A região do rio Soča, conhecida por Vale do Rio Soča (pronuncia-se sótcha), é repleta de cachoeiras, montanhas e florestas e perfeita para atividades esportivas na Eslovênia. Localizada no sul do Parque Triglav, a região compreende três cidades charmosas: Bovec, Kobarid e Tolmin. Confira as dicas do que fazer no Vale do Rio Soča em e assista o vídeo!
Conhecendo o Vale do rio Soča
Vale do Trenta
Como nós viemos do norte pelo belíssima estrada do Vrsic Pass nos Apes Julianos, passamos pelo Vale do Trenta com suas casinhas charmosas e bem tradicionais até chegar em Bovec. O caminho é muito bonito e rodeado por diversas montanhas. Ali já dá pra ver o azul do rio Soca, diversas pontes e uma galera de caiaque. A estrada é muito boa, porém alguns trechinhos são estreitos nas curvas, então tome cuidado.
A charmosa Bovec
Bovec pode ser igualada a Interlaken na Suíça: uma cidade pequena e cheia de jovens procurando atividades radicais e vários agências. É muito gostoso caminhar pelo centrinho da cidade, há algumas opções de restaurantes, bares e barraquinhas. Um dos pontos mais chamativos de Bovec é a montanha Svinjak (1653m) que dá um tcham nas fotos e foi apelidada de Matterhorn da cidade.
Não sei se tem sempre essas barraquinhas ali do lado direito na foto, nós comemos este peixinho aqui com batata e salada por 3,50 euros e estava uma delícia! A maioria dos negócios da cidade fala inglês, porém fomos numa farmácia e só conseguimos nos virar no italiano!
Atividades na natureza
A atração principal é rio Soča, um rio de um azul absuuurdooo, maravilhoso!! Caiaque, rafting e hydrospeed nas águas do Soča são muito procuradas no verão e o mergulho e o standup paddle nas cachoeiras e piscinas naturais agradam os menos aventureiros. Também há opções de trekking, hiking, bicicleta, pesca de truta, zipline e paragliding para a galera que não quer se molhar. Infelizmente não pude aproveitar nenhuma destas pois fiquei muuuito doente, não conseguia nem falar 🙁 Eu amo as montanhas mas sempre fico assim quando estou nelas, amor incompreendido.
No inverno as atividades oferecidas são trenó na neve (sledding), ski touring nas montanhas e escalada no gelo.
Caso você não queira se aventurar muuito, sugiro conhecer a região de carro! Tudo é meio pertinho e as paisagens são incríveis. Estas são as opções mais tranquilas:
Cachoeira Boka
Há inúmeras cachoeiras para conhecer no Soča Valley, porém nenhuma bate a Boka, a maior da Eslovênia com 144m de altura e 18m de largura. Ela desce pelas montanhas Kanin e suas águas são muuuito geladas, em torno de 4.5 ºC! Ela pode ser vista da estrada 203 em direção à Tolmin.
Cachoeira Virje
Perfeita para um mergulho beeem gelado, a Cachoeira Virje possui 12m de queda num laguinho verde e transparente. Essa cachoeira fica meio escondidinha, mas o caminho é sinalizado desde Bovec. Havia várias pessoas pulando loucamente na água e outras fazendo um picnic. Há um espaço com sombra e a entrada é cheia de pedrinhas.
Garganta do rio Soča
Esse pequeno desfiladeiro de 750 m e 15m de profundidade é um deleite azul aos olhos! O rio nasce aqui, em torno de 11km de Bovec lá no Vale do Trenta. É preciso estacionar próximo à estrada e seguir uma trilha de uns 20min até lá.
Kluže & Fort Hermann
Localizada a 4km de Bovec, esta fortaleza foi importante na proteção contra as invasões turcas, exército de Napoleão e ataques na Primeira Guerra Mundial. Dentro há uma exposição permanente. Do outro lado ficam as ruínas do forte Hermann, construído em 1900. Para chegar lá é preciso subir uma rota, passar por um túnel iluminado e subir um pouco o monte Rombon. Este trajeto demora meia hora e é preciso tomar muito cuidado e levar lanterna.
A pequena Kobarid
Esta pequena cidade foi ponto estratégico em várias guerras. Napoleão passou por aqui, construiu uma ponte sobre o desfiladeiro do Soča e ganhou o nome de Ponte do Napoleão . Durante a Primeira Guerra Mundial, Kobarid foi devastada pelas batalhas das forças austro húngaras e italianas e uma parte desta história pode ser vista no museu premiado de Kobarid. Depois vieram os nazistas, os britânicos e americanos até a criação da Iuguslávia.
