Eslovênia

Maribor e a vinha de 450 anos!

posted by Angie Setembro 7, 2018 9 Comments

Maribor é a segunda maior cidade da Eslovênia, posssui diversas atividades culturais, lugares bonitos e a vinha mais antiga no mundo! Fica no leste do país pertinho da Áustria e Croácia e se você estiver viajando de busão por essa região possivelmente ele fará uma parada em Maribor. Veja o que fazer em Maribor e assista o vídeo

Maribor: charme no leste da Eslovênia

dicas para visitar maribor eslovenia

Uma breve história de Maribor

Maribor já era ocupada durante a Era do Bronze e foi mencionada pela primeira vez no século 12. Ficou muito importante em 1846 quando a linha de trem de Vienna a Trieste passava por ela, favorecendo a economia e o desenvolvimento de indústrias.

Duas pessoas foram muito importantes em Maribor:  Slomšek e Maister. O  Bispo Anton Martin Slomšek trouxe a diocese de St. Andraz para Maribor e fazia a missa em esloveno, ao invés de alemão. O poeta e general Rudolf Maister protegeu a fronteira norte da Eslovênia e Maribor após a Primeira Guerra Mundial e anexou o território ao novo estado da Iuguslávia (eslovenos, croatas e sérvios).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

rua de maribor eslovenia dicasAté Adolf Hitler passou em Maribor, tirou uma foto na ponte principal e estava certo que poderia tornar Maribor alemã novamente. Imediatamente após a sua visita, os nazistas expulsaram vários eslovenos, croatas e sérvios da região, mandando-os para campos de concentração. A cidade possuía um centro industrial grande e indústria bélica, o que virou alvo de bombas dos aliados e 47% da cidade foi destruída.

Na cidade falam esloveno, alemão e inglês.

O que visitar em Maribor

É possível conhecer a cidade em apenas um dia. Recomendo fazer o tour do Centro de Informações Turísticas, nós adoramos! Quem nos guiou foi a Barbara Izlakar, muito querida!

Old Vine House – Hiša Stare trte

maribor vinha mais antiga do mundo

A casa da vinha antiga fica às margens do rio Drava, um prédio histórico reformado e que hoje abriga um museu. A vinha está na frente, protegida por uma grade, e está viva há mais de 450 anos! Ela sobreviveu à pragas, às bombas da Segunda Guerra Mundial e aos moradores (alguns a usavam como varal aheuahe). Comprovaram cientificamente a idade e também viram gravuras da vinha em livros de 1657 em Graz.

Nós visitamos o museu que conta a história da vinha e o como o vinho é uma tradição cultural na região, além de fazer uma degustação! Há até a Festa do Vinho com direito a Rainha e Princesa e também uma celebração da colheita das uvas da vinha mais antiga. Com essas uvas fazem um vinho especial, colocaram numa garrafa especial e só entregam à pessoas importantes como o Papa, o Imperador do Japão, o Schwarzenegger…e por ai vai! Não é possível comprar um exemplar, somente dos outros vinhos. A variedade da uva é Žametna črnina ou Modra kavčina (também presente lá na Eslováquia).

vinho especial vinha maribor 450 anos

Ponte Velha – Stari Most

Foi nesta ponte que Hitler tirou algumas fotos durante a sua visita a Maribor, antes de ser destruída pelos aliados durante a Segunda Guerra. Ela foi construída em 1913 e une as duas partes da cidade. Vale a pena dar uma caminhada pois a vista do rio Drava e de Lent são muito bonitas. Alguns ônibus só param do outro lado da ponte.

ponte de maribor glavni most

Lent

Essa região próxima ao rio é chamada de Lent e compreende a casa da Vinha, as torres de defesa próximas ao rio, a Sinagoga, a praça e torres judaicas.

vista de maribor eslovenia rioNaquela pracinha ali da árvore sozinha à esquerda fica um pequeno museu e umas esculturas muito bizarras!

esculturas demoniacas maribor esloveniaescultura metal pessoas maribor eslovenia

Praça Principal – Glavni trg

monumento praça principal coluna da pragaNo meio da praça fica a Coluna da Peste, um monumento para agradecer o fim da Peste Negra em 1680 que dizimou um terço da cidade. Seis Santos e uma coluna com a Virgem Maria compõem o monumento.

A praça é rodeada de prédios bem bonitos, sendo que um deles é a Prefeitura e outro a Igreja de São Aluísio. Na região há vários restaurantes e cafés.

praça principal maribor esloveniadicas de maribor lugares legais para visitar na eslovenia

janelas arquitetura eslovenia maribor

Praça Slomškov  – Slomškov trg

Essa praça bem charmosinha está rodeada de prédios bonitos como os correios, a universidade, o teatro e a Catedral de Maribor, onde o bispo Anton Martin Slomšek fazia suas missas e onde se encontra seu túmulo . Uma estátua do bispo e um leão sorridente da época dos romanos compõem a praça. Antigamente tudo isso era um cemitério.

correios maribor eslovenia arquiteturauniversidade de maribor predio

Praça do Castelo- Grajski trg

Aqui ficam o Castelo, o Museu Regional de Maribor e St. Florian.  O castelo foi construído no século 15 e abriga o museu com diversas peças dessa época. Ao lado fica a cafeteria Astoria, super antiga e frequentada por muitas gerações de eslovenos.

museu castelo de maribor dicas eslovenia

praça em maribor esloveniaUma das coisas que mais chama atenção é um monumento gigante de metal que parece um punho chamado de Spomenik NOB, monumneto da Liberação. Esse monumento foi feito em homenagem a 700 prisioneiros mortos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, os quais tentaram resistir à ocupação do Eixo.

monumento maribor centro da cidadeDo outro lado fica a Catedral Franciscana, um prédio muito bonito e laranja no qual os sinos sempre tocam. o que fazer em maribor eslovenia catedral

Europa Park

Caso queira fazer algumas compras, vale a pena conferir esse shopping gigante do outro lado do rio Drava. Todas as franquias famosas comuns de shopping estão presentes lá.

Mariborsko Pohorje

O morro mais alto de Maribor oferece uma vista incrível da região, sendo possível subir de bondinho até o topo. No inverno vira uma pista de ski e nas outras estações é usada para eventos radicais com motos e bikes.

Onde comer em Maribor

Nós gostamos bastante da gelateria Teta Frida! O sorvete é muito bom, barato e diversos sabores, todos feitos com ingredientes naturais.

Mais afastado fica o Villa Rustica, um restaurante italiano com opções muito boas e preços bons. No centro recomendo o Gostilna pri lipi e um café no Astoria.

o que comer em maribor villa rustica

Onde ficar em Maribor

Nós ficamos hospedados na Guest house Hiša Budja, fica um pouco afastada do centro, mas achei super confortável e com atendimento excelente! Veja o review: HOTEL EM MARIBOR: GUEST HOUSE HIŠA BUDJA

indicação de hotel maribor hisha budja

Maribor combina com

DICAS DE VIENA: ROTEIRO COM AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES
O MELHOR DE ZAGREB: DICAS DA CAPITAL DA CROÁCIA!

Gostaram das dicas de Maribor: Comente!

Assista o vídeo

Visitamos Maribor a convite do Centro de Turismo de Maribor e os comentários aqui descritos são independentes e de acordo com a experiência vivida em nossa visita.

Salve no pinterest

O que fazer em Maribor na Eslovenia, dicas do que visitar e onde comer

Leia mais sobre a Eslovênia

BLED NA ESLOVÊNIA: GUIA PARA APROVEITAR MUITO!
CAVERNA POSTOJNA NA ESLOVÊNIA: SENSAÇÃO DE OUTRO MUNDO!
CASTELO PREDJAMA: O MAIS FAMOSO DA ESLOVÊNIA!

 


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

9 Comments

Camila Lisbôa Setembro 8, 2018 at 7:24 pm

Adorei que o.papa, o imperador do Japão e o Schwarzenegger tao no mesmo patamar pro tal do vinho hahahahah deve ser bem bom, btw

Reply
Angie Setembro 11, 2018 at 9:13 am

mas eh claro aheuaheu schwarza é ícone com suas frases de efeito
até uso algumas no dia a dia haueahuea

Reply
Juliana Moreti Setembro 10, 2018 at 10:32 am

Também quero ser uma pessoa importante
hahahahahahaha
Um charme de cidade… coloquei no meu mapa!
😉

Reply
Angie Setembro 11, 2018 at 9:14 am

diz a lenda q o vinho não é assim saboroso, pq né 450 anos produzindo uvas n eh pra qualquer um

Reply
Fabiana Garbelotto Setembro 11, 2018 at 9:18 am

Adorei o post!!!
Acho tão legal conhecer lugares tão diferentes assim! Está na minha listinha e guardarei essas informações. =)

Reply
Ruthia Portelinha Setembro 11, 2018 at 10:24 am

Tenho curiosidade em relação a essa cidadezinha desde que dividiu o título de Capital Europeia da Cultura 2012, com a minha cidade, Guimarães. Lindo post

Reply
Angie Setembro 11, 2018 at 8:38 pm

simm! tem muita coisa legal pra ver!

Reply
Edson Jr Setembro 15, 2018 at 9:20 am

Muitas surpresas na Eslovênia, hein? Quem diria que até vinícola boa! :-O Adorei o roteiro, guria.

Reply
Natalie Soares Setembro 18, 2018 at 10:02 am

Oi, Angie. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: