Ahh Berlim, que cidade maravilhosa! Contrastes em todo lugar, palco de vários momentos históricos e marcantes da Alemanha e do mundo, uma mistura enorme de culturas e uma das capitais mais baratas da Europa! Morei lá por pouco tempo durante o curso de alemão e adorei! E como já estava no fim da viagem, meu dinheiro foi desaparecendo…
Cadê? Cadê meu dinheeeeirooo aaaaaaaaaa
Por sorte, descobri muitos lugares legais grátis em Berlim!!!! O que salvou a pele haueaheua Estes são os meus favoritos!
Mas antes >>> Veja como funciona o transporte público em Berlim
10 lugares legais grátis em Berlim
Índice do Artigo
Reichstag
Um dos passeios mais inesquecíveis da Alemanha! O bizu aqui é admirar a arquitetura por fora e por DENTRO do Parlamento Alemão. Sim, é possível visitar várias partes do prédio, as pichações loucas de quando os russos tomaram conta da parada no fim da Segunda Guerra Mundial e subir até o topo, onde fica a cúpula (uma das intervenções contemporâneas mais legais da Europa).Veja como visitar o Reichstag uma das atrações grátis em Berlim.
Berliner Dom
Uma das igrejas mais bonitas da cidade, a Berliner Dom é novinha: sua construção foi finalizada em 1905! Não deixe de passar na Humboldt box, uma construção inovadora ai na direita da catedral, atravessando a rua! A entrada da igreja custa 8, melhor olhar por fora!
Postdamer Platz
Um lugar para apreciar arquitetura contemporânea alemã! Vários prédios sede de empresas grandes como a Deutsche Bahn, Daimler-Benz e Sony Center! E se estiver por ali as 13h nas terças, é possível assistir os belos concertos de música erudita na Philharmonie de Berlin (veja os programas aqui) totalmente grátis em Berlim! Foto de Spreng Ben
East Side Gallery
Também chamada de Memorial da Liberdade, a East Side Gallery consiste de inúmeras pinturas gigantescas em uma parte do que restou do Muro de Berlim. Fica na Mühlenstraße em Friedrichshain-Kreuzberg, um pouquinho longe mas fácil de chegar 😀 Ah, não esqueça de ver a lindeza da ponte Oberbaum!
Brandenburger Tor
Um dos pontos clássicos e lindos da capital alemã, o Brandenburger Tor é local de vários eventos, comemorações, protestos e até luta de travesseiro! Um arco do triufo neoclássico localizado no cruzamento da avenida Unter den Linden e Ebertstraße, imediatamente a oeste da Pariser Platz.
Denkmal für die ermordeten Juden Europas
Do outro lado do Brandenburger Tor (beeem próximo) fica o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, um lugar bem diferente, no qual blocos de concreto de diferentes alturas criam uma atmosfera pesada..você vai sentindo conforme anda por eles! Leia mais sobre o memorial aos judeus assassinados aqui. Se ficar muito para baixo, visite o Tiergarten, um parque aí do ladinho!
Checkpoint Charlie
O mais famoso posto militar entre o leste e o oeste de Berlim se chamava Checkpoint Charlie, um lugar que definia as fronteiras durante a Guerra Fria e também um “marco da separação” entre o capitalismo x comunismo. Hoje dá pra ver claramente só o capitalismo haueaheuahe e aqui também vendem alguns carimbos da União Soviética, do Checkpoint Charlie e outros…Veja a lista completa de carimbos legais para o seu passaporte
Topografia do Terror
Próximo ao Checkpoint Charlie fica o Topografia do Terror: um dos memoriais mais importantes sobre os horrores do holocausto. Fatos são contados dentro do museu e fora dele, acompanhando o que restou do Muro de Berlim. Foto: Wikipedia
Charlottenburg
Construído no século 17, Charlottenburg era um palácio de verão do rei Frederico I da Prússia e sua rainha Sophie Charlotte. Aos poucos o palácio foi aumentando, tendo vários puxadinhos até virar residência oficial do próximo rei (Frederico II obviamente). Não deixe de visitar os “jardins barrocos à francesa” considerados um dos mais bonitos de Berlim. Muita phynesse para um lugar só!
Gendarmenmarkt
Conhecido como um dos lugares mais bonitos de Berlin, o Gendarmenmarkt fica no centro histórico da cidade com três prédios lindos: o Deutscher dom na esquerda, Konzerthaus no meio e à direita o Französischer Dom. Ou seja: duas igrejas e uma ópera! Foto: Konzerthaus O nome bizarro vem do regimento Gensdarmes: a mais conhecida e exclusiva cavalaria do reino da Prússia. Nessa “praça” também houveram vários acontecimentos políticos de Berlim, como a revolução da Batata, a de Março e encontro nacional da Prússia, além de palco para várias propagandas nazistas.
Monumento Friedrich Schiller, filósofo e poeta alemão em frente à Konzerthaus.
Se você vai visitar Berlim em Dezembro, não deixe de ir nos mercados de Natal espalhados pela cidade!
Outro lugar que você pode visitar é o Jardim Botânico, a entrada é paga, mas é muuuito bonito! Veja as dicas no blog Turistando.in
Quais das atrações grátis em Berlim você gostou mais? Comente!
Leia também:
25 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A ALEMANHA
15 FATOS SOBRE BEBER NA ALEMANHA
12 DICAS PARA VIAJAR BARATO NA ALEMANHA
Só lugar top hein? Eu usei e abusei de lugares grátis em Berlim tb hehehe
barateza é com a gente mesmo ahueahe
Como é que vou comentar qual das atrações eu gostei mais? Eu queria ir em todas ashdiuashduaihuidsa A arquitetura dos lugares é simplesmente perfeita! Pena que as atrações são baratas, mas a passagem é cara 😛 Quem sabe algum dia…
Adorei as dicas sobre Berlim, infelizmente não conheço a Alemanha ainda, mas quando for, e eu vou, quer ver tudo que mostrou aqui. Adorei, o post tá lindo.
Só lugar lindo e interessante para visitar, e vendo essas fotos lindas só aumenta a minha vontade de conhecer Berlim, na verdade, a Europa toda kkkkkk. Beijos
que cidade incrível, quero voltar logo a Berlin, um dos meus museus favoritos foi a topografia do terror que lugar emocionante! Todos esses lugares que você mencionou realmente valem a pena.
queria dizer também que morro de rir com seus memes 😀
aheuahe com ctz!! obrigada guria!!
Meldeos, quanto lugar incrível! Quero demais conhecer Berlin! Acho que não deixaria de fora do roteiro o Parlamento Alemão, a East Side Gallery e o Memorial aos Judeus. Adorei o post!
Adorei Berlim! É uma cidade muito grande com inumeros pontos de interesse para visitar, muitos deles gratuitos. Apontaste estes 10 e por acaso visitei todos eles. Obrigado por me relembrares de uma viagem tão porreira.