Roteiro Rio de Janeiro: o que fazer em 3 a 5 dias e melhores atrações

0
172

Chegou o Roteiro Rio de Janeiro! Vou te contar as melhores atrações no Rio de Janeiro para uma viagem de 3 a 5 dias com preços, curiosidades e muitas dicas de viagem!

Há muitas coisas para fazer no Rio de Janeiro, então selecionei os principais pontos turísticos do Rio para quem vai pela primeira vez e vai agradar amantes de história, aventura e praia! Separei por regiões para otimizar o seu tempo e listei onde comprar os ingressos ou reservar hotéis, basta clicar nos links!

Roteiro Rio de Janeiro: o que fazer em 3 a 5 dias com melhores atrações turísticas

Quando visitar o Rio de Janeiro?

A melhor época para visitar o Rio de Janeiro é entre Maio e Novembro quando chove menos e é um pouco mais frio. Eu fui em fevereiro e peguei dias bons e dias com muuuita chuva (mas isso afeta o estado todo, passei uns dias dentro da pousada lá em Arraial do Cabo).

Dezembro a março chove bastante e as temperaturas ficam entre 24 a 30 graus. Durante o Ano Novo e Carnaval pode ser difícil achar hospedagem e tudo sobe de preço.

Os meses de abril a junho são mais tranquilos com menos chuva e as temperaturas diminuem alguns graus, fica entre 20 a 25.

Rio de Janeiro o que fazer 3 dias bicicleta
Vale muito a pena alugar uma bicicleta no Rio de Janeiro!

Julho e agosto podem ser frios, mas depende de onde você é, pois ainda pode ser quente já que a temperatura fica entre 18 a 25ºC. O melhor é que chove muuuuito pouco! Mesmo assim, cuidado com a frente fria!

Setembro, outubro e novembro são meses com mais chuva e as temperaturas começam a subir de 19 a 28ºC.


Caso esteja chovendo muito durante a sua viagem, opte por conhecer as atrações fechadas. Aqui listei algumas Rio de Janeiro na chuva: 8 lugares legais

Onde ficar no Rio de Janeiro?

Existem alguns bairros que facilitam a vida do turista por causa da localização. Se você vai visitar o Rio pela primeira vez, recomendo ficar num bairro na zona sul pela segurança e para entender como funciona o transporte. Também recomendo chegar pelo aeroporto Santos Dumont que é na cidade praticamente. Depois que você pegar o jeito, poderá ficar em outro local numa próxima viagem. Vale a pena pagar um pouco mais para ficar nestes locais e não perder tempo no trânsito.

Copacabana, Leblon e Ipanema são bairros seguros, bem servidos de transporte e você consegue fazer muita coisa a pé, inclusive ir para a praia! Você encontrará  restaurantes franceses, botecos, hoteis chiques e hostels animados. Se você vai durante o Réveillon, facilita bastante pois aí não pega transporte na volta (imagina o fervo!!!). Selecionei alguns hotéis confortáveis e com ótimo custo benefício:

PortoBay Rio de Janeiro ⭐️8,9 Piscina com vista para Copacabana, Pão de Açúcar e Corcovado! Quartos bem espaçosos com varandas e confortáveis.

Orla Copacabana Hotel ⭐️8,4 Hotel com rooftop e piscina de frente para Ipanema e vista para o Pão de Açúcar. Quartos modernos e muito bem localizado

Hotel Astoria Copacabana ⭐️8,0 Hotel mais tradicional com quartos confortáveis, próximo ao metro Cardeal Arcoverde

Mango Tree Ipanema ⭐️8,1 hostel bem alternativo com um jardim e uma vibe meio pousadinha, achei bem interessante

Atlantis Copacabana Hotel ⭐️8,4 hotel confortável com rooftop na piscina com vista para as praias de Copacabana e Ipanema, facilita para conhecer as duas pela localização!

mural etnias kobra como chegar
Não deixe de visitar o Mural Etnias na sua viagem ao Rio de Janeiro!

