Stratford-Upon-Avon é famosa por causa de William Shakespeare, um dos seus cidadãos mais ilustres e ícone da literatura inglesa. Está situada na região das Cotswolds a 170 km de Londres e pode facilmente ser visitada em um dia, já que não é muito grande. Em torno de 30 mil pessoas moram aqui, mas 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade todo ano.
Confira as dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon e assista ao vídeo!
O que fazer em Stratford-Upon-Avon
Índice do Artigo
A maioria das atrações em Stratford-Upon-Avon estão relacionadas a Shakespeare. Mesmo se você não conhece muito sobre o escritor ou não gosta, é uma delicinha passear pelo centro da cidade e observar diversas construções medievais bem cuidadas no estilo Tudor com as vigas de madeira aparente.
Como chegar em Stratford-Upon-Avon
A opção mais prática é viajar de trem de Londres saindo das estações Marylebone ou Euston. O trajeto demora em torno de 2 horas e se você comprar a passagem com antecedência é mais barato. Os trens diretos não são tão comuns, é mais fácil fazer baldeação em Leamington Spa ou Banbury.
Outra opção é viajar de ônibus! A empresa National Express é a mais conhecida do país e sai da estação Victoria Coach em Londres até Stratford em 3 horas.
Caso você decida alugar um carro para explorar o interior da Inglaterra, pode procurar um no site da RentCars. Lembre-se que a direção é do lado contrário e brasileiros podem dirigir com a PID em mãos.
Algumas excursões fazem um trajeto interessante que engloba mais cidades apenas num dia, perfeito para quem viaja sozinha! Claro que é corrido, porém [e uma ótima opção para quem tem pouco tempo. Veja estas duas opções saindo de Londres:
1 – Excursão saindo de Londres para Oxford, Stratford e Cotswolds
2 – Excursão saindo de Londres para Stonehenge, Stratford e Cotswolds
Onde ficar em Stratford-Upon-Avon
Caso você deseje ficar mais de um dia na cidade, confira esta lista de hotéis que considero melhor custo benefício:
- Mercure Stratford Upon Avon Shakespeare Hotel: nota 8 $$$ um hotel incrível dentro de um edifício Tudor com todo o conforto que você merece!
- Baraset Barn Hotel nota 9,5 $$$ um dos hotéis mais requintados com preço amigável
- YHA Stratford-Upon-Avon nota 8,6 $: um hostel em uma casa antiga e estilosa
- The New Inn Hotel nota 8,3 $$ conforto e bom custo benefício
- Avonpark House nota 9,1 $ conforto a um precinho camarada
Atrações em Stratford-Upon-Avon sobre Shakespeare
Para quem não sabe, William Shakespeare foi dramaturgo, poeta e é conhecido como o maior escritor em língua inglesa por suas obras Hamlet, Romeu e Julieta, Macbeth e Otelo. Outras obras incluem peças de teatro, sonetos, poemas e muitos versos.
Todas as atrações relacionadas ao dramaturgo pertencem a Shakespeare Trust. Essa associação administra o local e vende ingressos especiais para visitá-las no mesmo dia sem necessidade de comprar um ingresso para cada local e perder tempo em filas.
O valor do Story ticket é £26 e inclui Shakespeare’s Birthplace, Anne Hathaway’s Cottage e New Place. É provável que no futuro adicionem as outras atrações que no momento estão fechadas por causa da da pandemia.
No video abaixo eu mostro várias atrações citadas neste artigo e ainda dou mais dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon! Clique para assistir.
1 – Shakespeare’s Birthplace
O ponto turístico mais visitado de Stratford-Upon-Avon é a casa onde Shakespeare nasceu em 1564. O local é hoje um museu que reúne diversas peças da época e alguns atores vestidos com roupas medievais que contam a história do lugar. Shakespeare morou aqui durante a sua infância e seus pais vendiam luvas de couro, um artigo de luxo para a época.
A entrada é realizada pelo The Shakespeare Centre que fica do lado esquerdo da casa. Esta casa fica na rua Henley, uma das principais do centro com diversas lojas e alguns restaurantes.
