Melhor época para visitar Amsterdam: eventos mês a mês

0
26

Qual a melhor época para visitar Amsterdam? Se você está com dúvidas de quando marcar sua viagem para a Holanda, elas acabam agora! Confira como é o clima e os eventos a cada mês do do ano por lá!

Neste artigo vou abordar as temperaturas durante o ano em Amsterdam, os principais festivais da cidade e atrações para visitar, além de sugestão de hotéis! Descubra a melhor época para visitar Amsterdam!

Melhor época para visitar Amsterdam: eventos mês a mês

Amsterdam é linda durante todo o ano, porém há alguns meses que ela realmente brilha! É uma cidade com muitas atividades durante o ano todo e vou destarcar alguns eventos e atrações para conhecer em épocas especiais.

Eu já vou logo avisando que existem muitas opções de coisas legais para você fazer em Amsterdam. Aqui no blog eu tenho um Guia com O que fazer em Amsterdam: pontos turísticos e dicas de viagem em 2 e 3 dias para quando chegar a hora de montar o seu roteiro de viagem.

Melhor epoca para visitar Amsterdam eventos mes a mes
Melhor época para visitar Amsterdam: eventos mês a mês

Quando visitar Amsterdam?

Aqui fiz um resuminho deste artigo sobre a a melhor época para visitar Amsterdam:

Para evitar multidões: Se quer curtir a cidade sem aquela multidão sufocante de turistas, dê um pulinho por lá entre fim de maio e outubro. Esses meses são mais sossegados e você pode aproveitar as atrações de boa sem esbarrar em todo mundo.

Para eventos culturais: Se você curte eventos culturais, como festivais, exposições e concertos, o verão, especialmente junho a agosto, é a época ideal para visitar Amsterdam. Durante a temporada, a cidade ferve com eventos, shows ao ar livre e mostras de arte contemporânea.


Para experiências autênticas: Se você viver a verdadeira Holanda, a primavera é a melhor época para visitar Amsterdam. Entre março e maio, os campos de tulipas estão explodindo de cores, os parques ficam um espetáculo e os moradores locais estão nas ruas aproveitando o sol nas praças e espaços públicos. Dica extra aqui, saia do centro da cidade e vá para a parte menos turística para uma experiência ainda mais autêntica.

Para melhores preços: Se a grana tá curta, vá no inverno. De dezembro a fevereiro, os preços despencam (junto com a temperatura) e dá pra aproveitar a cidade gastando bem menos. Só não esqueça do casaco, porque o frio é bem diferente do que você está acostumado no Brasil (mesmo que seja do Sul, viu?)!

Quer dicas de como economizar em sua viagem na Holanda? Aqui no blog tem um post super completo, revelando Quanto custa Amsterdam: todos os preços para sua viagem. Assim você consegue se organizar financeiramente para aproveitar sem se preocupar e com a consciência tranquila.

Melhor mes Amsterdam quando visitar
Melhor época para visitar Amsterdam

Qual a pior época para visitar Amsterdam?

A pior época para visitar Amsterdam é durante o inverno, de dezembro a fevereiro. O frio é bem intenso, com temperaturas que na maioria das vezes ficam abaixo de zero (o que pode ser bastante desconfortável para quem não está acostumado).

Além do frio, os dias são bem curtos, o que vai acabar limitando o seu tempo para conhecer a cidade e suas atrações. Chove bastante e tem muita chance de neve nessa época, o que embora seja bem bonito quando se é turista, pode dificultar ainda mais os passeios ao ar livre.

Qual a melhor época para visitar Amsterdam?

Eu já disse aqui no blog e repito: eu acho a Holanda um dos melhores países da Europa para se visitar. Principalmente durante a Primavera, e considero a melhor época para visitar Amsterdã na minha opinião.

Melhor epoca para visitar Amsterdam verao
Melhor época para visitar Amsterdam: primavera

Confira as principais características e eventos de cada estação do ano para formar a sua e deixe um comentário aqui no blog se você concorda comigo ou não que a melhor época para visitar Amsterdam é a primavera!

Onde se hospedar em Amsterdam?

