Lugares proibidos no Brasil para turistas

1
573

Atualizado em

Existem alguns Lugares proibidos no Brasil para turistas sim! São lugares isolados, que possuem risco de vida ou possuem segredos de estado hehe Nesta lista escolhi algumas localidades onde o turismo é zero e a visita humana só permitida para pesquisadores ou militares. Quase todas são áreas de proteção ambiental com fauna e flora ríquissimas!

Aproveita e confira o vídeo com mais dicas e curiosidades de Lugares proibidos no Brasil para turistas.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

4 Lugares proibidos no Brasil para turistas

1 – Ilha da Queimada Grande – SP

Localizada a 35km do litoral paulista, a ilha de Queimada Grande é famosa pelo seu outro nome: Ilha das Cobras. Essa ilha é infestada de cobras com a maior concentração destes animais no Brasil. Estimam que existem 2 mil cobras na ilha, mas diz a lenda que há 5 cobras por metro quadrado haha Clique para ver o vídeo sobre os lugares proibidos no Brasil para turistas:

 

ilha das cobras queimada grande
Ilhas da Queimada Grande. Foto: João Marcos Rosa ICMBio

Uma espécie é endêmica: a Jararaca Ilhôa, uma serpente peçonhenta e seu veneno pode levar a falência geral dos órgãos de uma pessoa em 2 horas. Essas cobras são muito rápidas, medem 70cm a 1,20m e podem ficar 6 meses sem comer.

jararaca ilhoa descansando
Jararaca Ilhôa é endêmica na Ilha Queimada Grande

A Ilha é protegida por leis ambientais, então apenas pesquisadores e biólogos podem atracar na ilha e todos com autorização prévia do ICMBio. Além das cobras, há diversos pássaros e animais marinhos.

2 – Atol das Tocas – RN

Esta é a primeira reserva biológica marinha do Brasil fundada em 1979 e localizada a 267km de Natal no RN. Ocupa uma área de quase 38 hectares e é riquíssima em fauna, especialmente pássaros, tartugas e tubarões! Quem cuida é o ICMBio.


atol das rocas lugares remotos do brasil
Atol das Rocas. Foto: ICMBio

Atol é uma ilha oceânica em forma de anel com estrutura de corais formando uma lago em seu centro, geralmente de cor mais clara. O exemplo mais famoso de um atol é a Maldivas, a qual é formada por 26 atóis e 1990 ilhas de coral.

Apenas pesquisadores podem ir até o atol. Esse lugar já estava nos mapas em 1502, mas foi reconhecido como um atol em 1858. Houve diversos naufrágios ali perto até que construíram um farol para evitar outros acidentes.

3 – Centro de Lançamento de Alcântara – MA

Localizada a 32 km de São Luís no Maranhão, a Base de Alcântara iniciou suas operações em 1989 e é uma das melhores bases de lançamento de foguetes e satélites do mundo devido à sua posição geográfica.

Os foguetes lançados aqui consomem 30% menos combustível pois atingem a velocidade mais rapidamente com ajuda da Linha do Equador, onde a rotação da Terra atinge sua velocidade máxima. Além disso, a localização da base permite lançamentos em órbitas equatoriais (horizontais) e órbitas polares (verticais), sem falar no clima que é bem definido o ano todo. Ou seja: fica mais fácil planejar lançamentos sem perigo de chuva e pouca visibilidade.

foguete base de alcantara
Foguete na Base de Alcântara. Foto de Alceni Correa

Já estão vendo acordos para o uso da base de Alcântara para lançamentos comerciais de pequenos satélites de empresas privadas.

Não são permitidas visitas turísticas à base, já que faz parte da Força Aérea Brasileira, mas dá pra ter uma ideia na exposição na Casa da Cultura Aeroespacial na cidade.

4 – Trindade Martim e Vaz – ES

O arquipélago de Trindade Martim e Vaz está localizado a 1200km de distância de Vitória no Espírito Santo. Apenas Trindade é habitada e a única localidade existente é o Posto Oceanográfico de Ilha da Trindade, uma guarnição militar mantida pela Marinha. Em torno de 36 pessoas ficam na ilha (entre militares e pesquisadores) e fazem diversas funções como observações e pesquisas metereológicas e maregráficas, preservação, vigilância do tráfego marítimo e ocupação.

lugares proibidos no brasil para turistas ilha trindade
A belíssima Ilha Trindade. Foto Simone Marinho

A Ilha Martim Vaz é o ponto leste mais extremo do Brasil e onde acontece o primeiro nascer do sol no país.

Um seguidor do Apure Guria já foi duas vezes para a ilha de Trindade e contou um pouco como foi o processo. O André Luiz do instagram @odomdeviajar faz parte da Marinha e embarcou num navio que levava material, pesquisadores e militares para a ilha. Demora de 2 a 3 dias para chegar na ilha em uma velocidade de 15 nós.

ilha trindade martim e vaz brasil
Ilha Trindade no ES. Foto de @odomdeviajar

Também há a possibilidade de se alistar para ser voluntário, um processo que demora até você ser escolhido. Depois é necessário ficar 3 meses na ilha, o tempo que a guarnição do Posto da Ilha é trocada e a função é garantir a soberania nacional na ilha. Essas ilhas já foram ocupadas 2x pelos ingleses, então tem que manter uma ocupação lá pra não vacilar haha

Não há como atracar na ilha, então o navio para a 100m da costa e a galera vai de bote. Como Trindade é tipo o topo de uma montanha submersa, nessa distância de 100 m de distância a profundidade é de 1000m. Mais para frente, em torno de 800 a 1000m da costa, a profundidade é de 3mil metros.

lugares proibidos para turistas no brasil ilha trindade
O Acesso à ilha Trindade é permitida apenas para militares e pesquisadores. Foto de @odomdeviajar

Tem internet na ilha, mas o sinal é péssimo. Para quem quiser saber mais, sugiro ver este instagram @projetoparalelo20 feito por estudantes de geologia. Há também pesquisas realizadas nas áreas meteorológicas, oceanográficas e biológicas.

Gostou destes lugares proibidos no Brasil para turistas?

Se sabe de mais algum, me conta! Leia também 30 lugares incríveis vistos do céu e Os 10 passaportes mais legais do mundo

Salve no pinterest



curiosidades lugares proibidos no brasil
Pin curiosidades e lugares proibidos no brasil para turistas
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here