Não leve estas coisas na mala para morar fora do Brasil

11
2710

Uma das coisas que sempre me perguntam é: o que levar na mala para morar fora do Brasil? É muito difícil resumir a sua vida em apenas uma mala de 23 kg (se você for dinheirudo, pode levar duas). Uma mudança de país ou intercâmbio de 6 meses no mínimo requerem planejamento e escolhas sábias do que por na mala. Se você quer levar tudo, terá que arcar com o preço e o peso disso.

Não leve estas coisas na mala para morar fora do Brasil

Eu já morei na Alemanha (2011 e 2018), Nova Zelândia (2013), Itália (2017) e agora estou na Inglaterra desde 2019. Já fiz algumas mudanças para morar no exterior (em 2017 morei em 11 casas diferentes haha) então consigo dizer alguns itens desnecessários que você não precisa levar na mala para morar fora do Brasil e veja o vídeo abaixo, clique para assistir!

1 – Roupas de inverno

Você NÃO precisa levar TODOS OS CASACOS que tem no Brasil, pois nem todos são quentes o suficiente. Algumas roupas que você compra aí não esquentam o suficiente no frio da Europa, Canadá, EUA e por aí vai, porque elas são feitas com materiais diferentes.

Em vez de trazer tudo, investa em um jaqueta corta vento e impermeável e uma botinha revestida com lã vendidas pela Decathlon por exemplo (uma loja de esportes francesa com lojas por todo o mundo) e em segunda pele (as famosas ceroulas haha). Claro que no Brasil esses artigos estarão um pouco mais caros, mas pelo menos pode parcelar – uma das coisas que não existe praticamente na Europa.

Traga uns 2 moletons, 3 blusas de lã e as meias de algodão que você realmente gosta e tem apego. Lembre-se que pode vir com roupa pesada no avião, como um casaco e blusa de lã mais grossa, para economizar no peso da mala e não pagar excesso. Pra facilitar nessa hora, leia o artigo O que NÃO USAR no avião! 8 itens que atrasam o seu voo

O resto você compra aqui em lojas como a Primark, Uniqlo, Decathlon…. Eu mostro mais neste artigo Roupa de inverno na Europa: onde comprar e dicas e no vídeo abaixo visitando algumas lojas de roupas da Inglaterra

2 – Coisas de cozinha e itens pra casa

Muita gente tem apego à panela de pressão e deseja levar na mala para morar fora do Brasil. O problema é que ela pode EXPLODIR no avião se for fechada devido à diferença de pressão que a aeronave sofre quando voa. Por estas razão é sempre aconselhável levar destampada e avisar o funcionário do balcão da companhia aérea que está levando uma. Já vi gente que teve até que sair do avião para remover as panelas da mala.

O que eu recomendo que leve é um conjunto de facas caso seja bem apegado. Aqui elas tem uma variação da cerra na pontinha e são mais caras, especialmente se você é fã de churrasco.


Copos, pratos, talheres são vendidos bem baratos em lojas como Wilko, IKEA e até no mercado. Podem custar 0,50 a 1 libra cada e são bem bonitinhos. Artigos para banho e cama também são acessíveis e possuem tamanhos diferentes por aqui (o king aqui é tamanho queen no Brasil).

Em vez de trazer estas coisas, prefira trazer comidas que não irá encontrar aqui como farofa, polvilho azedo, erva mate, miojo, nescau… Você consegue comprar em lojas especializadas, mas é bem mais caro!

3 – Coisas de cabelo

Chapinha, secador de cabelo e babyliss não vale a pena levar na mala para morar fora do Brasil. Além da tomada ser diferente, pode haver diferença na voltagem (confira os tipos de tomadas pelo mundo). Como é um produto que dura eternamente, é melhor comprar um aqui mesmo que custa de 15 a 35 libras.

Preços dos secadores de cabelo na inglaterra
Preços dos secadores de cabelo na Boots (loja e farmácia)

Vários produtos de cabelo de marcas para salão custam mais da metade do preço no exterior como Joico, Keune, L’oreal Professional… Aqueles tubos de hidratação Joico que no Brasil podem custar R$190 reais aqui custam 17 libras. Mesmo convertendo ainda sai barato. Além disso tem vários shampoos no mercado que são bons e custam de 3 a 6 libras cada.

Uma das coisas que eu não encontrava na Alemanha era leave-in, porém aqui na Inglaterra eu encontro facilmente.

Leve em consideração a questão da água dura na Europa, ou seja, a água carrega muitos minerais que acabam se prendendo nos fios e entupindo folículos. É comum perder cabelo e você terá que encontrar algum método para tirar esse excesso “build up”. Eu uso apenas água mineral no cabelo com a menor quantidade possível de cálcio. Algumas pessoas podem passar vinagre de maçã para fechar as cutículas e equilibrar o PH: pra mim não funcionou e me dá alergia no couro cabeludo.

Traga a sua maquiagem que já está acostumada e as escovas, além daquele produto de cabelo que gosta bastante.

4 – Aparelhos eletrônicos

Já vi muita gente querendo trazer a casa inteira para cá e por tudo num contêiner: geladeira, máquina de lavar, televisão, bicicleta e até carro… Esse trâmite pode demorar 2 meses apenas na Alfândega e mais o tempo do navio chegar até o destino. Eu considero caro e desnecessário.

