O que fazer em Cork: roteiro e pontos turísticos

0
194

O que fazer em Cork? Conhecida como a cidade rebelde ou a Real Capital, Cork está localizada no sul da Irlanda e tem uma posição privilegiada para viajar e explorar a natureza irlandesa. Também é a segunda maior cidade da Irlanda com 130 mil habitantes e tem um crescimento econômico excepcional como o coração industrial do país, sendo uma das melhores cidades para estudar inglês na Irlanda.

Você encontrará arte e história por todo lugar, restaurantes e bares agitados à noite e vários cafés charmosos. Além disso, poderá fazer excursões bate e volta como Ring of Kerry e Dingle!

Neste artigo vou te mostrar o que fazer em Cork, roteiro de 2 a 5 dias, as melhores atrações, onde ficar, transporte, dicas de viagem e lugares incríveis para conhecer nas redondezas.

O que fazer em Cork: roteiro e pontos turísticos

Você consegue aproveitar o melhor de Cork em um roteiro de 2 dias, precisando de mais alguns dias para explorar a região como Cobh, castelos, o incrível Ring of Kerry ou até fazer um bate e volta até os Cliffs of Moher. Eu fiquei no total 5 dias em Cork!

o que fazer em cork roteiro 2 a 5 dias dicas
o que fazer em Cork roteiro 2 a 5 dias dicas

Quando visitar Cork?

A melhor época para visitar Cork é durante o verão entre os meses de junho a agosto, quando ocorrem muitos festivais e também dias mais longos e com menos chuva. Mas não espere um calor de lascar, pois as temperaturas ficam entre 12 a 19 graus e ainda tem o vento gelado. Eu fui na metade de junho, usei calça, moletom e jaqueta corta vento e peguei 2 dias de chuva (total 5 dias).

O clima de Cork é muito parecido durante o ano todo, mas os meses de dezembro, janeiro e março são os mais frios com temperaturas entre 3 a 8 graus, assim como os meses mais chuvosos (outubro chove demais!).

Para quem gosta de festivais de música, recomendo visitar em outubro durante o Cork Jazz Festival, um dos principais eventos de jazz da Europa (um pouco menor do que o Montreux Jazz Festival na Suíça). Muitos músicos tocam dentro de ambientes fechados quanto em palcos ao ar livre por toda a cidade.


arquitetura cork intercambio
Arquitetura incrível em Cork

Como chegar em Cork

Cork possui um aeroporto próprio para alguns voos europeus (a sigla é ORK), é relativamente pequeno e não tem muitas informações. Como fica distante da cidade, você pode pegar um táxi ou um ônibus até o centro.

Como eu estava sozinha, decidi pegar o Bus Éireann 225 ou 226. Pode comprar a passagem online pagando diretamente no aplicativo TFI Go da Transport for Ireland, selecionar a empresa e o destino (coloque Parnell Place Bus Station).

Prefira levar moedas para pagar o bus, já que nem sempre tem troco com o motorista. A passagem custou 2,20 euro e demorou uns 40 minutos para chegar na cidade (mais 40 de espera T-T).

Para quem está em Dublin, poderá vir de trem com a Irish Rail ou ônibus com a Aircoach (fiz o trajeto inverso de Cork até Dublin, durou 3 horas e paguei 21 euros).

roteiro cork irlanda dicas de viagem
Vários pubs e hoteis charmosos para conhecer em Cork

Onde ficar em Cork

A melhor opção de acomodação em Cork é o centro, pois você poderá visitar tudo a pé, ter acesso a restaurantes e bares e museus. Já se você vai alugar carro, aconselho ficar mais distante porque pode ser impossível achar estacionamento no centro histórico.

Estas são algumas das minhas sugestões de hospedagem em Cork:

Imperial Hotel Cork City nota 8,8 ⭐️⭐️⭐️⭐️ esse hotel maravilhoso é uma ótima escolha para uma viagem em casal romântica com SPA. O restaurante, hall e quartos são todos muito bem decorados. Parece um palácio!

Jurys Inn Cork nota 8,0 ⭐️⭐️⭐️ localizado bem no centro da cidade, esse hotel apresenta ótimo custo benefício com camas confortáveis, check in online e estacionamento. Também recomendam a equipe (muito prestativa) e experimentar o café da manhã!

The River Lee Hotel nota 8,7 ⭐️⭐️⭐️⭐️ situado às margens do canal do rio Lee, esse hotel fica numa área muito bonita e calma da cidade (adorei passear nessa região). Os quartos são espaçosos e possui restaurante, piscina e estacionamento no local.

Mais afastados

Gabriel House Guesthouse nota 8,8⭐️⭐️⭐️⭐️ situado em um prédio histórico, esse hotel possui um jardim e pátio e oferece café da manhã típico irlandês. Fica próximo à estação de trem. Os hóspedes elogiam o conforto do quarto, camas macias e ótimo atendimento.

