Poznan: charme e bodes mecânicos!

12
117

Poznan me lembrou muito Curitiba, principalmente o Largo da Ordem com suas casinhas coloridas e ruas de pedrinhas. Até as feições das pessoas são semelhantes! O Paraná teve forte colonização polonesa e andando pelas ruas de Poznan, parecia que estava na minha cidade.

Poznan é a quinta maior cidade da Polônia e fica super perto de Berlim, umas 3 horinhas, perfeita para um bate e volta no fim de semana. Confira o que fazer em Poznan no vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Poznan: charme e bodes mecânicos!

guia do que fazer em poznan polonia turismo

Dicas básicas para visitar Poznan

Dá pra fazer toda a cidade a pé, ela é bem pequena! Da rodoviária até o hostel deu uns 15 minutos caminhando e mais 15 até o centrinho.
A Polônia não usa euros e sim ZLOTY. É um país barato para visitar, várias coisas custam o mesmo que no Brasil ou até mais barato (4 zloty = 4 reais = 1 euro). Todos os estabelecimentos (exceto os bares mais underground) aceitam cartão.

o que ver em poznan polonia transporte publicoopera poznan

O que ver em Poznan

Centro histórico

cidades para visitar na polonia poznan

O lugar onde todo mundo se encontra é o centrinho histórico! Antigamente era o mercado da cidade e hoje vários bares e restaurantes, a prefeitura e as casinhas coloridas grudadinhas estão localizados aqui. Essas casas, chamadas de Casas dos Artesãos são do século 16 e pertenciam a mercadores de sapatos, sal e peixe.

centro historico poznan prefeitura casas coloridas


casas coloridas centro de poznan polonia

prefeitura de poznan bandeiras polonia decoracao

Ao lado dessas casas fica a prefeitura, um prédio branco cheio de detalhes e várias torres do século 16. Ao lado da torre do relógio, numa abertura pequenininha, todo meio dia, aparecem dois bodes mecânicos que “peleiam”, batem a cabeça 12 vezes lááá no topo. Esse é o principal show da cidade, muita gente se reúne para assistir e logo depois batem palmas pela perfomance.

show bodes brigando prefeitura poznan poloniabodes mecanicos alto da igreja poznan polonia

Essa performance foi baseada na história de que um cozinheiro. Ele foi contratado pra fazer um grande banquete para a cidade, porém deu tudo errado e acabou queimando o prato principal: a carne. Aí no desespero, encontrou dois bodes, os quais fugiram para uma das torres e lá  acabaram brigando e ficando com os chifres presos. Todo mundo achou muito engraçada a cena e  o prefeito transformou o fato em um evento diário.

Aliás, os bodes formam o ícone da cidade e você irá encontrá-los nos graffitis, bichinhos de pelúcia, estátuas, ímãs de geladeira e até na bandeira.

grafitti poznan bodes polonia

Dá pra comer ou tomar uma bera aqui, mas os preços são mais salgados, então dê uma maneirada e procure nas ruas transversais.

drink caveira copo centro poznan polonia

A rua point da galera

shake fiction poznan polonia rua baladinhaUma das ruas que dá para o centro é a Wozna, repleta de bares e opções boas para comer como burguers, batata fritas, smoothies. Parece a Vicente Machado lá de Curitiba. As “lanchonetes” atendem por uma janelinha pra rua. Também existe um bar comunista chamado Proletaryat. Lá você encontra diversos itens da época socialista como livros, quadros, chápeus e até a cabeça de um javali empalhada.

Igreja São Estanislau

igreja sao estanislau polonia poznanCaminhando pelas ruas estreitas, você chega na Igreja São Estanislau! O edifício por fora é vermelho, um pouco brega, mas por dentro é realmente muito bonito! Há um órgão do século 19 e vários detalhes em ouro (acho que todo o ouro do país estão nas igrejas aheuahe).Ela é suoer famosa pelo seu estilo barroco. A Polônia é um país muito religioso e é comum encontrar imagens do papa Pedro (para quem não lembra, ele era polonês).

Nos porões da igreja guardavam vinho no século 20 e cada um tinha seu pequeno microclima.

detalhes decoração igreja na polonia poznan

Ao lado da Igreja fica o colégio Jesuíta, antigamente uma das melhores escolas secundárias da Polônia, e hoje a Câmara Municipal. Napoleão ficou hospedado aqui por 3 semanas em 1806. O  mais ilustre compositor polonês Chopin tocou aqui!predio ao lado da igreja



A Catedral de Poznan

rio poznan barco

Um pouco mais afastada do centro fica a Catedral de Poznan, a mais antiga da Polônia. Toda feita em tijolinhos, se destaca pelas suas torres e por alguns líderes poloneses que foram enterrados ali (dos séculos 15 e 16 além de um sarcófago em ouro e estátuas).

primeira igreja da poloniaNo porão dá pra ver as relíquias e como era as fundações da catedral. Para quem deseja conhecer mais da Catedral, sugiro visitar a Porta Posnania, um centro interativo e moderno sobre  história da cidade e identidade polonesa.