Outros bairros interessantes são Flamengo e Botafogo, ficam um ao lado do outro e são mais alternativos com várias opções de baladas, cervejarias alternativas, cafés, botecos… Alguns hotéis que recomendo nesta região:

Windsor Florida Hotel ⭐️8,6 hotel com piscina com quartos e banheiros espaçosos e café da manhã incluído.

ibis Rio de Janeiro Botafogo ⭐️8,2 Hotel moderno com decoração bem legal e quartos confortáveis

Veleiro Bed and Breakfast ⭐️9,3 Pousadinha charmosa com piscina, próximo a mata e muito tranquilo

Plaza Spania Boutique Hotel ⭐️8,0 hotel com ótimo custo benefício

Tupiniquim Hostel Rio de Janeiro ⭐️8,2 hostel no Botafogo com quartos compartilhados e ar condicionado



Roteiro Rio De Janeiro: o que fazer em 3 a 5 dias e melhores pontos turísticos

DIA 1 – Roteiro Rio de Janeiro: chegada

Pra começar bem a sua viagem na cidade maravilhosa recomendo ir direto no Bondinho Pão de Açúcar para um final de tarde incrível! Este é um dos melhores lugares para ver o por do sol no Rio de Janeiro!

O bondinho é o primeiro teleférico no Brasil e o terceiro no mundo! Foi inaugurado em 1912 e teve até visita de Albert Einsten.

O bondinho é composto de 2 trajetos e com vistas diferentes! O primeiro sai da base do morro da Babilônia até o Morro da Urca (220m de altura) e depois até o topo do Pão de Açúcar (396m). Nas duas estações há lojas, restaurantes e lanchonetes. O trajeto entre cada uma é rapidinho, em torno de 3 minutos.

roteiro rio de janeiro bondinho como chegar
A melhor vista do Rio de Janeiro é do Bondinho Pão de Açúcar!

O preço atual do bondinho é 150 reais para adulto. Caso você não consiga ingresso, pode olhar neste site aqui também Rio de Janeiro: Bilhete Oficial Bondinho do Pão de Açúcar Você paga um pouquinho a mais maaas não perde a oportunidade na sua viagem né!!

A vista dos morros do bondinho são diferentes e você verá as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon de um lado. Outra vista para Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, o Corcovado e Cristo Redentor, Baía da Guanabara e Botafogo. Depois centro e Flamengo, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói e a famosa Ponte Rio- Niterói.

Outra forma de subir o Pão de Açúcar sem utilizar o bondinho é fazer uma trilha e depois uma escalada! Que tal um pouco de aventura no Rio? Veja mais informações aqui Escalada no Pão de Açúcar

Se quiser pode descer e conhecer o bairro da Urca, muita gente fica na mureta da Urca bebendo uma cerveja no happy hour (muitos chamam de Pobreta da Urca kkkkk)

Saiba mais sobre o Bondinho Pão de Açúcar: 8 coisas que não te contam!

DIA 2 – Roteiro Rio de Janeiro: Cristo Redentor e Tijuca

E claro que não podemos esquer o Cristo neste Roteiro Rio de Janeiro! Recomendo visitar o Cristo Redentor já pela manhã, quanto mais cedo melhor para não pegar tanta gente. Você pode ir de trem ou de van, vai depender o que tiver vaga haha então sugiro comprar com antecedência!

O preço do ingresso de trem com o cristo varia de 93 a 117 dependendo a temporada. Caso esteja esgotado no dia da sua visita ao Rio de Janeiro, recomendo olhar no site do Get Your Guide Ingresso Oficial Trem do Corcovado ou esta excursão que faz um Tour completo pelo Rio de Janeiro com ingressos (Cristo, Bondinho e Maracanã)

cristo redentor rio de janeiro como visitar
O Cristo Redentor é a atração mais disputada

Se você for de van, o ingresso avulso custa 79,50. Eu fui de carro e peguei a van na estação Paineiras-Corcovado onde fica um mirante e uma loja de visitantes dentro da o Parque Nacional da Tijuca, o parque mais visitado do brasil e a Maior Floresta Urbana Replantada do Mundo! Também tem a opção de van saindo de Copacabana e Largo do Machado.

O Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, mas a ideia já surgiu lá em 1859. A Arquidiocese do Rio de Janeiro fez uma série de arrecadações na época para sua construção e a obra custou cerca de 2.500 contos de réis, o que equivaleria hoje a R$9,5 milhões!

A altura total do Cristo é 38m, sendo 8 apenas do seu pedestal e pesa mais de 30 toneladas! Mesmo que você não consiga uma foto sozinha com o Cristo, vale muito a pena pela vista!

roteiro rio de janeiro cristo redentor dicas de viagem
VIsta do Corcovado e Cristo Redentor

Depois siga para o Jardim Botânico do Rio, foi aberto ao público em 1981 e possui uma área de mais de 50 hectares de natureza preservada com plantas nativas e exóticas e também alguns animais como aves e primatas.

É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e tem um grande valor para a história do país, pois foi idealizado por D. João VI, em 1808.

