Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda?

0
11

Será mesmo que vale a pena fazer um intercâmbio na Irlanda? A ilha Esmeralda é um dos destinos mais procurados por estudantes que buscam aprender inglês e trabalhar, além da experiência de morar fora e aprender novas culturas.

O motivo disso é simples: a Irlanda ainda é um dos lugares mais abertos para intercâmbio com ótimas oportunidades de vistos, possibilidade de trabalho na Europa e de crescimento pessoal.

Neste artigo, irei mostrar alguns aspectos que irão ajudar você a decidir ou não fazer intercâmbio na Irlanda.

Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda?

Como é a Ilha Esmeralda?

Situada no noroeste da Europa, a Irlanda é conhecida como a “Ilha Esmeralda” devido à sua paisagem repleta de campos verdes que se contrastam com as cidades vibrantes e construções históricas.

O país também é conhecido pela cultura de grande influência celta e também pela famosa cerveja Guiness. Cidades como Dublin e Cork abrigam museus, galerias e teatros que celebram essa herança, proporcionando aos visitantes uma imersão profunda na cultura irlandesa.

Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda pontos positivos
Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda?

Em relação ao clima, as estações são bem definidas. Uma característica marcante é o tempo chuvoso, que ocorre por influência de ventos oceânicos.

Já quando o assunto é qualidade de vida, o país oferece boas oportunidades para os nativos e também para estrangeiros. O custo de vida pode variar, sendo mais alto em áreas urbanas como Dublin.


O sistema de saúde público, o HSE, oferece serviços básicos, e muitos estudantes contratam um seguro de saúde privado para cobertura adicional.

Deseja morar na Irlanda? Então, confira os 5 passos para viver na Irlanda!

Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda gastos
Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda: Gastos

4 Tipos de intercâmbio na Irlanda

Quando se fala em fazer intercâmbio na Irlanda, as opções são variadas e também personalizadas. Cada tipo de experiência oferece uma oportunidade única para explorar a Ilha Esmeralda de maneiras diversas.

1 – Intercâmbio Acadêmico

Esse tipo de intercâmbio é ideal para estudantes que desejam aprimorar seus conhecimentos acadêmicos em uma instituição de ensino irlandesa. Geralmente, envolve a participação em programas de graduação, pós-graduação ou cursos específicos.

2 – Programas de Idiomas

Voltados para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades no inglês, os programas de idiomas oferecem uma oportunidade imersiva de aprendizado. Esses programas variam em duração e intensidade, atendendo desde iniciantes até aqueles que desejam aperfeiçoar suas habilidades linguísticas.

Eu visite a escola de idiomas ICOT em Cork e Dublin e adorei!

Quero estudar inglês na Irlanda! >>

intercambio na irlanda quanto custa
Paisagens incríveis, vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda

3 – Estágios Profissionais

Para estudantes que desejam ganhar experiência prática em um ambiente de trabalho internacional, os estágios profissionais na Irlanda são uma excelente escolha. Podem ser realizados como parte do currículo acadêmico ou como uma oportunidade separada para desenvolver habilidades profissionais.

4 – High School

É voltado para adolescentes que desejam cursar de um semestre a um ano em uma escola de ensino médio irlandesa.

Agora que você já conhece os tipos de intercâmbio, leia também Onde estudar inglês na Irlanda?, artigo em que eu falo sobre as melhores regiões para estudar e morar na Irlanda.

estudar na irlanda intercambio vale a pena
Fazer intercâmbio na Irlanda vale a pena?

Como faço para trabalhar e estudar na Irlanda?

Embora o custo de vida na Irlanda não seja um dos mais caros da Europa, o salário mínimo e a possibilidade de viagens baratas fazem valer a pena a escolha pelo país. Foi o que a minha amiga fez quando morou na Irlanda durante seu intercâmbio e relatou aqui Como é Morar na Irlanda

As leis de imigração também são mais flexíveis. Os alunos matriculados em QUALQUER CURSO com duração acima de 25 semanas, podem trabalhar meio período (ou integral durante as férias). Alguns tipos de cursos:

  • Programas de inglês com duração mínima de 25 semanas
  • Programas de Ensino Superior do nível 6 ao 10 do Quadro Nacional de Qualificações (National Framework of Qualifications)
  • Prêmios profissionais
  • Programas da Fundação.

Estudar na Irlanda e trabalhar é diferente de outros locais da Europa como Reino Unido, por exemplo, que apenas estudantes universitários têm autorização para trabalhar.

Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda custo beneficio
Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda: Custo benefício

Regras para estudar e trabalhar na Irlanda

Em 2015 o governo local intensificou as regras para Intercâmbio na Irlanda, em especial para quem vai estudar e trabalhar. De acordo com as novas normas, os estudantes internacionais só podem trabalhar 40 horas por semana durante o período de férias oficiais acadêmicas (maio, junho, julho e agosto) e do final de ano (15 de dezembro a 15 de janeiro). Nos meses restantes, podem trabalhar apenas 20 horas semanais.



Confira as regras para estudar e trabalhar na Irlanda:

  • Estar matriculado em um curso com duração mínima de seis meses e 15 horas semanais;
  • O intercambista pode ficar até sete anos no país: três anos como estudante de “Inglês Geral” e quatro anos como estudante de graduação;
  • O Visto permite 20 horas de trabalho semanais durante das aulas e 40 horas por semana durante as férias.

Por que fazer intercâmbio na Irlanda?

Ao cogitar a ideia de fazer intercâmbio na Irlanda, diversos motivos tornam esse país uma escolha atrativa para estudantes em busca de crescimento acadêmico, cultural e profissional. Vem que eu te conto algumas razões que podem influenciar positivamente sua decisão. Confira!

Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda por que fazer
Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda: Por que fazer

Comunidade Acadêmica

A Irlanda é renomada por sua excelência acadêmica, abrigando instituições de ensino de alta qualidade e reconhecidas internacionalmente. A variedade de cursos e programas oferecidos proporciona diversas oportunidades educacionais.

Universidades renomadas, como Trinity College Dublin e University College Dublin, oferecem uma variedade de cursos de alta qualidade, promovendo um ambiente acadêmico bem estimulante. Sem falar que os edifícios de cada College são maravilhosos!!

Veja também: Onde estudar inglês na Irlanda?

universidade na irlanda cork
Campus de Universidade em Cork

Custo-benefício

A Irlanda se destaca por oferecer uma excelente relação custo-benefício em comparação a outros destinos de intercâmbio populares. Isso porque o estudante pode trabalhar enquanto estuda, o que não é possível em outros países da Europa, como o Reino Unido, por exemplo. Outro aspecto positivo é a localização geográfica: você pode viajar para onde quiser na Europa pagando muito pouco na passagem aérea com as companhias aéreas estilo Ryanair.

Sem falar que a própria Irlanda é muito bonita! Há várias paisagens incríveis como os Cliffs of Moher e o Ring of Kerry!

estudar e trabalhar intercambio na irlanda
Fazer intercâmbio na Irlanda significa conhecer paisagens incríveis!

Na capital da Irlanda há um problema de acomodação que podem ser mais altas do que o esperado. Isso acontece devido a quantidade de gente que vem para trabalhar (atraída pelas Startups e empresas grandes localizadas em Dublin) e também por estudantes do mundo todo para fazer intercâmbio na Irlanda. Outras cidades na Europa também passam por isso, não é exclusividade da Irlanda.

Diversidade cultural

Como um país multicultural, a Irlanda abraça uma grande comunidade de estudantes internacionais. Essa diversidade oferece a oportunidade única de interagir com pessoas de todo o mundo, enriquecendo a experiência cultural e expandindo redes de contatos globais.

Sim, é verdade que existem muitos brasileiros na Irlanda, afinal, é um dos poucos países que você pode estudar e trabalhar. Isso torna fácil a comunicação para quem sabe muito pouco de inglês, já que algumas escolas possuem funcionários brasileiros, como é o caso da ICOT.

Claro que se você quer realmente aprender inglês, deverá focar em falar em inglês e ignorar o português!

Leia também: 14 curiosidades sobre a Irlanda

Curiosidades sobre a Irlanda que nao te contam
Curiosidades sobre a Irlanda que não te contam

Segurança

Classificada como um dos países mais seguros do mundo, a Irlanda tem um ambiente tranquilo no geral. Não há problema para mulher viajar sozinha, famílias podem ficar mais tranquilas com as crianças em parques e não é comum furtos.

Embora as baixas taxas de criminalidade deem uma sensação de segurança, principalmente para os estudantes, Dublin se transforma em uma cidade perigosa à noite em alguns bairros, como Summerhill (Dublin 1), Tallaght (Dublin 24), Finglas (Dublin 11) Ballymun (Dublin 11), Ballyfermot (Dublin 10). Evite e tá tudo bem.

Existem alguns adolescentes que buscam confusão com estrangeiros e são conhecidos como nanás. São pessoas com pouco estudo e com um discurso xenofóbico repetido em toda a Europa (“os estrangeiros estão roubando nosso trabalho”). Eles normalmente usam roupas de abrigo de marca (calça e roupa de moletom pretas) e andam em grupos, xingando pessoas na rua, pegando motos de entregadores de delivery e por aí vai. Caso você passa por um grupo assim, ignore e entre em uma loja ou restaurante. Não revide pois é muito fácil ser preso (afinal eles são considerados crianças pela lei).