Traga seu Notebook, Ipad, Celular, câmera, GoPro pois são aparelhos de uso pessoal e que você sentirá falta. Esses não tem problema usar um adaptador de tomada.

Em alguns países é obrigatório alugar imóveis com a cozinha completa: fogão, geladeira, armários, pia e máquina de lavar roupa. Traduzindo: desnecessário trazer tudo isso se já vai ter.

Algumas televisões não funcionam pois o sinal da tv local pode ser diferente, não sei explicar exatamente o por quê. Aí a televisão fica apenas para o videogame ou Netflix. Precisa de um adaptador pois a tomada também é diferente.

Não vale a pena trazer carro, pois o seguro pode ser mais caro, especialmente no Reino Unido no qual o volante fica do lado direito. É fácil comprar um carro usado fora e financiá-lo, os mais antigos ainda são bons e podem custar a partir de 1500 libras (até tem mais barato mas é arriscado).

Agora para quem está voltando para o Brasil, vale a pena pegar um contêiner e levar tudo sim. Se você ficou anos fora do país e fez a declaração de saída definitiva, tem a isenção do imposto no seu retorno pra cá.

O que levar na mala para morar fora do Brasil

Isso vai variar de pessoa para pessoa, além do país de destino e a época de chegada. Eu recomendo que você escolha as peças de roupa que mais gosta e alguns itens que irão te fazer “se sentir em casa”. Se for durante o outono e inverno, leve mais um casaco. No verão, leve alguns artigos para dias mais frios como de chuva. Eu tenho um artigo sobre Como arrumar mala de viagem internacional, leia!



E lembre-se que além da mala despachada, você pode levar uma de mão até 10 kg! Confira o guia para viajar com bagagem de mão.

Leia também Como proteger sua mala no aeroporto.

Salve no Pinterest

não leve estas coisas no intercambio bagagem
Pin Não leve estas coisas na mala do intercâmbio

 

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

11 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o post de coisas para não levar na mala para morar fora do Brasil. Nunca imaginei que alguém teria apego a panela de pressão kkk As roupas de inverno realmente devemos deixar por aqui, não chegam nem perto da qualidade do item ” esquentar” como as lá de fora.

  2. Nunca tinha pensado muito nisso, porque quando fui morar no Brasil foi fácil, sendo um clima mais quente. Nunca imaginei que alguém carregasse uma panela de pressão na bagagem. Que estranho! E que susto, se explodir durante o voo!

  3. Amei simplesmente seu texto “Não leve estas coisas na mala para morar fora do Brasil” com dicas realmente preciosas e práticas! Eu nunca havia pensando em deixar de levar, por exemplo, alguns itens para cabelo. Valeu!

  4. Adorei as dicas do que não levar na mala para morar fora do Brasil!
    Eu já sou bastante desapago e consigo empacotar tudo em uma mochila, mas é bom saber que algumas coisas, como roupa de frio, é melhor comprar no destino! Assim já dá pra reservar uma grana para ir às compras assim que chegar! hahahaha

    Abraço

  5. Adorei as dicas, de fato tem muita coisa que não vale a pena levar na mala para morar fora do Brasil. Vou enviar seu post para uma amiga que se muda em janeiro e ta querendo levar a casa toda.

  6. Adorei esse post, nunca imaginei que as pessoas levassem essas coisas para morar fora. (rs) Muto bom seu post sobre o que não levar na mala para morar no exterior

  7. Acho que não teria muitos problemas se fosse morar no exterior. Se você visse a quantidade de coisas que eu tenho casa (entre roupas e utensílios gerais), talvez nem acreditasse de tão pouco. Muitas coisas que você lista como panela de pressão, chapinha, secador de cabelo eu nem tenho. rsrsrs Além do mais sou muito desapegada, então acho que minha mala para morar fora do Brasil seria muito pequena e compacta. rsrsrsrrs Dicas ótimas para as pessoas que gostam de carregar a casa nas costas!

  8. Angie, eu te sigo no YouTube e agora me bateu uma dúvida gigante… Estamos nos organizando pra ir embora de vez para Portugal (eu, meu marido, minha mãe, meu filho e a namorada dele). Descrevi para enfatizar que não vai ficar ninguém aqui. E como fazemos com os itens afetivos que não podemos levar (tipo, eu tenho uma coleção de livros de receita, só pra citar um Exemplo), mas tb não queremos jogar fora e não tem quem queira ficar. Eu sei que é uma questão meio psicológica, mas queria saber se vc tem alguma experiência no assunto, conhece alguém que passou por isso, etc. Te agradeço muito! Sucesso!

  9. Amei seu blog, minha mãe mora na Inglaterra a 20 anos, mas ela não desapegou de alguns itens brasileiros como as famosas Tupperware, ela já me fez enviar caixas e caixas e eu só pensava, que louca, hoje após minha formatura Em psicologia , estou de mudança pra Inglaterra também, já fui várias vezes a passeio, e adivinha no que estou me apegando também para levar????, as benditas Tupperware, parece um vírus, pra completar minha irmã E minhas tias que também moram na Inglaterra querem que eu leve as delas também , pelo visto vídeo mula de Tupperware ???

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here