O ingresso custa 27 reais, na bilheteria não é aceito pagamento via pix ou cartão de crédito. Horário de visitação: diariamente, das 8h às 17h.

o que fazer no rio de janeiro jardim botanico
As palmeiras gigantes do Jardim Botânico

Aqui você poderá fazer trilhas, visitar estufas e museus.

Depois saia do parque para almoçar ali perto e siga para o Parque Lage, uma caminhada rápida de 15min! Um dos lugares mais famosos do jardim onde fica um palacete histórico com vista para o Cristo e rende ótimas fotos! Agende a sua visita na Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Daqui você pode visitar a Lagoa Rodrigo de Freitas, outro lugar incrível para o Por do sol. Vários locais praticam esportes nessa área como corrida, pedalada, skate ou ioga.

Se quiser jantar, há vários restaurantes no bairro do Jardim ou no Parque Tom Jobim.

parque lage rio de janeiro turismo
O Parque Lage não pode ficar de fora do seu roteiro no Rio De Janeiro!

DIA 3 – Roteiro Rio de Janeiro: Niterói e Praia

E o terceiro dia já começa no mar! Vamos pegar a balsa Rio Niterói. As balas saem da Praça XV, uma região bem movimentada. Se você já utilizou o metrô no rio, provavelmente você terá o cartão recarregável RioCard e pode usar na balsa também!

O preço da estação Praca XV até Praça Araribóia em Niterói custa R$7,70. Veja os horários e tarifas das barcas.

No caminho você verá a Ilha a Ilha Fiscal, a Ponte Rio-Niterói, o Pão de Açúcar e o aeroporto Santos Dumont!

Chegando no terminal das barcas em Niterói, chame um Uber ou táxi para o Museu de Arte Contemporânea, chamado de MAC é um dos cartões-postais de Niterói. Ele foi inaugurado em 1996 e Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer! O ingresso custa 12 reais e a entrada é grátis nas quartas. Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h e as exposições podem ser vistas aqui.

mac museu arte contemporanea niteroi
Vale a pena visitar o MAC em Niterói

A forma do MAC lembra uma nave espacial e o melhor é a vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara e as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. Eu gosto muito de arquitetura e sou fã deste museu!

Saindo do MAC você poderá visitar a Fortaleza de Santa Cruz e o Parque da cidade, mas eu decidi voltar pro Rio para ir pra praia!

A volta pode ser feita de busão pela ponte Rio Niterói se você deseja viver perigosamente ou pode pegar a balsa.

Chegando no Rio, alugamos uma bicicleta pelo aplicativo Tembici do Itaú. Recomendo pegar o plano lazer que custa 24,90 para 2 dias e você pode usar a bike até 2 horas! Veja mais informações aqui Bike Itaú: como alugar bicicleta no Rio de Janeiro

Nós pedalamos do Flamengo até a Praia do Leme. Eu super recomendo que vocês façam isso um dia pois a vista e o percurso é lindo pois você vê o Morro da Urca e o Pão de açúcar, passa pela praia do Botafogo até chegar em Copacabana. Eu não curto muito Copacabana, recomendo a Praia do Leme, um lugar muito gostoso pra relaxar e ainda pode ir até a Mureta do Leme ou no Forte Duque de Caxias.

Eu adorei que na praia vendem de tudoo, mate, empada, biscoito, docinho….tudo!

dica viagem praias rio de janeiro praia do leme
A Praia do Leme é tranquila e linda!

Se desejar outra praia, você pode ir até o fim de Copacabana para do outro lado chegar na Praia do Arpoador e Praia de Ipanema, uma das mais famosas do Rio e mais agitadas! Aqui você poderá ver mais um por do sol incrível, mas ai precisa ir até a Pedra do Arpoador! Veja mais 7 lugares incríveis para ver o por do sol no Rio

Roteiro Rio de Janeiro o que fazer em 3 dias arpoador
Por do sol na Pedra do Arpoador

DIA 4 – Roteiro Rio de Janeiro: Centro histórico

Neste dia vamos conhecer um pouco da história do Rio e o centro histórico! O Roteiro Rio de Janeiro deste dia é dedicado aos dias mais nublados ou com previsão de chuva pela manhã.

Começamos pelo Boulevard Olímpico, um legado da Olimpíada que transformou essa zona portuária!

Ela abrange toda a orla do Centro com o Porto Maravilha (armazéns do porto, AquaRio e a roda gigante Yup Star), a Praça Mauá (Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio) e a Orla Conde (que facilitou o acesso ao Mosteiro de São Bento, o CCBB e o passeio à Ilha Fiscal).