Lembrando que os nanás não representam toda a população da Irlanda e também são vistos como baderneiros.

seguranca na irlanda nana
Fazer Intercâmbio na Irlanda: pontos positivos e negativos

Oportunidades de trabalho

A Irlanda não apenas oferece oportunidades acadêmicas, mas também é um hub para oportunidades de trabalho para estudantes internacionais. Com um mercado de trabalho dinâmico e a presença de muitas empresas multinacionais, os estudantes podem adquirir experiência profissional valiosa durante e após o intercâmbio. Claro que isso depende muito do nível de inglês e do currículo da pessoa.

A Irlanda investiu pesado para atrair empresas de Tecnologia e deu incentivos fiscais para atrair empresas como Apple, Dell, Facebook, Google, IBM, Intel, além da área farmacêutica como GSK e Pfizer.

Você até pode trabalhar como um viking! Olha só Vikings: Trabalhar na Irlanda como figurante em série de tv!

Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda oportunidade
Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda: Oportunidades

Crescimento Pessoal

Além dos benefícios acadêmicos, a Irlanda proporciona um ambiente propício para o crescimento pessoal. A interação com estudantes de diversas origens culturais cria oportunidades para expandir redes de contatos globais, promovendo um desenvolvimento pessoal significativo.

É aquela coisa: você pode inovar e evoluir estando em outro país. Não haverá parentes te lembrando do seu passado ou criticando coisas novas que deseja fazer. Você faz o próprio destino!

Prós e contras em fazer intercâmbio na Irlanda

Montei uma tabelinha mostrando as vantagens e desvantagens em fazer intercâmbio na Irlanda, olha só:

Prós Contras
EducaçãoSistemas educacionais de alta qualidade.Custo de vida pode ser elevado em algumas cidades.
Oportunidades para aprender inglês em um ambiente nativo.
CulturalRica história e cultura.Clima pode ser chuvoso e frio 80% do tempo.
Povo amigável.A comida local não é das melhores.
Experiência de VidaBeleza natural e paisagens deslumbrantes.Taxas do visto podem ser pesadas para alguns estudantes.
Possibilidade de viajar pela Europa de forma acessível.Adaptação inicial pode ser desafiadora.
TrabalhoOportunidades de trabalho para estudantes.Restrições de trabalho e horas trabalhadas para alguns tipos de visto.
Economia em crescimento.
DiversidadeDiversidade cultural em cidades como Dublin.Em cidades menores, a diversidade pode ser limitada.
Vida NoturnaVida noturna animada e pubs tradicionais.Custos associados à vida noturna.
Festivais culturais e eventos ao longo do ano.
SegurançaBaixos índices de criminalidade.Algumas áreas urbanas podem ter pequenos problemas.

Recomendação de Escola de Inglês na Irlanda

Mas exatamente onde fazer intercâmbio na Irlanda? Dentre as várias escolas de inglês, a que mais me chamou atenção e que eu recomendo é a ICOT College!

Eu conheci a escola na minha última viagem à Irlanda e comprovo que as instalações são boas, possui ótimo suporte ao aluno, professores qualificados e método de ensino reconhecido. A escola existe há mais de 10 anos, é certificada pelo governo irlandês e possui duas unidades: Dublin e Cork.

Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda intercambio
Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda: Intercambio

A ICOT está sempre se adaptando às necessidade dos alunos e fornece todo o suporte antes e durante o seu programa de intercâmbio na Irlanda. Além do curso de inglês, a ICOT oferece aulas extras gratuitas com temáticas diversas, bem como: francês, italiano, espanhol, vocabulary, creative writing, currículo, Irish culture, dentre outras.

O Curso padrão 25 semanas é o mais comum para estudantes brasileiros e inclui desde o material até os seguros necessários para a aplicação de visto! A ICOT também pode te ajudar com acomodação temporária e dicas importantíssimas para o planejamento do seu intercâmbio.

Já pensou em fazer intercâmbio na Irlanda? Com a ICOT College você aprende inglês em Dublin ou Cork, tem atendimento em português e várias opções de estudo, inclusive estudo+trabalho!

Quero fazer um Intercâmbio na Irlanda! >>

Gostou destas dicas sobre fazer intercâmbio na Irlanda? Leia também: Intercâmbio na Irlanda: como estudar e trabalhar na Irlanda, guia completo!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here