companhia aérea pede que você a despache gratuitamente.

Neste caso, se o seu passaporte estiver lá dentro, só poderá recuperar após a imigração… mas como passar a imigração, se sua mala está depois dela? Por isso, coloque o mais importante na bolsa ou numa mochilinha menor que vai com você dentro do avião e que pode ser colocada embaixo do assento à sua frente.

bolsa pochete viagem europa
Bolsa ou pochete para seus documentos, cartão, dinheiro…

Na sua bolsa ou pochete, coloque sempre o essencial: dinheiro, documentos como passaporte e carteira de motorista, óculos, dispositivos eletrônicos com cabos e bateria externa, notas fiscais de equipamentos que vai levar, receitas médicas e extratos bancários. Você pode enviar esses documentos para o seu e-mail ou armazená-los em um serviço de nuvem. Faça o mesmo com as reservas de hotéis, passagens (aéreas, de trem, etc.), mapas e outros comprovantes.

Lembre-se também de imprimir a apólice do seu seguro de viagem, já que é obrigatório para entrar em vários países europeus e pode ser solicitado na imigração. Veja mais sobre Seguro Viagem Europa: como escolher o melhor pra você

5 – Tamanho mala de mão

Antes de embarcar, confira as regras de bagagem de cada companhia aérea. O tamanho e peso também mudam conforme a classe do seu bilhete!

No Brasil, a ANAC define normas para bagagens em voos. Para malas de mão, o tamanho padrão aceito pelas companhias é de aproximadamente 56 x 36 x 23 cm, com um peso máximo de 10 kg.

As bagagens despachadas geralmente têm um limite de 158 cm e 23 kg para a classe econômica. Mas lembre-se: cada companhia aérea pode ter regras diferentes, então sempre verifique as especificações no site da sua companhia antes de fazer a sua mala para Europa! Isso acontece principalmente com as companhias de baixo custo na Europa, chamada de low cost, nas quais você paga até pra levar a bagagem de mão. Veja mais aqui: Guia Low Cost: como encontrar voo barato na Europa

mala-despachada-no-aviao-peso-tamanho
Qual o tamanho da mala para Europa

Claro que não pode faltar em sua bagagem para Europa, uma muda de roupa (camiseta, meia, calcinha, agasalho) para qualquer imprevisto com a bagagem despachada (como extravio de vagagem). Coloque dentro da sua mala de mão ou na sua mochilinha. Assim, sua mala para 15 dias na Europa estará perfeita!

6 – Quais itens são proibidos em viagens para Europa? 

Hora de dar aquele check final nas mala para 15 dias para Europa antes de zarpar! Dê uma olhada cuidadosa para não levar nada que é proibido. 

Evite levar líquidos com alto teor alcoólico, itens inflamáveis, patinetes elétricos, sprays de defesa pessoal, explosivos, baterias de lítio, cloro, ácidos e venenos. Quanto a alimentos e plantas, é melhor deixá-los em casa, especialmente frutas frescas e produtos lácteos. A prevenção é a melhor abordagem para evitar problemas durante o embarque e garantir uma viagem tranquila!

No artigo Viajar com bagagem de mão: tudo o que você precisa saber você encontra uma lista de itens proibidos no avião.

Lembre-se de ler atentamente as orientações da sua companhia área! No vídeo abaixo dou mais algumas dicas:

Mala para 15 dias na Europa conforme a estação

Uma dica muito preciosa é montar o seu roteiro de viagem com destinos semelhantes para que você possa curtir e utilizar todas as peças que colocar na mala para 15 dias na Europa. Não recomendo ir para um destino mais frio de montanha e também colocar uma praia no meio, porque vai ser complicado levar tudo!

No vídeo abaixo eu mostro como fazer sua mala de mão para a Europa e como organizar cada peça para caber tudo! Clique para assitir

Mala para Europa no Outono: o que não pode faltar

Para montar uma mala para 15 dias para a Europa durante os meses de outono, como setembro e outubro, você deve considerar o clima de meia-estação. Por isso é importante ter peças versáteis na bagagem. 

Não esqueça de levar um colete, blusas de malha e térmicas, casacos variados, leggings, calças jeans, cachecóis, e até bermudas e shorts, dependendo do seu roteiro e destinos. Para os pés, tênis, sapatos confortáveis, botas ou coturnos são ideais.

Também vale lembrar que o outono pode trazer chuvas inesperadas em várias regiões europeias. Portanto, inclua na sua bagagem um guarda-chuva compacto e uma capa de chuva dobrável.

Dica: aposte no básico na sua mala para Europa
Dica: aposte no básico na sua mala para Europa

Mala para Europa no Verão: o que não pode faltar

De junho a agosto, os dias são mais longos e as noites mais frescas, oferecendo a oportunidade perfeita para explorar praias e saborear deliciosos sorvetes. Dê preferência a roupas leves e confortáveis que não amassem facilmente, ideais para passeios diurnos sob o sol europeu. Apesar do clima quente, fica a dica de incluir um casaco leve para as noites mais frescas.

Dependendo o destino, você precisará levar até umas roupas bem leves para se proteger do sol, além de chapéu, chinelo, protetor solar!

Roteiro Ilha de Gozo em Malta
Roteiro Ilha de Gozo em Malta

Mala para Europa na Primavera: o que não pode faltar

Está planejando sua viagem para Europa entre os meses de março e abril? Então pega essa dica valiosa: colete! 

A primavera na Europa envolve preparar-se para uma variedade de climas, já que a estação pode trazer um pouco de tudo. Abril é o mês mais maluco, podendo até nevar em algumas regiões.