Aqui você pode começar o dia caminhando pelo calçadão para ver o mural Etnias, maior painel de street art do mundo. Ele foi criado pelo Eduardo Kobra e faz uma homenagem aos primeiros habitantes de cada um dos continentes. Nesta hora do dia ele fica iluminado!

museu do amanha viagem rio de janeiro
O Museu do Amanhã fica no Boulevard Olímpico

Depois visite o Museu do Amanhã, um lugar com estrutura futurista e uma experiência audiovisual. É um museu de ciências que explora os desafios e as oportunidades da humanidade e gera reflexões. O ingresso custa R$ 30 e deve ser agendado pelo site oficial.

Dali seguimos para o Museu de Arte do Rio que fica do lado oposto. Ele tem uma cobertura ondulada e é composto de dois prédios diferentes um palacete de 1919 e um terminal rodoviário de 1950. As exposições no museu exploram a cultura, costumes e história do Rio de Janeiro. O ingresso custa R$ 20,00, veja as exposições aqui.

Você pode também optar por visitar a Roda Gigante Yup Star, a volta dura em torno de 20 minutos e custa 70 reais. Ali pertinho fica o AquaRio, um dos maiores aquários marinhos da América Latina. O passeio deve durar umas 2 horas e custa R$ 140.

Neste caso existem duas excursões nesta área que incluem o ingresso para estas atrações:

Daqui pegamos um metro até a Confeitaria Colombo que funciona desde 1894 e tem uma aparência requintada servindo doces portugueses.

Umas 3 a 4 quadras dali fica o Real Gabinete Português de Leitura, um dos lugares mais incríveis e um pouco escondidos do rio principalmente por causa de sua fachada simples. O interior é repleto de mais de 350 mil livros em suas estantes entalhadas, os exemplares mais raros são expostos em caixas de vidro.

dicas rio de janeiro Real Gabinete Portugues de Leitura
Real Gabinete Português de Leitura

Em seguida recomendo uma passadinha rápida na Catedral Metropolitana, um dos prédios mais diferentes por causa do seu formato cônico como uma pirâmide e até meio sem graça por fora, mas quando vocêentra se surprende com tantas cores nos vitrais! São 3 vitrais gigantes que simbolizam os elementos da igreja. A visita é gratuita.

Essa região é um pouco estranha, então fomos rapidinho até Estação Carioca para pegar o Bonde de Santa Teresa, um bondinho que liga o centro do Rio ao bairro de Santa Teresa. É um passeio muito gostoso e barato, a ida e volta custa 20 reais.

No caminho passamos nos Arcos da Lapa e descemos no Largo do Curvelo para chegar no Parque das Ruínas um palacete que foi transormado em centro cultural e que tem uma vista incrível da cidade! Ah e ali pertinho fica a Escadaria Seláron e do outro lado o Largo dos Guimarães com várias lojinhas e bares. Você também pode fazer um Free tour pelo bairro de Santa Teresa

rio de janeiro o que fazer bonde santa teresa
Vem comigo no Bonde pra Santa Teresa!

Se sobrar algum pingo de energia em você, poderá voltar de bonde e ir até o CCBB, o Centro Cultural Banco do Brasil! Um prédio muito legal que sempre tem exposições diferentes. Quando visitei tinha uma exposição sobre como criar seu dragão com desenhos, maquetes e até vi o Banguela pendurado na cúpula! A entrada é gratuita e pode ver as exposições atuais aqui.

DIA 5 – Roteiro Rio de Janeiro: Pedra do Telégrafo

Existem muitos morros para você conhecer no Rio de Janeiro e prais no Rio, é impossível fazer tudo numa visita só. Uma das mais famosas é a trilha até a Pedra da Gávea!

No meu último dia decidi explorar a parte aventureira do Rio e fazer a trilha da Pedra do Telégrafo, também chamada de pedra da bigorna! Sim essa pedra que engana todo mundo que você está pendurado haha Reserve a sua Excursão de 4×4 à Pedra do Telégrafo

Sentada na Pedra do Telégrafo
Sentada na Pedra do Telégrafo

É bem afastado do rio, então você precisa ir de carro ou de excursão e fazer um trilha relativamente rápida.

Se desejar conhecer mais do estado do rio, aconselho viajar até Arraial do Cabo, um destino paradisíaco a 3 e meia da capital. Você pode ir de onibus ou carro e recomendo 2 dias completos pelo menos para valer a pena! Cabo Frio é outro destino legal.

Outra opção é fazer uma excursão para Angra dos Reis, outro destino famoso de praias lindas!

Gostou deste roteiro Rio de Janeiro? Qualquer dúvida, comente!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here