Litoral da Eslovênia: conheça Piran, Izola e Koper

5
80

Sabia que a Eslovênia tem praias? É um pedacinho bem curtinho, uns 43km, mas muito bonito! Todo o litoral da Eslovênia pertencia a Itália, então nem parece que você está visitando a Eslovênia: arquitetura, gastronomia e até o idioma (se tiver dificuldades no inglês, fale italiano que dá certo)!
Conheça 3 cidades charmosas no litoral da Eslovênia: Piran, Koper e Izola e assista o vídeo!

O lindo Litoral da Eslovênia

piran litoral da eslovenia dicas

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Todo o litoral da Eslovênia pertencia a República de Veneza até a tomada pelo Império Austrohúngaro, depois durante a Segunda Guerra voltou a ser da Itália que perdeu o território com o fim desta. Aí virou Iuguslávia até a independência da Eslovênia em 1991. Ufa! Que confusão aheuahe

As principais cidades são Piran (onde extraem o sal do mar Adriático, praias ótimas), Izola (uma vila de pescadores charmosa com praia) e Koper (o principal porto onde param os cruzeiros).

O litoral da Eslovênia é cheio de praias bonitas e muito conhecido entre  italianos, alemães e coreanos. Os italianos visitam muito a Eslovênia pela proximidade e pelos preços mais baratos.

A melhor forma de explorar é de carro, porém os estacionamentos são caros. As ruas são boas e as paisagens são repletas de morros com olivas e vinhedos, típicas da região da Ístria. É possível conhecer as três cidades num dia só.

litoral da istria o que fazer na eslovenia piran

Piran

praias da eslovenia verao na europa pirano


Uma das cidades mais fofas da costa adriática da Eslovênia, Piran se desenvolveu graças à extração de sal e mantêm um dos mais bem preservados centros medievais do Mediterrâneo. A influência de Veneza fez com que a cidade crescesse economicamente e é vista na arquitetura da cidade.

piran praça tartini eslovenia dicasarquitetura de piran eslovenia detalhesA Praça Tartini é o centro da cidade desde o século 13, cercada por restaurantes e lojinhas em prédios bem coloridos. A estátua e o nome da praça vem do violinista e compositor Giuseppe Tartini que nasceu numa das casas ai do lado. Todos os sábados acontece uma feirinha de antiquidades e artesanato aqui.

Durante o verão são realizados diversos eventos na praça, principalmente concertos de música clássica.

Outras atrações da praça são: Palácio Municipal, o Teatro Tartini, o Museu Marítimo, o Aquário, a Estação Biológica Marinha, a Casa Barroca e o Palácio Apollonio.  Também é possível caminhar pelos muros antigos e ver a cidade lá de cima (primeira foto deste post)

torre da praça tartini pirano

museu maritimo o que fazer em piran litoral da eslovenia

A Riva é o lugar favorito da galera, possui diversos restaurantes e dois lugares para tomar banho: ambas com banheiro e chuveiros. A água é bem transparente, não tão fria e calma, perfeita para kayak, SUP ou mergulho.

agua das praias da eslovenia dicasatividades na agua mergulho kayak piranEm Pirano é extraído sal do mar Adriático desde 804, considerado um dos melhores sais do mundo e utilizado em diversos tratamentos nas termas e spas da região, principalmente na cidade ao lado Portorož, onde ficam os hoteis e spas. Desde o século XIII, monges beneditinos já sabiam que as termas tinham suas propriedades benéficas à saúde.

É possível visitar as salinas de Secovlje, Strunjan e Lucija, Portorož com tour marcado e também o Museu do Sal.

extracao de sal piran eslovenia

Izola

izola litoral da eslovênia

A próxima parada é Izola, uma vila de pescadores que possui um charme especial e bem mais tranquila que as cidades vizinhas. O mar parece uma piscininha e fica próximo de um parque, ótima opção para famílias e um picnic.
As ruas são estreitas com prédios de 2 a 3 andares com portas abertas e roupas secando o varal, uma paisagem que lembra muito as cidades pequenas da Itália.

litoral da eslovenia casinhas izola

praias da eslovenia izola parque



Possui um porto grande em relação ao porte da cidade e se destaca com atividades esportivas e iate clubes.

porto de izola iates litoral da esloveniaigreja em izola eslovenia

torre da igreja izola praias da eslovenia

Koper

koper litoral da eslovenia

A maior cidade do litoral da Eslovênia recebe os cruzeiros do Mediterrâneo e os turistas chegam facilmente ao centro charmoso da cidade. O porto é  uma das fontes de economia da cidade, desde o império Romano.

A praça principal é dedicada a Tito, o presidente da Iuguslávia de 1953 até 1980 e que batalhou com os partisanos contra os nazistas sérvios e croatas durante a Segunda Guerra Mundial mesmo sem apoio oficial dos aliados. Na praça também fica a torre do relógio e a prefeitura no Palácio Praetorium , ambos no estilo gótico renascentista típicos de Veneza construídos no século 15.

o que fazer na eslovenia praias koperDurante o verão são realizados diversos shows de música tecno na região, perfeita pra quem curte balada!! A cidade possui diversas lojas e cantinhos interessantes.

Próximo ao porto fica um “parque” com estrutura para famílias se divertirem na água e até um castelinho inflável!

praia em koper atividades familiaporto em koper eslovenia dicas

A Gastronomia do litoral da Eslovênia

Com tantas olivas e a proximidade à Itália, a gastronomia da Ístria combina os ingredientes locais: azeite de oliva, trufas brancas, aspargos, alcachofra, peixes e sal marinho. Os vinhos são bem famosos também com uvas Malvazija (branco) e Refošk (tinto).

Um dos aperitivos mais encontrados é o Ćevapčići (se pronuncia tchevapitchitchi), uns bolinhos de carne compridinhos e fritos bem gostosos! Acompanhados de uma cerveja gelada é tudo de bom!o que comer na eslovenia cevapcici

Assista o vídeo

Salve no seu pinterest

Litoral da Eslovênia, praias e cidades que lembram a Itália e são bem mais baratas!

leia também:

ESLOVÊNIA DE CARRO OU DE TREM: PRÓS E CONTRAS!
CAVERNA POSTOJNA NA ESLOVÊNIA: SENSAÇÃO DE OUTRO MUNDO!
CASTELO PREDJAMA: O MAIS FAMOSO DA ESLOVÊNIA!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

5 COMENTÁRIOS

  1. Fiz essa costa pela primeira vez em 2001 e foi amor à primeira vista. Acrescentaria Rovinji. A Eslovénia é um verdadeiro encanto na Europa. E acho que esta zona retratada no post tem sido ‘esquecida’ por muitos bloggers 🙂 boa malha!

Curtiu? Comentaí!