Quando estamos viajando sozinhos, não nos demos conta de que dependemos só de nós e que se algo acontecer, levará muuuito tempo para seus amigos e família ficarem sabendo. São alguns erros de viagem que cometemos e que não percebemos até acontecer alguma coisa de ruim. Assista o vídeo ERROS COMUNS DE VIAJANTES para ter mais ideias e dar algumas risadas!
Erros comuns de viajantes
Muitos das coisas listadas aqui, esses erros comuns de viajantes, eu já cometi durante alguma viagem da minha vida. Sei que muitos de vocês ainda não viajaram sozinhos, então segue algumas precauções para deixar você, a sua família e seus amigos mais tranquilos! No fim a gente passa alguns perrengues, mas dá tudo certo!
Não compartilhar planos de viagem
Avise seus familiares e amigos sobre o seu destino, número de voo e rota. Sei que pode parecer meio pé no saco, mas é importante mostrar o seu roteiro para que eles estejam ligados na sua viagem. Se você não der sinal de vida, eles já tem uma ideia de onde você possa estar.
Envie todas as reservas de hotel que você tiver para a sua família, assim eles saberão onde você estava caso não entre em contato no futuro. Eu sempre reservo pelo Booking, é seguro e tem uma seleção ótima de hoteis e hostels.
“Mãe to indo de van, beirando precipícios durante 7 horas e depois caminho 12 km perto dos trilhos de trem pra daí subir o Machu Picchu!” Veja todos os posts do meu mochilão pelo Peru
Não comprar seguro viagem
Seguro viagem é um item indispensável em qualquer viagem! Além de cobrir a sua saúde, ele também pode te ajudar caso perca suas malas ou voo, só precisa ler bem certinho as condições de cada um antes de comprar. Eu recomendo a Seguros Promo. Se você tem dúvidas, dá uma lida neste post: Como não errar no Seguro Viagem
Ficar sem internet
Ninguém merece ficar dependendo de wifi do hostel né! O ideal é ter internet sempre no seu celular para usar maps caso fique perdida ou chamar um uber!
Eu recomendo e uso o chip com internet ilimitada da empresa Holafly. O chip é vendido online e é só baixar no celular. Assim que sair do avião é só usar! Veja como funciona eSIM da Holafly
Mostrar itens caros
Um dos erros comuns de viagem é sair por aí ostentando suas coisas. Evite usar brincos, colares e pulseiras que chamem muito atenção, pois você pode se tornar um alvo de ladrões. Isso também vale para celulares e câmeras. Cuide muuuito em áreas com muita gente e dentro de transporte público, mantenha seus itens dentro de sua mochila e na sua frente para não ter surpresas. Isso vale para qualquer lugar, não é só porque está na Europa que será mais seguro…
Leia também: Coisas para NÃO USAR NO AVIÃO! 8 artigos que atrasam o seu voo
Veja dicas para uma Eurotrip>> Quanto custa um mochilão na Europa? Viaje barato!
Aprenda a usar sua câmera, veja as dicas para TIRAR FOTOS INCRÍVEIS VIAJANDO SOZINHA
Também fique atento ao guardar seus pertences se não tiver mochila. Muita gente pode ficar de olho, então mantenha suas coisas no bolso da frente da calça. Roubaram o celular do meu namorado no metrô mesmo fechado com velcro. Esse foi um dos perrengues do Chile, veja o vídeo de tretas mais comuns chilenas.
No meu instagram tem mais fotos legais!!
Não mostrar confiança
A sua postura revela o que você está sentindo no momento. Ombros para dentro, andar rápido e olhando para baixo denotam insegurança e medo. Mesmo que você esteja sentindo isso, permaneça de cabeça erguida e sorria, demonstre que você sabe para onde está indo e que manja dos paranauê. Leia também: POR QUE TODA MULHER DEVERIA VIAJAR SOZINHA
Não pesquisar a cultura local
Um dos maiores erros de viagem é não conhecer a cultura do país que você irá visitar. Na Indonésia e Tailândia, por exemplo, é necessário cobrir os ombros e joelhos e tirar os sapatos antes de entrar nos templos. Confira também sinais, gestos ou costumes que são comuns na sua cultura e que podem ser obscenos em outra para evitar tretas. Olha a etiqueta aheuaeh
O uso de sarong é obrigatório dentro dos tempos balineses!
Não confiar nos locais
Nem todos os locais querem te vender pacotes de viagem, produtos ou te enganar. Muitos querem te conhecer, querem saber mais sobre a sua cultura e costumes. No Vietnã fomos surpreendidos por várias estudantes que queriam nos conhecer e treinar o inglês enquanto nos mostravam como era a vida na cidade delas. Muitos ficam extremamente felizes que estamos visitando o país!
Nunca em sã consciência uma mãe deixou eu segurar seu bebê aheaea
Não dizer não
É extremamente comum ser abordado por várias pessoas vendendo coisas em outros países, desde meias, pen drive, massagens, tickets e táxi. Esses vendedores são muito insistentes e te perseguem na maioria das vezes pra te vencer pelo cansaço. Saiba dizer não educadamente e sorria, muitas vezes vão embora. Porém se continuar te perseguindo, seja firme e demonstre que você não está interessada. Não fazer contato visual também ajuda aheuhae
Se for não for vendedor e for pessoas com outras intenções, dá uma olhada nestas dicas de DEFESA PESSOAL: DICAS PARA VIAJAR SOZINHA e 12 DICAS DE SEGURANÇA PARA VIAJAR SOZINHA
Não estar preparada para emergências
Mantenha cópia do seu passaporte, cartões de crédito, seguro viagem e número da sua reserva aérea em seu email. Assim, caso você perca ou seja roubado, terá os números a mão para poder cancelar e realizar o BO.
Se você sofre de ANSIEDADE PRÉ VIAGEM, recomendo ler este posts com dicas para lidar com a ansiedade, relaxar antes e durante a viagem!
leia também: COMO VIAJAR SEM IR A FALÊNCIA
Não provar a comida local
A comida é uma das principais experiências que você irá ter durante a sua viagem. Acho que é um dos erros comuns de viajantes que mais me surpreende… Experimente! Não vá somente no fast food, escolha um restaurante que pareça bom (ou até procure no Tripadvisor) e aproveite! Tem tanta coisa boa que comi durante as minhas viagens que até hoje sonho com elas ahueaheuah Às vezes até a comida da barraquinha de rua é melhor que outro lugar, pois foi feito com amor!!
Melhor padthai da vida comi numa barraquinha de rua <3
Assista também
Salve a imagem abaixo no seu pinterest para acessar este post depois e conheça meus painéis de viagem!
leia também:
Essas dicas fazem todo sentido. Eu com 38 anos ainda recebo ligação da minha mãe desesperada porque sumi por 6 horas passeando num parque onde o cel não pega rs
Sou rainha em esquecer do seguro viagem! :O
Aquela coisa, viajamos mais dentro do Brasil e sempre fico com o pensamento: to perto, qlq coisa volto. Mas né, precisa!!
no Brasil fico mais tranquila pois tenho Unimed, ai já virei o pé tantas vezes fora que já conheço vários hospitais haueahue
Parabéns pelo post, exatamente como pensamos. Pesquisar a cultura local e se auto-preservar nas viagens é a chave para o sucesso de uma viagem. Muito bom!!
Boa, Angie! Geralmente a gente vê por aí a galera falando sobre o que fazer… e todo mundo esquece do que NÃO fazer, né? Dicas ótimas e super úteis!!
“Um dos erros comuns de viagem é sair por aí ostentando suas coisas.” Gente, é a melhor dica! Toda vez que eu vejo um gringo no Brasil dá vontade de chorar com a ingenuidade…
Dicas excelentes. Eu sempre deixo um roteiro impresso de onde estarei em cada dia de viagem para meus pais acompanharem. Vai que acontece algo, né? Inclusive, já precisei de seguro viagem na primeira vez em que fui ao Egito. Foi uma perfeição e, por isso, eu sempre faço para todas as viagens internacionais (no Brasil, não, ha ha ha ha).`
Como já disse no seu vídeo, às vezes, um BK é importante na viagem, ha ha ha ha…
Um super beijo
Carolina
Concordo e assino embaixo! Especialmente informar a sua família sobre o seu roteiro, é muito importante. E acho que mesmo que a pessoa não viaje sozinha, é importante que a família saiba onde está. Muito legal o seu post 😉 Beijo grande.
Ótimas dicas! Muito legal a parte de estudar a cultura do local, muita gente viaja e só conhece os pontos turísticos, mas não os costumes. Por isso gosto de intercâmbio, a gente vive o local
Parabens! Excelentes dicas e muito bom o blog
Adorei, basicamente um guia para não dar treta na viagem hahaha 😀 Afinal, dicas para evitar perrengue e problemas nunca são demais.
Adorei as dicas. Parabéns!