Procurando um lugar para ficar em Amsterdã? A cidade oferece uma variedade incrível de acomodações. Com seus canais pitorescos, uma arquitetura impressionante e uma vibe vibrante, decidir onde se hospedar pode parecer uma missão complicada.

Pensando nisso selecionei os hotéis interessantes abaixo (clique para fazer a reserva):

Bridge Inn ⭐⭐⭐ (8,2): É um lugar aconchegante com vista para o rio, é super aconchegante e bem localizado, perfeito para explorar a cidade com facilidade. Para quem busca privacidade e conforto, o B&B oferece quartos com entrada privativa e isolamento acústico, além de TV a cabo e Wi-Fi gratuito.

Best Western Amsterdam ⭐⭐⭐ (7,7): A localização é super prática, bem na zona oeste da cidade e coladinho no anel viário A10. Isso significa que você não vai ter problema para se deslocar, especialmente porque o centro histórico fica a apenas 20 minutos de transporte público.

Holiday Inn Express Amsterdam ⭐⭐⭐ (7,9): É um achado para quem busca conveniência e conforto numa só tacada! Ao lado da Estação Ferroviária de Sloterdijk, fica só a 10 minutos de distância de trem ou carro. Além de estar colado ao metrô, facilitando o acesso a qualquer parte da cidade, o hotel é cercado de opções para comer fora, tem um mini mercado literalmente ao lado do hotel para economizar com as refeições.

The ED Amsterdam ⭐⭐⭐ (8,4): Com quartos bem equipados e pequenos toques como chocolates de boas-vindas, garantem uma estadia acolhedora. Sua localização central permite fácil acesso a pontos turísticos populares, e o buffet de café da manhã é uma vantagem adicional.

Veja mais opções de hotéis neste artigo Onde ficar em Amsterdam: hotéis e melhores bairros



hoteis baratos em amsterdam onde se hospedar
Onde se hospedar em Amsterdam

Amsterdam na Primavera (março a junho)

Considero a primavera a melhor época para visitar Amsterdam! Justamente porque as flores começam a desabrochar, em especial as famosas tulipas típicas da região.

As chuvas, tão frequentes em Amsterdam, embora comuns mesmo durante a primavera, não atrapalham (muito) os passeios ao ar livre. Como por exemplo, um tour de bicicleta para conhecer os moinhos de vento e campos de tulipa.

Outra razão do por quê está é a melhor época para visitar Amsterdam é que os principais eventos e atrações acontecem na primavera! As temperaturas variam entre 6ºC e 20°C, sendo junho o mês mais quente por estar mais próximo do verão.

Um dos destaques é o Keukenhof (Parque de Tulipas), uma das maiores atrações da Holanda e abre apenas na Primavera. São mais de 7 milhões de tulipas, narcisos e jacintos que perfumam e colorem Amsterdam na primavera. O Parque fica aberto apenas alguns dias no ano, então você precisa se programar e também comprar o Tour para o campo de Tulipas na Holanda com antecedência!

Se quiser saber mais sobre o Parque, leia também Parque de tulipas na Holanda: dicas para visitar o Keukenhof em que eu dou mais detalhes sobre esse rolê que vale muito a pena.

o que fazer no parque de tulipas keukenhof holanda
Parque de tulipas Keukenhof na Holanda

Também vale a pena participar do Dia do Rei em Amsterdã se você gosta de carnaval kkkkk Celebrado no dia 27 de abril, é uma das maiores festas nacionais, marcada por desfiles, festas de rua, e um enorme mercado de pulgas ao ar livre. Todo mundo se veste de laranja , a cor da família real holandesa, e participam de várias atividades festivas, incluindo concertos e eventos esportivos.

Tours em Amsterdam perfeitos na primavera

Recomendo muito visitar o parque Efteling, o maior parque temático da Holanda tem montanhas-russas, teatros, corredeiras no rio, passeio de barco e várias outras atrações incríveis para quem viaja em família (ou simplesmente quer entrar em um mundo de aventuras e fantasia).

O parque fica aberto todos os dias e é dividido em “4 reinos”: Marerijk (Reino das Fadas), Fantasierijk (Reino da imaginação), Reizerijk (Reino das Viagens), Ruigrijk (Reino da Aventura) e Anderrijk (Reino Alternativo).

