5 passos para viver na Irlanda

1
50

Já teve o sonho de viver na Irlanda? Quando o assunto é morar fora, a Ilha Esmeralda conquista os corações de muitos brasileiros e estrangeiros do mundo todo. 

Seja por sua cultura ou  receptividade  em relação aos estrangeiros, a Irlanda é um país que chama a atenção. E hoje, estou empolgada para compartilhar um guia completo para quem sonha em viver na Irlanda.  

Não perca tempo, continue a leitura deste artigo sobre viver na Irlanda e embarque nessa jornada comigo!

5 passos para viver na Irlanda

Por que viver na Irlanda?

O desejo de morar fora é algo que nós, amantes de viagens, partilhamos muito, né?  Afinal, seja para aprender um novo idioma, conhecer novas culturas ou até mesmo mudar sua perspectiva de vida, viver em outro país é uma experiência incrível. 

Mas por que viver na Irlanda? Não é à toa que o país é conhecido como a Ilha Esmeralda, afinal suas paisagens impressionam. Os campos e as vegetações, aliados às ruínas e castelos, criam cenários que parecem ter saído de contos de fadas como Cliffs of Moher! Sério, é de tirar o fôlego!

Morando na Irlanda
5 passos para viver na Irlanda

Além disso, como a terceira maior ilha da Europa, a Irlanda atrai todos os anos mais visitantes do que o próprio número de habitantes. Essa característica singular transforma o país em um ponto central de interação com diversas culturas, proporcionando um ambiente acolhedor e ideal para aqueles que desejam morar fora e aprender ou aprimorar o seu inglês.

Isso porque a convivência constante com o inglês não apenas acelera o aprendizado, mas também aumenta suas chances de absorver expressões idiomáticas e gírias locais. Seja em uma animada conversa em um pub ou durante uma visita a um ponto turístico, seu aprendizado vai se entrelaçar com a experiência do dia a dia, tornando tudo ainda mais memorável e fluente!


Ou seja, além de toda beleza natural e histórica, viver na Irlanda é uma ótima opção para quem quer dar aquela treinada no inglês.

Viver na Irlanda
Viver na Irlanda

Morar na Irlanda é caro?

Morar na Irlanda pode ser considerado relativamente caro, dependendo do estilo de vida e da cidade em que você escolhe residir. Dublin, a capital, é geralmente mais cara do que outras cidades do país como Cork ou Galway.

Há um grande problema de falta de acomodação barata nas principais cidades. No entanto, o salário é um dos maiores da Europa. Assim, tendo um bom salário, é possível pagar as contas tranquilamente.

A segurança também é outro ponto que vale destaque, já que a Irlanda é considerada um país seguro, com baixas taxas de criminalidade. Porém, é sempre importante tomar precauções de segurança, como não andar sozinho em áreas desertas à noite e manter seus pertences pessoais próximos a você em lugares movimentados.

5 passos para viver na Irlanda

Agora que você já conhece algumas particularidades sobre a Irlanda, que tal conferir algumas dicas de como se planejar para morar na Irlanda?

1 – Verifique a documentação para o visto

Antes de embarcar nessa incrível jornada de viver na Irlanda, é fundamental estar ciente dos documentos indispensáveis para garantir uma experiência tranquila. O primeiro passo é a obtenção do visto irlandês. Dependendo do propósito da sua estadia, existem diferentes tipos de visto.

No caso do visto de trabalho, eles estão disponíveis apenas para vagas com salário anual de €30.000 euros ou mais. Além disso, sua duração inicial é de 2 anos. Após esse período, ele pode ser estendido para mais 3 anos. Após 5 anos de permanência no país, não há mais a necessidade de solicitar um visto de trabalho.

Para o visto de estudante, você precisa da carta de imigração, a qual valida sua matrícula em um curso listado no Interim List of Eligible Programmes (ILEP) com carga horária mínima de 15 horas por semana. Esse visto é para cursos de longa duração, no qual você pode trabalhar. Caso seu curso seja menor do que 3 meses, poderá vir com o visto de turista e NÃO PODERÁ TRABALHAR.

documentos obrigatorios europa etias imigracao
Documentos obrigatórios viagem a Europa

Para conseguir esse visto, você precisa do passaporte brasileiro, cuja validade precisa abranger não apenas o período do intercâmbio na Irlanda, mas também estender-se por seis meses além do seu tempo previsto na ilha. Uma reserva financeira é obrigatória, variando entre 3000 a 4000 euros, destinados a cobrir despesas essenciais durante a estadia.

Garantir um local de residência antes mesmo de aterrissar na ilha é um passo crucial. Esteja preparado para apresentar um comprovante de residência como parte do processo. Por fim, o pagamento da taxa de EUR 300,00 é outro ponto importante a ser considerado. Lembre-se de que o pagamento do visto deve ser efetuado por meio de débito ou transação bancária.

Para poder continuar na Irlanda e trabalhar (até mesmo renovar o visto de student long term), você precisa:

  • inscrever-se em um programa com duração de pelo menos 25 semanas
  • assistir às aulas por pelo menos 15 horas por semana
  • assistir a pelo menos 85% de suas aulas
  • concluir um exame de final de programa.

Falo mais sobre o visto aqui Intercâmbio na Irlanda: como estudar e trabalhar na Irlanda

2 – Faça um planejamento financeiro

Mudar para um novo país envolve custos, e viver na Irlanda não é exceção. Antes de embarcar nessa jornada, faça um planejamento financeiro detalhado. Considere gastos como acomodação, alimentação, transporte, taxas do visto e despesas iniciais. Ter uma reserva financeira sólida ajudará a garantir uma transição mais tranquila e permitirá que você aproveite ao máximo sua experiência sem preocupações financeiras excessivas.

