O que fazer em Nottingham na Inglaterra: 13 atrações para conhecer

0
133

Confira o que fazer em Nottingham na Inglaterra, a famosa cidade do Robin Hood! Os pontos turísticos de Nottingham estão muito ligados às lendas e à Era Medieval como o Castelo de Nottingham e as cavernas no City Caves, habitadas por pessoas há séculos e usadas como abrigos durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Apesar disso, Nottingham tem um ladinho mais moderno a praça da prefeitura, o lindo jardim Arboretum e Wollaton Park, onde fica uma mansão utilizada nas gravações do filme Batman The Dark Knight Rises!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Nottingham é uma das cidades universitárias do Reino Unido e a universidade está entre as 20 melhores daqui. Dessa forma você verá muitos bares lotados de estudantes, além de ver várias pessoas indo para a balada nos finais de semana.

Neste roteiro conto os melhores pontos turísticos, confira a listinha de o que fazer em Nottingham e assista o vídeo para mais dicas de viagem!

O que fazer em Nottingham na Inglaterra: 13 atrações para conhecer

Quando visitar Nottingham

Para planejar a sua viagem a Nottingham é importante estar ligado aos meses. De final de março a maio acontece a primavera, perfeito para visitar os jardins e parques. Já no verão (junho a agosto) acontece diversos festivais de música e eventos culturais como o Robin Hood Festival.

Em de setembro a novembro as cores dar árvores começam a mudar de verde para laranja e amarelo. Os dias ficam mais geladinhos, mas também é uma época barata e com menos turistas. No inverno (dezembro a fevereiro) as temperaturas são bem baixas entre 7° a 1°C e chove mais. Se você gosta de mercados de natal, vai adorar a Winter Wonderland que acontece na Old Market Square.

roteiro em nottingham estatua robin hood dicas
Nottingham é a cidade do Robin Hood!

Como chegar em Nottingham

Nottingham está localizada bem no centro da Inglaterra e a viagem de carro saindo de Londres dura em torno de 3h. Há trens diretos saindo da Estação St Pacras com duração de 1h30min, mas sugiro ficar atento pois em algumas viagens é necessário trocar de trem em Loughborough.


Eu sugiro que você visite Birmingham primeiro, pois é a maior cidade pertinho de Nottingham. Dessa forma, você conhece duas cidades totalmente diferentes e há mais opções de trem direto. Confira O que fazer em Birmingham.

Outra opção é chegar de avião pelo East Midlands Airport, um aeroporto internacional com voos da RyanAir, EasyJet e Jet2. Está localizado a 12 milhas de Nottingham, então você pode pegar um trem ou um ônibus até o centro da cidade.

Se você gosta de adrenalina, também pode programar visitar o parque Alton Towers que fica ali pertinho. É o maior parque de diversões do Reino Unido com muitas montanhas russas! Veja as dicas para visitar o Alton Towers

centro de nottingham
O centro de Nottingham é bem bonito

Onde ficar em Nottingham

A cidade conta com muitos hotéis com ótimo custo benefício e a melhor opção é se hospedar próximo ao centro para aproveitar melhor a sua viagem. Selecionei alguns hotéis muito bons abaixo (lembre-se que o valor muda conforme a época):

  • Jurys Inn Nottingham: 4 estrelas, nota 8,5, £57 a noite para casal. Possui café da manhã, pertinho do centro e bom atendimento.
  • St James Hotel: 4 estrelas, nota 8,2, £57 a noite para casal. Fica em frente ao Castelo de Nottingham, muito confortável e quarto quentinho.
  • Park Plaza Nottingham: 4 estrelas, nota 8,5, £63 a noite para casal. Quarto super confortável e espaçoso, equipe simpática e ótimo café da manhã
  • Bentinck Hotel: nota 8,7, £45 a noite para casal. Próximo a estação de trem, bem localizado, com camas confortáveis e bom atendimento.

Atrações turísticas em Nottingham

Nottingham conta com muitos pontos turísticos interessantes, a maioria ligada a Era Medieval e lendas de Robin Hood, e também com muitos restaurantes e cafés legais!

Assista o vídeo para ver mais dicas de viagem e meu roteiro em Nottingham, clique para assistir:

Assista o vídeo com dicas de o que fazer em Nottingham

1 – Lenda do Robin Hood

Quem visita Nottingham percebe que Robin Hood faz parte da cultura local. Há uma estátua do Robin ao ladinho do castelo e várias placas contando a sua história, a qual foi transmitida por diversas baladas ao longo dos anos.

Para quem não sabe, Robin hood é um herói mítico e um fora da lei que roubava dos ricos para dar aos pobres. Ele teria vivido no século 12 durante o reino do Rei Ricardo Coração do Leão e das Cruzadas, sendo que alguns até acham que ele lutou em algumas delas. Depois de retornar das batalhas e ver suas terras devastadas, impostos abusivos e a caça para sustento proibida, Robin recusa a aceitar a situação e é declarado fora da lei.

Então ele forma um grupo de foras de lei para combater à tirania da nobreza, roubando dos ricos para dar aos pobres e utilizando todo o seu conhecimento com arco e flecha, cavalaria e combate nessa causa. Esse grupo passa a morar na floresta de Sherwood.