Confira mais detalhes aqui: Traslado de ida e volta ao parque Efteling com ingresso

o que fazer em amsterdam na primavera
O que fazer em Amsterdam na primavera

Outra opção é fazer um Tour pelos Moinhos de Vento, em Zaanse Schans eles ficam abertos o ano todo, mas na primavera fica ainda mais bonito. Eu fui em maio e eles brilhavam de tão lindo, gente, eu amei!

Os moinhos ficam afastados de Amsterdam, então eu sugiro fazer um tour bate e volta que também combina duas cidades: Edam e Volendam! Dá pra ver praia, comer muito queijo e se divertir bastante!

Veja aqui: Zaanse Schans: dicas para visitar os moinhos perto de Amsterdam

quando visitar amsterdam melhor mes
Melhor época para visitar Amsterdam: moinhos de vento

O que fazer em Amsterdam na primavera:

Março: Keukenhof
Abril: Dia do rel, Maratona de Roterdã
Maio: Parque Efteling e Moinhos de Vento


Amsterdam no verão (junho a agosto)

No verão em Amsterdam as temperaturas sobem junto com a alegria dos locais. As temperaturas ficam entre 20 e 30 graus e os dias são mais longos (escurece só depois das 21 horas).

Com todo esse clima mais convidativo, a vida em Amsterdam se transforma e muita gente vai para os canais, as ruas lotam! São muitas opções de passeios no verão e essa é a Melhor época para visitar Amsterdam para quem ama festivais!

Já sugiro fazer um passeio de barco em Amsterdam! Esse é um dos meus passeios favoritos da cidade. Você ganha um fone de ouvido com áudio disponível em português e vai conhecendo mais sobre a história e cultura da Holanda. Tudo isso enquanto passa por canais que foram construídos lá no século 17.

Reserve o seu Passeio de barco pelos canais com queijo e vinho aqui!

passeio de barco amsterdam vinho
Melhore época para visitar Amsterdam: Passeio de Barco no verão

Também pode ir para Amsterdam-Noord, localizado do outro lado da baía! Esse point considerado “cool” pelos jovens holandeses, tem várias opções de restaurantes e pubs que o pessoal frequenta antes de ir para as famosas baladas de Amsterdam. A comida é excelente e o clima é bem agradável durante o verão para você ir se está viajando com amigos (ou quiser se enturmar).

Os parques ficam particularmente bonitos nessa época e é um refúgio do calor! O Vondelpark está localizado no distrito de Oud-Zuid, o Vondelpark é o lugar perfeito para um passeio a pé ou de bicicleta. Durante os meses mais quentes, o parque é frequentemente palco de concertos ao ar livre, apresentações teatrais e eventos culturais para todas as idades.

quando visitar amsterdam verao vondelpark
Qual a melhor época para visitar Amsterdam: Vondelpark

No final de julho acontece o Pride Amsterdam, um festival anual que celebra a diversidade e a comunidade LGBTQIA+. Durante uma semana, as ruas são preenchidas com eventos coloridos, desfiles, festas e atividades culturais, promovendo inclusão, igualdade e aceitação. O ponto alto é o famoso Canal Parade, onde barcos decorados desfilam pelos canais da cidade.

Durante o mês de agosto, não perca o Grachtenfestival! os concertos são realizados em palcos na água ou mesmo nas ruas, permitindo que o público participe do evento de seus próprios barcos. Com uma mistura de música clássica e contemporânea, o festival de 10 dias atrai amantes da música de todo o mundo. Um dos momentos mais memoráveis é o Prinsengracht Concert, realizado no píer do Pulitzer Hotel. A multidão se reúne para aproveitar a música ao vivo.

amsterdam no verao grachtenfestival
Melhor época para visitar Amsterdam: Grachtenfestival

Se você tiver tempo, faça uma visita aos vilarejos vizinhos. Volendam, Marken, Edam ou Zaanse Schans ficam a apenas uma hora de Amsterdam que ficam com uma paisagem ainda mais bonita no verão. Além disso, a estação do queijo Graskaas (queijo de pasto) é no verão, então você vai poder saborear a iguaria em sua melhor forma.