Organização financeira para viver na Irlanda
Planejamento financeiro para viver na Irlanda

3 – Qual cidade para viver na Irlanda?

A Irlanda oferece uma variedade de cidades que são excelentes opções para viver. Para ajudar você a escolher a melhor cidade, eu separei alguns pontos do país e também algumas características de cada região. Dá uma olhadinha:



Dublin

Dublin é famosa por sua cultura e atmosfera boêmia, com diversos pubs, restaurantes, clubes, museus e galerias de arte. 

Além do charme cultural, Dublin se destaca como um centro educacional, abrigando diversas universidades e faculdades reconhecidas mundialmente, classificada entre as 50 melhores cidades para estudantes segundo o Ranking QS! A região oferece uma grande variedade de cursos de idiomas, que proporcionam oportunidades tanto para o desenvolvimento linguístico quanto para aprimoramento acadêmico.

Uma curiosidade que vale a pena destacar, é que Dublin está sempre no ranking global das melhores cidades para realizar um intercâmbio estudantil, refletindo seu compromisso com a qualidade educacional e experiência internacional.

Além de tudo isso, Dublin é reconhecida por ser uma cidade segura e amigável, com um sistema de transporte público eficiente e diversas opções de acomodação para os intercambistas. É uma ótima opção para viver na Irlanda.

Em Dublin também é possível visitar a cervejaria da Guiness!

Saúde na Irlanda

Cork

Se você gosta do clima de cidades universitárias, vai adorar Cork. Localizada na costa sul da Irlanda, a cidade possui diversas atrações naturais como as penínsulas de Beara e Dingle e famosa Ring of Kerry: rota incrível no sul da Irlanda. A cidade também é o lar do famoso Castelo de Cork e da Catedral de São Finbarr. Eu gostei muito quando viver e recomendo para viver na Irlanda.

Ao longo do ano, também acontecem diversos festivais que vale a pena conferir como o Cork Jazz Festival e o Cork Film Festival. Ahhh, a cidade se destaca por sua rica gastronomia com o mercado inglês de alimentos. Se você é bom de garfo, essa parece uma boa opção, né?

No vídeo abaixo mostro um pouquinho de Cork!

Galway

Também conhecida por ser uma cidade universitária, Galway se destaca como um importante centro cultural, que celebra a expressão artística por meio de inúmeros festivais ao longo do ano, destacando-se o renomado Festival de Artes de Galway.

Além das atividades culturais, a região oferece a oportunidade de explorar tesouros naturais. A proximidade com as Ilhas Aran e o Parque Nacional Connemara permite que você amplie seus horizontes, descobrindo paisagens incríveis. 

Quer mais dicas de cidades na Irlanda? Veja o artigo Onde estudar na Irlanda

dicas para viver na irlanda legalmente
Viver na Irlanda e estudar

4 – Procure acomodações

Agora que você já conhece um poucos sobre as melhores regiões para viver na Irlanda, é importante escolher o tipo de acomodação. Pesquise as opções disponíveis, desde apartamentos a quartos compartilhados, considerando localização, custo e comodidades. 

A minha dica é começar essa pesquisa com antecedência para garantir as melhores opções.

Utilize plataformas online populares de busca de imóveis, como Daft.ie, MyHome.ie, Rent.ie, e confira as opções disponíveis para aluguel. Esses sites permitem que você filtre por tipo de propriedade, preço, localização, entre outros.

Busca por acomodação para viver na Irlanda
Busca por acomodação para viver na Irlanda

Você também pode participar de grupos locais no Facebook, como “Expats in Dublin” ou “Rent in Ireland”, onde as pessoas frequentemente compartilham informações sobre acomodações disponíveis e dicas relacionadas à vida na Irlanda. No entanto, tome muito cuidado para não cair em golpes! Agências imobiliárias locais são mais seguras, porém fica difícil alugar se você “não tem o nome na praça ainda”

Algumas escolas te ajudam a encontrar uma acomodação para os primeiros meses, verifique os recursos oferecidos pela sua instituição de ensino! A ICOT é uma delas! Saiba mais sobre Intercâmbio na Irlanda: como estudar e trabalhar na Irlanda

E claro, assim que fizer amizades, poderá dividir apartamento ou achar quartos disponíveis.

5 – Networking

Ao chegar em um novo destino, principalmente se for para viver nesse local, é importante estar aberto para conhecer e interagir com novas pessoas e culturas. A integração à comunidade local é parte fundamental para a sua experiência. 

Participe de eventos locais, encontros e grupos de interesse para conhecer novas pessoas. Os irlandeses são conhecidos por sua simpatia, então não hesite em se envolver na vida social. Fazer amigos não apenas tornará a transição mais fácil, mas também enriquecerá sua experiência cultural de viver na Irlanda,

Muitas escolas já tem programas para “entrosar” melhor os alunos!

Networking é fundamental para morar na Irlanda
Viver na Irlanda e provar as cervejas!

A Irlanda é um país repleto de história, cultura e calor humano, não apenas oferece um ambiente propício para aprimorar seus estudos de inglês, mas também proporciona uma vivência única. Esse artigo sobre viver na Irlanda ajudou você a criar coragem para finalmente realizar o seu sonho? 

Então confira, aqui no blog, mais artigos sobre a Irlanda! Leia: 14 curiosidades sobre a Irlanda e onde ficar em Dublin: hotéis e melhores bairros

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here