Compre aqui o ingresso para visitar a Shakespeare’s Birthplace
2 – Harvard House
Essa é uma casinha um pouco discreta na 26 High Street e pertenceu a família de John Harvard, o fundador da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, a primeira instituição de ensino das Américas. Ele morreu de tuberculose em 1638 e deixou 750 libras para a fundação da universidade e uma coleção com mais de 200 livros. Para a época, isso era muuuito dinheiro, equivalente a 3 milhões de libras hoje! #chocada
A casa é a única propriedade da Universidade fora dos Estados Unidos. Infelizmente a casa abre em horários especiais e está com restrições por causa do coronavírus. Ao lado esquerdo fica o The Garrick Inn, um dos restaurantes mais famosinhos da cidade.
3 – Shakespeare’s New Place
A próxima atração desta lista de o que fazer em Stratford-Upon-Avon é a casa onde Shakespeare faleceu. Ele viveu nesta casa de 1597 até a sua morte em 1616. No entanto, não é possível visitá-la pois ela não existe mais! Olha essa história maluca:
Após a morte de Shakespeare, a casa foi transmitida à sua neta e outras pessoas até chegar em um reverendo. Esse cara não gostava que as pessoas parassem na frente da sua casa para admirá-la, pois desde então já era um ponto turístico. Aí ele decidiu cortar uma árvore plantada pelo próprio Shakespeare no seu quintal.
A população ficou emputecida com isso e quebrou todas as janelas!! O reverendo foi impedido de expandir o seu jardim e ainda a prefeitura cobrou mais impostos dele. Em retaliação, o reverendo demoliu a casa e, consequentemente, foi expulso da cidade.
Atualmente o jardim é muito bem cuidado e organizado, além de ser decorado com diversas esculturas.
Ao lado deste jardim está situada a Nash’s House, o marido que casou com Elizabeth, neta de Shakespeare. Esta casa também estará inclusa no ticket dos museus quando tudo voltar ao normal.
4 – The Guild Chapel
Pertinho do New Place, praticamente na esquina, está uma capela fundada em 1269 que abriga pinturas de parede medievais e também realiza alguns tours. No site oficial você pode conferir os horários e ter uma ideia das pinturas.
5 – Shakespeare’s Schoolroom and Guildhall
Essa atração fica ao lado da capela em um prédio compridão e no estilo Tudor. Trata-se de um museu com atores que mostram nas salas de aula antigas como era estudar naquele tempo. Você aprenderá a escrever com pena e nanquim, ver pinturas medievais e se vestir nas clássicas roupas Tudor. É uma atração bem interessante para famílias.
Adultos pagam £10 e crianças £6,50 (abaixo de 5 anos é grátis), famílias tem desconto! Compre seu ingresso com antecedência aqui.
Lembrando que Shakespeare não estudou aqui, mas talvez na King Edward VI School, onde é possível conhecer as salas de aula e visitar os dois andares.
6 – Hall’s Croft
Esta casa pertencia a Susanna, filha do Shakespeare, que vivia com seu marido John Hall, um médico famoso na cidade. A casa foi construída em 1613 na rua Old Town.
O local é um museu e você poderá ver peças antigas, ferramentas de trabalho de John e outros detalhes da vida medieval. No jardim há algumas ervas que o médico utilizava para tratar seus pacientes e também uma cafeteria. Infelizmente está fechada no ano de 2021 por causa do coronavirus.
Os móveis não são originais, pois a filha do casal, Elizabeth, levou uma parte para a Nash’s House. Esta é outra atração que você poderá visitar assim que as coisas voltarem ao normal.
7 – Bancroft Gardens
Este parque é um dos lugares mais legais da cidade e não pode ficar fora do seu roteiro em Stratford-Upon-Avon! Há alguns barquinhos vendendo fish and chips e sorvetes próximo ao canal, uma roda gigante e muitos lugares para um picnic! Se você for mais aventureiro, poderá alugar um barquinho para passear no rio Avon.
Do outro lado fica o Gower Memorial, um memorial de Shakespeare rodeado por quatro estátuas de seus famosos personagens: Hamlet, Lady Macbeth, Falstaff e Prince Hal.