Veja mais informações aqui Zaanse Schans, Volendam e Marken: viagem de 1 dia

No vídeo abaixo eu conto como foi esse passeio! Eu visitei em maio (lembra que falei que essa é a melhor época pra visitar Amsterdam?)

Outra ideia de passeio para fazer em Amsterdam no verão é uma visita aos Jardins Secretos escondidos por trás das elegantes fachadas ao longo dos canais. Em junho, durante um final de semana, esses jardins particulares são abertos ao público, revelando o encanto verde que existe por trás das residências.

O que fazer em Amsterdam no verão

  • Junho: cruzeiro nos canais, Amsterdam-Noord, Vondelpark, jardins secretos
  • Julho: Pride, Festival
  • Agosto: Grachtenfestival

Amsterdam no Outono (setembro a novembro)

Durante o outono em Amsterdam o clima já começa a ficar mais frio e as chuvas se tornam mais frequentes. As temperaturas variam entre 10°C e 15°C durante o dia, enquanto à noite podem cair para cerca de 5°C a 10°C.

As folhas das árvores começam a mudar de cor, pintando a paisagem urbana com tons vibrantes de vermelho, laranja e amarelo. É também a época perfeita para aproveitar os aconchegantes cafés e experimentar as delícias da culinária local, como as sopas quentes e os pratos típicos da temporada.

Essa é a melhor época para visitar Amsterdam para quem deseja economizar mas com temperaturas aceitáveis! Os preços são mais acessíveis e a cidade tem menos aglomeração, ideal para quem quer economizar e evitar filas.

melhor epoca amsterdam outono
Melhor época para visitar Amsterdam: outono

A Maratona de Amsterdã, realizada anualmente em outubro, é um evento internacionalmente reconhecido que atrai corredores de elite e amadores de todo o mundo. O percurso panorâmico passa por pontos icônicos da cidade, incluindo o Estádio Olímpico, o Rio Amstel e o famoso Rijksmuseum.

Em outubro também acontece o Festival PINT Bokbier! Durante o evento, os visitantes têm a oportunidade de experimentar vários tipos de cervejas Bock de diferentes cervejarias, além de provar uma comida deliciosa e shows ao vivo.

Pra quem gosta de música eletrônica, não pode perder o Amsterdam Dance Event! É um dos maiores eventos de música eletrônica do mundo, que acontece anualmente em outubro na cidade de Amsterdam e é um dos festivais mais esperados por jovens artistas promissores.

Melhor epoca para visitar Amsterdam festival musica eletronica
Melhor época para visitar Amsterdam: festival de música

Em novembro acontece a Noite dos museus, quando mais de 40 museus ficam abertos das 7 horas da noite até as 2 horas da manhã com atividades especiais, leituras, workshops, música, danças e muita comida boa. O Troppentheater abre uma pista de dança e o Jardim Zoológico Artis tem tours noturnos exclusivamente nessa época do ano.

Se a sua viagem a Amsterdam será com crianças, não pode perder o Sint-Maarten! Essa celebração tradicional acontece no dia 11 de novembro. Durante essa festividade, as crianças saem às ruas com lanternas coloridas e batem de porta em porta, cantando músicas em troca de doces e guloseimas.

No vídeo abaixo eu mostro como é visitar Amsterdam com temperaturas mais baixas e alguns mercados que encontrei, clique para assistir!

O que fazer em Amsterdam no Outono

  • Setembro: Amsterdam Fringe Festival, Uitmarkt
  • Outubro: Amsterdam Dance Event, Festival PINT Bokbier
  • Novembro: Noite dos museus, Sint-Maarten, Amsterdam Light Festival, cafés na Cidade Velha

Amsterdam no Inverno (dezembro a fevereiro)

Prepare-se para sentir o friozinho na pele! Com uma média de 3°C, os dias podem ser bem gelados, principalmente à noite, quando a temperatura pode chegar a 0°C. A chuva é uma companhia frequente, mas não se preocupe com a neve, ela é mais rara de acontecer.

