Há vários tipos de trabalhos para brasileiros na Europa e você consegue atuar no mesmo ramo do Brasil em diversos países. Confira as dicas para trabalhar e morar na Europa, profissões mais procuradas e exercidas por brasileiros e seus respectivos salários, validação de diploma e mais! Assista o vídeo
Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa
Recomendações antes de mudar de país
Muita gente acredita que ficará rico rapidinho na Europa. Isso não é verdade, muita gente acaba trabalhando em mais de um emprego para poder economizar e até enviar dinheiro para o Brasil. É importante já ter isso em mente para não se decepcionar no futuro, pois é vida de imigrante não é fácil!
Leve seu diploma! Ter uma formação superior ajuda muito na hora de procurar empregos que paguem melhor. Experiência profissional também conta bastante.
Estude outra língua! O inglês é uma das primeiras línguas que você pode aprender pois é utilizada praticamente no mundo todo e é relativamente fácil de aprender. Caso você já foque em um país específico como Alemanha ou França, estude o idioma local antes de fazer a mudança.
Caso você não queira se estabelecer em apenas um lugar, confira a lista de 6 Trabalhos que te pagam para viajar, salários e como chegar lá
Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa
Estas foram as áreas que mais encontrei brasileiros exercendo a profissão em Portugal, Inglaterra, Alemanha, Suécia e Irlanda. Claro que há possibilidade de trabalhar em outras áreas. Se você tiver passaporte europeu, o processo é muito mais fácil. Veja 5 formas para conseguir a Cidadania Europeia
Assista o vídeo abaixo:
Estética
Manicures, cabeleleiras e massagistas brasileiras são muito procuradas na Europa tanto por expatriados quanto gringos. A área de estética é muio forte no Brasil então sabemos de todas as novidades e técnicas, sem falar na forma de atendimento ao cliente. Tenho visto muitas oportunidades em Portugal, já que muitas portuguesas seguem as blogueiras do Brasil hahah Maquiagem a domicílio e depilação brasileira são tendências.
É importante ter uma certificação e experiência, por isso recomendo aproveitar o tempo no Brasil para se especializar no Senac e em cursos direcionados promovidos por salões e marcas de beleza.
O salário varia conforme a sua posição pois você pode trabalhar para alguém em um salão, ter o próprio salão e por aí vai. O mínimo em Portugal é de 635 euros e já vi salários nessa área por e 900 a 1700 euros.
Aupair
Essa é uma das formas mais comuns para conseguir um visto de trabalho enquanto estuda na Europa. Muitas amigas já mudaram para Irlanda, Suécia e Alemanha por causa desse visto. Você pode contratar uma agência de intercâmbio para te ajudar ou tentar por conta.
Os acordos são feitos diretamente com a família e o salário depende da quantidade de crianças, se você irá morar junto com eles, se irão pagar o seu curso… A hora pode começar com 9 euros mas também podem pagar por semana (entre 100 a 150 euros).
É recomendado já saber o básico do idioma local e ter experiência comprovada com crianças. Muitas vezes a família também quer que você fale apenas português com as crianças para que aprendam uma nova língua.
Confira: 5 PAÍSES FÁCEIS para brasileiro morar e trabalhar
Gastronomia
Essa área sempre tem vagas pois todo mundo precisa comer né! Chefs de cozinha com experiência e certificação conseguem trabalho rapidinho na Europa. Na Inglaterra, o salário começa com 9,50 libras a hora e pode ser promovido logo se mostrar aptidão e proatividade. No Senac tem um curso de Gastronomia com duração de um ano.
É importante saber que existe turnos separados (split shift): você trabalha algumas horas para o almoço, faz uma folga de 3 a 4 horas e volta para a janta. Isso é muito comum na Itália e acaba estragando o seu dia, já que não consegue aproveitar direito e nem descansar.