Esta é a incrível vista da Ponte do Napoleão sobre o rio Soča. Amei como a Eslovênia combina com meus cabelos ahueaheua
Mas como o rio Soča é tão azul?
Bem, o rio Soča vem de uma área de derretimento glacial que normalmente tem origem calcária. Na água há diversas partículas finíssimas de calcário que ficam em suspensão e quando a luz incide sobre a água, há uma distorção do comprimento de onda . Por isso fica verde ou azul dependendo da luz e horário do dia.
Restaurantes da famosa chef eslovena Ana Roš
A cidade é bem pequena, mas possui um dos melhores restaurantes do mundo, o Hiša Franko da Ana Roš. Ela apareceu na série Chef’s Table da Netflix e o seu restaurante é lotado todas as noites, precisa fazer reserva com meses de antecedência. O lugar fica meio afastado, tipo num sítio.
Nós comemos no Hiša Polonka, a versão “econômica” localizada no centro de Kobarid e pedimos uma sopa de ervilha e carneiro com purê. Achamos meio simples demais para serem pratos assinados por uma chefe renomada, não havia muito sabor. Os preços eram justos, tanto que muitos italianos cruzam a fronteira e jantam aqui.
Infelizmente não tivemos tempo de visitar Tolmin, a última cidade do Vale do rio Soča! Se você puder, sugiro explorar a Cachoeira Kojzak e Tolmin Gorge.
Onde se hospedar no Vale do rio Soča
Há poucas opções em hotéis e hostels no Vale do rio Soča e uma quantidade enoooorme de apartamentos! Os locais alugam vários quartos a preços acessíveis e a maioria é bem localizada.
Nós passamos duas noites na região, uma no Hostel Soca Rocks em Bovec e outra no Rooms Pri Lovrižu em Kobarid. Gostamos bastante de ambos! O hostel é já na entrada da cidade, possui camas boas, galera legal, cozinha espaçosa e bar. O segundo é de uma família, simples e aconchegante pertinho da igreja.
Mais opções de hospedagem:
Bovec
Kobarid
Assista o vídeo da região do Triglav e Vale do rio Soča
salve no pinterest
leia mais sobre a Eslovênia
Poxa, que pena que você ficou doente, mas pelo menos deu pra visitar muita coisa. Concordo que a Eslovenia combina com seus cabelos, as fotos ficaram ótimas com os tons de azul, hahahaha!
A Eslovénia foi o meu primeiro Amor no leste europeu, em 2000… não conheço a região, mas… não preciso, para me apaixonar de novo 🙂 Gostei da arquitetura e da comida :)))
Se pode ser comparada a Interlaken, é incrível, então! Fiquei impressionada com a beleza das cachoeiras. Vou colocar na listinha dos sonhos 🙂
No quesito de várias atividades esportivas,pq se for ver arquitetura, preço e movimento da galera n eh n ahsush
Paisagens de cortar a respiração, paz e tranquilidade!!Que mais podemos desejar!!
Amei! Confesso que nunca me passou pela cabeça visitar a Eslovênia… acho que tenho um bloqueio com o Leste Europeu. Mas amei as fotos e estou morrendo de vontade de visitar agora!
Adorei conhecer seu blog e já salvei ele aqui como inspiração hahaha. Faz pouco tempo que comecei o meu e espero um dia ter o alcance que você tem!
Beijos!
Eu descobri há uns dois anos pela foto de bled e me apaixonei… Agora eu quero voltar! Boa sorte no blog!!
Que lugar lindo!!!! Amando sua séria de posts sobre o país. Aprendendo muito. Não sabia que um dos melhores restaurantes do mundo ficava ali. Demais!
Cada lugar lindinho hein!! Adorei as dicas. Estou indo pra essa região em novembro e já anotei!
Esse seu caso de amor com as montanhas precisa ser resolvido só acho hahahaha, eu amei essas cachoeiras e a vista da Ponte do Napoleão é de cair o queixo, e sim combina muito com o tom do seu cabelo.
Que lugar lindo, adorei o vídeo também, deu pra sentir uma paz gostosa daqui…
Um lugar charmoso e com natureza exuberante ao mesmo tempo, nossa, adorei! E nunca tinha ouvido falar.
Pretendo ir a Eslovenia em junho e ainda estou montando o roteiro. Vi que você ficou duas noites nessa sua trip e pergunto se você acha que saindo de Bled e dormindo apenas em Kobarid dá pra conhecer bastante coisa (ver lugares bonitos). Não pretendo fazer rafting ou standup. Apenas olhar os locais e conhecer as belezas naturais.
oi Flavia dá sim, só sair cedinho!