Dicas Serras Gerais no Tocantins: o que você precisa saber antes da viagem

10
286

Planejar uma viagem às Serras Gerais no Tocantins exige alguns cuidados na escolha das peças para levar na sua mala, escolha das agências e a quantidade certa de dias. Sem falar que nem tudo é tão simples como a gente imagina.

Neste artigo reuni as principais dúvidas, valores, dicas de o que levar e curiosidades sobre as Serras Gerais no Tocantins! Assista o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Dicas para visitar Serras Gerais no Tocantins

Onde fica as Serras Gerais?

Localizada no sudeste do Estado, bem pertinho da Bahia e Goiás, as Serras Gerais compreendem uma região repleta de cachoeiras, rios azuis, muita história e tradições. Em cada município há um atrativo diferente:

  1. Almas: Cânion Encantado, Vale dos Pássaros, Cachoeira da Cortina, Cachoeira Urubu Rei, Arco do Sol
  2. Arraias: centro histórico e Chapada dos Negros
  3. Aurora do Tocantins: Rio Azuis, Praia do Pequizeiro, Cachoeira do Sombra
  4. Rio da Conceição: Lagoa da Serra, Cachoeira do Brejo Limpo, Mirante do Cerrado
  5. Dianópolis: centro histórico e cavernas
  6. Natividade: centro histórico, cachoeira Paraíso, Lagoa do Japonês
  7. Taguatinga: festival Cavalhadas e cachoeira do Registro

Confira Meu Roteiro nas Serras Gerais de 3 dias

É tudo longe!

Olhando no mapa você imagina que tudo seja pertinho nas Serras Gerais no Tocantins né, mas nããão! Você precisa saber que nem todas as estradas são boas e a maioria é de terra com vários buracos. As estradas entre as principais cidades são ótimas, como a TO-050 por exemplo, que foi recentemente reformada e está parecendo um tapete com um asfalto tão perfeitinho.

mapa serras gerais no tocantins cidades
Meu roteiro nas Serras Gerais no Tocantins

Então se o Google Maps diz que o trajeto terá 3 horas, pode contar que vai ter mais. Esse foi o meu roteiro e os municípios que passei durante a viagem.

Posso conhecer as Serras Gerais por conta própria?

Pode conhecer todos os municípios sim e algumas atrações como Rio Azuis e Lagoa da Serra. No entanto, a maioria dos atrativos fica dentro de propriedades privadas e que você não tem acesso se não tiver um guia credenciado, sem falar que é necessário pagar a entrada. Além disso, as estradas não possuem sinalização e são de terra ou areia com vários buracos e a internet tem sinal fraco ou inexistente. É muito melhor e mais fácil contratar uma agência especializada que já sabe todo o trajeto, possui veículos adequados e tem contato com os responsáveis de cada atração.

Eu viajei com a Seriema Ecoturismo, uma agência fantástica que trabalha na região das Serras Gerais há alguns anos. São bem organizados, respondem rápido as suas dúvidas e os pacotes tem preços acessíveis. Todos os tours são realizados com guia credenciado e em veículos 4×4 que aguentam qualquer tranco e não te deixam na mão ahhaha Pode entrar em contato pelo Instagram ou pelo Whatsapp (63) 99260-9018 (aproveita e fala que você viu a recomendação no Apure Guria!)


agencia seriema ecoturismo
Veículo da Seriema Ecoturismo no Mirante do Cerrado

Outra opção é contratar um guia para o dia, assim ele te leva nos lugares que deseja ir.

Qual a melhor época para conhecer as Serras Gerais no Tocantins?

Visite a região durante a época da seca que acontece entre abril e novembro. A paisagem será mais amarela, os rios mais azuis e sempre vai ter sol. Mesmo durante os meses mais frios, julho e agosto, é possível aproveitar bem as atrações (claro que a água vai estar mais gelada e algumas cachoeiras podem não estar presentes).

lagoa serras gerais janeiro
Lagoa da Serra vista de cima

Mesmo sabendo disso, eu quis visitar em janeiro, época que chamam de inverno por causa das chuvas. Peguei uma chuva bem tensa justamente quando ia visitar a cachoeira da Cortina por cima, a atração que me trouxe para as Serras Gerais. Também fiquei sabendo que a cor de algumas atrações fica mais viva durante a seca. No final do dia sempre chovia um pouquinho e ficava nublado, o tempo muda rapidamente. Mesmo assim, aproveitei muito! A Paisagem era toda verde, como na foto acima.