Garçons, atendentes e baristas recebem um pouco menos: 8,20 euros é o mínimo por hora se você tiver mais de 25 anos (menos paga menos). Pode receber gorjetas também. Nesses trabalhos muitas vezes não é necessário mostrar experiência. Eu trabalhei nessa área por um breve período e conto as tretas no vídeo abaixo haha
Construção
A Europa sempre está em reforma e construindo coisas novas, por todo lugar você vê gruas e ouve braulhos de construção. Precisam de pedreiros, encanadores, eletricistas e até motoristas de caminhão.
Como esse caso é bem específico, as requisições varia de país para país. No caso da Inglaterra, é necessário fazer um exame para mostrar que tem conhecimento e habilidades na área e um curso de “atualização”. Assim você recebe uma autorização, tipo um cartão, que pode trabalhar na área.
Em muitos casos, o governo pode subsidiar esses cursos, como é o caso do curso de eletricista do Jean. A duração é de 2 anos, ele recebe os livros em casa, faz os testes online e algumas aulas práticas em outra cidade.
Os salários variam bastante: eletricista ganha em torno de 18 libras a hora e motoristas de caminhão 16 por exemplo. Mas há casos de obras específicas como uma vaga de eletricista numa linha nova de metrô em Londres que pagava 480 libras por dia.
Saúde
No caso da Inglaterra, a maioria dos enfermeiros e técnicos são estrangeiros. Há também muitas vagas para dentistas e médicos e você pode trabalhar para o Estado, empresa privada ou ter o próprio consultório.
É necessário fazer a validação do seu diploma, encontrar uma universidade com grade semelhante ao seu curso e dar entrada no processo (equivalência e validação). Pode levar de 6 meses a um ano e muitas vezes é preciso fazer uma prova para confirmar o que você estudou. Sem falar que a fluência na língua local irá ajudar muito para exercer a profissão.
O salário varia de 950 a 3200 euros para cima dependendo como irá trabalhar, já que é possível trabalhar para o Estado e empresas. Eu achei estes dados da Inglaterra:
- Salário em empresa privada e estatal: 40 a 150 mil ao ano
- Só em estatal:33 a 83 mil ao ano
O ganho pode ser maior se tiver o próprio consultório, mas lembre-se que os gastos iniciais são altos em equipamento, ferramentas de trabalho, aluguel….
Tecnologia da Informação
Esse é um dos ramos que mais contrata na Europa, principalmente Irlanda e Alemanha! É necessário ter diploma e experiência na área, sem falar que o inglês é fundamental e outro idioma é um plus no currículo.
As profissões mais procuradas são:
- Programador
- analista de dados
- desenvolvedor web e mobile
- cientista de dados
- especialista de integração
Os salários começam com 1200 a 2500 euros dependendo da função do país. Recentemente Portugal criou um visto chamado TechVisa para atrair empresas e trabalhadores da área de tecnologia. Muitos profissionais não ficam em Portugal por causa do salário e muitos migram para a Alemanha que paga muito mais por exemplo.
Gostou destas dicas de trabalhos para brasileiros na Europa?
Salve no Pinterest
Leia também
Por que o Brasil é melhor do que a Inglaterra
Passaporte brasileiro: os melhores do mundo e países que exigem visto
Nossa amei as dicas, muito obrigada de verdade! Estou pensando em trabalhar com unhas de gel na Europa, trabalho no Brasil há anos e acredito que conseguirei. Estou estudando inglês agora
Super interessante seu post, principalmente porque mostra que não é fácil ficar rico (como muita gente sonha) e que, sim, é possível se mudar de país e ter um trabalho legal.
A área da biomedicina é boa aí na Inglaterra?
Gostei destes trabalhos para morar fora, estou procurando algo porque aqui no Brasil só vai piorar. Preciso encontrar uma vida melhor para mim e minha família
Certificados de cursos profissionalizantes são válidos na Alemanha?
por exemplo um certificado na área de maquiador profissional seria válido pra quem quer trabalhar nessa área e talvez montar o seu próprio estúdio?