Receita de Pão Caseiro Simples para fazer na quarentena

0
241

Atualizado em

Pão não pode ficar de fora nessa quarentena! Nesta Receita de Pão Caseiro o Chef Jean explica o passo a passo para fazer massa de pão em casa com apenas 4 ingredientes. Como é um dos alimentos mais importantes para várias famílias, achamos que seria interessante ensinar vocês em um vídeo. Confira mais receitas na Seção Gastronomia.

Passo a passo Receita de Pão Caseiro Simples

Atenção: escolha uma farinha com uma porcentagem boa de proteína para que seu pão fique mais elástico e gostoso. Também atente-se a temperatura do ambiente: se estiver mais frio, precisa deixar um pouco mais de tempo fermentando.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
como fazer pão caseiro na quarentena
Olha nosso pão caseiro fofinho!

Ingredientes para fazer pão em casa fácil

  • 360g Farinha Tipo 01
  • 230ml Água
  • 5g Fermento
  • 7g Sal

Utensílios usados

  • Balança
  • Vasilha
  • Assadeira

Esta receita de pão caseiro rende um pão de aproximadamente 500 gramas.

Modo de preparo do pão sem ovos

1 – Despeje a farinha na vasilha.

2 – Adicione o fermento e o sal, lembrando de deixá-los separados para não entrarem em contato direto. Faça um buraquinho em lados opostos e coloque cada um separadamente.

3 – Adicione a água e reserve um pouco pra acertar o ponto. Conforme você vai mexendo, vai colocando aos poucos.

4 – Misture bem os ingredientes com uma colher de pau e, quando estiver quase homogêneo, use uma das mãos para misturar enquanto a outra segura a vasilha.

5 – Quando a massa de pão estiver completamente homogênea, retire e coloque em um balcão. Adicione o restante da água aos poucos usando uma tampinha de garrafa para não passar da quantidade e estragar a massa.


6 – Faça uma bola com a massa, juntando ela delicadamente da mesa em formato circular (veja no vídeo). Cobra com um pano limpo e deixar descansar por 10 minutos.

bolinha massa de pao
Faça uma bolinha usando os dedos e desgrudando delicadamente da mesa

Após o descanso, sovar a massa de pão por 10 minutos!

7 – Sove a massa por 10 minutos, haja braço! Faça da seguinte forma: segure a ponta da massa com a ponta dos dedos e, com a palma da outra mão, empurre o meio da massa em direção oposta aos dedos que seguram. Dobre a massa, gire-a em 90 graus e repita o processo.

8 – Após os 10 minutos, a massa deve estar bem elástica e lisinha. Caso necessário, pode sovar por mais tempo para atingir o ponto. Faça uma bola com a massa novamente e coloque de volta na vasilha para crescer por aproximadamente 1h. Nesse tempo de descanso da massa, unte a assadeira.

Atenção: o tempo de fermentação pode variar de acordo com a temperatura ambiente. O ideal é que a massa dobre de tamanho mas não cresça mais que isso pra não perder estrutura. 

Descanso de 1 hora

9 – Retire a massa da vasilha com cuidado, usando a ponta dos dedos, e coloque a parte lisa da massa para baixo no balcão. Caso a massa de pão ainda esteja grudando, pode polvilhar farinha, mas de preferência não o faça.

10 – Amasse a massa com a ponta dos dedos para formar um retângulo. Feito isso, dobre a base da massa para dentro e as laterais ao centro, dando formato de triângulo na massa.

11 – Puxar a ponta do triângulo para o meio e apertar delicadamente com a pontas dos dedos para grudar a dobra. Quando estiver chegando no final, use os polegares para apertar a massa. Na última volta empurre delicadamente para a frente, juntando bem.

Esse passo (assim como  o passo 13) é super importante assistir no vídeo da Receita de pão caseiro, clique no vídeo abaixo para assistir. Assim não tem erro!

12 – Separe uma assadeira, despeje um pouquinho de olho, coloque um papel antiaderente para forno e despeje semolina por cima. Dessa forma, o pão ficará ainda mais sequinho e fácil de tirar da assadeira. Nós não usamos forma de pão.

13- Coloque o pão na assadeira já untada e deixe crescer por mais 30 minutos. Enquanto aguarda, já coloque o forno pra pré-aquecer a 220-250 graus no modo grill apenas com o lado de baixo ligado.

14 – Faça o corte no pão de um lado ao outro quase em meia lua, não faça reto. No vídeo explico melhor como fazer. Já preste atenção na dica do vapor!

como fazer corte no pao em casa
Assim deve ficar o corte no pão, fique atento para ser curvo!

Dica essencial para fazer o vapor

O vapor irá dar a crocância e criar aquela casquinha gostosa no nosso pão caseiro! Existe duas formas para fazer isso. Se você pode utilizar os dois métodos juntos, ficará ainda melhor!

Paninho molhado

O primeiro é colocar um pano de prato enrolado dentro de uma forma de pão pequena e despejar água fervente sobre ele. Coloquei-o na parte mais funda do forno apenas 5 minutos antes de colocar o pão para assar.



Coloque o pão apenas quando essa água estiver fervendo. ATENÇÃO: o pano deve ser retirado depois de 20 minutos e o pão assará por mais 20 a 30 minutos.

Borrifador de água

O segundo método é borrifar água sobre o pão e forno quando colocar o pão para assar.  Esse processo deve ser repetido pelo menos 3 vezes.

Colocando o pão caseiro no forno

15 – Coloque o nosso pão feito em casa no forno para assar a 200 graus juntamente com a forminha de água com pano e borrife mais água por tudo.

16 – Após 15-20 minutos,  quando o pão já estiver crescidinho, retire a forma com pano. Deixe o pão assar por mais 20-30 minutos. Para esse último passo, aumente um pouco a temperatura a 220 graus e ligue a função gratirar. Dessa forma, seu pão ficará bem douradinho.

17 – Assim que ele dourar, retire do forno. Deixe descansar e resfriar sobre uma grade, como uma grelha ou até um cestinho de fritura. Dessa forma haverá ar circulando por todo o pão, impedindo que o miolo do pão fique “batumado”. Deixe ventilar por completo por pelo menos 40 minutos.

receita de pão caseiro fácil sem ovos
Deixe o pão ventilar!

18 – Corte e aproveite! Só com manteiga já fica uma delícia!!

Isso aí galera, espero que tenha gostado desta receita de pão caseiro! Se tiver qualquer dúvida, faça um comentário que responderemos assim que possível. Se você não acertar de primeira, nos conte para te ajudar!

Confira também as outras receitas para a quarentena:

Receita de lasanha bolonhesa italiana

Receita de Pizza tradicional Italiana

Salve no pinterest

receita de pão caseiro como fazer
Pin Receita de pão caseiro simples: como fazer

 

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here