Assista o vídeo com mais dicas sobre as Serras Gerais

O que levar na mala numa Viagem às Serras Gerais?

Como há muitas trilhas para cada cachoeira e o sol no Tocantins é presente quase todo o dia é importante tomar precauções para não queimar a pele e evitar insolação.

  • 1 Bota de trekking
  • 1 Calçado aquático para caminhar nas cachoeiras (sapatilha de neoprene)
  • 1 Chinelo
  • 2 Leggings ou calças para trilha
  • 1 Camiseta manga longa com proteção UV
  • 4 Camisetas
  • 2 shorts
  • 4 pares de meias
  • 5 calcinhas
  • 2 biquinis
  • 1 pijama
  • 2 regatas

Acessórios

  • Boné ou chapéu que cubra a nuca
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Repelente
  • Óculos de sol
  • Toalha
  • Capa impermeável para celular
  • GoPro
  • Pomada para dores musculares, picada de inseto e cortes
  • Remédio para dor de cabeça, dores musculares, dor de barriga (prevenir é melhor que remediar né hahaa)

Eu cai na primeira cachoeira e passei os outros dias com remédio e pomada haha Azar me persegue sempre

mergulho no rio azuis no tocantins
Foto meio a meio no Rio Azuis

Dica legal: a Seriema possui dome, aquele acessório para fazer “fotografia meio a meio” na água! Tirei várias!

Em alguns atrativos não pode usar repelente e nem protetor solar. Já em outros nem é necessário porque tem muita sombra tanto na trilha quanto na cachoeira.

Sinal fraco de internet

Como o Tocantins é muito grande, nem todo lugar terá sinal 4g. A operadora que funciona melhor é a Claro! A minha é Vivo e funcionou apenas em alguns lugares de Palmas, em outros lugares nem sinal de celular tinha.

Todas as hospedagens que fiquei no pacote da Seriema tinham Wifi.

Confira o que fazer em Palmas

Leve dinheiro em espécie

Em alguns lugares não aceitam cartão porque não tem sinal de internet. Leve uns R$150 para pagar pequenas coisas no mercado ou nos restaurantes por exemplo. Os bancos para saque estão disponíveis apenas em Dianópolis: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Banco da Amazônia.



Quantos dias para conhecer as Serras Gerais?

Olha, eu fiquei apenas 3 dias e não foi suficiente! Recomendo uns 6 dias para aproveitar TODAS as atrações e mais uns 2, 3 dias se quiser fazer um roteiro mais light.

rio azuis serras gerais no tocantins
Olha a cor dessa água no Rio Azuis!

Quanto custa as Serras Gerais no Tocantins?

Isso vai depender da quantidade de dias e o que está incluído no seu roteiro. Precisa levar em consideração que você pagará:

  1. combustível
  2. transfer
  3. guia
  4. entradas para atrações
  5. hospedagens
  6. seguro viagem

Quanto mais gente no carro, menor será o preço por pessoa. As refeições não estão inclusas nos pacotes. As hospedagens são modestas com atendimento excelente e comida muito gostosa!

Os roteiros da Seriema são bem completos e podem ser personalizados. Os preços variam de 1400 a 2000 reais dependendo da quantidade de dias. Lembre-se que o preço é maior por tudo ser longe e o combustível não tá barato no Brasil não.

Posso fazer Serras Gerais e Jalapão?

Olha, você até pode sim, mas vou dizer que vai ser bem corrido e cansativo. Recomendo ter uma pausa ali em Palmas entre uma e outra para dar uma descansada e aproveitar melhor.

Essa viagem foi feita em parceria com a Seriema Turismo.

Gostou destas dicas de Serras Gerais no Tocantins? Salve no pinterest!

Dicas para viagem as Serras Gerais no Tocantins

Leia também:

10 Destinos baratos no Brasil para conhecer este ano

Roteiro na Chapada dos Veadeiros: guia completo!

7 lugares tranquilos para viajar no Carnaval 2019 no Brasil

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

10 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, nunca tinha ouvido falar desta região das Serras Gerais. Achei muito bonita pelas suas fotos, fiquei curiosa! Muito interessante mesmo…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here