Os coletes são uma ótima escolha para começar, pois são versáteis e podem ser usados com diferentes combinações de roupas. Para os dias mais frios, inclua um blusão e calças térmicas. Uma jaqueta impermeável vai ajudar a lidar com a chuva inesperada.

Quanto aos calçados, meias grossas, sapatilhas, tênis e botas são apropriados para diferentes situações. Se desejar usar saia, escolha um tecido mais grosso, assim como meia calça mais quentinha. Coloque tudo em rolinhos na sua mala para 15 dias na Europa.

moinhos de vento zaanse schans holanda
Os moinhos de vento Zaanse Schans são lindos

Mala para Europa no Inverno: o que não pode faltar

Está programando sua viagem para dezembro/janeiro? Essa é uma época linda (e fria) para visitar a Europa. Mas com essas dicas para mala para 15 dias na Europa você não terá problemas!

Para garantir que você esteja bem preparado para enfrentar o inverno na Europa, é importante focar em camadas de roupas que possam ser ajustadas conforme as condições climáticas como neve, chuva, vento… 

Itens como casacos pesados, blusas de lã, calças térmicas, cachecóis, luvas e toucas são essenciais. Não subestime a necessidade de se agasalhar bem, pois o clima invernal europeu pode ser bastante rigoroso.

Ah e aqui vai outra dica de ouro! Sabe aquele casaco grandão, ou aquela roupa super volumosa que você quer levar na sua viagem? Não coloque na bagagem! Vista-a para sua viagem ou leve na mão no avião.

Essa estratégia é especialmente útil para viagens a destinos frios, permitindo que você leve um casaco mais grosso sem ocupar espaço valioso na mala. O ideal é que sua mala para 15 dias na Europa seja composta principalmente por roupas leves e de tecidos transpiráveis reservando as peças mais pesadas e impermeáveis para usar durante o voo.

Veja mais dicas aqui: Roupa de inverno na Europa: onde comprar e dicas

roteiro viagem islandia carro
Kirkjufell e a cachoeira congelada

Checklist mala para 15 dias na Europa para você copiar e usar!

VERÃO NA EUROPA

☐ 5 camisetas leves;

☐ 5 blusas frescas;

☐ 3 shorts ou bermudas;

☐ 3 vestidos leves;

☐ Roupa de banho;

☐ Roupa esportiva (legging, roupas de movimento…)

☐ 2 calças (sugestão: 1 jeans leve e 1 mais arrumadinha de alfaiataria);

☐ 1 par de chinelos;

☐ 1 jaqueta mais leve;

☐ 6/7 pares de meia;

☐ 2 pijamas leves

☐ 2 calçados confortáveis.

o que levar na mala de mao no verao
Mala de mão para verão na Europa

OUTONO NA EUROPA

☐ 3 camisetas de manga longa;

☐ 3 camisetas de manga curta (mais fresquinhas);

☐ 1 ou 2 coletes;

☐ 1 vestido ou saia grossa;

☐ 3 suéteres ou blusas de lã;

☐ 3 calças (sugestão: 1 jeans, 1 térmica e 1 mais arrumadinha)

☐ Jaqueta Impermeável

☐ 6/7 pares de meia

☐ 2 pijamas quentinhos

☐ Sapatos apropriados à estação: tênis e botas

☐ Touca

o que levar na mala de mao no outono
Mala de mão para outono na Europa

INVERNO NA EUROPA

☐ 4 camisetas de manga longa;

☐ 4 suéteres e blusas de lã;

☐ 4 calças quentes (incluindo pelo menos uma calça térmica);

☐ 2 vestidos ou saias mais quentinhos;

☐ Meia calça quente;

☐ 1 par de botas resistentes à água e ao frio;

☐ 1 par de luvas;

☐ 1 touca;

☐ 1 cachecol;

☐ 6 pares de meia (incluindo meias térmicas, se possível);

☐ 2 blusas segundas pele;

☐ 2 pijamas mais pesados;

☐ 1 par de tênis ou outro sapato confortável.

☐ 1 jaqueta impermeável quentinha e fácil de guardar

☐ 1 casaco imperável pesado para dias bem frios

o que levar na mala de mao no inverno
O que levar na mala de mão no inverno na Europa

PRIMAVERA NA EUROPA

☐ 3 camisetas de manga longa;

☐ 3 camisetas de manga curta (mais fresquinhas);

☐ 1 ou 2 coletes;

☐ 2 shorts ou bermudas;

☐ 3 vestidos leves;

☐ 3 suéteres ou blusas de lã;

☐ 3 calças (sugestão: 1 jeans, 1 térmica e 1 mais arrumadinha)

☐ Jaqueta Impermeável

☐ 6/7 pares de meia

☐ 2 pijamas quentinhos (a temperatura caí bastante a noite)

☐ Sapatos apropriados à estação: sapatilhas, tênis e botas

o que levar na mala de mao na primavera
O que levar na mala de mão na primavera na Europa

PARA QUALQUER ESTAÇÃO

☐ Uma mochila ou bolsa pequena para passeios

☐ Itens de higiene na mala despachada (frascos acima de 100ml apenas na mala de mão)

☐ Produtos específicos para cabelo

☐ Hidratante corporal

☐ Protetor solar.

☐ Gilete

☐ 7 peças de roupa íntima (laváveis e reutilizáveis)

Com essas dicas, sua mala para 15 dias na Europa estará pronta! Lembre-se de ajustar seu guarda-roupa de acordo com o clima da estação e aproveite cada momento da sua aventura no velho continente!

Veja as dias do que levar na bagagem despachada Como arrumar mala de viagem internacional

o que levar na mala de mao
Checklist O que levar na mala de mão para Europa
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here