Há muitas séries, filmes e desenhos contando a história e eu recomendo: Robin Hood (2010) com Russel Crowe e Cate Blanchett, Robin Hood da Disney (1973), Robin Hood Prince of Thieves (1991) com Kevin Costner e ainda The Adventures of Robin Hood (1938) com Errol Flynn (muitos dizem que é a melhor adaptação).

Também é possível visitar a floresta de Sherwood, onde é realizado o Robin Hood Festival em agosto com a recriação da Idade Média e personagens medievais, incluindo cavaleiros e bobos da corte, além de várias atividades divertidas!

lenda robin hood
Robin Hood é um personagem clássico da Inglaterra

2 – Castelo de Nottingham

O castelo de Nottingham foi construído em pedra em 1170 por ordens de Henrique II. No entanto, há havia uma estrutura de madeira colocada em 1067 por William the Conqueror que viu uam posição estratégica próximo ao rio Trent. Ao longo dos anos foi ampliado e reformado, sendo um dos principais castelos para os nobres e realeza, principalmente por causa dos campos de caça real.



O castelo de Nottingham foi parcialmente destruído durante a Guerra Civil Inglesa e só foi aberto novamente em 1878. Recentemente passou por várias reformas que custaram 30 milhões de libras.

Entrada Castelo de Nottingham
Entrada Castelo de Nottingham

O acervo do castelo conta com aquarelas de Paul Sandby e Richard Bonnington e esculturas em alabastro de Nottingham que datam do século XV. Na Long Gallery, há uma exposição de artes britânicas dos séculos 19 e 20, de artistas como Henry Dawson, Rochard Bonnington, Tristram Hillier e Stanley Spencer.

Funciona das 10 às 17h. O ingresso para o castelo pode ser comprado pelo site oficial, custa £11.70 e você pode adicionar duas experiências:

  • Aventuras do Robin Hood: um túnel e telão contando as lendas e curiosidades do rei dos ladrões durante 30 minutos
  • Cavernas do castelo: um tour pelas fundações do castelo medieval, passando por diversos túneis, masmorras e adegas de vinho.

3 – Bar mais antigo do Reino Unido

Construído diretamente na pedra do castelo, o Ye Olde Trip to Jerusalem é considerado o bar mais antigo do país, fundado em 1189. No entanto, não há documentos suficientes para provar esse fato.

Neste pub já aconteceu brigas de galo ilegais no subsolo, sem falar que há rumores que uma parte foi utilizada como prisão do castelo. O nome do lugar se refere aos tempos das cruzadas.

Acredito que vale a pena tomar uma cervejinha aqui, no entanto não recomendo a refeição, achei cara e sem sabor.

o que fazer em nottingham pub antigo
O pub mais antigo do Reino Unido

4 – City of Caves

Uma experiência que você não pode deixar fora da lista de o que fazer em Nottingham é caminhar pelos túneis e cavernas usadas há seculos como moradia. Até o nome Nottingham tem a ver com isso: a tradução do celta para Nottingham seria algo como “Lugar das Cavernas”. É possível avistar algumas ao lado do castelo, no entanto eu recomendo que visite o City of Caves para ver de pertinho e entender melhor a história.

cavernas nottingham pontos turisticos
As cavernas serviram como moradia e abrigo anti bomba

O ingresso custa £8.75 e você pode baixar o áudio guia de 40 minutos no seu celular para escutar durante a visita que dura em torno de 1 hora. Você verá o único curtume do UK, um lugar que deveria ser extremamente fedido nos séculos 13 ao 16.

Você aprenderá sobre os atos ilegais praticados dentro das cavernas como a venda de álcool e, verá um pouco da história das cavernas usadas como abrigos durante as Guerras Mundiais. Além disso, as cavernas eram abrigadas por muita gente durante a Época Vitoriana, verdadeiras favelas que foram consideradas um dos lugares mais pobres do Reino Unido.

A entrada fica ao lado da Nottingham Contemporary Art Gallery, basta descer as escadas até o final e virar à direita no Garner’s Hill NG1 1HF. Funciona das 10 às 17h todos os dias e você pode comprar o ingresso no site oficial e se quiser pode combinar uma visita ao National Justice Museum (£17.60).

vida na inglaterra pobreza cavernas favela
Interior das cavernas usadas como moradia

5 – Nottingham Contemporary Art Gallery

Considerado o maior centro de arte contemporânea britânica, esta galeria faz 5 exibições diferentes todos os anos, além de organizar workshops, grupos de discussão e cursos! A entrada é gratuita.

6 – Old Market Square

Nottingham tem a maior “praça do mercado” (marketplace) remanescente no Reino Unido, onde várias feirinhas acontece durante o ano, em especial o Mercado de Natal. Essa praça era o ponto intermediário entre a ocupação normanda e a antiga cidade anglo saxã durante a Idade Média.