Durante o inverno em Amsterdam os dias são mais curtos, então não espere ver muito sol depois das quatro da tarde. Mas mesmo assim, não falta o que fazer na cidade, ela é cheia de vida e opções mesmo nos dias mais escuros e frios. Você pode visitar os mercados de Natal e patinar no gelo nas pistas ao ar livre espalhadas pela cidade.

Essa é a melhor época para visitar Amsterdam para quem deseja economizar bastante, já que muita gente foge desse frio e chuviscos!

Recomendo visitar a Cidade Velha para descobrir cafés aconchegantes, onde você pode se aquecer com uma xícara de café ou experimentar deliciosos doces locais. Conheça lojas exclusivas, de produtos únicos, desde souvenirs tradicionais até peças de arte contemporânea.

E não vamos nos esquecer dos Mercados de inverno! São ótimos lugares para passear e encontrar presentes únicos. Na praça Dam, o Mercado de Natal é uma atração imperdível, cheio de barracas vendendo de tudo um pouco, desde comidas gostosas até artesanatos encantadores. Outro mercado legal é o de Rembrandtplein, onde você pode curtir música ao vivo enquanto dá uma olhada nas bancas.

o que fazer em amsterdam inverno light festival
Melhor época para visitar Amsterdam: eventos de inverno

Nesta época tudo fica muito iluminado pra tentar fugir dos dias mais curtos. Além dos vários mercados de natal, também poderá ver as luzes do Amsterdam Light Festival! Evento anual que transforma a cidade em um espetáculo de luzes durante os meses de novembro a janeiro. Artistas de todo o mundo criam instalações de luzes deslumbrantes, que são exibidas ao longo dos canais e nas ruas de Amsterdam.

Ah e também não perca a Noite dos presentes! No dia 5 de dezembro, dia de Sinterklaas (Santo Nicolau), Sint distribui presentes. Crianças e adultos se reúnem numa festa familiar que é mais importante que o Natal na Holanda. As lojas da cidade ficam abertas até mais tarde e as ruas ganham uma atmosfera festiva com decorações brilhantes e música ao vivo

A patinação nos canais congelados de Amsterdam é uma experiência de inverno mágica e é conhecida como Ice*Amsterdam. Vários locais oferecem a oportunidade de patinar no gelo a cada ano. Na Praça Leidseplein, uma pista de gelo é montada do final de novembro até o início de janeiro do ano seguinte. Já na Praça Museumplein, a pista permanece montada até o final de fevereiro. Além disso, o Jaap Eden IJsbaan, um pouco mais afastado do centro da cidade, oferece patinação por uma taxa de cerca de EUR 7,00 por pessoa.

Melhor epoca para visitar Amsterdam inverno patinacao no gelo
Melhor epoca para visitar Amsterdam: inverno patinação no gelo

E pra fugir do frio, que tal conhecer os museus na Museumplein? A praça Museumplein, no coração de Amsterdam, é onde ficam os museus mais famosos da cidade, como o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh. No inverno, o lago vira uma pista de patinação no gelo. O Rijksmuseum é cheio de obras de arte da Idade de Ouro holandesa, enquanto o Museu Van Gogh tem uma coleção enorme das pinturas do próprio Van Gogh.

Não esqueça de comprar os ingressos antes, especialmente para o Museu Van Gogh, que fica lotado (clique para reservar):

quando viajar para amsterdam melhor mes
Não tem melhor época para visitar Amsterdam e seus museus

O que fazer em Amsterdam no Inverno

  • Dezembro: Winterparade, Mercados de natal, Noite dos presentes, Ice*Amsterdam
  • Janeiro: Nieuwjaarsduik (New Year’s Dive), Museumplein
  • Fevereiro: Chinese New Year, HISWA Amsterdam Boat Show

Confira outros passeios e mais sobre Amsterdam no post O que fazer em Amsterdam: pontos turísticos e dicas de viagem

Com todas essas dicas, de Melhor época para visitar Amsterdam, principais atrações e hospedagens tenho certeza que a sua viagem vai ser inesquecível. Não esqueça de marcar meu perfil no instagram @ApureGuria quando estiver no hotel ou na sua atração preferida da lista!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here