Sheilas Tourist Hostel nota 7,4 ⭐️ a melhor opção para quem viaja sozinho, ficará muitos dias e quer economizar! Fiquei hospedada em um quarto compartilhado com 6 meninas e foi tudo tranquilo. A cama era confortável, o quarto relativamente pequeno (pode ser um pouco abafado para algumas pessoas, principalmente se o dia for ensolarado).

roteiro em cork 2 a 5 dias irlanda
O que fazer em Cork: se perder nas ruas charmosas de Cork

Roteiro em Cork: 8 pontos turísticos imperdíveis

Com este roteiro em Cork, você consegue explorar a cidade em 2 dias completos. A maioria das atrações ficam no centro histórico e não há necessidade em utilizar o transporte público. As atrações mais afastadas seriam o Parque Fitzgerald e a Prisão (que fica numa no topo de um morro, então haja perna!), aí você pode deixar para apenas um dia e caminhar tranquilamente ao longo do rio e no parque da Universidade.

Minha sugestão de O que fazer em Cork e roteiro:



  • Dia 1: centro histórico, English Market, Fort Elizabeth, Fin Barre’s Cathedral, Crawford Art Gallery, Opera
  • Dia 2: Fitzgerald Park, University College Cork, Cork City Gaol
  • Dia 3: Excursão Ring of Kerry
  • Dia 4: Excursão Cobh e Museu do Titanic + Blarney Castle
  • Dia 5: Excursão Falésias de Moher

No vídeo abaixo eu mostro as principais atrações desta lista de O que fazer em Cork, clique para assistir:

O que fazer em Cork: dia 1 centro histórico

1 – Centro de cork

Comece o seu roteiro em Cork explorando as ruas do centro da cidade com destaque especial para Saint Patrick’s Street. Aqui estão localizadas as principais lojas de franquia conhecidas no país e na Europa, além de mercados e diversos restaurantes.

Um dos pontos mais históricos é o Echo Boy, uma estátua de um menino gritando. Antigamente esses meninos de rua vendiam um jornal chamado Echo para poder ganhar alguns trocos e sobreviver. O jornal ainda existe e é chamado de Evening Echo (ainda tem um senhor que vende e grita na rua).

echo boys saint patricks street
Echo Boys vendiam jornais para sobreviver

Onde comer e beber em Cork

Não esqueça de adicionar alguns pubs tradicionais no seu roteiro em Cork como The Shelbourne Bar, Mutton Lane Inn (um dos mais antigos bares da cidade, datado de 1787) e The Long Valley Bar. Pubs com música ao vivo: Coughlan’s na Douglas Street, Oliver Plunkett, Sin E e Corner House. Experimente a Murphy’s, a cerveja stout da cidade (a concorrente da Guiness!!!).

Se você está com saudades da comida brasileira recomendo o restaurante Sabor Nordestino, tem pratos deliciosos e preços acessíveis!

Não recomendo o restaurante Amicus, comi o hamburguer mais sem graça do planeta.

pub tradicional irlandes cork
Pubs legais no centro histórico

2 – English Market

Este mercado não pode ficar de fora da sua lista de O que fazer em Cork!!! Essa é uma atração perfeita para dias de chuva, já que é um mercado coberto muito bonito! O famoso English Market é datado de 1788 e foi estabelecido pelos ingleses protestantes que dominavam a cidade. Os irlandeses também tinham um mercado conhecido como Irish Market (hoje fica no Bodega Bar na Cornmarket St). Essa era a forma como diferenciam os mercados, produtos e vendedores.

Dentro do mercado há muitas lojinhas de pães, queijos, peixes e frutos do mar, vegetais, doces, sanduíches… Os preços são acessíveis e dá pra experimentar muita coisa boa.

pontos turisticos em cork english market
O que fazer em Cork: visitar o English Market

3 – Crawford Art Gallery

A Crawford Art Gallery é dedicada às artes visuais, tanto históricas quanto contemporâneas e conta com mais 3 mil obras, que vão desde pinturas e esculturas irlandesas e européias do século XVIII até instalações de vídeo.

Um dos destaques da galeria é a coleção de moldes em gesso do artista italiano Canova. Antigamente não havia fotografias e estes moldes possibilitavam que as obras viajassem o mundo, atingindo pessoas de outros lugares. Assim, é possível ver obras gregas, romanas, italianas na Irlanda!