O prédio mais marcante da praça é a prefeitura no estilo neo-barroco construída em 1929 e com uma cúpula de 61 metros de altura.

old market place nottingham prefeitura
A Old Market Place é a principal praça de Nottingham

7 – Chocolateria Utopia

Esse lugar é muito especial pois o produto é ótimo e o atendimento é melhor ainda. Foi fundada por um casal em 2004 e produzem chocolates finos e à mão. Toda vez que vamos ficamos com gostinho de quero mais. Prove os diferentes chocolates, especialmente os mais amargos (Madagascar e Tonka) e tome um cafézinho ou chocolate quente.

No site oficial você pode ver todos os tipos de bombons. Está localizado super pertinho da Old Market Square na 30 Friar Lane, Nottingham, NG1 6DQ.

utopia chocolate
Deliciosos bombons no Utopia

8 – Bar dentro da igreja

Um dos bares mais interessantes que visitei no Reino Unido é o Pitcher & Piano, localizado dentro da High Pavement Chapel. Esta igreja foi construída em 1876, no entanto já era usada como local de oração pelos presbiterianos e unitários até 1982. A congregação mudou de lugar pois já não conseguia mais financiar os custos de manter o prédio. Aí transformaram a igreja em museu, mas perceberam que se tornou financeiramente inviável e foi convertido para o bar atual. Foi uma forma de manter o prédio de pé, já que uma estrututura dessa custa muito para se manter.

Só assim pra eu ir na missa mesmo haha Abre das 12 às 23h e é necessário fazer reservas nos finais de semana.

bar dentro de igreja nottingham inglaterra
Bar dentro de Igreja

9 – Wollaton Park

Este parque enorme é muito bonito, gostoso de caminhar, especialmente no fim do dia. Você verá várias famílias fazendo picnic, patinhos no lago e talvez alguns cervos passeando calmamente.

A mansão utilizada nas gravações do filme Batman The Dark Knight Rises estrelado por Christian Bale fica dentro do parque e se chama Wollaton Hall. Ela foi construída em 1580 numa mistura do estilos que influenciou a arquitetura inglesa.

wollaton hall gravacoes batman
Wollaton Hall virou a Mansão Wayne no filme

10 – Arboretum

Considerado o parque mais antigo da cidade, o Arboretum é um jardim gigante fundado em 1852. Tudo é bem organizado e estava colorido quando visitamos em maio e setembro.

A tradução da palavra “arboretum” é “coleção de árvores” e “arbor” tem origem no latim e significa “árvore”. O layout do parque quase não mudou desde que foi criado no fim do século 19.

As atrações principais do parque incluem o coreto, torre do sino, aviários, lago e estátuas. Além disso, há jardins especializados em certos tipos de flores que podem ser vistas no Victorian Flowers Garden e no Formal Garden.

estatua arboretum
O Arboretum é um lugar especial para passeios e picnics

11 – University Park Campus e Highfields Park

Como falei anteriormente, Nottingham é uma cidade universitária e a Universidade de Nottingham possui um dos mais belos campi da Inglaterra. O Highfields Park faz parte do campus e é perfeito para um picnic ou caminhada ao redor do lago (tem até uma cahoeirinha!). Nos dias de verão é possível alugar um barco a remo.

12 – Museus em Nottingham

Caso você tenha mais dias na cidade, vale a pena dar uma olhada nestes museus.

National Justice Museum: conta a história do antigo tribunal do século 14. Diversos atores vestidos como prisioneiros ou juízes interagem com os visitantes e é possível caminhar nas antigas celas.

D.H. Lawrence Birthplace Museum: o museu deste escritor conta a história da mineração no condado de Nottingham, mostra a vida de uma família na década de 1880

Green’s Windmill: este moinho foi construído por George Green, um dos físicos matemáticos mais importantes da Inglaterra. Abre de quarta a domingo e é possível ver os mecanismos de moagem e visitar o centro de ciências em homenagem a George Green com atrações sobre magnetismo, eletricidade e o espectro visível.

Nottingham Industrial Museum: localizado nos estábulos do Wollaton Park, conta com máquinas para produção têxtil dos século 16 ao 20. Além disso, inúmeras bicicletas antigas da marca Raleigh, bombas de motores do século 19 e uma máquina de moagem de grãos para produção de gin adaptada para usar a força de cavalos.

Newstead Abbey: localizada a 10 milhas ao norte de Nottingham, esta abadia foi a casa do poeta Lord Byron. Ela foi construída no século 12 e se transformou em casa no século 16 após a Dissolução dos Monastérios. A fachada gótica da abadia está colada na casa no estilo Tudor do século 18 e é possível conhecer os quartos privados do poeta, assim como ver vários móveis.

13 – Compras em Nottingham

Existem várias lojinhas legais na cidade e várias delas estão dentro do Shopping Victorian Centre. Tem até uma loja da Disney (aproveite par acomprar moletons lá, são bonitos e bem quentinhos!). Além disso há restaurantes e cafés.

victorian centre compras
O Victorian Centre é o princial shopping da cidade

Gostou destas dicas de O que fazer em Nottingham? Não esquece de assistir o vídeo hein!

O que fazer em Nottingham na Inglaterra pontos turisticos
O que fazer em Nottingham na Inglaterra pontos turisticos
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here