8 – Royal Shakespeare Company
A Royal Shakespeare é um teatro construído em 1936 com lindos tijolos vermelhos e uma estrutura no formato circular e que é facilmente encontrado ao lado do rio Avon. Aqui são encenadas várias peças de teatro do Shakespeare e também fazem tours guiados. É possível subir na torre para uma vista panorâmica da cidade. Veja a programação das peças aqui
9 – Holy Trinity Church
Um dos passeios que mais gostei foi caminhar do centro até essa igreja ao lado do rio Avon, passando por um parque com cisnes e gansos e diversas árvores seculares.
Infelizmente a igreja estava fechada quando cheguei lá, devido ao coronavírus e fica aberta apenas 2 horas por dia. Ela é a construção mais antiga da cidade, fundada em 1210 e onde batizaram Shakespeare.
Dentro dela está o túmulo de Shakespeare, da sua esposa Anna e sua filha Susanna. Uma das curiosidades sobre este local é que há uma mensagem para não mover os ossos dele ou a pessoa seria amaldiçoada! A ideia era levar até a Abadia de Westminster em Londres, mas ninguém topou correr o risco haha.
10 – Ônibus hop on hop off
As duas próximas atrações de Stratford-Upon-Avon estão distantes do centro. Você pode ir a pé até lá se tiver tempo, mas também pode pegar um ônibus Hop on Hop Off que te leva a quase todas as atrações principais da cidade por um precinho camarada. Vale a pena para economizar no tempo! O ônibus faz um roteiro com 11 paradas e completa o circuito a cada 55 minutos. Compre a sua passagem do ônibus aqui e aproveite o máximo da cidade!
As paradas do ônibus são estas:
- Avon Boating
- Shakespeare’s Birthplace e Shakespeare Centre
- Market Square e American Fountain
- Shakespeare’s New Place, Harvard House & Guild Chapel
- Rio Avon e Royal Shakespeare Theatre
- Hall’s Croft, Holy Trinity Church e Shakespeare’s Grave
- Evesham Place
- Alcester Road
- Anne Hathaway’s Cottage
- Mary Arden’s Farm
- Maybrid Shopping Park
11 – Anne Hathaway’s Cottage
Shakespeare foi casado com Anne Hathaway (sim, o mesmo nome da atriz haha) e a casa onde ela viveu quando criança também é uma atração turística. O diferencial dela está justamente na arquitetura da casa: trata-se de um cottage tradicional construído em 1463 em uma fazenda com um lindo jardim. Um cottage é uma casa com vigas de madeira aparente e telhado de palha, são bem fofinhas!
O interior é bem organizado com móveis originais da época, inclusive a cama onde Anne dormia. A casa foi usada pela família por 13 gerações até chegar em Mary Baker que a vendeu ao Shakespeare Birthplace Trust. Seu filho pode morar ali sem pagar aluguel até a sua morte em 1911.
O tour pela casa inclui visita ao cottage, aos jardins, a um labirinto de lavandas, café e lojinha.
12 – Mary Arden’s Farm
Até a mãe do Shakespeare entrou no circuito turístico! A casa em que ela morava é de 1514, no entanto, várias modificações foram realizadas ao longo dos anos. Esse lugar é indicado para quem tem crianças, pois é uma típica fazenda da era Tudor com animais no quintal, demonstração de artesanato e playground.
Infelizmente está fechada no ano de 2021 por causa do coronavirus.
Onde comer em Stratford-Upon-Avon
Há inúmeros restaurantes em pubs tradicionais na cidade como o The Garrick Inn e The Opposition. Um bem diferente é o The Countess of Evesham que fica dentro de um barco.
Outros restaurantes muito bem recomendados são The Giggling Squid, Sorrento Restaurant, Loxleys Restaurant & Wine Bar e Miller & Carter onde comemos muito bem, olha o tamanho desse prato!
Outras cidades para visitar na Inglaterra
Conheça também estas regiões e cidades próximas a Stratford-Upon-Avon:
- Cotwolds: a região de conto de fadas da Inglaterra com várias vilas e casinhas charmosas
- Oxford: a cidade onde foi fundada a primeira universidade da Inglaterra e sonho de quem adora Harry Potter
- Bath: a cidade dos famosos banhos romanos e ruínas!
- Bristol: uma cidade vibrante e com atrações bem diferentes!
Gostou das dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon? Salve no Pinterest