Brasília possui várias atrações turísticas e é possível visitar a cidade num fim de semana tranquilamente. A Capital Federal do Brasil é Patrimônio da Unesco e super jovem, possui apenas 60 anos e foi planejada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Confira 10 dicas do que fazer em Brasília!
10 atrações legais em Brasília
Quem dá as dicas de Brasília é a Daia do @sagitarianaviajando, minha conterrânea do Paraná! Ela visitou Brasília durante a viagem à Chapada dos Veadeiros em Goiás.
Como chegar no centro de Brasília
O mais fácil é alugar um carro no aeroporto de Brasília ou pegar um ônibus executivo dispónivel das 6:30 h às 23 h. O itinerário é Aeroporto, Esplanada dos Ministérios, Rodoviária do Plano Piloto, Setores Hoteleiros Norte e Sul, Aeroporto.
Onde se hospedar em Brasília
Brasília concentra hotéis muito bons na Setor Hoteleiro Norte, a localização é bem central e facilita ir de um lugar ao outro. As opções que recomendo são:
- Hotel Nacional $$
- St Paul Plaza Hotel $$
- Hotel Mercure Brasília Líder $$
- Brasília Palace Hotel $$$
- Fusion Hplus Express + $$$
- Hostel 7 Brasilia $
- Joy Hostel $
Atrações turísticas em Brasília
As atrações listadas aqui do que fazer em Brasília podem ser visitadas em apenas um dia rapidinho sem problemas ou divididas em 2 dias se combinadas com as visitações dos Palácios.
Brasília é toda plana e reta, é possível fazer algumas partes a pé no Eixo Monumental pois há várias pracinhas arborizadas entre uma coisa e outra. Porém recomendo muito alugar um carro para facilitar a sua vida e olhar no Google Maps para ver a distância pois o calor mata!! Também leve água, protetor solar, boné ou chapéu!
1 – Memorial JK
Projetado por Niemeyer e inaugurada em 1981 em homenagem ao fundador de Brasília no ano que ele completaria 79 anos. Abriga um auditório, biblioteca que pertenceu a JK, vários objetos e documentos. A entrada custa R$10 e você pode descobrir mais sobre a História do Juscelino Kubitschek eo famoso 50 anos em 5 em Brasília.
“Tudo se transforma em alvorada nesta cidade que se abre para o amanhã”
A coluna em forma de foice de 29m de altura sustenta uma estátua de 4,5m de altura do JK e foi projetada por Honório Peçanha.
Também há uma estátua dele e da esposa sentadinhos no banco na lateral.
2 – Estádio Mané Garrincha
O Mané Garrincha é o segundo maior estádio do Brasil e um dos maiores das Américas, atrás do Maracanã no Rio de Janeiro. Recebeu alguns jogos da Copa FIFA de 2014. A visitação é aberta aos sábados das 10h às 16h no portão A. Então se você não estiver na cidade durante o fim de semana, tire ele da sua lista do que fazer em Brasília, apenas aprecie de fora hahaha
3 – Planetário
Perto do Estádio Mané Garrincha, fica o Planetário inaugurado em 1974. No térreo fica a bilheteria e uma sala de projeção com 86 lugares onde passam um filme sobre as galáxias. No pavimento superior há uma exposição de fotos de galáxias (amei demais) e a biblioteca digital. Você também pode se vestir de astronauta, ver o mascote de ET do Planetário e ainda ver um fóssil completo de um dinossaurinho.
O formato do prédio é círcular para abrigar os vários telescópios. Embaixo de cada um é possível ver o tipo de foto que faz e o quê fotografou como um Buraco Negro por exemplo. Você também encontra muitas informações sobre a Agência Espacial Brasileira. Achei muito legal essa visita, um dos pontos altos do que fazer em Brasília!
4 – Letreiro Eu amo Brasília
Um dos pontos mais fotografados da cidade, o letreiro fica bem na frente da fonte da Torre de TV.
5 – Fonte e Jardim da Torre da TV
Inaugurada em 1965, a fonte foi desativada para construção dos viadutos e reativada em 2010. Ocupa uma área de 4800 m2 com 21 taças automáticas, 2 conjuntos de jatos, 1 grande palmeira d’água e um jato vertical que lança água até 50m de altura.
