Itália

Siena: medieval e linda!

posted by Angie Outubro 14, 2017 8 Comments

Siena fica super pertinho de Florença na Itália e vale sim um bate e volta, pois meio dia é suficiente para visitar as principais atrações. Veja este roteiro em Siena!

Roteiro em Siena na Toscana

Siena é uma daquelas cidades que você sente essa “atmosfera medieval” com os predinhos de tijolos laranjas, ruas estreitas e detalhes antigos em cada parte. Reza a lenda que Siena foi fundada por Aschio e Senio, os filhos de Remo, um dos caras que fundou Roma e que foi alimentado pela loba (essas mitologias malucas…).

dicas em siena toscana italiaA cidade pode ser explorada a pé tranquilamente, pois as principais atrações ficam ali no centro. Note que se você estiver de carro terá que deixá-lo em algum lugar fooora do centro, pois ali não é permitido a entrada de veículos. A cidade histórica é patrimônio mundial da UNESCO.

Piazza del Campo e o Palio

A primeira parada é a Pizza del Campo, uma praça com um declive super gigantesca. Mas ai você se pergunta “pra que diabos o chão vai pro centro da praça?” E eu respondo “para ver os cavalos melhor”

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

piazza del campo durante palioCaralhada de gente durante o Palio haueahe

Meu caro gafanhoto, aqui rola o Palio, não o carro, e sim um evento gigantesco que acontece há 800 anos e que se resume em corrida de cavalos. Cada bairro (contrada) de Siena possui um time e um animal que o representa: tem girafa, porco espinho, peixe, elefante, dragão…um verdadeiro zoológico. É só você olhar para as fachadas dos prédios que verá que as cores mudam conforme o bairro e se estiver durante o evento, isso fica mais evidente pois colocam várias bandeiras.

bandeira contrada sienalenco time corrida de cavalos siena italia
Essa corrida acontece oficialmente no mês de junho maaas temm um segunda “mais turística” em agosto.
A corrida em si dura 90 segundos, mas esperei no dia QUATRO LONGAS HORAS pra poder ter lugar grátis pertinho da pista em meio a uma galera infinita e fui no ultimo dia (são 3 dias de festival).

bandeiras rua siena medival palio

O evento reúne danças, apresentação de cada bairro, bença nos cavalos e jockey, decisão de quem vai primeiro…e por ai vai umas duas horas pra ver os cavalinhos em 90 segundos. O vencedor de 2017 foi Onda, a bandeira azul do peixinho.

danca das bandeiras sienacorrida de cavalos em siena palio

Pallazzo Pubblico e Torre

piazza del campo siena roteiro
Maaas voltando à Praça, o prédio mais imponente é o Pallazzo Pubblico, a câmara municipal. Há um museu ali e várias pinturas retratam o Governo dos Nove, nove pessoas eleitas pelo povo e que não eram nobres para governar a cidade por 2 meses. Custa 9 euros. Na mesma entrada do museu, é possível subir na Torre del Mangia, onde fica o sino. Essa torre foi construída por volta de 1340 e possui 88m. A subida é puxada com muitos degraus estreitos e a entrada custa 10.
Dica >> dê uma olhada nos bilhetes com atrações combinadas para economizar!

janelas palio de siena

Duomo di Siena

duomo di siena o que fazer na toscana
A catedral de Siena é lindíssima com várias detalhes em mármores coloridos e mosaicos, sendo que os vitrais são um dos mais antigos da Itália. Lá dentro também há referências às contradas nos mosaicos do pavimento, chamados de intarsi. Também visite a Biblioteca Piccolomini dentro da catedral com diversos afrescos.

Ao comprar o ingresso (em torno de 8 a 15 euros dependendo a época) para visitar o Duomo você pode visitar também a Cripta, Batistério e Museu da Ópera. Cada lugar tem um detalhe especial, como a cripta que ficou esquecida por séculos, o batistério com o teto todo decorado e o museu com as iluminuras! Ah no museu também é possível subir na torre e ver toda Siena. Há também tours guiados dentro da igreja.

Se der tempo, visite a Igreja San Domenico e o Santuário de Santa Catarina.