Esses moldes em gesso também estimularam a fundação da Escola de Arte de Cork em 1818 e a própria galeria.

crawford art gallery cork estatuas
Moldes em gesso de Canova na Crawford Art Gallery

4 – Elizabeth Fort

O Elizabeth Fort é uma das atrações gratuitas da cidade com um pequeno museu e as muralhas que oferecem uma vista incrível para as redondezas. A primeira construção é de 1601, mas não durou muito porque 2 anos depois, com a morte da Rainha Elizabeth, 800 moradores atacaram o forte e foram obrigados a pagar pelos reparos. Na reconstrução, optaram por um design em formato de estrela, muito mais robusto e resistente contra os ataques de canhão. Foi atacado mais algumas vezes e sofreu alguns sítios.

No século 19 o forte foi utilizado como prisão temporária. Mais de 250 pessoas estavam presas dentro do forte enquanto esperavam julgamento e, normalmente, eram colocadas em navios e enviadas para a Austrália. Essa era a punição mais comum da época. Muitas mães denunciavam os filhos para que fossem presos e mandados para a Austrália, pois acreditavam que teriam uma vida melhor lá.

como escolher escola de ingles na irlanda intercambio
Vistas do Elizabeth Fort

Durante a Fome Irlandesa, mais de 20 mil pessoas recebiam comida dos depósitos do forte todos os dias.

A última adição do forte ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando construíram um abrigo antiaéreo para oferecer proteção em caso de bombardeios. Coloque no seu roteiro em Cork!

5 – Catedral de St Fin Barre

A catedral é um dos marcos da cidade e possui uma arquitetura incrível com diversos vitrais, mosaicos, esculturas, trabalho em metal, móveis e mármores de diversas cores. O estilo gótico é do século 13, no entanto ela foi construída em 1870.

Para visitar seu interior, é necessário comprar o ingresso no valor de 6 euros. Funciona das 10:30 às 16h.

Esta atração não pode ficar de fora da sua lista de O que fazer em Cork!

escola de ingles cork icot college
O que fazer em Cork: Catedral de St Fin Barre

O que fazer em Cork: dia 2 norte da cidade

6 – Fitzgerald Park

Este parque é perfeito para relaxar, fazer um picnic ou até mesmo tomar um banho de sol, perfeito para adicionar no seu roteiro em Cork! Fica próximo a University College Cork e no caminho para a prisão. Foi nomeado em homenagem ao Lord Mayor of Cork em 1901 chamado Edward Fitzgerald.

O parque abriga o Cork Public Museum, diversas estátuas, flores e árvores de todos os tipos e uma fonte. Do outro lado do parque está a Daly’s Bridge (Shakey Bridge): uma ponte toda trabalhada no metal e na cor branca que passa sobre o rio Lee.

O Museu de Cork possui uma exposição sobre história e economia, além de objetos do período mesolítico. Também poderá ver objetos em prata, vidro, Renda Youghal e medalhas dos séculos 19 e 20.

atracoes turisticas cork fitzgerald park
Fitzgerald park e Shakey Bridge

7 – University College Cork

Estabelecida em 1840, a universidade tem um campus maravilhoso! Um jardim impressionante e bem cuidado que ganha destaque com os edifícios góticos em pedra com suas janelinhas pontudas e portas emolduradas por plantas. Ela foi construída juntamente com outras duas universidades nas cidades de Belfast e Galway e por isso tinha o nome de Queen College. Imperdível da sua lista de O que fazer em Cork!

ucc university college cork estudar
O que fazer em Cork: visitar a UCC University College Cork

Recomendo conhecer a área chamada de Main Quadrangle, dar uma passadinha no Salão Principal (Aula Maxima) ou na galeria Lewis Glucksman (premiada nacionalmente). Se estiver interessado na história, pode visitar a bibioteca Boole, aberta a estudantes e visitantes ou fazer um tour no observatório (apenas por agendamento).

museu Cork Glucksman
Galeria Lewis Glucksman

8 – Cork City Gaol

Essa com certeza é uma das atrações inusitadas de O que fazer em Cork, mas merece sim uma visita! Localizada na parte norte e alta da cidade, a prisão de Cork foi aberta em 1824 e era casa de prisioneiros de ambos os sexos. Era conhecida pelas suas péssimas condições, torturas e execuções.

A visita à prisão é muito interessante, custa 10 euros e você recebe um folheto/ mapa do local com informações sobre o prédio, curiosidades e os prisioneiros (está disponível em português). Você pode optar por um guia em áudio no valor de 2 euros.

prisao em cork gaol dicas de viagem
Ala oeste da Prisão em Cork

A arquitetura realmente é bem bonita, principalmente a ala oeste da década de 1870, mas o que acontecia ali dentro era macabro….

Muitos bonecos em cera ajudam a compreender a situação da época desde a história social quanto o estilo de vida do século 19. Muita gente era presa por roubar comida, outros por golpes, por embriaguez… Crianças também eram presas e muitas vezes torturadas. Durante a Fome da Irlanda, muitas pessoas famintas cometiam crimes na esperança de serem presas, vestidas e alimentadas.

Algumas exposições são bem chocantes como os métodos de tortura no qual criaram uma esteira gigante circular onde os prisioneiros ficavam presos pelas mãos e tinham que caminhar durante horas a fio. Muitos eram esmagados quando não conseguiam mais acompanhar o ritmo devido ao cansaço. Sofriam chibatadas, assédio moral, eram obrigados a ficarem nus quando fugiam e ainda poderiam ser enviados para a Austrália. A “viagem supresa” durava 90 dias e pouquíssimas pessoas sobreviviam.

exposicao prisao irlandesa
Ilustração das torturas e punições da prisão

Já no século 20 abrigou prisioneiras políticas, mulheres republicanas a favor da Independência da Irlanda. Durante a Guerra Civil Irlandesa, 2 anos depois, muitos homens republicanos também foram presos aqui.

Nessa época as condições da cadeia também eram péssimas, os prisioneiros foram transferidos e ela foi fechada em 1923. Apenas 4 anos depois, foi reutilizada pela rádio Eireann até década de 1950 (exposição disponível no último andar).

Eu gostei de como apresentaram essa história da cidade, porém a energia dentro da prisão é muito pesada e depois de 90 minutos eu só queria sair dali. Senti uma angústia muito grande e aperto no peito.

A prisão funciona em horários diferentes dependendo a época:
Abril a setembro: 9:30 às 17h
Outubro a março: 10 às 16h

Na volta você terá essa vista a cidade de Cork:

viagem cork o que fazer
Torre da Igreja vista do topo da Prisão

O que fazer em Cork: Excursões legais na região

Existem muitas coisas legais nesta O que fazer em Cork, mas confesso que tem ainda mais se você decidir explorar a parte natural do sul da Irlanda!

O condado de Cork conta com muitos castelos, vilas charmosas e natureza exuberante. Vou te mostrar o que você pode visitar de carro ou em excursão para adicionar no seu roteiro em Cork!

Castelo de Blarney

Situado a 8km de Cork, este castelo foi construído em 1446 e atualmente está em ruínas, porém é muito bonito e legal de visitar. Aqui está guardada localizada a Blarney Stone (também chamada de Stone of Eloquence), uma pedra que todo mundo beija para receber o dom da “grande eloqüência” ou a “habilidade em bajulação” kkkkk E sabe o que é mais incomum? É que tem que beixar a pedra de ponta cabeça, sentada num banquinho improvisado e sendo segurada por um guardinha!

Os jardins do castelo são muito bem cuidados (conta até com um jardim de plantas venenosas) e há diversas formações rochosas interessantes como Druid’s Circle, Witch’s Cave e Wishing Steps.

blarney castle excursao cork
Blarney Castle fica pertinho de Cork

Cobh

Apenas uma viagem de trem de 40 min está Cobh, uma cidadezinha muito charmosa e colorida de onde saíram mais de 3 milhões de Irlandeses em busca de uma vida melhor. Cobh possui um dos melhores portos naturais do mundo e até o Titanic fez uma parada aqui antes da sua viagem final. Vale a pena fazer um bate e volta de Cork, especialmente num dia de sol. Você também poderá visitar a Spike Island, um antigo assentamento monástico transformado em fortaleza e prisão.

Eu achei uma excursão que visita o castelo de Blarney e também Cobh, assim fica muito prático! Reserve aqui a 🚌 Excursão Cork, Blarney Castle & Gardens, Charles Fort, Kinsale, Cobh com seu Titanic Museum

o que fazer em cobh irlanda
Cobh é um dos destinos mais legais na Irlanda

Falésias de Moher

Atração turística natural mais popular da ilha Esmeralda, fica apenas 2h30min de Cork e está localizada a costa oeste. Possui em torno de 8 km de extensão e altura máxima de 230m. Vale muuito a pena, eu adorei!

Reserve aqui a 🚌 Excursão Guiada de 1 Dia Falésias de Moher

onde estudar ingles na irlanda melhores escolas intercambio
Cliffs of Moher na Irlanda

Ring of Kerry

Um circuito de 200km que compreende montanhas, ilhas, praias, ruínas, muitas cidades charmosas e o Killarney National Park, o maior parque nacional. Você consegue visitar as principais atrações se fizer um tour de um dia, eu fiz e gostei demais. Acho que foi a parte mais bonita da Irlanda que vi até agora!

Reserve aqui a 🚌 Excursão Guiada de 1 Dia pela Estrada Ring of Kerry

Lakes of Killarney ring of kerry o que visitar na irlanda
Lakes of Killarney no Ring of Kerry

Gostou dessas dicas de O que fazer em Cork e roteiro prontinho?

Veja também: Roteiro em Dublin

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here