A fonte tem horários específicos para o show de águas que dura 15 min:
- Terça a sexta-feira: 18h30 / 19h30 / 20h30
- Sábado, domingo e feriados: 10h / 12h / 14h / 16h / 18h30 / 19h30 / 20h30
É gratuito para subir na torre da TV, no topo há grades e você sobe e desce de elevador. Lá de cima dá pra ver o Palácio do Planalto com o formato do avião, as asas e também um relógio do sol. Prédios grandes como a sede da Caixa Econômica, Banco do Brasil, Correios nas laterais também se destacam e o Palácio 3 Poderes no final.
7 – Feira de artesanato
Atrás da torre de tv há uma feirinha de artesanato, onde vendem chaveiros, monumentos em pedra, souvenirs de Brasília e flores secas do cerrado.
8 – Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Projetada pelo Niemeyer, a Catedral Nossa Senhora Aparecida é uma das obras mais conhecidas do arquiteto. A entrada é gratuita e abre diariamente das 8 às 18h.
Os detalhes dentro são incríveis, faz um funil ao contrário e entra muita luz pois quase tudo é feita de vidro em tons de branco e azul.
Ao redor da catedral há algumas esculturas e monumentos, além da Biblioteca Nacional de Brasília o Museu Nacional.
9 – Esplanda dos Ministérios
Logo atrás da Catedral você verá todos os Ministérios alinhados nos dois lados do Eixo Monumental. São vários prédios um ao lado do outro. Um dos destaques é o Palácio Itamaraty rodeado por águas!
10 – Palácio do Congresso Nacional
Com certeza a principal atração desta lista do que fazer em Brasília! A Sede do Poder Legislativo Federal é uma das obras mais conhecidas do Niemeyer, projetada em 1958. A cúpula invertida fica sobre Plenário da Câmara dos Deputados e a outra sobre o Plenário do Senado Federal.
As duas torres ao centro são as mais altas do Plano Monumental e possui 28 andares. Servem de gabienetes e foram projetadas assimetricamente para equilibrar os volumes diferentes das duas cúpulas. Não foi fácil calcular esses esquemas não hein galera!
Foi inaugurada em 1960 e marcou a transferência da Capital Federal para o Planalto Central.
É possível fazer uma visitação gratuita em seu interior, basta entrar na porta ao lado da rampa, passar pela segurança e aguardar pela visita guiada. Dura em torno de 45min a uma hora. Na visita você passa pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e vê várias esculturas e salas importantes que aparecem na tv. Horário de visitação: 9h às 17h30.
Saiba tudo sobre a Visita ao Palácio do Congresso Nacional aqui
Contornando o Palácio você chega na praça dos Três Poderes que engloba:
- Palácio do Planalto – poder Executivo
- Supremo Tribunal Federal – poder Judiciário
- Congresso Nacional – poder Legislativo
- esculturas a Justiça e Candangos
- Bandeira Nacional Gigante
O Palácio da Alvorada fica mais ao fundo e é a casa do Presidente.
Gostaram das dicas do que fazer em Brasília? Comente! Salve no pinterest
Leia também:
Já vi que tem muita coisa para fazer em Brasília, muito obrigado pelas dicas. GOstaria muito de visitar o planetário.
Eu como brasiliense nascida e criada, digo que seu post está completinho. Só faltou curtir o Lago Paranoá
A última vez que fui até Brasília, ainda não existia o estádio Mané Garrincha! Esta catedral é maravilhosa! Coisa de cinema! Já tenho motivos pra voltar agora! ahhahaah
Nunca fui em Brasília, mas tem muitos lugares interessantes para visitar! Várias obras interessantes do Oscar Niemeyer! 🙂 Fico curiosa para conhecer o Lago Paranoá.
Ora aí está uma cidade que tenho curiosidade em conhecer! 😀 Como conseguiste estar sozinha no letreiro de Brasília? Ou não é muito concorrido? Boas dicas que vou já já guardar! 😀
não tinha ninguém, acho q estava muito quente
Ainda não sei bem como lidar com a Brasília… Quando penso que é ‘fria e impessoal’, eis que alguns artigos me mostram o contrário 🙂 Parabéns!
eh ponto de partida para explorar a chapada dos veadeiros!
O facto da cidade ter sido planeada torna-a única. Nunca pensei que tivesse tantas coisas interessantes para fazer. Nem sabia que tinha um planetário. Boas dicas
Ótimas dicas. Lugares muito legais tu escolheu para colocar aqui. Fomos há um ano e meio e eu adorei Brasília! Muito bom passear por lá.
Tinha pensado saltar esta cidade no meu roteiro pelo Brasil, mas se calhar não devia. Gostei.
Em minha única visita a Brasilia, fiz quase que esse roteiro, mas mais resumido, pois só tivemos um dia.