Na night

Em volta da Pizza del Campo tem diversos bares e pubs nas vielas, não cobram entrada e a cerveja custava uns 4 euros. O povo é bem animado, foi uma noite muito louca aheuahe tinha até karaoke aheuahe

Para lanche rápido e barato

Visite a Pizzaland na Via Camollia, 41. Comi vários pedaços deliciosos de pizza bem recheados por 2 a 3 euros! O atendimento é muito bom e a pizza sempre quentinha.

pizza em fatia italia

Dicas para bate e volta de Florença – Siena

o que fazer em siena roteiro

Como chegar em Siena

De busão

De busão fica muito fácil, procure pelo endereço no google “Via Santa Caterina da Siena” ou pergunte pela auto stazione pois o lugar é do lado a estação de trem, porém fica lá o fundo descendo uma rampa do lado do muro.  Veja os horários no site

Aí há opte pelo busão rápido linha 131R para chegar em Siena em uma hora e meia por ai. Dá pra comprar a passagem  direto com os motoristas (10), porém se você comprar na banquinha sai mais barato ( 7.80).

Você chega em Siena na Piazza Gramsci/Viale Tozzi, a qual é mais perto do centro do que da estação de trem. Há uma passagem meio mocada chamada “sottopassaggio della Lizza” na qual você pode comprar as passagens de volta.

De trem

Os trens são demorados pois passam a cada hora mas demora 2h pra chegar pois faz uma volta meio burra, sem falar que sempre atrasam (afinal estamos na Itália) -_- O normal é 8,60, mas é claro que se for com o trem rápido é mais firmeza. De lá é só pegar os bus Piazza del Sale/Viale Garibaldi ou Viale Tozzi/Piazza Gramsci até o centro histórico.

Lembre-se de validar o ticket assim que entrar no busão ou trem!!!

De carro a situação complica bastante, pois fica difícil achar lugar para estacionar e você não pode deixar naaada dentro do carro visível pois podem arrombar pra roubar. E outra: você pode perder muito tempo procurando vaga.

Onde se hospedar em Siena

Aconselho estes lugares para dormir em Siena, estão bem localizados e o preço é muito bom em relação ao resto.

Onde NÃO se hospedar nunca EVER!

Quem tá ligado no canal, já sabe das tretas que a gente teve ai num hostel cof cof siena guidorricio cof que expulsaram a gente por nada, então faz um favor pra mim passe looonge (mas se quiser jogar aqueles saquinhos com bosta pegando fogo pode). Não tem ar condicionado, wifi é uma bosta e o café da manhã é fraco. Conto tudo nesse vídeo

Salve no Pinterest

Siena, uma cidade medieval imperdível na Toscana na Itália

Leia também

COMO VIAJAR BARATO PELA ITÁLIA: DICAS ESSENCIAIS!
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA
5 MOTIVOS PARA VISITAR FLORENÇA!

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

8 Comments

Marcia Novembro 1, 2017 at 5:21 pm

Não sei se eu teria pique para visitar Siena no dia do Palio, afinal, o que mais gostei de Siena é que ela é mais tranquila que Florença! Bem legal esta dica do ônibus, achei que o trem fosse a forma mais prática. Mandou bem, guria!

Reply
Angie Novembro 9, 2017 at 11:30 am

uma vez na vida só e olha lá ahueahue

Reply
Márcio Novembro 7, 2017 at 11:12 pm

Muito linda essa cidadezinha Itáliana! Parabéns pelas dicas. Adorei.

Reply
Angela Castanhel Novembro 8, 2017 at 8:59 am

Gostei da maneira como você retratou a cidade em fotos lindas. Esse clima medieval as vezes me arrepia sabia? Até pensei seriamente se no passado eu não vivi em um lugar assim hahaa

Reply
Dayana Lole Novembro 8, 2017 at 10:08 am

Nossa, realmente o povo dá valor a essa corrida, hein?

Reply
itamarjapa Novembro 8, 2017 at 4:32 pm

Demais o post, mas o que mais curti foi a dica: “jogar aqueles saquinhos com bosta pegando fogo” kkkkkk Rachei de rir! Só você mesmo! kkk

E que muvuca esta galera no Palio hein! 😮

Reply
Angie Novembro 9, 2017 at 11:30 am

é um detalhe muito importante aheuaheuahe

Reply
Débora Resende Novembro 9, 2017 at 10:38 pm

Que demais! Acredita que nunca tinha ouvido falar dessa cidade? Pelas fotos, achei alguns lugares bem parecidos com Florença, rs.

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: