Será que é ruim ter passaporte brasileiro? Passamos por vários perrengues na imigração, respondemos várias perguntas, então deve ser ruim né? MAAS NÃÃÃO galera! Neste artigo falo sobre os melhores e piores passaportes do mundo e já conto que o passaporte brasileiro está entre os 20 melhores! Assista o vídeo
Passaporte brasileiro está entre os melhores do mundo
O que significa um passaporte poderoso?
É um documento que te permite viajar para mais países sem necessidade de visto, além de facilitar a entrada em vários deles sem responder tantas perguntas. Também facilita na hora de morar em algum país para obter o visto residente legal e pegar menos filas na imigração.
Existe uma lista dos melhores passaportes do mundo e os piores chamada de Henley Passaport Index. É atualizada todo ano e feita com as informações dadas pela IATA (International Aiport Transportation Authority).
Os melhores passaportes do mundo são:
- 1º lugar: Japão e Cingapura (ambos com 189 países sem visto)
- 2º lugar: Alemanha, Coréia do Sul e Finlândia (157)
- 3º lugar: Dinamarca, Itália e Luxemburgo (186)
- 4º lugar: Espanha, França e Suécia (185)
- 5º lugar: Áustria, Holanda, Portugal e Suíça (184).
E o passaporte brasileiro?
O Brasil está em 18º colocado, uma posição muito boa e que nos possibilita visitar 169 países sem visto. Perdemos para a Argentina por uma posição: os argentinos podem visitar Bangladesh sem visto, enquanto nós temos que pedi-lo.
Estamos na frente do México, Uruguai e Paraguai por exemplo. Confira no mapa os países:
Passaporte brasileiro na Europa
Podemos visitar toda a Europa sem precisar visto e a maioria faz parte do Acordo de Schengen, o qual permite ficar na Europa por 90 dias sem necessidade de fazer várias imigrações. Você ganha o carimbo assim que chegar e outro na saída. Claro que precisa ter o passaporte válido por 6 meses a partir da data de RETORNO ao Brasil, dinheiro suficiente para todo o tempo, seguro viagem, comprovação de hospedagem…
Confira os documentos para visitar a Europa e mais dicas:
- Viagem na Europa: documentos
- Inglês no aeroporto, avião e imigração
- Certificado Internacional de Vacinação Online
Além disso, nós podemos morar na Europa com passaporte brasileiro e alguns países facilitam o processo de residência. Confira aqui 5 PAÍSES FÁCEIS para brasileiro morar e trabalhar
leia também: 6 Trabalhos que te pagam para viajar
Nova autorização em vigor em 2021
A partir de 2021 será necessário o pagamento de uma taxa de 7 euros válida por 3 anos para circular na Europa. Se chama ETIAS (Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem) e será requisitado por viajantes fora da Europa, uma autorização de viagem para combater a crise migratória e o terrorismo em seus países-membros. Residentes na Europa não precisam pagar essa taxa.
Viajar com dois passaportes: dupla cidadania
Claro que o passaporte europeu dá muitas vantagens, mas nós também temos! Podemos visitar quase toda a América Latina apenas com a Identidade e podemos visitar a Rússia sem pedir visto (enquanto os Europeus precisam haha). Nesse caso, vale a pena viajar com dois passaportes caso você tenha dupla cidadania.
Outra curiosidade é a diferença entre o passaporte alemão e italiano: os alemães podem visitar a Mongólia sem visto, enquanto italianos precisam pedir.
Falo mais sobre isso e vantagens do passaporte brasileiro no vídeo abaixo
Sobre alguns vistos e pedidos online
Já o caso da Austrália, Canadá, Estados Unidos por exemplo, precisamos pedir o visto antes da visita. As entrevistas podem ser chatinhas e difíceis, é um processo caro e que não garante que você vá ganhar o visto no final infelizmente. Caso você já tenha o visto americano, pode requisitar o canadense online.
Os piores passaportes
De acordo com o Index Henley, os piores passaportes são: Paquistão, Iraque, Síria, Somália e Afeganistão, o qual está em última posição com apenas 25 países livres. Essa colocação tem tudo a ver com os últimos conflitos, grupos terroristas e guerras nestes países.
Países que exigem visto para Brasileiros
Esta é a lista atualizada do Itamaraty dos países que exigem visto de turista para cidadãos brasileiros a turismo. Países não listados aqui dão visto na chegada ou visto online facilitado, em alguns casos o lugar faz parte de outro país ou é um território separatista.
- Afeganistão
- Angola
- Arábia Saudita
- Argélia
- Austrália
- Azerbaijão
- Bangladesh
- Bareine
- Benin
- Brunei
- Burkina Faso
- Burundi
- Butão
- Cabo Verde
- Camarões
- Camboja
- Canadá
- Chade
- China
- Comores
- Congo
- Rep. Dem. Congo
- Cook Ilhas
- Coréia do Norte
- Costa do Marfim
- Cuba
- Djibuti
- Egito
- Eritréia
- Estados Unidos
- Etiópia
- Gabão
- Gâmbia
- Gana
- Guiana Francesa
- Guinés
- Iêmen
- Índia
- Irã
- Iraque
- Japão
- Jordânia
- Kiribati
- Kuwait
- Laos
- Lesoto
- Líbano
- Libéria
- Líbia
- Madagascar
- Malaui
- Mali
- Marianas, ilhas
- Marshall, ilhas
- Maurício, ilhas
- Mauritânia
- Moçambique
- Myanmar
- Nauru
- Nepal
- Níger
- Nigéria
- Omã
- Papua Nova Guiné
- Paquistão
- Quênia
- Quisguistão
- Rep. Centro Africana
- Ruanda
- Salomão,ilhas
- Síria
- Somália
- Sri Lanka
- Suazilândia
- Sudão do Sul
- Sudão
- Síria
- Tailândia
- Taiwan
- Tanzânia
- Timor Leste
- Togo
- Turcomenistão
- Uganda
- Uzbequistão
- Vanuatu
- Vietnã
- Zâmbia
- Zimbábue
Problemas com vistos em outros países
Alguns países não permitem a entrada se você tiver um carimbo ou visto de um país não reconhecido como é o caso de Israel. Kuwait, Líbano, Líbia, Síria e Iêmen podem negar a sua entrada. Por esta razão, Israel entrega um visto em papel avulso sem grudar no passaporte.
Para quem vai aos Estados Unidos, pode passar algum tempo na salinha da imigração respondendo a razão da visita ao Afeganistão, Irã, Síria, Iraque, Coréia do Norte e por aí vai. Sabemos que eles são bem paranóicos né!
Leia também Quantos países existem no mundo no blog Caminhos me levem.
Gostou destas dicas sobre o passaporte brasileiro?
Leia também:
Como é ficar em Hostel: 5 mentiras que te contam!
Como proteger bagagem no aeroporto e evitar o golpe da cesárea
Olá Angie, tudo bem?
Estou com uma dúvida sobre visto.
Bom vamos lá, tenho passaporte Brasileiro. Entrei em Londres 24/10/2020 e carimbaram pra 6 messês (six months). Fiquei por lá de quarentena obrigatória na casa de um casal de primos. Depois da quatentena obrigatória vim prá Italia (pra dar entrada na tão sonhada cidadânia). Eis minhas dúvidas estou querendo ir passar o natal com eles, vou precisar novamente de carta convite? E tudo mais? E essa segunda entrada fica mais facíl por já ter o visto válido? Obs: provavelmente minhas esposa e meu filho vão estar na casa desse casal de primos eles vão chegar no dia 07/12/2020. Obrigado desde já, sou seu fã.
oi Alisson, o recomendado é não voltar por causa da pandemia. você terá q fazer quarentena de novo ou não somente se a Itália estiver no travel list safe corridors do UK. Precisa confirmar a situação antes da viagem. também não é recomendado sair da Itália até que sua cidadania fique pronta, pq vc vai ter que explicar novamente o por quê saiu da Itália na volta pra Itália ainda mais o corona e tal (pra evitar problemas sabe). O visto só é válido para quando vc entrou, na teoria ele expira assim q vc sai. precisa sim de tudo novamente carta convite, dinheiro, passagem de retorno pra Itália.
VC precisa ter todos os documentos em mãos e explicar a situação q gostaria de passar o natal em familia. vai muito da boa vontade de quem te atende.