Mural 3D Sródka

mural 3d poznan polonia

Próximo à essa igreja, está o mural 3D chamado de Sródka, basicamente o nome do distrito. Eu achei que seria meio paia, mas é muito legal ao vivo! Realmente dá a impressão que são várias casinhas, pois o artista usou algumas janelas existentes do prédio original e incorporou na sua pintura. A ideia é contar uma história com o princípe, o gato, o açougueiro…. Foi votada como uma das Maravilhas da Polônia em 2016 pela National Geographic.

Castelo do Imperador

O último e mais nova residência monárquica na Europa. Foi construída pelo Imperador William II. Após a primeira Guerra Mundial, o prédio virou a Faculdade de Matemática e foi ali que quebraram o código alemão Enigma em 1930 (procurem por esse filme que é lindo!). Hoje o castelo serve como centro cultural com exibições, cinema, teatro e concertos.

Praça Wolnosci

fonte o que fazer em poznan polonia

A praça é muito interessante pela estrutura da fonte em um seus cantos, uma caixa gigante onde escorre água! A criançada adora. Ela é cerca por diversos prédios importantes como o Museu Nacional O antigo Bazar Hotel e a Biblioteca Racynski. Muitos eventos são realizados aqui e quando fui tava tendo aula de tango!

escultura bodes brigando poznan simbolodetalhe restaurante poznan polonia

Parque Malta

Se você tiver mais tempo, sugiro dar uma volta de trenzinho no parque Malta ou apenas observar o movimento do lago enquanto toma uma cerveja. Rimos muito da galera tentando fazer windsurf num aparelho. No lago são realizados diversos eventos, como campeonatos europeus! Ao redor há diversas trilhas para caminhada, bike, mini golfe e outras atividades.

O trem se chama Maltanka e leva a galera para o zoo, um percurso de 3,8km. Funciona todos os dias de abril a setembro. A máquina a vapor que leva o trem é de 1925.

KontenerART

Se quer tomar bera num lugar descolado, dê uma volta no KontenerART, um complexo de vários bares dentro de containers, onde rola um showzinho a noite. Você caminha na areia até chegar em pequenos deques onde estão as mesas, pufes ou redes. Foi indicação da Taís do blog Nyr Dagur!

museu arqueologico poznan

castelo de poznan polonia

O que comer em Poznan

Não deixe de comer pirogue! São um pouco diferentes dos que existem no Brasil. Estamos acostumados com o Ruski, o qual é recheado de batata e ricota, e na Polônia fazem vários sem batata, como repolho, linguiça (morcilla), carne moída além de vários doces. Não poem molho como no Brasil, nós demos uma melhorada hauehaue

O restaurante Modra Kuchnia é top de linha,mas estava fechado na segunda e foi indicação do namorado da Taís. Também provamos um gelato de caramelo muito bom que foi vendido depois da ponte Most Tealtrany (no caminho para esse restaurante).

Pra quem gosta de socialismo e coisas de esquerda, tem o bar Proletaryat na Wozna.

bar comunista proletaryat poznan polonia bar socialista proletaryat quadro lenin poznan    o que visitar em poznan na polonia bate e volta de berlim oculos reflexo sol o que fazer em poznan

E aí gostaram dessas dicas de Poznan? Comente!

Assista o vídeo

Salve no seu Pinterest

Turismo na Polônia, roteiro em Poznan

Leia também

ZAKOPANE NO INVERNO: MUITA NEVE E DIVERSÃO NAS MONTANHAS!
DRESDEN: CHARME E MUITA HISTÓRIA!
ROTEIRO EM BERLIM: O MELHOR EM 2 DIAS

 



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

12 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado esse paralelismo que encontrou com a sua terra natal. Parece um lugar simpático e tem uma mascote original.
    P.S. por acaso acho as fachadas das igrejas coloridas menos monótonas que as restantes

  2. Gente, e não é que parece mesmo com o Largo da Ordem em Curitiba? hahah Que doido! não sabia da colonização polonesa em Curitiba, mas faz todo o sentido! Adorei tudo por ai, que cantinho mais charmoso né?

  3. Confesso que se vc não tivesse comentado eu não teria relacionado tão rápido, mas lembra demais Curitiba hahahahaha, achei a cidade uma graça, cheia de atração interessante e sendo barata, gosto ainda mais.

Curtiu? Comentaí!